Cinema
A Arte sempre reverbera em quem a consome. Pode não ser imediatamente, mas em algum momento ela reverberá!
Depois que passamos dos quarenta anos, tudo pode cair, menos a bolsa de valores e o nossos celulares ...
Um verdadeiro líder é aquele que sabe ouvir, sua grandeza está em muitas vezes ceder em certos momentos, respirar e seguir conduzindo sua tropa mesmo com todas as adversidades.
Deus Pai é o roteirista da História, Cristo é o personagem principal, o Espírito Santo é o diretor e nós, apenas coadjuvantes ou figurantes.
O ator, no palco, deve buscar atingir o máximo grau de austeridade na sua atuação quanto a de um neurocirurgião que opera minuciosamente o cérebro, a coluna e todas as ramificações nervosas responsáveis pelos cinco sentidos do paciente – a plateia.
Poema bom
Hoje eu tropecei por ai nesse poema que eu já conheço há tanto tempo, mas hoje olhei para ele de uma forma diferente ou foi ele que olhou para mim, não sei. Segundo Quintana bom é o poema com o qual nos identificamos. E isso que ele disse, eu acredito que não sirva só para a poesia, mas para a música, o teatro, cinema, a literatura, as artes em geral. Mas nos identificarmos com algo será que é suficiente para classificá-lo como bom ou ruim? Nós só conseguimos enxergar o que já têm dentro nós e muitos de nós têm o mundo interno bastante reduzido. Não porque sejamos piores, mas porque a vida não nos deu as mesmas oportunidades que deu a outros. Logo, dizer que algo é bom ou ruim só porque nos identificamos é no mínimo superficial e simplista. Claro que nos identificarmos com algo nos dá aquela sensação gostosa de acolhimento, de conforto e prazer e, essa sensação que nos leva a adjetivar o que nos proporcionou esse sentimento é a mesma que usamos para classificar algo como bom ou ruim e, ao meu ver insuficiente.
A vida é como um filme
que não pode se pausar,
se perdeu alguma parte,
não dá pra rebobinar;
de comédia ou de amor,
tem atriz e tem ator
e um Oscar pra ganhar.
Essa vida é um filme
Sem estúdio de gravar
Sem roteiro ou diretor
Sem a fase de ensaiar
É uma cena de ação
Que não tem repetição
Nem dublê para usar
Adeus Pantera Negra
Descansa agora em paz
Infelizmente não terei
Meu heroi forte e sagaz
Porém tenho a certeza
De que no céu tu lutarás
(Poesia dedicada ao ator Chadwick Boseman, o Pantera Negra dos cinemas, que morreu em 28 de agosto de 2020, aos 43 anos de idade, vítima de câncer).
Que Mário Quintana me perdoe,
O milagre não é a recuperação,
Ou superação, ou o despertar da igreja...
Nem salvar uma nação...
milagre é acreditar nisso tudo... e se fuder...e ainda assim continuar acreditando😏
Ser humorista é isso, mesmo quando uma comédia se volta contra o comediante, de alguma forma, todo mundo encontra a graça.
Sempre estive em busca de minha identidade artística e recentemente fui convidado para dar aula de direção na HFA, um de meus objetivos é fazer o aluno desenvolver sua própria identidade, e nesse mergulho de buscar a forma, me deparei com minhas escolhas dentro dos materiais que produzi, descobri que retratam minhas experiências pessoais. Os filmes quais participei sempre possuem pós-produção, pois minha formação começou na edição, mas ao assistir as produções que dirigi, me deparei com algo novo que está sempre presente em meus trabalhos, porém de uma forma subconsciente. Apesar de essa técnica ser comum, ela não é muito explorada, pois geralmente causa um desconforto ao espectador, mas quebrar a quarta parede é algo que nos coloca dentro do filme e nos faz sentir parte do que vemos. Essa técnica que me refiro, se tornou mais famosa pela série "House Of Cards" da Netflix onde o personagem, Frank Underwood, está sempre falando diretamente conosco. Entretanto não foi nessa série que esse plano me fisgou, e sim no filme "Silêncio dos Inocentes" de Jonathan Demme, e em todos os outros filmes que ele utilizou o mesmo recurso. Via em seus trabalhos uma fonte de inspiração, da comédia ao drama. Fiquei muito triste pois ele faleceu esse ano.
Quando comecei na fotografia, sempre pedia para que as pessoas olhassem diretamente para a câmera, e na edição escolhia começar por essas imagens. Sempre achei que os olhos comunicam exatamente nossos sentimentos, e definem a maneira mais profunda de conhecer as pessoas. Nunca tinha percebido o quanto isso influenciou e influencia em minhas decisões, e o quanto está presente em meus trabalhos.
Me inundo de referências, observo a realidade e sou vitima dos sentimentos. Mas ao colocar tudo que vivencio misturado, nasce as ideias. Faço ficção, com muita realidade.
Nessa corrida insana atrás da tecnologia, nos preocupamos com o equipamento que vamos usar, mas esquecemos o mais importante no processo criativo, que é o estudo da linguagem. Eu decidi frear esse desespero. Ao invés de investir em equipamentos caros, invisto meu tempo na busca e o entendimento da comunicação cinematográfica. To cansado de ver fotogramas lindos sem nenhum sentimento por trás. Tem muito filme feito em super8 ou celular, contendo mais sentimento e estudo, que produções gravadas com Arri.
O melhor equipamento não é o mais caro, e sim aquele que você consegue extrair o que precisa. Chega de arte vazia.