Citações de Filósofos

Cerca de 6363 citações de Filósofos

A gente sempre deixa de cuidar do que já tem na mão

If you have a garden and a library, you have everything you need.

⁠“Eu sempre fui da opinião de que a impopularidade obtida ao fazer o que é certo não é impopularidade alguma, mas glória.”

Não crie expectativas, crie porcos. Se tudo der errado, pelo menos você tem bacon.

O amor é como Bacon, te faz feliz é bom, acumula no coração, mas quando é de mais, te adoece e mata

Dubito, ergo cogito, ergo sum. (Eu duvido, logo penso, logo existo.)

Muitas vezes a alegria improvisada vale mais do que uma tristeza cuja causa é verdadeira.

No mundo todos somos iguais pela raça, e a sabedoria não se conquista, ama a quem conheças.

Desejar, ter aversão, garantir, negar, duvidar, são maneiras diferentes de querer.

A razão ou o juízo é a única coisa que nos faz homens e nos distingue dos animais.

As matemáticas têm invenções sutilíssimas e servirão de muito, não apenas para satisfazer os curiosos como para tornar mais fáceis todas as artes e diminuir o trabalhos dos homens.

René Descartes
Discurso Sobre O Método

Todas as coisas possíveis de cair sob o conhecimento dos homens seguem-se umas às outras da mesma maneira que não pode haver quaisquer tão afastadas a que não se chegue por fim, nem tão ocultas que não se descubram.

René Descartes
Discurso do Método

Para se pensar deve-se em primeiro pensar. Não há forma fácil de se resolver problemas difíceis.

“Não ser útil a ninguém equivale a não valer nada.”

Além do nosso pensamento, nada está realmente sobre nosso controle.

Nada sólido pode ser construído sobre fundamentos tão pouco firmes.

É necessário que ao menos uma vez na vida você duvide, tanto quanto possível, de todas as coisas

René Descartes
Princípios da filosofia (1644).

Os únicos princípios que eu aceito, ou necessito, na Física são os da Geometria e da Matemática pura; estes princípios explicam todos os fenômenos naturais, e nos permitirem fazer demonstrações bastante acertadas a respeito deles.

René Descartes
Princípios de Filosofia

Conquiste você mesmo, não o mundo.

1596/1650

Existo

De há muito tinha notado que, pelo que respeita à conduta, é necessário algumas vezes seguir como indubitáveis opiniões que sabemos serem muito incertas, (...). Mas, agora que resolvera dedicar-me apenas à descoberta da verdade, pensei que era necessário proceder exactamente ao contrário, e rejeitar, como absolutamente falso, tudo aquilo em que pudesse imaginar a menor dúvida, a fim de ver se, após isso, não ficaria qualquer coisa nas minhas opiniões que fosse inteiramente indubitável.

Assim, porque os nossos sentidos nos enganam algumas vezes, eu quis supor que nada há que seja tal como eles o fazem imaginar. E porque há homens que se enganam ao raciocinar, até nos mais simples temas de geometria, e neles cometem paralogismos, rejeitei como falsas, visto estar sujeito a enganar-me como qualquer outro, todas as razões de que até então me servira nas demonstrações. Finalmente, considerando que os pensamentos que temos quando acordados nos podem ocorrer também quando dormimos, sem que neste caso nenhum seja verdadeiro, resolvi supor que tudo o que até então encontrara acolhimento no meu espírito não era mais verdadeiro que as ilusões dos meus sonhos. Mas, logo em seguida, notei que, enquanto assim queria pensar que tudo era falso, eu, que assim o pensava, necessáriamente era alguma coisa. E notando esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que todas as extravagantes suposições dos cépticos seriam impotentes para a abalar, julguei que a podia aceitar, sem escrúpulo, para primeiro princípio da filosofia que procurava.