Cem Sonetos de Amor de Pablo Neruda (trechos inesquecíveis do autor chileno)

O primeiro amor é como uma flor, e tem dois lados: enquanto você namora a flor está inteira. Depois que termina é como uma flor que desabrocha e depois morre.

Então você se decepcionou pois alguém não correspondeu o seu amor e o mundo é redondo...e Deus fez milhares de dias para você viver e ainda nos presenteou com pessoas especiais e uma ainda vai encontrar você .

Se realmente compreendêssemos o amor de Deus, deixaríamos de mendigar qualquer amor!

Pergunto ao meu amor: O que queres de mim? E então tenho a resposta que agrada meu coração, que inquieta minha alma: Quero a parte que me completa você.

Hoje eu tenho uma visão diferente do significado da palavra 'saudade'.
- Saudade é amor que fica!

O tempo passa, as pessoas mudam... Eu ainda tenho muito tempo pra achar que achei o amor verdadeiro.

Não me compare, sou incomum! não me pareço com ninguém se não comigo mesmo,sou passado de amor, sou presente de dor, sou o sonho de um futuro. Sou meu eu, e mais nada.

Mesmo que digam que o universo é maior que meu amor por ti, não acredite,pois; o amor que lhe tenho é com toda certeza o maior do universo.

Ao meu primeiro amor.. Sentimentos espressados, palavras não ditas, lagrimas engolidas, memorias perdidas, atos não revelados, a dor de uma partida.. Coração magoado, planos arrazados, braços afastados,e olhos de quem pede amor sem despedidas...
A ti , meu amor. Foi dado meus melhores afagos, amassos, abraços.. Sorrisos, ouvidos.. Tu foi o Menino que me tinha nos braços.

Tem gente que acha que não precisa do amor pra ser feliz. Eu sempre fui muito emocional. Penso com o coração e nem sei se isso é certo.

❝ Eu achei que fosse amor, engano. Pensei que nunca mais fosse esquecer o que foi bom e doído. Era um pacote lacrado: você, umas migalhinhas e três garrafas de sofrimento. Bebia tudo, sem dó. Eu e a minha dor inesquecível junto com meu suposto sentimento inesquecível. E descobri que a lembrança é feita de açúcar, mesmo salgada.

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.

Porque é pouca vida para não ter coragem de se arrepender. Um dia o amor está ao seu lado, outro dia ele pode ter partido para os braços errados ou para algum lugar sem volta.

O amor existe para somar, não para dividir. O amor é convivência, construção, intimidade. Ele não acontece de forma avassaladora, repentina, maluca. Ele vem de mansinho, chega, puxa uma cadeira e vai ficando. Suave, devagar. O amor não é coisa de novela.

O amor que sentimos por um filho é maior de todos os amores que encontramos durante a vida a fora, é maior que tudo.

Sorrindo vivo do alivio em cada verso que eu choro
Eu crio o meu desenho, Amor é tudo que eu tenho

"Nunca deixe o amor para depois, porque o depois pode ser tarde demais."

Mulher de verdade merece mais do que flores e palavras bonitinhas, merece respeito. O amor pode tá banalizado, mas o meu corpo não. Não vou sair ‘dando’ pra qualquer idiota que apareça na minha frente, porque não sou obrigada. Sei me valorizar, e tenho muita pena de quem não faz o mesmo. E se a moda agora é usar não somente as coisas, mas também as pessoas, deixo claro que prefiro estar totalmente por fora dela.

Morrerei de amor, cercado de flores, não importando se amarelas, rosas, lilás ou vermelhas, o que importa é que haja flores, muitas flores na minha despedida.

"O amor é universal e não precisa ser traduzido por ninguém... Amo você aqui, como amaria no Japão, na Finlândia ou no Céu."