Citações de Saudade
VAMOS SENTIR SAUDADE EM POETRIX
Marcial Salaverry
É SÓ SAUDADE
Marcial Salaverry
Saudade, rima com felicidade...
Felicidade de poder sentir saudade...
De algo que deu felicidade e deixou saudade...
******
SAUDADE
Marcial Salaverry
Saudade está na alma,
alivia e acalma
a dor de uma ausência...
*****
SAUDADE DOIDA OU DOÍDA
Marcial Salaverry
Passado, a ele pertence...
Se foi bom, deixou uma saudade doida, gostosa...
Se foi ruim, é saudade doída, esqueça-a...
******
SAUDADE SEM VOCE
Marcial Salaverry
Sem você, a saudade está na alma,
querendo a sua presença que alivia e acalma
a dor de sua ausência...
******
SAUDADE DE UM SONHO
Marcial Salaverry
Saudade de sonhar aquele sonho sonhado,
tantas vezes anelado,
e que teve que ficar de lado...
SOLIDÃO
Tenho uma saudade que me veste todos os dias.
Com nuances e cheiros inigualáveis.
E jamais... Se perde de mim!
Pois ela é parte do meu coração a metade que me completa!
O som suave dos dias nublados, o aroma das doces
E perfumadas primaveras em em dias quentes onde o frio
Da solidão abraça-me trazendo você para mim!
Sinto na pele a dor de uma imensurável saudade.
E uma profunda certeza de que tu habitas eternamente em mim!
E na saudade do teu abraço.
Debruço-me em minha solidão esperando teu reencontro
Dentro da minh'alma que te espera em silêncio!
13 de março
Meu querido Rick, eu nem sei porque estou te escrevendo. Talvez a saudade tenha se confundido no meu coração e eu lhe escrevi ao invés de anotar simplesmente minhas desilusões e dramas no diário, como uma veia que se perdeu a caminho do cérebro e foi parar no coração. Talvez seja isso que tenha acontecido comigo, porque estava aqui estudando Português e de repente lembrei de você e fiquei toda boba e sentimental. Talvez seja a música que toca no rádio; “Aqui”, do Capital inicial. Mas talvez a cupla não seja só da música e sim desse pôr do sol maravilhoso e da própria matéria de português, que me leva a conjugar verbos e consequentemente, escrever. Eu achei que o nosso verbo era amar, mas talvez não seja. Talvez meu verbo seja sofrer. Mas eu não me importo em fingir, e vou fingindo que você me ama e conjugando: “eu amo, tu amas, ele ama, nós amamos, vós amais, eles amam”, como uma melodia só minha, uma música esquecida nas beiradas do meu coração, mais ou menos no lugar onde minha saudade está armazenada. “Eu amei, tu amaste, ele amou, nós amamos, vós amastes, eles amaram”. E eu queria te contar como anda tudo na Dornelly. Se você soubesse como tudo foi difícil ano passado! Mas não vamos falar de coisas tristes, porque de triste já resta nossa história. Agora já está tudo ok na escola, e tenho até amigos e estou bem, tentando me virar com as aulas à tarde, as provas, o curso de inglês e a catequese, mas em meio a isso tudo consigo me virar. E eu lhe desejo felicidade e uma porção de coisas boas. Desejo que você ame, mesmo que seja a Deise, mesmo que seja outra garota que não seja eu, porque é isso que a gente faz quando ama; deseja que a pessoa seja feliz acima de tudo, mesmo que a felicidade não inclua você. E assim vamos seguindo, querido. “Eu amarei, tu amarás, ele amará, nós amaremos, vós amarás e eles amarão”. E eu te amei, te amarei e te amo.
Audrey P. B
Saudade é uma coisa que sentirei nos primeiros meses, depois só será lembranças, depois esquecimento!
Mas o destino brinca com a gente, quando menos espero vejo lugares que me fazem lembrar de você!
E aquela saudade que foi esquecida começa a voltar à tona.
Sinto frialdade
Lembrar de sua presença me perturba,
Assim vou curtindo uma imensa saudade...
Encantou-me e não mais me acalenta,
Após inesquecíveis dias de felicidades.
Lindos momentos nós passamos juntos,
Hoje eu vivo sem um amor de verdade...
Penso muito em seus beijos e carinhos,
Mas quando estou só, sinto frialdade...
Não esperava que fosse terminar assim,
Vendo-lhe de longe, sinto infelicidade...
Quero-te e não consigo viver sem você,
Jamais pensei viver essa impossibilidade...
Emergiu no que não disse;
Bebeu tequila e
misturou com saudade.
Secou na ressaca
na pior das ressacas.
Ressaca que a sacou
feito arma...
Misturou saudade
com tequila
vomitou amor.
Sabe quando algo machuca? Você sente falta e não pode reclamar dessa tal saudade, o coração aperta, uma dor jamais sentida antes? Eu sinto isso toda vez que eu te olho e tenho que fingir que a superfície do meu coração está tranquila. Pensei que nunca passaria por isso, e passei. Te ver amando outra é sem duvidas a pior dor. Pois vejo você fazer por ela o que sempre imaginei que você fosse capaz de fazer por mim, e você nunca fez! Apesar de todas as brigas, apesar do término, tem algo que me prende em você e precisamos desatar esse laço. Foi intenso tudo que vivemos, cada troca de afeto e cada "Eu também te amo". Foi real, vivemos isso. Tivemos varias chances de viver muito mais do que sonho. Mas por pequenos deslizes e grandes orgulhos, deixamos pra depois, e o depois não chegou. Caminhos diferentes, vidas diferentes, sonhos diferentes, pessoas diferentes. Mesmo sabendo que duas peças iguais não completam um quebra cabeça, temos saber também que duas peças diferentes só irão se completar, se for o mesmo jogo. Ou seja, não adianta a gente insistir mais em nós! Eu sabia que ia me machucar desde o início, mas eu queria tentar até não ter forças mais. E nas minhas tentativas, falhei. Briguei muito e esqueci que as brigas desgastam o relacionamento... Desgastou!
Hoje, eu olho pra você e vejo outra mulher fazendo aquilo que eu poderia ter feito, mas não tivemos chance. Cansei de te desejar toda felicidade do mundo, e ficar aqui insistindo na minha felicidade com você e te deixando cada dia mais triste.
Senti você se afastar de mim, como se a distancia amenizasse a saudade.
Pressionei você, insisti pra viver meu sonho com você, mas não era essa a sua vontade.
A única coisa que esperava de você, era a sinceridade que você prometeu.
Queria olhar para o celular e ver você ligando, com aquela voz calma e doce dizendo: Te amei, mas hoje eu amo outro alguém, jamais vou te esquecer, mas agora meu lugar é ao lado dela. É a única coisa que precisava ouvir, pra conseguir te deixar em paz e mais uma vez, fazer a sua vontade. Enfim, sua sensibilidade não te deixa falar o que sente. Você tem medo de me magoar, por que sabe o que eu sinto, é real.
Queria saber de você, ouvir de você tudo que eu já sei.
Mas... Enfim.
Agora é a hora de aceitar, mesmo não querendo e te deixar livre. Eu vivia antes de te conhecer, não vou morrer se parar de falar com você. É claro que, a vida com você é muito melhor. Os dias são mais bonitos e a calmaria que você transmite, acalma as profundezas do oceano que existe no meu coração.
É com um aperto no peito, que nessa mensagem eu despeço de você.
Por todas as mensagens ignoradas e por todas as respondidas, cada minutos com você, de alguma forma, valeu a pena, cada tentativa para voltarmos, foi aceita. Desculpa o mal que te fiz e a raiva que fiz você passar nesse tempo juntos e terminados.
Prometo, ser necessária com você. Se precisar se mim, estarei a disposição, mas peço para que você evite a minha ajuda.
O clima está péssimo entre nós e não quero continuar assim. Me sentindo mal por não ser capaz de fazer você se sentir bem!
Valeu a pena ter te conhecido.
Desejo-lhe muita felicidade, que sua vida seja como o dia, que clareia a cada amanhecer. Que cada sorriso seu contagie aos que estão ao seu redor, desejo-lhe reciprocidade. Que você seja o verão que aquece, o inverno de alguém, o outono do amor e a primavera que floresce a vida.
Seja feliz!
Ainda bem que o ontem se foi
Ninguém suportaria revivê-lo
O ontem que se foi, deixou saudade
Mas é só isso
Meu compromisso é com o presente
E nem assim posso cumpri-lo
da maneira eficiente
Que o momento merece
Esperei anos e anos
Pra chegar ao presente instante
E ele passou correndo
Invisível
Bem diante dos meus olhos
indiferente ao fato
de nenhum de nós haver se preparado
convenientemente para aguardá-lo
Mas o tempo é assim
Passa
e parece indulgente
mas não o é
ele sempre nos aguarda
Um pouco mais adiante
Até que, num instante qualquer
realmente
Haverá de ser
Aquele momento para o qual
Você jamais se preparou
e passaste a vida vivendo à esmo
Quer saber?
Não faz mal.
Vai sem preparo mesmo.
Edson Ricardo Paiva
Recomeçar é preciso, ainda que possamos sentir saudade de algumas pessoas que fizeram parte de nossas vidas, é necessário seguir em frente em busca dos nossos sonhos. Não deixe que nada impeça de conquistar os seus objetivos, seja forte, paciente, insistente, persistente e nunca desista, NUNCA desista dos seus sonhos, por mais difícil que pareça ser, continue fazendo por onde que irá alcançá-lo. Eu não sei quais são seus sonhos, mas eu digo uma coisa, ele é totalmente possível, para isso é necessário pagar o preço, é preciso fazer o que poucas pessoas estão dispostas a fazer, é preciso que você dê o seu máximo, o seu melhor, porque se você não der o seu 100% não tem como ser o MELHOR em nada! Você precisa ir até o limite, até a exaustão, até quando não aguentar mais. É sair da zona de conforto e decidir viver realmente cada dia como o dia da sua vitória. Vencer é uma sucessão de pequenas conquistas diárias, e a maior conquista talvez seja vencer você mesmo. Vença você todos os dias, condicione os seus pensamentos e sentimentos e somente coloque energia naquilo que te traz mais energia! Foque nos objetivos e faça.
Existem pessoas que partiram do nosso mundo para um sono profundo e que aqui, só nos resta a saudade e o lamento de não poder dizer adeus.
A morte penetra nas mais profundas entranhas do nosso ser, para avisar o quanto sentiremos saudades, e que a dor não será passageira, e que a falta vai ser longa....
A morte é cruel
Poderíamos ter a oportunidade de nos despedirmos
De dizer um último adeus a quem tanto amamos
Mais o amargo da perda e como fel
A morte vem sem dar um aviso prévio
Chega apenas com uma desculpa
Faz uma grande nuvem negra avassaladora
Capaz de fazer os corações mais gelados se aquecerem com a dor
Até os seres mais incompleto de amor sentem a tribulação no peito, pela falta que alguém lhe fará e que partiu sem lhe dizer que não mais voltará
A morte e a incerteza que todos nós seres humanos temos
O futuro incerto dos que já se foram nos traz tortura angústia e indefinições aos dias futuros
Por isso tanto desespero tanta aflição
Se a morte nos déssemos uma chance, um momento ou uma oportunidade de nos despedir e silenciar, a tortura seria mais branda.
Poderíamos pedir perdão
Poderíamos dizer o quanto amamos
Poderíamos dizer que sentiríamos saudade
Poderias dizer que foi incrível
Poderíamos dizer que foi inesquecível
Poderíamos escolher os melhores adjetivos
Para descrever o quão notável, o quão significativo e amável foi viver ao lado de tal pessoa.
Goze, desfrute, usufrua, de cada momento, cada instante, compartilhe momentos irrevogáveis,
Sorria e ame enquanto ainda estamos aqui, porque a qualquer ocasião podemos partir.
Se você ama, então diga!
BATEU A SAUDADE
Da vida na fazenda daquele tempo criança
Subia em árvores livre como pássaro
Tirava frutas chupava ali mesmo
Assanhava os passarinhos
Espantando dos seus ninhos...
Brincava de esconde, esconde.
Colecionava formigas andando nos troncos
Pareciam fileirinhas de carros
Com pressa de chegar a algum lugar
Ou com medo que pudesse lhes pegar...
Bateu a saudade das travessuras
Quando pulava a cerquinha brincava na rua
Sentava na praça tomava sorvete
Lambuzava-se comia pipoca
Voltava pra casa fingia ser inocente...
Ralhavam-me, nem ligava,
Dormia tranquila parecia carente
E logo que o sol raiva tudo voltava
A gente esticava as horas
Assim o dia não acabava apressado...
"Pai
hoje a saudade bateu
e entre tantas lembranças
lembrei dos teus conselhos
dicas que na época não consegui avaliar como preciosidades que agora vejo que foram
não é o caso de te pedir desculpas
pois sei que teria que ser assim
meu aprendizado foi em parte pelos erros que cometi, ignorando teus conselhos
mas sabe meu pai, eles estão aqui, dentro do meu coração
e hoje , Ah!! hoje eles valem ouro
ainda que tua falta seja lembrada
ainda que somente teu retrato e minhas lembranças sejam as companhias
tua experiencia me acompanha e protege
sabe pai, hoje eu derramei uma lágrima
mas ela não foi tão amarga
talvez porque você ai do céu, tenha me poupado
e adocicado com boas lembranças a saudade e o amargo que meus olhos teimaram em derramar
tenho certeza pai, que nenhum, abraço ficou para trás e todo o carinho e respeito que sempre tive e terei por você, me acompanham
hoje te chamo de você, pois lembro bem da tua vontade de sermos amigos e que entre nós não havia senhorio, mas uma amizade que me traz a esperança de um dia poder te reencontrar e mais uma vez te dizer:
pai eu amo você...""
Hoje a saudade bateu forte, de todos que partiram para uma nova etapa da vida, pois não acredito na morte.
SAUDADE (soneto)
Um segundo, não mais que um segundo
o andamento já vivido, num tal lampejo
derretido na lembrança, passado mundo
do tempo no tempo num sucinto cortejo
E neste breve segundo, e tão profundo
o antigo tornou-se não mais que desejo
duma tal recordação, em que me inundo
numa saudade que fala e na alma arpejo
Neste minuto conciso o suspiro oriundo
traz agridoce eternidade... num ensejo
pra amenizar o ser em ser moribundo
E ao final, nesta saudade em manejo
o que teve de valor foi o amor fecundo
que no sentimento... - palpito e adejo!
Luciano Spagnol
Outubro, 2016
Cerrado goiano