Cidadão
Tem gente que não aprendeu a ser cidadão da terra, mas ele acha que é cidadão do céu. Mateus 5.20; Romanos 12.17-18.
"Não se engane, cidadão brasileiro. Em outros tempos roubavam muito mais do que hoje; havia muito mais político gatuno do que hoje, mas nem sempre divulgavam, porque as falcatruas eram quase geralmente escondidas a sete chaves nas gavetas dos poderes, e, ninguém, ou muito, muito poucos ficavam sabendo. Mas, felizmente, as gavetas antes trancafiadas, agora são cada vez mais abertas ou totalmente escancaradas."
Não confunda time de futebol com partido político.
No Brasil, o cidadão comum costuma confundir uma coisa com a outra. Futebol é esporte e diversão e a torcida faz parte do jogo e sem ela o futebol não existe, pelo menos como diversão. Já Partido Político é coisa séria ou deveria ser. No futebol a torcida não depende da eficiência do time. Esteja mal ou esteja bem, o torcedor está lá para apoiar. Na Política, isso não acontece ou não devia acontecer. Se um partido dá sinais de ineficiência, se seus integrantes são desonestos, se seu programa de governo é inexequível, e qualquer outro sinal de desgoverno, o cidadão deveria descartá-lo. No Brasil, isso não acontece. Os Partidos mudam para melhor ou para pior. Da mesma forma que os times de futebol, os Partidos também mudam os seus integrantes. Se no time de futebol isso não é motivo para deixarmos de ser torcedor, no Partido político um novo integrante é motivo para passarmos apoiá-lo, continuar apoiá-lo e ou rejeitá-lo.
Oswald Wendel in Elementos de Cidadania
✿•¨•ઇઉ•¨`•✿
Reivindicação ou protesto digno é aquele em que o cidadão de bem
mostra sua face seja ela nas ruas ou nas redes sociais.
Ou seria medo de expor sua real ignorância perante ao público?
Brasil, mostre sua cara já, sem máscara e sem bandeira partidária.
♥•ઇઉ•¨`•✿✿•¨`•ઇઉ•¨`•✿✿•¨`•ઇઉ•¨`•✿✿•¨`•ઇઉ♥
________________________ Paulo Ursaia
Na vida buscamos o respeito de todos, mas a reputação de cada cidadão depende de seu empenho pessoal nesta conquista. Contudo se não nos esmerarmos no objetivo pretendido, mais tarde não poderemos reclamar da reação contrária a nossa vontade.
CHICO CIDADÃO
Chico da gente, dele ou de ninguém...
Chico nosso, presente, paciente...
Chico que planta, cuida, colhe e rega...
Chico que alegra e se eleva.
Esse é o Chico que pensa na gente,
Que pensa em um mundo melhor,
Que cuida sem cobrar
E que planta sem perguntar.
Vamos pra rua manifestar nossos direitos como cidadão, vamos pra rua busca nossa paz, nossa justiça, nosso país que está entregue a esses políticos ladrões... A mudança tinha q ser, não só na presidência, mas tb em todos os Estados e municípios. Chega de tanta rataria. Não esqueçam de filmar e fotografar tudo, pois assim não deixamos a Globo editar nada contra nós... Não somos bardeneiros, somos cidadãos querendo seus direitos. Somente seus direitos!
Bom dia vida
DISSONÀNCIA COGNITIVA*
DEGAS é um cidadão paulistano que, diariamente, utiliza o precioso tempo que lhe resta de vida, distribuído entre a casa da mulher amada e a da mãe apegada. Durante o percurso, no ônibus, tem o hábito de observar o comportamento das pessoas e, no uso desse mister, naquele domingo de passeata prevista, teve sua atenção voltada para uma jovem, que, por suas vestes, aparentava estar preparada para aquele evento que iria acomodar na Paulista milhares de brasileiros em ato cívico, a clamar por nossos direitos e exigir Ética na política!
A citada jovem -ocupante de um daqueles assentos de acesso "inexpugnável", existentes nos ônibus e destinados, "preferencialmente", aos portadores de necessidades especiais-, ao perceber o embarque de uma idosa, fechou literalmente seus olhos e "pôs-se a dormir"! Incontinenti, DEGAS, que a tudo observava, delicadamente, objetivando "despertá-la daquela extemporânea sonolência", tocou-lhe o braço e sussurrou-lhe: "Você sabia que o assento que está ocupando é um dos poucos existentes, em que seus eventuais usuários não podem dormir?". A jovem, surpresa, e sentindo-se um tanto quanto desconfortável com aquela observação, arguiu: "Por que?". DEGAS, então, apontou-lhe o adesivo afixado no vidro da janela contígua ao assento por ela ocupado, referente à sua condição de uso. Sem expressar qualquer reação, a recalcitrante, aparentando ainda um certo ar de indiferença, nele permaneceu sentada.
Para DEGAS restou a esperança de que a jovem, ao levantar e posicionar-se diante da porta para descer -reação tida após vislumbrar um grupo de jovens deslocando-se à Avenida, com o mesmo propósito-, tenha tido tempo observar outra mensagem, também indicada no veículo: "Respeitar o idoso é respeitar a si mesmo!"
Naquele dia, DEGAS foi coadjuvante num episódio típico da dissonância cognitiva, protagonizado por uma jovem que, embora disposta a clamar por seus direitos, ainda não assimilara o mais elementar dos seus deveres - o do respeito ao próximo, a que todos estamos sujeitos!
______________
Ver Leon Festinger (8 de maio de 1919 - 11 de fevereiro de 1989) - Teoria da Dissonância Cognitiva que, a grosso modo, revela o descasamento entre as crenças pessoais de alguém e suas atitudes...;
CONDENADA COR!
Na diáspora de ordem e progresso é oportuno, oportunizar
título de cidadão, sem garantias de condição, não abrangendo todos os irmãos.
Desigualdade é força de expressão, denuncia revelando essa condição,
Direitos negados ao preto oprimido, tendo como compensação,
por suas contribuições a condenável discriminação.
Ainda há de se tomar cuidado... Mesmo evidenciando-se, os acessos negados,
preto aqui não é discriminado... dramatiza situação! Vivendo de um passado,
quando seus antepassados foram escravizados. Não querem estudar, esperando.
as cotas para se beneficiar... Assim! Inferiorizam! Ações afirmativas, um degrau.
para igualdade compensativa.
Com Terror vivemos, quando nossos pequenos, morrem por um sistema,
Que sem julgamento nos condena, são marginalizados livremente assassinados,
colocados a margem da sociedade, não queremos esse rótulo, como identidade
somos pretos conscientes, buscamos direitos de igualdade
estando na diversidade por civilidade.
Preconceito.
O preconceito é asqueroso
que maltrata a criatura
deixa o cidadão nervoso
e o coração com rachadura
o racismo é contagioso
mas na cadeia tem cura.
Nas grandes democracias, o cidadão aprende desde cedo que é preciso primeiro saber dos seus deveres para depois conhecer seus direitos. Em países como o Brasil, onde se pensa que só há direitos e nenhuma obrigação, não existe democracia e sim anarquia.
Se para exercer os cargos mais importantes do país, basta o cidadão ser alfabetizado, para que eles querem professor valorizado?
Um cidadão com português privilegiado é pra poucos, eu fico agradecido pelo que Deus me concedeu, escrevendo certo ou errado faço o possível para que me entendas.