Cinema
Em terra de boêmios e festeiros,
quem prefere ficar em casa tomando sorvete e assistindo filmes é rei.
Infeliz e nação que precisa de heróis, disse Bertolt Brecht - principalmente se forem políticos (com jeitinho brasileiro), estrelas do cinema adulto, funkeiros 'ostentação' e subcelebridades de reality shows. E agora, quem poderá nos defender?
Nessa corrida insana atrás da tecnologia, nos preocupamos com o equipamento que vamos usar, mas esquecemos o mais importante no processo criativo, que é o estudo da linguagem. Eu decidi frear esse desespero. Ao invés de investir em equipamentos caros, invisto meu tempo na busca e o entendimento da comunicação cinematográfica. To cansado de ver fotogramas lindos sem nenhum sentimento por trás. Tem muito filme feito em super8 ou celular, contendo mais sentimento e estudo, que produções gravadas com Arri.
O melhor equipamento não é o mais caro, e sim aquele que você consegue extrair o que precisa. Chega de arte vazia.
Nós estamos nos libertando
Estamos subindo
Voando
Não há uma estrela
No céu que não possamos alcançar
Se nós tentarmos
Sonhos são filmes patrocinados por nossa razão, dirigidos por nosso inconsciente e guardados para o cinema do sono.
“O champagne salva muita cousa. Disfarça muita tristeza. No meio do jantar, a mulher já é outra. Ri, diz pilhérias. De sua testa foram varridas as rugas de melancolia...
Loja de R$1,99... dai chega lá tem um produto de R$25,00 , isso é propaganda enganosa , é o mesmo que chagar no cinema e a tela for uma tv de 29 polegadas
Vamos, vou contigo
Faz-me rir, faz-me cantar
Brinque comigo
Quero sorrir, quero sonhar
Quero criar lembranças felizes
Como num filme antigo
Cinema mudo
Gestos e olhares contam tudo.
Àquilo que lembramos falta o traço duro do fato. Para nos ajudarmos, criamos pequenas ficções, cenários altamente sutis e individuais que possam esclarecer e moldar nossa vivência. O acontecimento recordado torna-se ficção, uma estrutura feita para acomodar certos sentimentos. A mim, isso se torna evidente. Não fora por essas estruturas, a arte seria pessoal demais para que o artista a criasse, mais ainda para que a plateia a compreendesse. Até o cinema, a mais literal de todas as artes, é editado.
As máscaras do preconceito
Durante as filmagens de "Planet of the Apes" (O Planeta dos Macacos), em 1967, Charlton Heston notou "uma segregação instintiva no set. Os macacos não comiam todos juntos, mas os chimpanzés comiam com os chimpanzés, os gorilas comiam com os gorilas, os orangotangos comiam com os orangotangos, e os humanos comiam fora. Foi muito assustador."
James Franciscus notou a mesma coisa nas filmagens de "Beneath the Planet of the Apes" (de Volta ao Planeta dos Macacos), em 1969. "Durante o almoço, eu olhei em torno e percebi: 'Meu Deus, aqui é o universo'. Porque em uma mesa estavam os orangotangos a comer, em outra mesa, outros macacos, e os seres humanos tinham sua própria mesa. Os personagens de uma espécie não se misturavam com os de outra espécie para comer juntos".
"Lembro-me de ter dito: 'Olhe ao redor - você nota o que está acontecendo aqui? Isto é um microcosmo isolado do que, provavelmente, incomoda o mundo todo. Chame de preconceito ou do que você quiser chamar. O que é diferente é para ser evitado, é assustador e assim por diante'. Ninguém ali estava se misturando e, por trás das máscaras, eram todos seres humanos. As máscaras foram suficientes para que aflorassem as nossas próprias pequenas naturezas genéticas de medo e preconceito. Foi surpreendente."
"Não há nada que me dê mais prazer ao assistir um filme, que a frase: 'BASEADO EM UMA HISTÓRIA REAL'. Soa aos meus ouvidos como: 'SENTA E PRESTA ATENÇÃO, VAMOS PASSEAR NO TEMPO.' A angústia só vem quando me dou conta de que não posso mudar a história..."
Nem sempre sou bom com as palavras. Algumas pessoas são poetas e têm uma linda forma de se expressar com palavras. Mas o cinema é sua própria linguagem. E, com ele, você pode dizer tantas coisa, porque você tem tempo e sequências. Tem diálogo. Tem música. Tem efeitos sonoros. Tem tantas ferramentas. E então você pode expressar um sentimento e um pensamento que não poderiam ser transmitidos de nenhuma outra forma. É um meio mágico.