Citações sobre Crianças

Cerca de 3619 citações sobre Crianças

As crianças são flores que nunca murcham.


"Vejo em todas as crianças a alegria para viver”

Toinha Vicentina
(1911-1998)

Nascer velho

Eu queria que as pessoas nascessem velhas e morressem crianças.
Pensem bem: o homem quando resolve viver, e quando tem tempo para isso, já está no fim da vida – careca, barrigudo, sem a menor disposição para nada. Por isso é que seria uma boa o homem nascer velho e morrer criança. Nascia com 80 anos e ia ficando moço até morrer na infância.
Nascer velho.
As amigas conversando: "Nasceu meu filho. Perfeitinho, 80 anos, 75 quilos, 1,80 m de altura." "E como vai se chamar?" "Ah, eu tinha escolhido Luis Antônio, mas ele mesmo foi ao cartório e se registrou: Aroldo."
Aí vinha outra: "Não está lindo meu filho? Mas, peraí, de calcinha e sutiã? É que eu esperava menina e tal..."
E quando chegasse uma visita, a mãe chamaria: "Venham ver, hoje ele deu a primeira tossida. Tosse aí para a moça ver." Como todo bom velhinho, você nasceria com o direito a ser neurastênico e ranzinza. Nos berçários, filas de cadeiras de balanço com os velhinhos pigarreando sob cuidados de geriatras, se queixando das doenças de recém-nascido.
Mas nada faria mal porque todo mal já estaria feito. Você só iria melhorando a cada dia. Os anos e as semanas caminhariam para trás. Sexta, quinta, quarta, terça, segunda-feira virava sábado. Quer coisa melhor? E se a vida corresse para trás, tudo seria mais fascinante. Acordei com uma ressaca tão grande hoje. Estou imaginando o pileque que eu vou tomar de noite. Se nascesse com 80 anos, você, aos 60, casaria. E aí? Uma desvantagem: casava com uma velha.
Mas é preciso não esquecer que, com o correr do tempo, a sua mulher ia ficando cada dia melhor. Mais moça, até ficar viçosa e se transformar num ‘pancadão’ de mulher aos 20 anos.
E vocês, depois do casamento, ficariam noivos e depois de noivos seriam namorados, até chegar ao amor infantil, puro e desinteressado. O amor de duas crianças apagando das árvores os corações entrelaçados. Você nasceria rico, aposentado e sábio. Na sua profissão você seria um gênio. Ganharia cada vez menos até chegar à faculdade para ir desaprendendo. E ficava mais ingênuo, mais burro e mais puro. No fim da vida, você teria a pureza absoluta. Andar de bicicleta, nadar pelado no rio, trepar em árvores, soltar barquinho de papel nas enxurradas. A bola, a pipa o chiqueirinho, o boneco de pano. Do chiqueirinho para o berço, o chocalho e pararia de chorar.
E com o tempo correndo para trás, a humanidade regrediria dos séculos. Colombo e Cabral, de marcha a ré, "desdescobriram" o novo mundo. Chegaríamos a "desinvenção" da roda e o desconhecimento do fogo até o último homem, o último primeiro, quando entra um Deus pegando nas mãos e, ao invés de soprar, inspiraria o homem outra vez para dentro de si.

⁠Sou professora há nove anos. Nesse período, muitas crianças tentaram me assustar de diversas formas, e sabe o que eu aprendi? Que eu sou muito mais corajosa do que as pessoas pensam. Incluindo eu mesma.

⁠Nós olhamos para o mundo uma vez, quando crianças. O resto é memória.

⁠É preciso respeitar as crianças. Os adultos falam com elas como se fossem todas retardadas.

Crianças são adultos em treinamento.

O discurso pedagógico internalizado por nossas crianças, afirmam que a história do nosso povo é um modelo de soluções pacíficas para todas as tensões e conflitos que nela tenham surgido. Por aí pode-se imaginar o tipo de estereótipos difundidos a respeito do negro: passividade, infantilidade, incapacidade intelectual, aceitação tranquila da escravidão etc. (...) Assim como a história do povo brasileiro foi outra, o mesmo acontece com o povo negro, especialmente. Ele sempre buscou formas de resistência contra a situação sub-humana em que foi lançado.

⁠Ninguém nunca está satisfeito no lugar onde se encontra.Somente as crianças sabem o que procuram...

Apenas crianças precisam de conselhos

⁠"Certas pessoas são como crianças: se dedicam, gastam um tempo precioso para construir um castelo na areia. Quando ele está pronto, grande, lindo; eles não curtem. Derrubam."

Quando me lembro de todos os momentos que tivemos quando éramos crianças, gostaria de voltar no tempo para revivê-los. Obrigado por ser um verdadeiro amigo. Parabéns!

⁠"É um alívio falar quando se deseja, e não ter de ouvir alguém dizer que as crianças devem ser vistas, não ouvidas. Já me disseram isso um milhão de vezes. E as pessoas riem de mim porque utilizo palavras grandes. Mas se a pessoa tem grandes ideias, tem de usar grandes palavras para expressá-las, não tem?"
- Anne de Green Gables

⁠O ódio tomou de conta da alma humanidade, Essa geração está destruindo a imaginação de crianças, e preenchendo por ódio, a cada atitudes dessa pessoas tolas, Me cai lágrimas.

⁠Na Ucrânia e no Kuban, cerca de 6 milhões de camponeses, incluindo crianças, velhos homens e mulheres, morreram de fome, inchados de fome e contorcidos em agonia - e isto foi em tempo de paz.
Nem um único jornal ocidental publicou fotografias ou reportagens sobre a fome.

Alexander Solzhenitsyn
Warning To The West. Londres: Vintage, 2018.

Nota: Trecho de discurso de março de 1976.

...Mais

⁠Crianças precisam de referencial, de segurança, de proteção. Precisam de adultos que as amem e estejam decididos a ensiná-la valores fundamentais.
Crianças precisam enxergar o mundo com alegria, com entusiasmo, com esperança.
Crianças precisam de heróis! Heróis da vida real... heróis que mostrem a elas que estão protegidas, que estão seguras.
Ensine a elas em quem pode confiar, ensine a elas quem pode protege-las, ensine a elas a quem podem recorrer quando precisarem, ensinem a ela quem são seus heróis.
O importante é ela ter a segurança de saber que tem com quem contar!

⁠Com certeza, a liberdade e a poesia a gente aprende com as crianças.

Manoel de Barros
Poesia completa. São Paulo: LeYa, 2010.

Nota: Trecho do poema Exercícios de ser criança.

...Mais

Vários de nós somos as crianças não planejadas de mulheres talentosas e criativas cuja vida foi mudada por uma gravidez não planejada ou indesejada.

bell hooks
O feminismo é para todo mundo. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.

As crianças deixaram de ser crianças quando você colocou uma espada em suas mãos. Quando as ensinou a lutar uma guerra, em seguida as armou e colocou-as na linha de frente, eles não eram mais crianças. Elas eram soldados.

R. F. Kuang
A Guerra da Papoula. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2022.

Crianças conhecem soldadinhos de chumbo e Deus conhece soldados de Jesus, armados espiritualmente e revestidos do Seu poder.