Cidadão
Para o cidadão comum, constitui uma verdadeira aventura constituir um advogado e mover um processo judicial para defender algum direito. Além dos custos advocatícios altos, o cidadão corre o risco de, na reta final, ver sua causa classificada como improcedente pelo juiz. Além de não ver seu direito reconhecido pelo juiz ainda tem de arcar com os honorários do advogado da parte vitoriosa.
Quando os deveres do cidadão são maiores do que os seus direitos, o regime é de servidão disfarçado de democracia.
Menos pelo caminho, mais pela ação
Uniforme, para manter em silêncio
o pequeno cidadão;
marionete no mundo cão,
exemplo simplório,
de pequenas causas ganhas,
no merchan do racismo.
Iludido, pela falta de cidadania
levanto pela manhã orquestrando,
cotidiano, definindo objetivos,
realismo, não acredito!
O Benfeitor mantém sua cabeça erguida
e todos os dias, mata um leão por dia.
Certo, que tudo está disperso
singular
ponto de inicio;
é só mais um curral
de formato circular,
do senhor Baltazar
oriundo;
mecânico
aquele que maquiniza;
jamais, solta sua vitima.
Herdamos, o medo,
dos loucos que já se foram.
Exemplo é apenas uma palavra,
não se aplica, na selva ordinária.
Enquanto se é forte,
mantém a mente atenta,
armadura contra os laços
do inimigo que se apresenta.
Menos um no caminho.
Menos um na dor.
Menos um igual a min.
Menos um calor no meu coração,
pra seguir
tempos de silêncio,
maestro,
que contempla paisagem.
CONDENADA COR!
Na diáspora de ordem e progresso é oportuno, oportunizar
título de cidadão, sem garantias de condição, não abrangendo todos os irmãos.
Desigualdade é força de expressão, denuncia revelando essa condição,
Direitos negados ao preto oprimido, tendo como compensação,
por suas contribuições a condenável discriminação.
Ainda há de se tomar cuidado... Mesmo evidenciando-se, os acessos negados,
preto aqui não é discriminado... dramatiza situação! Vivendo de um passado,
quando seus antepassados foram escravizados. Não querem estudar, esperando.
as cotas para se beneficiar... Assim! Inferiorizam! Ações afirmativas, um degrau.
para igualdade compensativa.
Com Terror vivemos, quando nossos pequenos, morrem por um sistema,
Que sem julgamento nos condena, são marginalizados livremente assassinados,
colocados a margem da sociedade, não queremos esse rótulo, como identidade
somos pretos conscientes, buscamos direitos de igualdade
estando na diversidade por civilidade.
“O homem não nasce cidadão; o homem se torna cidadão. A formação de
um cidadão não é tarefa fácil: a família, a escola e mesmo o Estado não se
sentem responsáveis pela sua formação. Transferindo-se a responsabilidade
de uma instância para outra, quem sai perdendo é o indivíduo e a sociedade.”
A democracia brasileira é o direito que o cidadão brasileiro tem de participar da negociação onde escolhe pagar a metade do dobro ou o dobro da metade.
Confundindo Política, Religião e Fé.
Em um estado de direito adquirido e respeitado o cidadão comemora o segundo maior dia dos milagres, uma espécie também de comércio de medalhinhas milagrosas em dias santos, assim também o crescimento da laicidade como direito constituído. Se os homens produzissem grãos com metade do tempo em que produzem fé, e se a política não tomasse parte da distribuição das sementes, seria suficiente para acabar com a fome no mundo. Todas as desgraças são necessárias para o sustento do egocentrismo dos poderes supremos: “religioso e político”.
As desgraças bem como as vinganças de Deus fundamentadas e apoiadas pelo clero, e as guerras promovidas pelas grandes potências políticas apoiadas pela ONU são necessárias e inevitáveis. Salve-se quem puder! Para todos os eventos há um Deus amenizador da psique humana. Em um mundo já formado talvez por si só, o homem é um produto evolutivo pelos meios naturais, responsável pelos seus erros, pelos efeitos que causar, também por suas virtudes e pelo Deus que confiar. Humanos são seres pensantes que dependem das desgraças diversas, lidam com coisas abstratas que alguém o idealizou para sua realidade existencial. Sendo como um serzinho de tamanha pequenez a dar causas a concepção de mundo. De grande vontade de poder egocêntrico. Seu comportamento pode ser manipulado modificado nas condições de humano/desprezível independente da grandeza da sua fé ou da quantidade de grãos que produza.
Para um entendimento irônico diz-se: Produza fé porque alimenta mais que grãos; produza ouro porque alimenta mais ervas; produza castelos e altares porque abriga mais que celeiros; produza rituais fúnebres e ofegantes porque deve amenizar mais que analgésicos. Deus produza humanos sem características humanas, que sejam seres aceitáveis entre sua própria espécie, capazes de dirimir as guerras e as fomes.
Amauri Valim.
Pior pobre é o pobre que não reconhece a classe social que pertence.
Esse cidadão é pobre de espírito.
Igualdade: é o que todo ser humano precisa
Justiça: é o que todo cidadão deve ter
Liberdade: é o que a sociedade quer
para se ter uma vida mais leve;
Vou me tornar apolítico, não sou um cidadão o suficiente para construir o bem comum.
Apoiei o impeachment de Dilma e sei que ela cometeu crime de responsabilidade e fui taxado de "golpista" pela opinião contrária e sempre defendo que as contradições gera o equilíbrio a qual chamei filosofia das contradições, pois só a filosofia alcançaria a magnitude de toda e qualquer compreensão.
Idealizei projetos para a cidade de Uiraúna, cidade que arquitetei meus sonhos e derramei minhas lágrimas, porém, não trago o que o ermitão traz para sua comunidade, o alimento e a sobrevivência.
Sonhei em ser até Governador e ser conhecido pela minha luta a favor da cultura e da educação e Presidente da República sendo o salvador da Pátria.
Sonhei ao tomar banho em ser presidente de todo Poder Legislativo Federativo, começando pela Câmara de Vereadores de Uiraúna, Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, Presidente da Câmara Federal e do Senado Federal, com toda as minhas contas aprovadas e mostrar probidade e moralidade no trato com a coisa pública.
Decido apenas em ser um cidadão e contribuir com algo pela minha cidade, Estado e País, a Ordem DeMolay me ensinou isso, em servir ao povo e pelo povo carente lutar, mesmo em ser apenas mais um cidadão cheio de utopias.
Quando um cidadão nega direitos mínimos inerentes a humanidade, direitos para humanos, seja ao miserável de rua ou ao traidor da pátria, nega-se não apenas e tão somente a própria existência e sobrevivência mas o próprio sentido de humanidade; nenhum cidadão está isento do banco dos réus, sentamos diariamente nesse posto de diversas maneiras, a nossa própria pele também clama por dignidade...
Que o cidadão reconheça sua utilidade no cenário da segurança pública. Participe; antes de criticar. O fazer segurança pública não é missão da polícia, somente.
Dias desse ia no ônibus e um cidadão revoltado, não era a primeira vez que tinha visto e ouvido ele, esbravejava, falava alto, conclamando o povo, digo os passageiros, a se mobilizarem, dizendo que o povo é muito acomodado, só quer saber de WhatsApp, que a passagem aumenta e ninguém faz nada, que fazer greve não adianta, que não deveríamos votar mais em ninguém e coisa e tal. Tava gostando da disposição do cara, da manifestação atípica de civilidade, da coragem. Ai interrompi-o... - Amigo, sabe se o bairro tem algum líder comunitário? Fazer greve adianta sim, melhor que não fazer nada. Já pensou em ser líder comunitário, tomar a frente, encabeçar o rebanho? Tem jeito, espírito de liderança. Ele nada respondeu, continuou clamando no deserto.