Cidadão

Cerca de 1055 frases e pensamentos: Cidadão

⁠⁠Se nossa vida começa
Ali, junto ao nascimento,
O cidadão só ingressa
Após o conhecimento.
Conforme disse Platão
“Não se cria um cidadão “
Sem ter bom preceptor.
Todo labor existente
Começa pelo docente,
O popular professor.
________________
Não existe profissão
Que venha sem professor,
Não consigo entender
Porquê não lhe dão valor.
Enquanto os analfabetos
Forem donos dos projetos
Para nossa educação;
Veremos os professores
Amargando muitas dores
Para formar cidadão

Inserida por LeoPoeta

O governo libera armas, para o bom cidadão, para que haja responsabilidade individual, em valores patrióticos, e respeitá-las, às leis.

Inserida por Marceloassis

⁠Um cristão genuíno deve viver como cidadão de outro Reino, manifestando uma cultura diferente, a cultura do Reino de Deus.
Infelizmente, grande parte dos cristãos modernos estão vivendo a cultura do reino dos homens, em oposição a cultura do Reino de Deus.

Inserida por VerbosdoVerbo

Um pensamento só existe como acção. Acção e pensamento são a causa e a origem do futuro. Tal como eu e os outros que são o fundamento do futuro. O futuro incerto do Século XXI que um dia sonhei eu quero que seja tudo menos certo.
A Utopia é o tempo da evolução.

O início do fim da corrupção em uma nação inicia-se em cada lar.

A cidadania não pode ser reduzida ao número de CPF e ao registro na Justiça Eleitoral. Os cidadãos, em uma sociedade verdadeiramente democrática, são os protagonistas da história do seu país.

A política é uma dádiva e ao mesmo tempo uma maldição. Para Aristóteles, "o homem (ser humano) é um animal político", isso necessariamente não o torna mau ou bom. Ele também diz que o cidadão é político, pois participa na elaboração e execução das leis, porém nem todos são cidadãos. Trazendo esse pensamento para os dias atuais, onde existe uma grande descrença em políticos, por termos a simples ideia que política se remete apenas a eleição, e não a organização social e do estado. Tiro a conclusão (talvez inexorável) que a política é uma dádiva, olhando pela capacidade que cada cidadão tem de expor e solidificar sua opinião, através de um caminho visando um "bem".

Esse bem não se trata do correto ou do errado, mas algo necessário a ser finalizado para um "todo". Uma meta, como grosso modo poderíamos dizer: a reforma da educação e sua universalização, quanto a unificação da policia para que possamos ter um policia mais centrada e eficiente, assim como investimento a tecnologia e a pesquisas, e poderemos citar diversas áreas que podem ser melhoradas e traçadas metas.

Entretanto, para o cidadão político, esse também tem uma maldição, principalmente hoje, em um tempo que a política e os políticos estão desacreditados. Onde se tem uma desconfiança desenfreada, gerada por situações que vem se agravando a cada dia, que é a corrupção. Uma pessoa dizer "ser político" é um ato de coragem, de contravenção, talvez até de subversão.

Quando uma pessoa se apresenta como político, existem três reações mais presentes, uma delas é a desconfiança, primeiro a pessoa acredita por um enraizamento cultural que "todo político é corrupto", isso fecha a oportunidade de cidadãos que não são corruptos mudarem o quadro que se encontra a política. Algo comum também, seria o pensamento individualista e imediatista, onde a pessoa ao invés de pensar no coletivo, pensa apenas em si, se vende ou até mesmo tenta barganhar com o político em questão, independente de seu pedido.

E por fim, algo não tão comum, ou até mesmo, que eu consideraria mais propicio e que recomendaria que ocorresse, seria o pensamento coletivo, o pensamento para um fim, visando algo que não mantivesse o mesmo sistema e também não fosse individualista. Nesse caso especifico podemos citar algumas ações e pensamentos que traria beneficio, não só para a política, mas para um todo, para a sociedade, que seria a ajuda mútua, onde os cidadãos questionassem primeiramente porque de sua desconfiança, buscasse conhecer, interagir e assim contribuir para a construção e execução de ideias para beneficiar a todos. Voltando assim, a questão do "cidadão" de Aristóteles, dito no inicio.

A Educação é ferramenta fomentadora da interiorização de comportamentos humanos no trânsito.

Sinto o que sou que nada deveria ser, e se sei que nada tenho, o que poderei eu levar comigo quando eu tiver partido para onde tenho que ir.

Liberdade ou libertinagem

O que é certo?
Certo é certo?
Ou certo é errado?

O que é errado?
Errado é errado?
Ou errado é certo?

Liberdade ou libertinagem
Seguir a doutrina ou não seguir?
Meio termo?

Por mais que tenhamos nossos princípios, ser cidadão é isso.
É seguir a doutrina sem privar nossa liberdade limitada…

Quem me dera, se todos seguissem apenas o princípio… amor ao próximo e integridade…

Desabafo.

Aos mais velhos, respeito. Aos jovens, conscientização. Mas, às crianças, cuidado, respeito, conscientização e tudo que faça de um ser qualquer um inquestionável cidadão.

Abster de votar é ter medo de assumir as responsabilidades, é não está preparado para definir o melhor caminho, é privar de seus próprios direitos, é concordar que façam por você o que você não tem certeza se quer que faça. A nulidade do voto representa a ignorância do que de fato é a democracia. Se você é honesto, ajude a tomar o poder dos corruptos, entre no meio e não se suje como eles.

A esperança é um milagre.

⁠Os professores são de uma classe privilegiada, porque eles têm nas mãos a possibilidade de ajudar a construir um país cidadão, democrático e inclusivo. por isso são tão atacados e tão temidos.

⁠ Cara e Coroa


A desigualdade, é a realidade.
A descriminação, assombra a humanidade.
Vejo o brilho intenso, nos olhos da sociedade.
Um mundo que se desfaz, em meio a tristeza.
Mortes, choros, solidão, tudo isso, na casa do cidadão.
Famílias deslaceradas, filhos sozinhos, Esposas viúvas, Mães Chorando, contudo, esperando um futuro melhor.

Gostando das frases?

O cara escreve fexado com "x", depois eu que sou xato...

Inserida por Peter2008

A evidência empírica sugere que as pessoas que mais estão dispostas a pagar pelos custos pessoais (em termos de tempo e esforço) da participação [política] são aquelas com as opiniões mais extremas. Os extremistas têm interesse pela política e tendem a ser os mais insatisfeitos com o status quo, e por isso tendem a ser os cidadãos mais altamente participativos.

Inserida por Psycho

"Há casos em que os juízes das diferentes Instâncias, necessariamente se combinam, pelo fato de que, se forem contraditórios acerca de uma sentença, um deles não estará dizendo a verdade". ... ... ...

"Coexistem: o Direito Penal do cidadão (presunção de inocência; garantias penais mínimas consagradas pelas normas) e o Direito Penal do Inimigo ( verdadeira caçada ao autor de um pretenso delito; o procurado não é sujeito de Direito; basta ser acusado para o considerarem inimigo; ao condenado sem provas não são dados os mesmos Direitos Protetivos de um réu)". ... ... ...

Inserida por fernando_freire_1

Aos ricos e poderosos, tudo. Aos meros contribuintes, o rigor da lei.
PRIC.
P.R.I.C:
Publique-se, Registre-se, Intime-se, Cumpra-se.
São abreviaturas comuns nas sentenças judiciais.

Inserida por Superjujar

O dia 30 de abril, para muitos brasileiros, pode ser chamado de "o dia da raiva". Neste dia, os cidadãos, constrangidos são obrigados a pagar impostos para quem não é digno de receber impostos.

Inserida por carlosmachado67