Cidade
O lamento da Cidade.
Ôh! Esses muros que brotaram.
Eles saltaram da terra e foram crescendo. Crescendo... criaram farpas sobre eles! Olha: agora são arames! Não! São elétricos.
Por todos os lados e em todos os lugares. Vejo somente prisões?
Cadê? Onde está a minha Goiânia?
Aquela cidade em que cresci com as pessoas vendo as casas? As pessoas nas varandas. Os jardins rosados. Com cheiro de jasmim?
Onde estão as praças floridas e as fontes jorrantes? As crianças cheias de esperança, correndo ou em velocípedes... tão lindas! Nos seus rostinhos havia esperança.
Aos olhos de quarenta centímetros de altura, hoje tem tela branca.
Onde estão os cumprimentos? E os lugares que se chegavam?
A cidade virou um muro.
E dentro de cada fortaleza vivem pessoas. De magoadas, ficaram amargas!
A cidade não é mais minha. Nem eu pertenço a ela.
Goiânia hoje é cinza e espelhada. Mas não se vê nos reflexos. Porque a imagem é indigesta.
Ela deixou de ter a Rua 20 com a Casa do Dr Vigiano.
Mataram a Amoreira. Mataram as lembranças.
Nem sei se sou de Goiânia. Ou ele que nunca foi de mim.
Hoje é um Centro, onde eu tenho medo de caminhar.
É uma ausência de cor. Numa ironia sarcástica frente ao Sol.
Ao invés de brilhar. Goiânia consome a luz.
Não. Não é uma cidade feita para nós os seres humanos.
Transformaram Goiânia para os carros.
De nossa terra... a um culto à vaidade.
Deparei-me assustada! Eu deixei de amar.
Quando aconteceu?
Como foi?
Não sei explicar!
Quando os espigões iam subindo. As pessoas ficaram mais egoístas.
E eu vi gerações apagadas pelo materialismo. Sozinhos e tristes. Nossos sonhos se apagaram de luz natural amarela para luz branca.
O asfalto queima. Demonstra uma Anhanguera com o significado de seu nome. Ela arde nossa pele ao andar. Existe uma gaiola no meio dela. Uma falta de sombra.
Existe povos desencontrados dentro da minha encantadora ilusão. Mais educados querem ostentar. Os mais pobres ficavam marginalizados na periferia. Hoje a periferia da periferia é para os ricos encarcerados em seus feudos de medo.
Muda-se de lugar. Mas não muda-se a mentalidade.
O que mais de valor podemos dar? Dinheiro? Não! Dedicar nossos talentos e espalhar conhecimento. De que me adianta este altar de vaidade? Se somos todos perenes nesta Terra?
Há um clamor! Um choro que perpassa os nossos olhos e aceitamos como “natural”. Este lamento é a exposição não de uma cidade. Mas de nossas crenças. O que fizemos com Goiânia?
E minha linda cidade... Princesa adornada com lindos arcos deitados no meio do Cerrado.
Com pulseiras de flores e brincos de fontes.
Passou a ser um triste vazio. Um abandono escuro.
Na minha memória.
Uma dor no meu coração.
Uma repugnância ao horror do progresso sem amor.
Fizemos Goiânia. Lutamos no meio do nada por ela. Matamos a bela sonhada pelo jovem Atílio. Porque não soubemos cuidar da cidade para nós ao invés de para mim.
Hoje, ela mostra-se amarga. Ela chora e nós sofremos.
E para os mais jovens... começa a diáspora!
A cidade de Arataca está passando por uma transição na sua principal cultura econômica, do cacaueiro a cultura do café. A qual está afetando também o comportamento econômico do seu povo.
Lições da prisão
Bendito seja o Senhor, pois Ele me mostrou Sua maravilhosa bondade em uma cidade forte. - Salmos 31:21
Escritura de hoje : Salmo 31: 9-24
Enquanto pesquisava um projeto de redação, entrevistei 24 pessoas presas durante a Segunda Guerra Mundial. Embora não tivessem sido torturados ou maltratados, sofreram fome, frio, separação, perda de privacidade e uma incerteza incômoda do que estava por vir. Nenhum deles falou de sua libertação sem lágrimas.
Perguntei-lhes: “Como sua experiência na prisão afetou sua vida?” Todos disseram que durante o ano em que Deus havia confinado Deus lhes ensinara lições que os haviam preparado para o trabalho de suas vidas. Mas quando perguntei se eles teriam ido para o campo de prisão voluntariamente, cada um respondeu: "Não!"
A maioria de nós não escolheria circunstâncias difíceis para nos ajudar a aprender a confiar em Deus. Portanto, em Sua perfeita sabedoria, Ele freqüentemente nos leva a situações que podem fortalecer nossa fé.
O salmista descobriu a maravilhosa bondade de Deus enquanto ele estava em uma cidade sitiada (Sl 31:21). Quando cercado e isolado pelos inimigos, ele temia o pior, mas o Senhor lhe deu força e esperança (v.22).
Deus usa as experiências da “prisão” da vida para nos ensinar lições espirituais que não poderíamos aprender de nenhuma outra maneira. Portanto, podemos louvá-Lo e confiar Nele em qualquer circunstância.
Refletir e orar
Todas as provas de Deus têm um propósito: um
dia você verá a luz;
Tudo o que Ele pede é que você confie Nele,
Ande pela fé e não pela vista. - Zoller
Deus usa nosso tempo ocioso para nos edificar. David C. McCasland
Continua
Aqui não temos cidade contínua, mas procuramos a que está por vir. -
Hebreus 13:14
Escritura de hoje : Hebreus 11: 8-16
Você gosta de histórias contínuas? Digamos que você esteja lendo um artigo de revista ou assistindo a um programa de televisão por meia hora, e chegue ao local em que o herói mergulha na água para resgatar sua namorada que está se afogando. Então você fica pairando no ar com as palavras: "Para continuar". Que decepção!
Eu tenho uma resposta bem diferente à inscrição na lápide de um seguidor de Cristo. Lê: "Para ser continuado acima."
Sim, esta vida é apenas o primeiro capítulo do livro da vida. Se esse capítulo é longo ou curto - não é o fim, mas deve ser continuado. Para o crente, isso continuará no céu com nosso Senhor. Não há interrupção entre os capítulos; você não precisa esperar até a edição do próximo mês ou sintonizar na próxima semana para ouvir o episódio final. O capítulo dois segue o capítulo um sem interrupção. Continua-se imediatamente, pois “estar ausente do corpo [deve] estar presente com o Senhor” (2 Cor. 5: 8).
Qual será o próximo capítulo para você? Será escrito mais cedo ou mais tarde, no céu ou no inferno. Lembre-se, quando chegar a sua hora de morrer, esse não é o fim. Sua história é "para continuar" - mas onde?
Refletir e orar
Os dias fugazes da vida logo desaparecerão
Quando a morte terminar, tudo o que se passou antes;
No entanto, a vida em Cristo continua ainda,
para todos os que viveram para fazer Sua vontade. —DJD
A morte é o último capítulo do tempo, mas o primeiro capítulo da eternidade. MR DeHaan
Indo para o ouro
As ruas da cidade eram de ouro puro. -
Apocalipse 21:21
Escritura de hoje : Apocalipse 21: 1-3,15-27
Isso pode ser uma surpresa, mas a cidade do ouro no mundo de hoje é Nova York. Sob as ruas frenéticas da Big Apple, fica o maior cache de ouro do mundo. Oitenta metros abaixo do distrito comercial é um cofre que contém cerca de um quarto das reservas monetárias em ouro do mundo.
Como era de se esperar, a segurança é hermética. O cofre não tem portas, apenas uma passagem estreita que é fechada por um cilindro de aço rotativo. Precauções elaboradas garantem que nenhuma entrada não autorizada seja feita no cofre.
O pensamento de tanto ouro em um só lugar é empolgante - mas pertence a outra pessoa.
Compare essa imagem de ouro, guardada com segurança e protegida pela tecnologia e pelos melhores esforços do homem, com o ouro que está ao ar livre no céu. Enquanto o ouro de Nova York é inacessível a todos, exceto a poucos privilegiados, o ouro do céu é tão abundante que é usado para pavimentar as ruas. Mas muito melhor do que estar perto do ouro é que estaremos perto de nosso Senhor e Salvador.
Tem certeza de que está a caminho do céu? Para chegar a essa cidade dourada, você deve admitir seu pecado e confiar em Jesus Cristo como aquele que morreu para pagar a penalidade por isso. Não deixe que nada o impeça de buscar algo muito mais valioso que o ouro - a alegria de estar com Deus para sempre.
Refletir e orar
Cara a cara - momento maravilhoso!
Cara a cara - para ver e saber;
Cara a cara com meu Redentor,
Jesus Cristo, que me ama tanto. —Breck
Nada na terra se compara a estar com Cristo no céu. Dave Branon
na estrada de terra
da cidade vazia
a criança preta empunha um pedaço de pau.
ela está nua e vê-se um corpo tão prematuro
quanto ruínas.
a boca intumescida da criança preta gutura
morte ao rei!
e na aridez inalcançável dos pés descalços
resiste
a criança tão criança e velha,
sozinha e livre –
o sino da igreja abandonada toca todo dia na hora errada.
Dizem que em Imardim o vento tem alma e chora lamentosamente pelas ruas estreitas da cidade porque se entristece com o que encontra por lá.
Quando eu era pequena
adorava passear de ônibus com meu pai
ele sempre ia a cidade
eu ficava observando da janela
as palmeiras plantadas no canteiro central da avenida
Como era linda aquela vista
Eu observava os letreiros das fachadas das lojas
e lia uma por uma na velocidade que o ônibus corria durante o trajeto
os meus olhos também eram ágeis como o vento
este era um dos meus favoritos passatempo
Olhava a natureza em volta em meio a tantas palavras
mesmo sem saber o que elas significavam
Quando se tem sete anos de idade e você aprende a ler
você quer mesmo é aprender
Em noite fria pela madrugada nas ruas vazia de uma cidade vendo uma criança com suas vestes sujas rasgadas deitado de baixo de uma marquise encolhido pois o sereno daquela noite castigava sua pele seu bem estar olhando aquela cena me veio aquele aperto no coração mais sem saber explicar ao qual êxtase fiquei por uma cena tão cruel por tratar de uma criança vendo devorado pelo clima da noite meu peito com certa tristeza logo eu duro descrente de tudo ao ponto que se chegar ao próximo quarteirão que parecia uma imensidão que não chegava pois a cena insistia me incomoda . Pois bem aquela cena né veio em memória a minha própria existência assim quando jovem muito menino vivi certa situação que me fez recordar da minha luta ao tanto clamar por ajuda hoje me tornei um adulto e pela misericórdia sou um vencedor pois bem hoje sempre digo graças a Deus pelas coisas e ao mesmo tempo penso logo eu que sou ateu ... E nisso vejo que atitudes nos faz ir além de tudo até mesmo do que não acreditamos mais no fundo Deus habita nesse coração.
Graças ao Bom Deus a chuva chegou de mansinho molhando a nossa cidade de Castelo - ES! Viva a chuva!!! Viva!
Dia triste na cidade
Você não veio, eu não fui, ficou assim
Só me diz que é verdade
Que eu tô em você e você tá em mim
Sem fim
“Toda cidade brasileira tem esgoto prejudicial, são as câmeras de vereadores e as prefeituras.”
Giovane Silva Santos
NO SEIO DAS FLORES-04/2020
Sou do ventre imortal da poesia
Querida pátria terra da cantoria
Cidade das flores seio do sertão,
Seria um poeta na minha cidade
Para cantar minha doce saudade
E toda a alegria do meu coração.
Não tem livrarias nesta cidade. E talvez não tenha nenhuma livraria neste mundo inteiro. Sem livrarias, não tenho como conseguir livros. O que fazer? Vou ter que fazer os meus, oras!
Nós construímos esta cidade. Construímos os prédios, as estradas. Então trouxeram as máquinas. Não pelo lucro. Fizeram isso para nos expulsar. Porque as pessoas normais sempre nos odiaram. Só que faziam isso sorrindo.
Nova casa , Novo bairro Nova cidade Novo começo?
Onde estou que eu não reconheço?
Quem são os transeuntes a passar pela porta
Quem são os ouvintes atentos da nossa vida torta
Onde estão os amigos que com custo conquistei
Foram deixados para trás
Há umas duas ou três rodoviárias que parei
De cidades que eu realmente nunca visitei.
Puxa que vida legal!
Dizem aqueles a qual profundamente invejo
São as crianças que levam uma vida normal
Desde que nasceram vivem sobre o mesmo teto ...
CIDADE GRANDE, GRANDE CORRERIA
A cidade tá cheia de carros, cheia de motos e bicicletas.
Mas não há ninguém aqui, mais ninguém quer me ouvir.
A cidade tá cheia de cinza e com um pouco de flores nas Janelas.
Mas não há ninguém para a flor regar, ninguém viu que a flor morreu.
A cidade tá cheia, está cheia de gente com pressa.
Eu vejo pessoas comentando por aí que gostariam de lagar tudo e sumirem..Mudar de cidade, de ambiente, fujir dos amigos...Enfim, fujir de tudo pra resolver os seus problemas..Pode ser que alguns dessas negações funcione,por exemplo, se os amigos são do mal e estão te influenciando a ser também...Caso o contrario, não fuja, porque o problema não está no lugar e nem nas pessoas e sim em você, onde quer que vá essa bagagem você vai levar..Então a dica que eu dou é que mude você antes de mudar de lugar, esvazie essa mala pesada que você inconscientemente levará a onde quer que vá, enquanto não fizeres isso não haverá lugar bom, o melhor lugar pra gente ficar e dentro de nós mesmo, no aconchego do nosso coração e na paz da nossa consciência .Assim estando você pode ir para onde quiser, levando apenas o peso da mochila...Porque não é o que você tem, onde você está ou o que você faz, que irá determinar a sua felicidade, mas sim o que você pensa sobre isto. Tudo o que você tem depende da maneira como você olha, da maneira como você valoriza. Se você tem amor e sobrevive nesta vida com dignidade, tem atitudes positivas e partilha com benevolência suas coisas, então você tem tudo!..Agora sim....Boa viagem!