Citações de Freud

Cerca de 201 citações de Freud

Os enigmas do universo só lentamente se revelam à nossa investigação. Existem questões às quais o homem, atualmente, não pode nos dar respostas, mas, o trabalho científico constitui o único caminho que pode nos levar a um verdadeiro conhecimento da realidade externa a nós.

Sigmund Freud
O Futuro de Uma Ilusão VI

A religião é uma ilusão dispensável.

As neuroses são determinadas pela história de amor do indivíduo.

Não se cogita a repressão total das tendências agressivas do homem: o que podemos tentar é canalizar essas tendências para outra atividade que não seja a guerra.

Ela podia ser aliviada de seus sintomas se fosse induzida a expressar em palavras a fantasia emotiva pela qual se achava no momento dominada.

A sede de conhecimento parece ser inseparável da curiosidade sexual.

É quase impossível conciliar as exigências do instinto sexual com as da civilização.

É impossível enfrentar a realidade o tempo todo sem nenhum mecanismo de fuga.

Privamo-nos para mantermos a nossa integridade, poupamos a nossa saúde, a nossa capacidade de gozar a vida, as nossas emoções, guardamo-nos para alguma coisa sem sequer sabermos o que essa coisa é. E este hábito de reprimirmos constantemente as nossas pulsões naturais é que faz de nós seres tão refinados. Porque é que não nos embriagamos? Porque a vergonha e os transtornos das dores de cabeça fazem nascer um desprazer mais importante que o prazer da embriaguez. Porque é que não nos apaixonamos todos os meses de novo? Porque, por altura de cada separação, uma parte dos nossos corações fica desfeita. Assim, esforçamo-nos mais por evitar o sofrimento do que na busca do prazer.

Todo prazer é erótico.

Precisamos amar para não adoecer.

Sigmund Freud
Introdução ao narcisismo (1914).

As vezes nós também racionalizamos, quer dizer, tentamos mostrar a nós mesmos, e aos outros, que temos outros motivos para fazer o que fazemos em certas situações, e não revelamos os reais motivos que nos levaram a agir de certa maneira, simplesmente porque eles são constrangedores demais.

No auge do sentimento de amor, a fronteira entre ego e objeto ameaça desaparecer.

A voz da razão é baixa, mas, persistente.

O eu não é senhor em sua própria casa.

O sentimento de felicidade originado da satisfação de um impulso selvagem, não domado pelo eu, é incomparavelmente mais intenso do que aquele que resulta da saciação de um impulso domesticado.

Sonhos é a via real para o conhecimento das atividades inconscientes.

Sigmund Freud
Interpretação dos Sonhos Vol.V, 1987, p. 550

O investimento libidinal em um objeto não eleva a autoestima. A dependência ao objeto amado tem como efeito a redução daquele sentimento: uma pessoa apaixonada é humilde. Um indivíduo que ama priva-se, por assim dizer, de uma parte de seu narcisismo, que só pode ser substituída pelo amor de outra pessoa por ele.

Os juízos de valor dos homens são inevitavelmente governados por seus desejos de felicidade, e que, portanto, são uma tentativa de escorar suas ilusões com argumentos.

⁠A fuga é o instrumento mais seguro para se cair prisioneiro daquilo que se deseja evitar.

Sigmund Freud
Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
...Mais