Caverna

Cerca de 338 frases e pensamentos: Caverna

“Toda princesa merece um castelo e todo dragão uma caverna.”

Inserida por DAmico

⁠⁠"Quando olho para o futuro, vejo-me na pré-história como um homem da caverna, sonhado com um esqueiro e luz elétrica."

Inserida por DAmico

⁠"A diferença entre eu e o homem da caverna é o esqueiro."

Inserida por DAmico

⁠“Não estou na pré-história, mas tenho a impressão de estar vivendo como um homem da caverna.”

Inserida por DAmico

"⁠O homem da caverna quando começa a usar o celular não deixa de ser pré-histórico."

Inserida por DAmico

⁠"Só porque não moro em uma caverna não quer dizer que eu não seja pré-histórico."
Evoluir é estar além do ano em que se vive.

Inserida por DAmico

⁠"O homem da caverna é considerado pré-histórico porque descobriu faísca e fogo com duas pedras e caçava sem arma e hoje as pessoas são consideradas inteligentes."

Inserida por DAmico

Sem arrependimentos o coração se tranca no fundo de uma caverna, impedindo que a luz exponha as grandezas da vida: sabedoria, humilde, amor, paz e perdão.

Inserida por HelgirGirodo

Quem está sempre a expressar a mesma opinião sobre tudo, e foca seu comentário, de preferência, sobre um mesmo assunto se assemelha ao antigo escravo da caverna de Platão. Urge libertá-lo para que ele possa expandir sua visão do mundo e das coisas.

Se você deixar que os teus olhos vejam somente as sombras da falsa realidade, passará o resto da vida acorrentado na caverna, conformado com este destino. O mito da caverna nunca foi mito.

Prometeu:

“Se me calo, não é por orgulho, ou desprezo; mas o furor devora minha alma quando me vejo preso a esta rocha. No entanto, a quem mais, senão a mim, devem os novos deuses as honras que desfrutam? Não falemos mais nisso; seria repetir o que já sabeis. Ouvi, somente, quais eram os males humanos, e como de estúpidos que eram, eu os tornei inventivos e engenhosos. Eu vo-lo direi, não para me queixar deles, mas para vos expor todos os meus benefícios. Antes de mim, eles viam, mas viam mal; e ouviam, mas não compreendiam. Tais como os fantasmas que vemos em sonhos, viviam eles, séculos a fio, confundindo tudo. Nã sabendo utilizar tijolos, nem madeira, habitavam como as próvidas formigas, cavernas escuras cavadas na terra. Não distinguiam a estação invernosa da época das flores, das frutas e da ceifa. Sem raciocinar, agiam ao acaso, até o momento em que eu lhes chamei a atenção para o nascimento e ocaso dos astros. Inventei para eles a mais bela ciência, a dos números; formei o sistema do alfabeto, e fixei a memória, a mãe das ciências, a alma da vida. Fui eu o primeiro que prendi os animais sob o jugo, a fim de que, submissos à vontade dos homens, lhes servissem nos trabalhos pesados. Por mim foram os cavalos habituados ao freio, e moveram os carros para as pompas do luxo opulento. Ninguém mais, senão eu, inventou esses navios que singram os mares, veículos alados dos marinheiros. Pobre de mim! Depois de tantas invenções, em benefício dos mortais, não posso descobrir um só meio para por fim aos males que me torturam".

(Prometeu Acorrentado)

⁠Com pouca paciência
Estamos impondo limites
Restringindo e sufocando
Com raiva o que incomoda.
Excluir é melhor do que ouvir
Abandonamos o bom senso
Retornando às cavernas.

Enfim consegui me soltar, não conhecia nenhum sentimento, sensação, mal enxergava a escuridão a meio metro de uma das paredes daquilo que depois me disseram ser uma pedra.

Ao sair uma luz intensa me cegou, depois de minutos fui reconhecendo algumas daquelas "coisas" que passavam diariamente e fazia sombra no local onde estávamos, já sabia que não estava só naquela caverna.

Consegui me ver, enfim, e os que vinham e passavam por mim tinham um semblante que não sei explicar. Passavam apressados o império estava em guerra, ouvia gritos ao longe.

Guerra? O que é isso? Pensei sem nem saber o significado das palavras. Aventurei-me um pouco mais e me aproximei de umas pessoas parecidas comigo, eram chamados de sábios e a escola de filosofia era muito importante. Não entendi, não sabia nada, nunca sentira essas sensação, mais da intuição do animal que existe em todos comecei a tomar algumas coisas como padrões, feições sorridentes chamavam de "felizes", nesse pouco tempo vi o que chamavam de espadas não soube a priori do que se tratava, muitos eram chamados de soldados e tinham um semblante sério, os que como eu estavam amarrados eram chamados de escravos, esse pouco tempo do lado de fora foi devastador.

Não entendi poque nos trancaram naquela caverna, mais algo me chamou atenção, ao longe um homem em cima de um cavalo tinha em uma mão uma espada e noutra a cabeça de um ser semelhante, senti algo estranho, um homem com a cabeça de outro como troféu escorrendo sangue nas mãos gritava "Alexandre conquistou mais terras!!!". Um velho alegrou-se da boa noticia, chamavam ele de Aristóteles, eu não entendi nada.

Voltei para a caverna de onde sai para espiar, nem contei aos outro o que vi, a vida ali era uma eterna paisagem de sombras, meus olhos acostumaram novamente ao ambiente, a caverna era escura, tinha barulho, sombras estranhas, mais ali não tinha o mundo e as loucuras das conquistas.

Continuei solto mais preso dentro da caverna do velho Platão, fiquei preso dentro de mim, o que vi não sabia descrever mais todos sabem, vi um hospício a céu aberto.

#s3b4h

Inserida por s3b4h

Enquanto a educação for sinônimo de liberdade, o professor continuará sendo inimigo comum do estado.

Inserida por ademar_ribeiro

Um dia, em um passado não muito distante, eu viverei o presente do futuro que imaginei. Paro... penso. Estou no presente, com um pé no futuro e debruçado no passado. Naquele passado que só eu sei. Naquele passado escondido na caverna. A caverna escura que só eu tenho a luz para ilumina-la. Essa luz é o futuro, ressoando em meu ouvido dizendo que tudo dará certo. O presente jaz. O presente trás. O presente faz. Refaz. É fugaz. Perspicaz. Ele é o meu algoz, chega a ser feroz. Me corrói. Mas não me destrói. Me torna um herói. Eu te quero; te venero. Oh futuro que reluz no passado, ouve-me. Estou aqui, consegues me ouvir? As súplicas pairavam em um silêncio fúnebre, o silêncio ecoou, o vazio criou forma, criou asas. E lá estava eu, na imensidão daquilo que ousei ver, eu era uma letra perdida em uma biblioteca, assim como os meus pensamentos estavam perdidos em mim. Ah! atrevo-me mais uma vez. Atrevo-me a viver o presente, a ser presente, um presente, um ente.

Inserida por Robkenede

Miséria e injustiça acabarão por desaparecer se for permitido à pura luz da razão penetrar nas cavernas escuras da ignorância, da superstição e do ódio.

Inserida por DavidFrancisco

Para o arguto, só percebe-se a beleza de alguém depois que esta lhe mostrar o quão inteligente é, é como explorar uma caverna sem uma tocha, no fundo pode haver bioluminescência.

Inserida por GustavoBC

Pensar é a Saída
Qual o caminho para percorrer ,qual a estrada para se caminhar ? Diante de tantas indagações ,diante de vários pensamentos que surgem ,devemos ficar parados ou simplesmente andar ou viver em plena ilusão e ser alguém que ver uma luz dentro da caverna, uma saída e mesmo assim ousar em hesitar e decidi permanecer na escuridão ,em meio a tantas incertezas PENSAR ainda é a Solução.

Inserida por IzidorioGuima

O mundo é uma ilusão

Inserida por lemos27

As aparências transcendem a própria verdade.

Inserida por SabioContemporaneo