Citações

Cerca de 161057 citacoes Citações

Quando moços, contamos tantos amigos quantos conhecidos; porém maduros pela experiência, não achamos um homem de cuja probidade fiemos a execução do nosso testamento.

Muitos julgam cumprir o seu dever pronunciando aforismos abstractos para uso alheio em vez de pregar por meio do exemplo.

Quem julga caçar é caçado.

O império da beleza não conhece rebeldes.

A sociedade nada deve exigir daquele que dela nada espera.

Porquê não considerar todas as religiões positivas como a forma que o pensamento humano em cada região deverá necessariamente tomar, e que continuará a tomar, em vez de fazer de uma dessas religiões o objeto dos nossos risos ou das nossas cóleras?

Afirmar que os nossos êxitos são devidos à Providência e não à habilidade, é uma esperteza mais para aumentar, aos nossos olhos, a importância desses êxitos.

Nenhum lugar proporciona uma prova mais evidente da vaidade das esperanças humanas do que uma biblioteca pública.

A mão que me espera
traça o caminho da volta
abrindo janelas.

Um versificador não considera ninguém digno de ser juiz dos seus versos; se alguém não faz versos, não sabe nada do assunto; se faz, é seu rival.

A vida é prazer ou nada. Gozemos hoje, ninguém conhece o amanhã.

O homem mais feliz é o que acredita sê-lo.

Há momentos em que o governo perde a confiança do povo, mas não conheço momentos em que o governo possa confiar no povo. O povo concede o seu favor, nunca a sua confiança.

Deve-se conhecer a meta antes do percurso.

Nada nos torna tão amáveis como o julgarmo-nos amados.

Toda a explicação pressupõe o conhecimento do inexplicável, ou seja, do que seria mais interessante explicar.

Vergílio Ferreira
FERREIRA, V., Escrever, Bertrand, 2001

Apenas no campo temos a oportunidade de conhecer uma pessoa ou um livro.

Se eu conhecesse alguma coisa que fosse útil à minha pátria, mas prejudicial à Europa, ou que fosse útil à Europa, mas prejudicial ao gênero humano, considerá-la-ia um crime.

Cada novo conhecimento importante que se faz decompõe-nos e volta a compor-nos. Se esse conhecimento for da maior importância, passamos por uma regeneração.

Julgamos perdoar, mas isso não passa de fraqueza.