Citação do Livro de Paulo Freire
A amorosidade de que falo, o sonho pelo qual brigo e para cuja realização me preparo permanentemente, exigem em mim, na minha experiência social, outra qualidade: a coragem de lutar ao lado da coragem de AMAR!
Um dos maiores sonhos da minha vida era ter conhecido o grande e inesquecível educador Paulo Freire, mas tive a grata alegria de conhecer Mario Sergio Cortella, belo educador na arte de ensinar.
Já dizia Paulo Freire: "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo." E não, não existe outra saída, um plano B, só existe esta saída e sempre só será esta a definitiva salvação, socialmente falando.
Se você enxerga amor em Guevara, democracia na Venezuela e Paulo Freire como patrono da educação no Brasil, então: você é testemunha do ódio, cúmplice da tirania e vítima da ignorância intelectual.
O Brasil precisa de muitos outros Paulo Freire em nossa atualidade para que possamos romper a ignorância de cada dia e a submissão ao sistema opressor.
Toda pedagogia do Paulo Freire se resume na coletivização da culpa. É a filosofia do homem que nunca saiu do útero da mãe.
Paulo Freire jamais seria contra que alguém contra ele fosse. O que ele seria contra é que quem contra ele fosse e não pudesse ser contra ele.
Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, política, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e com a seriedade.
Na verdade, a transformação do mundo a que o sonho aspira é um ato político e seria uma ingenuidade não reconhecer que os sonhos têm seus contra sonhos.
Aprender a ler e a escrever as letras e as palavras é uma coisa, mas entender os porquês delas é algo bem maior, é saber.
Quando crescer é um ato de resistência, ser criado por mãe solteira uma realidade, comer pão seco molhado na água com açúcar se torna necessidade.
Que livros importantes estavam aparecendo? Algumas reedições, como a da Contribuição à História das Ideias no Brasil, de Cruz Costa; o Itinerário de Silvio Romero, de Sílvio Rabelo; a Educação como Prática de Liberdade, de Paulo Freire...
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 206
Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa.
- Relacionados
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Pensamentos de Paulo Freire
- Citações de Paulo Freire
- Frases de Paulo Freire sobre transformação e inclusão na educação
- Frases educativas de Paulo Freire que inspiram
- Poemas de Paulo Freire sobre educação, escolas e mais
- Epígrafe de Paulo Freire