Chega uma hora que cansa: mensagens que inspiram a mudança

Equipe editorial do Pensador
Equipe editorial do Pensador
Criado e revisado pelos nossos editores

Chega uma hora em que você cansa. Cansa de se preocupar, cansa de tentar agradar, cansa de fazer tudo certo, de ser bonzinho e politicamente correto.

Chega uma hora em que você se cansa das decepções e começa a se afastar das pessoas.

Chega uma hora que a gente cansa...
Cansei de me preocupar, cansei de agradar, cansei de fazer tudo o que eu podia, cansei de fingir que estava tudo bem...
Cansei de fazer tudo em vão!

Não é que eu não me importo. É que chega uma hora que a gente cansa e acaba desistindo.

E chega um momento que a gente cansa. Cansa de se entregar, de mergulhar em pessoas vazias, de acreditar em promesas sem garantias, de esperar o tempo passar e tudo continuar no mesmo lugar.

Chega uma hora que a gente cansa de correr atrás e o corpo pede descanso, com dó da mente e do coração apedrejado.

Chega uma hora que a gente cansa
E as coisas que eram importantes
Tornam-se insignificantes.

Chega uma hora que você se cansa de cruzar oceanos por pessoas que sequer pulariam uma poça por você.

Paquerar é bom, mas chega uma hora que cansa! Cansa na hora que você percebe que ter 10 pessoas ao mesmo tempo é o mesmo que não ter nenhuma, e ter apenas uma, é o mesmo que possuir 10 ao mesmo tempo.

Nessas horas sempre surge aquela tradicional perguntinha: Por que aquela pessoa pela qual você trocaria qualquer programa por um simples filme com pipoca abraçadinho no sofá da sala não despenca na sua vida?

Desconhecido

Nota: Trecho do conto Paquerar é bom, mas chega uma hora que cansa.

Chega uma hora que a gente cansa, e vem aquela vontade de desistir de tudo, vem aquele momento que você começa a abrir os olhos pro mundo, e pensa assim: "porque eu ainda tô aqui? O que eu fiz para merecer isso?". Então, a gente senta na cadeira, começamos a pensar, a chorar, ver se vale a pena continuar, vivendo sem motivo, chorando, sofrendo, simplesmente vivendo. Vivendo essa vida que você já não quer mais, se pudesse prever o futuro, ia mudar tudo, vontade de voltar pro passado, consertar as coisas que fez de errado. Para que nunca, chegue essa hora, de desistir de viver, e que a gente pensa que a única solução é morrer.

E chega uma hora que você cansa, sabe... Cansa de sofrer pelas mesmas pessoas, brigar pelas mesmas coisas e isso nunca ter um fim. Cansei de ter sempre que ser aquela que pede desculpas mesmo sem ter culpa alguma, cansei de chorar pela estupidez dos outros mesmo quando você se esforça ao máximo para ajudar. Chega um momento que você cansa de deixar sua vida de lado para estar sempre ali, para aquela pessoa e ela simplesmente lhe tratar com estupidez e grosserias. E quer saber! Eu acho que cansei.

Chega uma hora que você cansa, cansa de aguentar gente falsa e hipócrita, cansa dos palpites e conselhos sobre sua vida de gente que nem ao menos te conhece, cansa de palavras cheias de veneno, cansa da bondade revestida por puro interesse, cansa de tentar ser o que não é, de agradar quem não merece ser agradado, cansa desse cinismo todo que envolve nossa sociedade! Quando esse dia chega você passa a ser livre, passa a dar valor pra quem realmente merece e utilizar seu tempo pra coisas e pessoas que realmente têm algum sentido, que te acrescentam algo! Eu cansei...

Chega uma hora que a gente cansa...
Cansa de buscar o que não pode ser alcançado,
Cansa de lutar por quem não quer ser conquistado,
Cansa de pensar no que não foi feito, não foi falado...

Chega uma hora que a gente cansa...
Cansa de viver tentando mudar,
Cansa de buscar resultados,
Cansa de identificar vestígios de sentimento...

Chega uma hora que a gente cansa...
Cansa de conviver com pessoas pessimistas,
Cansa de se contentar com tão pouco,
Cansa de ir levando a vida...

Chega uma hora que a gente cansa...
Cansa de sonhar...
Cansa de amar...
Cansa de viver...
Sonhar, amar e viver as mesmas coisas todos os dias...

Chega uma hora que a gente cansa...
Cansa de esperar, de se conformar, de procurar saídas,
Cansa de pedir, de perguntar, de tentar entender,
Cansa de desculpas esfarrapadas, de minimizar opostos...

Chega uma hora que a gente deseja o novo...
Chega uma hora que a gente descobre que ainda dá pra olhar pra frente. E começa a enxergar caminhos que antes não eram vistos...
Chega uma hora que a gente percebe que dá pra ir além do exato lugar onde estamos...
Chega uma hora que a gente deseja mais do que joguinhos, flertes, críticas, brincadeiras, molecagem...
Chega uma hora que a gente descobre que a vida não é tão banal...
Chega uma hora que a gente descobre que está VIVO, e que quer VIVER...

Chega uma hora que a gente cansa de certos tipos de pessoas que nunca quiseram dar um passo pela gente, chega uma hora que a gente cansa de ser bengala e quer caminhar sem pesos, sem escoras, sem lamentos. Chega uma hora que a gente quer apenas um pouco de reconhecimento da vida e resolve caminhar somente com aquele que ao invés de nos cansar ou ferir, nos carrega no colo... Deus.

Chega um momento da vida que a gente só quer paz, boa companhia e tranquilidade, a gente cansa de amores complicados de paixões desenfreadas, de sofrer decepções, desencantos, nós só queremos alguém que nos faça sentir conforto, nada de explosão ou tristezas e stress.

Queremos alguém que nos faça nos sentir em paz, que abrace forte e diga estou aqui. Queremos aquela pessoa que você sabe que pode contar, que em qualquer lugar do mundo te faça sentir feliz independente da paisagem.

Queremos fazer planos, casar, ter uma casa, alguém para compartilhar o café da manhã, alguém com quem cheguemos em casa depois de um dia exaustivo e que esteja de ouvidos abertos para ouvir e acolher.

Nada de loucura, tudo muito calmo, tranquilo, paciente. Queremos ter alguém que possamos passar um fim de semana assistindo Netflix ou quem sabe indo ao cinema, com pipoca. Nesse mundo que prega total desapego, queremos nos apegar.

Queremos fazer um piquenique no parque e ficar olhando as crianças correndo e imaginar como são felizes naquele mundo inocente. Queremos vida, queremos planos, sonhos.

Temos que nos surpreender com aquele jantar, com aquele beijo, com aquela flor ou presente inusitado, todos nós queremos clichê, um mimo.

Queremos contar a todos, como o outro nos faz bem e parece não ter defeitos. Mas, no fundo, queremos descobrir quais são e que a pessoa descubra quais são os nossos e assim possamos desenvolver um amor, sincero, sem máscaras.

Queremos alguém para envelhecer ao nosso lado e possamos passar horas contando aos netos como nos conhecemos. Queremos ter orgulho de dizer que estamos a tanto tempo juntos. (pelo menos nossas almas estiveram)

Vamos dançar, mesmo que desengonçado, e rir, rir muito.

Queremos ter alguém que faça falta independentemente de onde estejamos. Queremos aquela companhia que transborde. Porque completos já somos.

Queremos alguém para somar, alguém para dividir a cama, a rotina, os planos, as loucuras. Que prepare os ovos mexidos, e tome o café, juntos...
Enfim tudo o que todo mundo realmente quer e precisa, em todas as fases da vida.

Chega uma hora que a gente cansa, cansa de tentar agradar, cansa de ter medo, cansa de se importar, chega uma hora em que tudo que queremos é ser livres, é errar sem medo, é viver como se não houvesse amanhã, chega uma hora em que se quer arriscar, quer apostar todas as cartas sem medo de perder, chega uma hora em que a gente quer deixar de existir, para começar o viver.

Chega uma hora que não importa o quanto a balada esteja bombando, chega uma hora que a gente cansa de segurar esses copos cheios e começa a querer segurar a mão de alguém.

Porque chega uma hora na vida... em certa altura.. que você se cansa da rotina, dos sentimentos sem sal, das palavras sem cor, do mundo sem cheiro e gosto, do mundo que não se pode tocar. E fica na incerteza: Este ciclo acabou ou não? O que fazer com seus grandes dilemas, grandes amores, grandes sonhos? Insistir em realizá-los ou deixar tudo entregue à qualquer força que haja pelo mundo, um Deus, um espírito, um elemento? Deve-se botar um fim no que sempre te causa certa angústia aqui e ali ou os bons tempos, boas lembranças e bons amores fazem a angústia valer a pena?

Chega uma hora que a gente cansa
Cansa de ser tratada com burra
Imbecil
Idiota
Incompetente
Chega uma hora que a gente cansa
De ser mal tratada
Cansa de relacionamentos doentios
De pessoas frustadas
De pessoas inseguras...

Chega uma hora que você cansa de esperar e não ver nada acontecer; é aí que você acaba largando a mão de tudo... O mais difícil do amor é quando ele tem que morrer e não temos força para matá-lo... Bom seria se o amor e a tristeza saíssem num bom banho quente...

Sabe, chega uma hora que a gente simplesmente cansa. Cansa de buscar o que não pode ser alcançado. Cansa de lutar por aquilo que não pode ser conquistado. Cansa de pensar naquilo que não foi feito, e naquilo que não foi falado. Cansa de buscar resultados. Cansa de buscar vestígios de sentimentos. Cansa de se contentar com tão pouco. Cansa de sonhar...

“Chega um momento na vida que a gente cansa.
Cansa de se explicar, cansa de se justificar...
Cansa de tentar fazer as pessoas entenderem
que você só quer o melhor para elas...
Cansa de tentar agradar a quem não tá nem aí pra você...
Cansa de ser sempre tolerante, cansa de engolir sapos pra agradar a quem só quer te ferrar...
Por isso de agora em diante estou trocando o
"DESCULPA, NÃO FOI ISSO QUE EU QUIS DIZER"
Por: "ENTENDA COMO QUISER"”

ÀS VEZES É NECESSÁRIO PARTIR

Chega um momento da nossa vida em que a gente cansa. Cansa de implorar por atenção, por amor, por carinho, por presença. A gente cansa de ser rejeitado, de ser deixado de lado, de ser maltratado.
É necessário parar e refletir, sair da zona de conforto e tomar uma atitude, ver que o que estamos vivendo não dá mais, ter consciência que não cabemos mais onde estamos e que é preciso arrumar as malas, abrir a porta e sair.
Será melhor ir embora do que permanecer e continuar sendo um incômodo na vida do outro. Não será fácil, eu sei, mas com o tempo conseguiremos superar. As lembranças virão, com certeza nos machucarão, mas o que restará é deixar eternizado na memória.
Nada é para sempre, um dia chegará ao fim, mesmo que doa, partamos em outra direção e não olhemos para trás, sigamos em frente e algo novo aparecerá quando menos esperarmos.

Chega uma hora em que a gente cansa de procurar respostas onde nem sequer há perguntas!

⁠Chega uma hora que a gente cansa... de buscar o que não pode ser alcançado, de lutar por quem não quer ser conquistado, de pensar no que não foi feito, não foi falado... Cansa de viver tentando mudar, de buscar resultados. Cansa de identificar vestígios de sentimento... Chega uma hora que a gente cansa...

Inserida por camila_sousa_1

Chega uma hora que a gente cansa de correr atrás.

Chega uma hora que você cansa
Cansa da vida de balada
Cansa da vida livre
Sair ficando com uma e com outra é bom
Porém chega numa fase da vida
Que você percebe
Caramba, eu preciso criar uma raiz, deixar um legado
E nessa hora você olha ao seu redor e percebe
Que as pessoas ali, não partilham da mesma expectativa
Pessoas que só te chamam pra beber, pra balada, não são pessoas com perspectiva e maturidade para criar uma família
A idade vai batendo e está na hora de rever certos conceitos antes que seja tarde
Será que vale a pena criar uma raiz?
Será que vale a pena curtir as noites do final de semana e amanhecer bêbado sem alguém do lado?
Ou até pior, com um desconhecido ao lado?
Será que compensa estragar meu fígado numa só noite?
Essa resposta cada um vai saber consigo, mais lembrem-se

A vida é uma só e não sabemos a hora de partir, mais podemos mudar certos rumos e o legado que vamos deixar, porém esse passo importante só depende do seu amadurecimento, ou da sua mentalidade pequena de viver um momento sem pensar no dia de amanhã!
Ser feliz, é poder degustar de um bem com o qual você jamais irá cansar, seu legado!

Equipe editorial do Pensador
Equipe editorial do Pensador
O Pensador.com conta com uma equipe de escritores, editores, especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.