Cem Sonetos de Amor de Pablo Neruda (trechos inesquecíveis do autor chileno)

⁠"Obrigada Deus por sua fidelidade e amor por nós. Que possamos ser uma luz em meio a um mundo escuro e encontrar descanso em sua misericórdia."

⁠"Meu amor por você é como uma chama eterna que arde dentro do meu coração, iluminando cada passo que dou em direção à felicidade."

“O amor nunca acaba, ele apenas se esconde na esperança de um dia ele poder voltar e ser feliz”

Feliz um mês de namoro, meu amor! Seu jeito doce e carinhoso me conquista mais e mais a cada dia que passa. Obrigada por me completar de tantas formas. Te amo muito!

Que não seja inconcebível o amor entre amigos, pois então você concede-me o seu coração?

Tenho uma forte sensação de que o oposto do amor não é o ódio. É a apatia. Com ela não se sente nada. Se alguém me odeia deve sentir algo a meu respeito, ou não poderia me odiar. Então, existe alguma maneira pela qual posso chegar a ela.

meus pensamentos o vento levou e na boca ainda sobra um gosto esquisito de amor, essa vida louca brincando de sentir dor...

⁠O amor é inesgotável e rejuvenesce, como a primavera; mas não ressuscita o que já morreu.

⁠Talvez eles estivessem certos em colocar o amor em livros… Talvez eles não pudessem viver em qualquer outro lugar.

⁠Não existe amor à primeira vista.
Amar é se adaptar. É construção. É conquista !

⁠O amor é um ato de fé, e todo aquele que tem pouca fé também tem pouco amor.

Erich Fromm
A Arte de Amar. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

E tudo que eu mais desejava era a sorte de um amor tranquilo, que trouxesse paz e calmaria, que me desse o mundo ao invés de me tirar o pouco do chão que me restou das árduas batalhas vividas ao longo do tempo...E tudo que tenho é a sorte de cada dia vivido de um futuro incerto. Amor próprio é o que me restou.

Pensei que só amizade, descobri que era amor, quando percebi já era tarde demais...

O amor não é uma bênção, é uma maldição e uma vez que você o convida para entrar em seu coração, ele só deixa marcas.

Eu costumava pensar que o amor era assim: conhecer alguém tão bem que ele é como uma parte de você.

Um cravo faz sempre falta a uma rosa....cuidemos do amor até alcançar a felicidade e o tempo encherá de aroma de jasmim os nossos corações incendiando as nossas recordações.

Só no topo da experiência conjugal pode surgir o pleno e genuíno Amor, em seu sentido total. Com o impulso firme, constante e irrevogável de tudo sacrificar pela pessoa amada, de perdoar sempre e incondicionalmente os seus defeitos e pecados, de protegê-la contra todo mal e toda tristeza, ainda que às custas da própria vida, e de conservá-la como maior bem não só nessa vida terrestre como por toda eternidade.

As pessoas buscam tanto por amor que às vezes se tornam incapazes de enxergar que já o encontrou.

Buscamos todos os dias pela tal reciprocidade, seja em qualquer sentido, amizade, amor, trabalho, mas a cada dia que passa isso parece ser uma coisa impossível de se conseguir, o ser humano é um bicho muito escroto, eles só querem receber e dar, se doar que é bom? Nada! Deus achou que criou a criatura perfeita, mas ele errou, somos uns monstros egoístas, preconceituosos, sem amor ao próximo, somos todos hipócritas... etc.

A paixão é como o cérebro, muda de foco constantemente. O amor é como o coração, pulsa dentro de nós até o fim da vida.