Cidade Linda
Toquei na cidade de Carvalhos, mas só falei de Alagoa.
Carvalhos é uma cidadezinha lá do sul de minas, cravada como Alagoa, na Serra da Mantiqueira. Carvalhos que tem uma temperatura amena, com um certo friozinho tambem, tem nas suas cachoeiras o ponto pitoresco, sem se falar no Pico do Muquém, que fica lá de cima apreciando o que os seus moradores aprontam - gente muito educada e hospitaleira, lugar também de terra boa e gente do mesmo quilate.
"...O horizonte da cidade, de onde se viam planaltos de curvas verdes e inalcançáveis, agora estava devastado pelo fogo insaciável que iluminava as noites e dias da cidade e queimava a consciência do cidadão abafado..."
(Texto Aguaceiro danado)
Como deixar de imaginar o sonho de tantos que fizeram a grandeza da arquitetura desta bela cidade de São Carlos.
Certo dia estava eu muito angustiado. Caminhei pelas ruas da cidade perdidamente sem destino. Quando não podia mais caminhar, me sentei no banco de uma simpática praça. Ali,parado, olhando para um céu dourado de fim de tarde, perguntei ao vento a razão por eu estar tão triste. Ele, sussurrando em meu ouvido por meio de uma leve brisa, me disse:
- Olhe fixamente na direção daquelas nuvens douradas e me diga o que você vê.
Eu respondi:
- Bom, vejo nuvens douradas.
Ele retrucou:
- Quando pedi para você olhar na direção das nuvens, você se preocupou apenas com o que lhe era mais notório à visão. Contudo, você esqueceu de levar em conta a inúmera quantidade de átomos e moléculas que há no aparente vazio entre você e as nuvens. Essa é a causa da sua tristeza. Você não sabe observar o meio termo da vida.
Falta inspiração que me faça mover até seu coração.
Sentindo que a vida se perdeu na cidade colorida.
E a minha saída não foi planejada nem desejada.
A minha saída foi uma furada.
A cidade
Lá está ela: a cidade
dotada de grande experiência
por já muito ter abrigado
gente de muito canto, todo lado
muitos ternos doutorados
e o João, coitado
que nem sabia o que era
o mundo globalizado
Mas também, a cidade
não quis parar no tempo
e aprendeu a se virar
está pronta parar abrigar
o Zé, o Paul, o Edgar
quem quiser ali ficar
por que, do jeito que está
é quase tudo um mesmo lugar
É tão fácil de encontrar
tudo o que você quiser
um carro, uma mulher
um romance, um affair
aquilo que vier
e o que você puder
Só não é fácil de achar
o que é nosso de verdade
a poesia da cidade
os cantos de quem tem vontade
de expressar como é bonito saber
que é um só no mundo
que quer ser um
Lá está ela: a cidade
dotada de grande excitação
por ser o coração
multicolorido de toda a nação
de gente de toda crença,
qualquer etnia, criação
a cidade da Maria,
e quem diria, do João
que agora sabe falar inglês
Mas continua sem saber
O que é a globalização
Eu nem sempre fui do geito que sou. mais desde minha ultima mudança tudo mudou. Na cidade anterior da que estou, era tudo perfeito. Eu tinha amigos, conhecia a todos, tinha um namorado (Que nunca me esquecerei) eu tinha uma vida. Eu era a mais popular, amigavel e não tinha inimizades. (não que eu fosse como minha irmã, pois sou sempre fui e sempre serei o oposto dela). Eu nunca me deixei levar pelas coisas, sempre conseguia seguir em frente e enfrentava tudo e todos. Mais desde que conheci o Diego (meu ex namorado), tudo havia mudado, ele era maravilhoso, carinhoso, especial e eu sempre o amei, tive otimos momentos e esperiencias ao lado dele.
Hoje estou com uma súbita vontade de fugir, sair dessa cidade, correr, sumir sem ninguém saber ou perceber, dias, meses, até eu cansar de ter sumido, e voltar.
Pode ser que seja porque hoje é segunda-feira e sabe, segundas são sempre difíceis.
Caminhar sozinha - o que acho que vou fazer - só com os fones nos ouvidos, fingindo que não vejo e nem ouço ninguém, somente com os meus pensamentos, minha vontades, minhas loucuras, sei que vou rir sozinha e vão me achar uma louca, mas i daí?
Talvez eu seja mesmo uma louca, quem sabe, e também quer saber, é bem melhor do que ser normal mesmo, ser diferente é que é o gostoso...
Algumas pessoas querem ser como as outras, eu acho chato, não tem graça.
Hoje eu quero fugir lá pra Bahia, você também?
Isso não quer dizer que você queira ser igual a mim, é a conspiração da segunda-feira.
Juro que se eu pudesse eu ia agorinha mesmo pra Bahia, Fortaleza, Ceará, comer aquele acarajé gostoso, a tapioca, ai meu Deus, até água na boca me dá.
Eita sensação ruim, não dá pra ir lá. :(
Mas se eu pudesse, ai ai ai, ficaria até o ano que vem lá, só curtindo, festando, comprando - lógico - conhecendo pessoas, me divertindo até.
E ó bvio, voltaria bem neguinha né, o que não é tão bom, mas...
Óssos do ofício.
(risos).
Mimética
Sou da mata, não me acerto na cidade.
Defendo-me do cativeiro de concreto,
Num desejo violento de liberdade.
Desamarroto as asas do pensamento,
Extrapolo pés automotivos, passivos,
Sedentos... Olhos de onça pintada, radar de morcego,
Patas de guará correm no cimento.
Naturalmente anti-cibernética, instintiva, apelativa,
Permissiva... Sou bicho-palha, macaco-prego,
Saci de duas pernas, Caipora, trilha refrescante.
Toda mata vive no meu corpo, plagas verdejantes.
Em mim vivem formas selvagens,
Sonhos que devoram ansiedade, viragens:
Bosque de mil segredos e folhagens.
Minh’alma ponteia verde estandarte.
Disfarçada na anacrônica Campinas fumegante,
Sou anti-vigas de aço, primitivamente blindada.
Naco de floresta oculta por pele esbranquiçada.
Mimética, simbiótica, defendo-me da morte.
Mas se um talho, um corte...
Verão que é seiva meu suporte.
Brasília, a cidade onde encontrei um anjo em cada esquina, tudo bem que lá não tem esquinas, seriam quadras? um anjo em cada quadra... É até que não fica errado, a cidade em que encontrei um anjo em cada quadra, e todos eles me ajudaram em algum momento, todos eles estiveram comigo e de alguma forma que talvez nem eles mesmo saibam me salvaram, me resgataram, algumas vezes até de mim mesma, esse é o papel dos anjos não é? Agora me digam se não é uma homengem justa e merecida? Não a cidade mas a todos esses anjos, alguns me salvaram da solidão, outros me salvaram de mim mesma, outros ainda me salvaram de antigos anjos que não me faziam mais tão bem, mas todos me salvaram na hora certa e da maneira certa mesmo sem eu ter pedido nenhuma vez ou apenas poucas vezes, hoje eu venho até aqui para agradecer a cada um deles, dos MEUS anjos, eles sabem quem são, normalmente eu os chamo de amigos, foram conquistados de forma tão inusitada, alguns foram anjos que me resgataram e ao mesmo tempo fizeram de mim um anjo que vem em resgate, outros nem sequer sabem que eram meus anjos e o quanto já fizeram por mim.
Mas existe algo de que me deixa triste, foi ter saido dessa cidade de anjos sem ter falado a cada um deles o quanto me foram importantes, e muitos deles nem sabem disso, tenho por anjos algumas pessoas que mal me conhecem mas naquele momento que realmente precisei eles simplismente passaram por mim e sorriram e esse simples gesto os guardou em mim e na minha lista de anjos, outros se tornaram anjos por, acreditem vocês ou não, não ligarem para mim, exato tenho anjos que em tal ocasião me serviram de "inimigos" por que de alguma forma eles estavam certos me mostraram que eu sou humana e também tenho defeitos, tenho anjos que brigaram comigo, me afrontaram e ainda sim são anjos, cada pessoa que passou por mim ficou guardada como um anjo por que cada uma delas me ensinou alguma coisa, da mãe que negou um algodão doce ao filho no parque da cidade, da aquele individuo que passou por mim quando eu estava atrasada pro trabalho e logicamente correndo que nem mesmo me olhou, até aquele anjo que chorei ao me despedir, até aquele anjo que disse que jamais me esqueceria, até aquele que não se despediu de mim por que desta maneira pareceria que eu ainda estava lá e a este anjo em especial eu gostaria de dizer que eu ainda estou lá, não no corpo mas em cada pessoa que me viu algum dia nessa cidade, em cada pessoa que me fez de anjo também, em cada pessoa que me provocou um sorriso, em cada um dos meus anjos eu estou presente, em cada lugar dessa cidade, eu estou presente, eu não fui embora por completo e nem iria se pudesse, eu amo os meus anjos e jamais poderia viver sem eles, por que até mesmo de longe, quando vou desmoronar eles me seguram e me fazem seguir em frente e eu sigo, por cada um deles eu sigo em frente, eles me carregam.
Neste post eu gostaria de agradecer aos meus anjos, a cada um deles, obrigada MEUS ANJOS por me segurarem, por me levarem no colo muitas vezes, obrigada!
Obrigada aqueles anjos que nem sabem que eu existo mas que são meus anjos.
E principalmente obrigada aos anjos que me permitem tal intimidade a ponto de chama-los amigos a ponto de chama-los de meus irmãos e de minhas irmãs, vocês não são capazes de saber o tamanho da divida que tenho com cada um de vocês, obrigada por me deixarem chorar até perder as forças e sem falar nada me ceder um colo e sem eu pedir estarem lá, obrigada por me lembrar que a calmaria sempre vem no dia seguinte mesmo que nós não acreditemos, obrigada por não desistirem mesmo quando eu já havia desistido, obrigada por me fazerem sorrir em todos os momentos, obrigada por não me deixar vir sozinha, obrigada por virem comigo, obrigada por estarem aqui e obrigada por me deixarem ficar. Obrigada meus amigos!
Obrigada aquele anjo em especial que no dia em que nos despedimos em uma estação de metrô me disse para não chorar, obrigada a você meu anjo, obrigada por estar aqui todos os dias, obrigada por fazer falta, obrigada por me permitir fazer falta, obrigada meu anjo, obrigada por me compreender, obrigada por nunca me repreender, obrigada pelas brigas, obrigada pela saudade, obrigada pelo sorriso, obrigada pela lágrima, obrigada por nossos momentos, obrigada MEU ANJO! Obrigada MEU AMIGO!
Natal
Está frio lá fora
Não há ninguém nas ruas da cidade
A janela de casa se abre, deixando o vento entrar
E trazendo lembranças que eu tento apagar
Hoje é natal
As luzes brilham mais que as estrelas
Somente para eles
Não há brilho mais forte do que o delas
É natal, e eu quero permanecer aqui
É natal, eu não tenho para onde ir
Eu fico por aqui, junto com essas estrelas
Permaneço com este imenso céu
Feliz estar com todos eles à sua volta
Feliz é esta sobre este gramado observando tudo ao meu redor
Você se parece tão só
Eu não serei o seu melhor,
É natal, você pode ficar por aqui
As luzes da cidade, são como
Lâmpadas apagadas para você
Sempre houve uma luz maior acima de você
Elas sabiam, que tudo um dia iria perder o brilho para você
Você nunca às enxergou,
Elas jamais deixaram de brilhar para você.
As belezas sul mato-grossense
Moro em um estado
Que possui muitas riquezas
Seja na cidade
Ou nos campos e fazendas.
Nas cidades além de
Lindas praças, shopping e o nosso tereré
Temos excelentes músicos
Principalmente no estilo sertanejo.
Nosso solene Pantanal
E suas exuberantes paisagens
E seus belíssimos animais
Nada melhor que admirar o pôr-do-sol
Nesse maravilhoso lugar.
Esse estado é sem dúvidas
Abençoado por Deus
Tenho orgulho de morar aqui
Mato Grosso do Sul
Obrigada por existir.
Em certa cidade morava um brâmane chamado Svabacripana, dono de um grande pote. Recebendo generosas esmolas pôde encher aquela vasilha com farinha. Pendurou-a então acima de sua cama, e gostava de ficar deitado, contemplando sua fortuna e sonhando com uma porção de coisas. Uma noite, já deitado, o brâmane começou a pensar:
- Já tenho o pote cheio de farinha. Se viesse uma carestia eu conseguiria por ele cem moedas de prata, com que poderia comprar um par de boas cabras. Como as cabras quase sempre têm filhotes de seis em seis meses, em pouco tempo estaria formando um grande rebanho. Vendendo as cabras poderia comprar muitas vacas; com as vacas compraria búfalas; com as búfalas compraria éguas. As éguas teriam muitas cavalos, que eu venderia, tendo um bom lucro em ouro. Com o ouro construiria uma casa de quatro salas (*). Então, sem dúvidas alguma, algum brâmane virá oferece-me a filha em casamento, e eu aceitarei, se for bonita e rica, é claro. Do casamento terei filhos a que darei o nome de Somazarman. Quando ele estiver em condições de saltar sobre meus joelhos eu estarei, certo dia, sentado atrás da cavalariça, lendo um livro, e Somazarman me verá. Deixará a companhia da mãe e, desejoso de saltar sobre meus joelhos, vira ter comigo, aproximando-se dos cascos dos cavalos. Então, zangado, direi à minha esposa:
- Segura esse menino.
Ela, que estará ocupada nos afazeres da casa, não me ouvirá. Então eu me levantarei e lhe darei um pontapé!
Tão mergulhado estava o brâmane em seus pensamentos que, desses, sem perceber, passou à ação, de forma que, ao erguer a perna para o imaginário pontapé rompeu o pote recebendo em plena face toda farinha.
> Quem Concebe um Projeto Irrealizável e Impossível, pode Ficar Branco em sua Cama, Como Aconteceu ao Pai Imaginoso do Inexistente Somazarman.
Às vezes é difícil viver como se fosse perder a noção de que seu mundo é miniatura como uma cidade de brinquedo.
Mais sempre é possível viver como se fosse um eterno sonhador, com sonhos vivenciados em uma realidade recíproca como um anjo sem aureola que caiu do céu com uma das asas quebrada e esfarelada pelo destino traidor que seguimos no dia-dia.
Você já amou tanto em alguém que não viveu em função de si, mais de quem se ama?
Acho que ás vezes viver em função de quem se ama é melhor que viver em função de si, pois você sai da sua rotina cansativa de ver as mesmas cores, os mesmos rostos, o mesmo ódio diário.
Pense em alguém perfeito para si neste momento, apenas feche os olhos e pense!
Pois então, esse alguém que amo, é mais perfeito pra mim, do que a pessoa que você pensou é para você, talvez você ache isso loucura, mais é a pura verdade.
Ás vezes eu acho que sou mentira e verdade ao mesmo tempo, sou solução e problema no mesmo coração, ou quem sabe, seja tudo ou nada...
Mais ao lado dela, sou tudo que nunca imaginaria que fosse que seria.
Pois ela me completa a cada manhã, como se cada manha firmasse a eternidade prolongada e esticada de momentos que nem consegui ainda vivenciar por mim.
Desde que me conheço como alguém, ainda não encontrei alguém assim, como você, alguém que fizesse que cada palavra minha existisse um sentido diferente, e fazer com que as minhas ações não sejam em vão.
Queria sentir de novo os batimentos do seu coração no meu ouvido, admirar seu sorriso tímido, convincente e inocente como uma criança que não engatinha mais e caminha com dificuldade mais caminha com os próprios pés.
Queria me afogar nos teus abraços, mergulhar nos seus cabelos longos e cacheados, abraçar você, sentir cada milímetro do seu corpo perfeito em minhas mãos.
Ás vezes é impossível viver sem te amar, mais o mais impossível é amar sem viver por você.
Tuas palavras lúcidas são umas sinfonias melódicas pros meus ouvidos, o eco da sua respiração, arrepia-me dos pés ao último fio de cabelo.
Impossível o nosso amor?
Impossível seria viver sem dizer que existe possibilidade de realidade nos nossos corações palpitando no mesmo ritmo.
Seria por vida, um instante mais noturno na manhã que meus olhos voltam aos teus.
Talvez a água salgada do mar corresponda, a minha curiosidade do doce da tua boca.
Quero ver nossas pegadas na areia fofa de qualquer oceano, quero ver teus cabelos balançarem ao longo da velocidade do vento, quero ver tua pele arrepiar com o frio intenso de uma noite escura de lua cheia rente ao mar.
Quero você só pra mim, independente do que for dissimulado aos nossos destinos, que o mundo diga que é impossível ficarmos juntos, quanto mais o mundo diz isso, mais meu coração pensa ao contrário do que a voz do mundo ecoa em nossas mentes semelhantes.
Minha mente insana invade teu coração repleto de densidade, nossa realidade é um futuro que livro nenhum tem capacidade de resumir mais nossa vida e tudo que vivemos, apenas se resume em uma simples palavra...
A M O R !
Dedicado a alguém muito especial !
Te amo bebê.
Silêncio
As luzes na cidade ja se apagaram,não resta nada a fazer a não ser ir pra casa,e deixa o dia amanhcer .
São pessoas indo dormir,são pessoas indo com amigos,cada uma criando o que fazer,umas cantando,outras em silêncio,um silêncio capaz de tranforma a noite em nada a se pensar . Sentada ao longe eu analíso todos... é tão estranho que quando paramos tudo e fíxamos em algo,tudo nos faz pensar em tantas coisas diferentes . E ao mesmo tempo tudo ser tão coerente,como sentar-se e olhar as estrelas,algo tão simples mas que poucos fazem. Tudo porque acham que seu tempo deve ser gasto em algo realmente importante,como por exemplo comprar roupas,ou sair a noite e ir em uma balada com os amigos,beber até cair,ou até fazer algo que venha se arrepender no dia seguinte . E ainda quando alguém diz vamos viver a vida,ainda responde a eu vivo a vida,vivo cada dia diferente. Pura mentira !
As pessoas deviam reservar um tempo do seu dia,para o simples fato do silêncio,tanto para apenas
se sentar e ver o sol,ou para pensar em suas ações...
Mas ao invés disso só pensam em trabalhar,e ganhar dinheiro . O dinheiro mexe com a vida das pessoas,não que não seja importante,pois sei que é,mas meche com a cabeça das pessoas,mechem em seu ego .
Poucos saem da rotina,muitos se esqueceram que há mais para se viver do que pensam .
Não quero mudar a opnião de ninguém,apenas queromostrar que não há uma segunda VIDA !
Todas as noites penso que será diferente, penso que ao amanhecer meus desejos serão realizados,mais quando acordo estou como antes. Meus sonhos são apenas em minha mente,são coisas que não consigo realizar,quando meu sonho irá acontecer? Quando que irei parar de ter medo do dia,e viver a minha vida apenas nas noites frias . Quando irei viver meus sonhos?e parar de temer o dia? Um dia irei vive-los... e serei livre para criar meu destino.
Em certa ocasião, numa pequena cidade, houve uma exposição de quadros e, enquanto o pintor era aplaudido, ao seu lado um pequeno menino se curvava, agradecendo também.
Um senhor que estava observando, chegou perto do menino e perguntou-lhe: "se os aplausos são para o pintor, por que é que você está agradecendo também?"
O menino, todo compenetrante e alegre, respondeu: "eu lavo os pincéis."
Em uma cidade tão pequena, em espaço tão minusculo, de estrutura ameaçadora, apredi a ser o que sou, e a desenhar caminhos, talvez nunca trilhados em minha vida, aprendi a entender a ilusão dos amores, vividos, e felizes.
Foi entaum que em momentos vivido em um mundo tão pequeno que me tornei capaz de me arriscar a uma vida, tão cheia de grandes pensamentos, ruins e bons.
A alma de Londres
Londres, cidade contraste
Ora milenar, ora moderna
Sua beleza única
Que tantos olhares atraem
Seus vários estilos arquitetônicos
Te faz ponto turístico
O Rio Tamisa que te corta ao meio
A solene troca de soldados
Do Palácio de Buckingham
O Big Ben que perpetua a pontualidade britânica
O London Eye que nada vê
E de onde muito se vê
Aos domingos tomar um brunch na Portobello Road
O jeito londrino de ser
Com as ruas de sentidos invertidos
E cabines telefônicas vermelhas
O táxi preto, formalidades
Ir às compras na Camden Town
E por fim,
Encontrar os amigos no Covent Garden.
Era uma cidade grande,urbana!Onde havia mais carros que pessoas,mais ódio do que amor,mais inveja do que qualquer outro sentimento,porém era um menino que me admirava em ver,era diferente,seu sorriso era a calmaria dos aflitos e nele me apeguei um dia deslumbrada,pois passava mais amor entre seus dentes do que ar,e isso me deixava feliz,porque ele era a felicidade..com os olhos tristes e lacrimejados sorria,como se sorrir fosse sim um objetivo,e isso me deixava feliz,porque ele era a felicidade,esse menino era você,e de longe sempre te observei e rezava pela sua alma,ja que você era a felicidade,eu queria sempre ela comigo,e por isso rezava,rezava como se você fosse um anjo caido na minha terra ..