Ciências Sociais
Foi em julho, ainda, que ministrei, a convite do Diretório Acadêmico da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, um curso rápido sobre a realidade brasileira. Entre o fechamento do ISEB e os dias em que escrevo estas linhas, foi a única vez que ministrei um curso a estudantes, ou a quaisquer pessoas. Era confortador fazê-lo, mas logo isso se tornou também impossível. O presidente do Diretório Acadêmico que me convidou está hoje exilado no Chile"
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 234
Compare matemática e ciências políticas — é bastante surpreendente. Na matemática, na física, as pessoas estão preocupadas com o que você diz, não com o sem diploma. Porém, a fim de falar sobre a realidade social, você deve portar credenciais apropriadas, particularmente se diverge do modelo de pensamento aceito. De modo geral, parece correto dizer que, quanto mais rica a substância intelectual de uma área, menor a preocupação com credenciais e maior a preocupação com conteúdo.
Livre Pensar
Leitura em ciências humanas, principalmente na análise de formação fenomenológica existencial que tem ligação filósofa histórica desde Antiguidade Clássica (estoicismo, aristotelismo, platonismo, etc). Esta Antiguidade Clássica serve de tijolinhos para Medieval Cristã, Humanismo renascentista, Iluminismo e marxismo. O erro reacionário é não analisar os tijolinhos que para compor a teologia cristã e diversas correntes ideológicas ao longo do processo histórico, necessita de tempo.
Imanência humanista antropocêntrica, pega tijolinhos da Antiguidade Clássica contra Teocentrismo medieval que é helenização do Cristianismo igual a junção do Cristianismo com neoplatonismo pagão. Para pegar os reacionários, vai bater no neoplatonismo pegando correntes que contestam na Antiguidade Clássica.
Melancólicas
Avançamos
Em ciências
E
Tecnologias
A desejar
Em
Civilização
Em melancólicas
Sinécleses
Em
Depressão
Nunca
Houve uma guerra boa
Nem uma paz ruim
Avançamos
Em ciências
Tecnologias
Não tanto
Em
Evolução
Os
Sapiens
Que
Não se toleram
O Criador
Ainda
Não acertou
A mão
Os poetas odeiam o ódio
E
Fazem guerra à guerra.
A maneira mais rápida
De
Acabar com uma guerra
É perdê-la
Todas ciências e doutrinas espiritualistas igualitárias e fraternas na modernidade do século XXI, se destroem quando passam indevidamente a se glorificarem pelo egoísmo banal social, interesses financeiros das lideranças e uma fraternidade privilegiada para alguns escolhidos, regidas pelos políticos interesses de seus inaptos administradores.
O estudo da vida e da medicina são ciências de conhecimento inexatas. A cada caso e movimento a natureza autônoma interfere a seu jeito. A logica não faz parte do entendimento.
A Maçonaria e o Espiritismo são ciências e não religiões. Aqueles que assim não as praticam, se encontram equivocados na origem e na raiz.
Os conceitos teóricos usados nas Ciências dos Desastres devem ser usados como ferramentas de compreensão e mudança em uma ação observável na sociedade, e não como um tacape (clava) para agressão, discórdia e divisão.
Todas as ciências são extensões da Macro Ciência Universal. Ora, Deus é a Macro Ciência Universal; portanto, todas as ciências são extensões de Deus. Como se a Macro Ciência fosse um gigantesco cérebro, e todos os fios externos que se ligam a Ele, emanassem dEle e fossem seus pequenos representantes. E nem a junção de cada intelecto individual, tanto o de cada gênio ou homem mediano, cada extensão de ciência, saber etc... completariam o TODO da Grande Ciência Universal. Pois dela, como já o dito supracitado, emanam todas as outras ciências e todos os outros saberes. Uni-verso: O UNO em di-versos, os di-versos no UNO.
Às 06h30 in 21.12.2023
Equanto as ciências estão cercadas de dúvidas.
As pseudociências dormem e acordam agarradas em certezas absolutas.
Ao longo do tempo, as ciências humanas nos permitiram definir propósitos fundamentais para nossa existência e estabelecer padrões que regem nossa convivência em sociedade. Por outro lado, as disciplinas exatas nos deram os recursos técnicos para realizar esses propósitos. No entanto, é notório que países como o Brasil têm negligenciado essa área das humanidades, considerando-a desprovida de utilidade. Essa postura resulta, nos dias atuais, em uma lacuna no entendimento de nossos objetivos individuais e coletivos, assim como na elaboração dos modelos necessários para alcançá-los.
Enquanto cientistas da IA se encantam com possibilidades infinitas, as ciências humanas refletem sobre limites e consequências éticas.
Albert Einstein, além de sua genialidade na física e nas ciências exatas, demonstra sua sensibilidade na seguinte frase: “Algumas coisas são explicadas pela ciência, outras pela fé. A Páscoa ou Pessach é mais do que ciência, é mais que a fé, Páscoa é amor.”
Feliz Páscoa!
Toda a rede de ideologias, ciências e proposições criadas e difundidas pela humanidade tem suas manifestações garantidas em toda a forma de expressividade individual e social.
Entre devaneios e verdades ainda não descobertas, procura-se o fio da meada, em ciências e em crenças; trilhando-se em um Universo, imenso e imerso nas diversas formas de se perceber a si mesmo.
Embora não tenha status de ciências, tampouco se encaixe no padrão de exatas, amor é a química perfeita, a mais feliz das misturas.