Cem Sonetos de Amor de Pablo Neruda (trechos inesquecíveis do autor chileno)

Para um coração arrependido, nunca é tarde querer de volta o amor de alguém.

Retrato a minha vida como Paris, o símbolo do eterno amor. Já dizia Woody Allen: "Meia-noite em Paris, tudo é possível."

Não confunda amor com ilusão, ilusões são para quem procura o que não existe, como a perfeição. Mas, se é amor, não existe perfeição, existe você cuidar e amar da pessoa mesmo com seus defeitos e suas qualidades.

Desejo a você sempre o melhor: que tenha passos sem atropelos, muito carinho, amizade, paz, amor, e muitos anos para vivê-los!

Por maior que seja o seu amor, ele não é suficiente quando se tem que amar por você e pela outra pessoa.

Porque gostar de quem não gosta de mim, acho que não é o natural, cadê meu amor próprio, cadê meu eu.Fugiu quando o viu.

Bobo é você que acha que eu vivo pra te amar, te amei faz tempo. Hoje vivo com amor, não vivo pra te amar.

O amor de mãe é o que mais se aproxima do amor de Deus, consequentemente, a dor de mãe é a dor que mais se aproxima da dor do filho. Penso que Maria sentiu a pior dor que se possa ter: a dor onde você sofre por não poder sofrer no lugar de alguém que amamos muito.

O que nos resta quando o amor acaba? Talvez mágoas, ressentimentos, arrependimentos ou em muitas vezes nos resta apenas o vazio. O sentimento do vazio é pior porque não temos como pôr pra fora o que domina nosso coração. Sentir nada por alguém é terrível, é como ter o coração e a alma anestesiada. Quando o amor vira nada é porque nosso coração já suportou de tudo, muitas humilhações, desprezo, desamor, abandono. É triste ver o amor desaparecer, perceber que tudo aquilo que um dia acreditamos caiu por terra. O amor é uma ilusão na qual mergulhamos de coração e alma, até acordarmos e perceber que era tudo mentira. Realmente o coração se deixa enganar pra fugir da realidade manipulando nossos sentimentos, se esquecendo da razão. O pior de tudo é que gostamos de viver essa ilusão, mesmo sabendo que não poderá ser eterna. O "pra sempre" só existe em contos de fadas, é nessa hora que o coração chora e a alma se sente solitária. Assim como tudo na vida o amor também acaba, laços são cortados, sentimentos são podados, as raízes não eram tão profundas quanto imaginávamos. Mas nessa vida tudo tem seu ciclo, há um início e um fim pra tudo.
Só nos cabe aceitar e perceber o término de tudo que nos acontece...

O amor não tem idade, apenas vaidade. Basta apenas você amar aquela pessoa de verdade.

Meu grande amor, a saudade invadiu meu coração nesse momento e estou aqui pensando como posso desperdiçar tanto tempo com coisas banais se o que realmente quero é estar contigo, olhar em seus olhos, ouvir sua voz, sentir teu beijo. Não imaginei que algum dia pudesse sentir algo tão intenso por você, que antes era apenas um bom amigo. Hoje estou aqui pedindo a Deus para que você me ligue, para que eu possa ouvir o sussurro de sua linda voz. Enquanto isso não acontece, fico aqui rezando em silêncio.

Ainda me espanto com a arte das pessoas trocarem de "amor" como quem troca de roupa, mas enfim. Cada um com o seu dom.

Nunca devemos desprezar um amor, pois num futuro bem próximo deve ser ele (a), quem te dará uma mão pra te levantar.

Não há nenhum náufrago perdido no mais profundo mar de iniquidade que o profundo amor de Deus não possa alcançar e remir.

O amor é uma rosa delicada e bela, mas, quem tenta colhê-lo, machuca a mão com os seus espinhos.

⁠Cuidado para não sair da dança amor.
Sua indiferença é contagiosa, e eu sou vingativo com quem despreza meu coração, que assim como um passarinho, necessita de constante carinho, para nao apodrecer.

Quem te oferece migalhas de sentimentos, não é digno de banquetear-se com a fartura de amor, posta à mesa do teu coração.

Por mais que estejamos distantes um do outro, meu amor por você faz parecer que eu estou do seu lado, te abraçando.

o amor e o sentimento maior que une as pessoas,por isso deve lembrado todos os dias do ano.

O amor amigo é aquele que passa por a gente uma vez e a gente deixa passar. Para, depois, passar ao resto da vida tentando encontrar outro igualzinho!