Casulo
No fundo, é isso, a solidão: envolvermo-nos no casulo da nossa alma, fazermo-nos crisálida e aguardarmos a metamorfose, porque ela acaba sempre por chegar.
Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata.
Quem tenta ajudar um broto a sair da semente o destrói.
Há certas coisas que não podem ser ajudadas.
Tem que acontecer de dentro para fora.
A vida tem sua própria sabedoria. Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata. Quem tenta ajudar o broto a sair da semente o destrói. Há certas coisas que têm que acontecer de dentro para fora.
Duas lagartas teceram cada uma seu casulo. Naquele ambiente protegido, foram transformadas em belíssimas borboletas. Quando estavam prestes a sair e voar livremente, vieram as ponderações. Uma borboleta, sentindo-se frágil, pensou consigo:
"A vida lá fora tem muitos perigos. Poderei ser despedaçada e comida por um pássaro. E, mesmo se um predador não me atacar, poderei sofrer com as tempestades. Um raio poderá me atingir. As chuvas poderão colabar minhas asas, levando-me a tombar no chão. Além disso, a primavera está acabando, e se faltar o néctar? Quem me socorrerá?". Os riscos de fato eram muitos, e a pequena borboleta tinha suas razões. Amedrontada, resolveu não partir. Ficou no seu protegido casulo, mas, como não tinha como sobreviver, morreu de um modo triste, desnutrida, desidratada e, pior ainda, enclausurada pelo mundo que tecera.
A outra borboleta também ficou apreensiva; tinha medo do mundo lá fora, sabia que muitas borboletas não duravam um dia fora do casulo, mas amou a liberdade mais do que os acidentes que viriam. E assim, partiu. Voou em direção a todos os perigos. Preferiu ser uma caminhante em busca da única coisa que determinava a sua essência.
Não se isole. Faça das pessoas que o rodeiam grandes amigos. Saia do seu casulo. Surpreenda-se. Faça essa brincadeira-repita pausadamente estas palavras em voz audível. Se estiver em grupo, repita-as coletivamente: Eu prometo que, de hoje em diante, não mais dançarei a valsa da vida com as duas pernas engessadas, surpreenderei a mim e aos outros...
A vida precisa do vazio:
a lagarta dorme num vazio chamado casulo até se transformar em borboleta.
A música precisa de um vazio chamado silêncio para ser ouvida.
Um poema precisa do vazio da folha de papel em branco para ser escrito.
E as pessoas, para serem belas e amadas, precisam ter um vazio dentro delas.
A maioria acha o contrário; pensa que o bom é ser cheio.
Essas são as pessoas que se acham cheias de verdades e sabedoria e falam sem parar.
São umas chatas quando não são autoritárias.
Bonitas são as pessoas que falam pouco e sabem escutar.
A essas pessoas é fácil amar.
Elas estão cheias de vazio.
E é no vazio da distância que vive a saudade...
Penso ser uma borboleta em total metamorfose, oras estou em cores, oras me escondo...casulo ou asas?
Posso alimentar a lagarta
Posso sussurrar através do casulo
Mas o que me encuba segue sua própria natureza e está além de mim
Viva a experiência de descobrir novidades, como uma criança pequena. Saia deste casulo de coisas já vividas, porque toda manhã é um dia completamente novo. Cada segundo, uma surpresa e uma oportunidade.
Não olhe com olhos de ontem, porque o ar está renovado, as folhas estão frescas, tudo está diferente de antes, e teus olhos podem te enganar. Tuas idéias podem te enganar.
Teu problema de ontem, hoje, pode apresentar uma nova perspectiva. Tua perda de ontem pode trazer, hoje, um novo ganho. Será que tú vais enxergar?
Somos borboletas de Deus! Passamos pelo apertado e sufocante casulo, mas a metamorfose nos transforma em seres ainda mais belos.
Antes de ser borboleta:
Fique no casulo o tempo necessário...
Resista à metamorfose...
Elimine os vestígios que te aprisionam...
E prepare-se para alçar voo.
Saímos do casulo; vamos voar o que faz a borboleta bonita não é a suas cores, e a forma que ela bate as asas!
Nunca permaneço em locais onde não sou bem vinda, nem mesmo faço questão de estar nos mesmos.
Sei quando as pessoas não gostam de mim, e, sinceramente, não faço questão de estar com muitas pessoas.
Tenho poucos amigos, que gostam de mim de verdade. Tenho desconfiômetro também...sei quando não me querem por perto.
Não preciso de muitos amigos íntimos, nem faço questão. Tenho preocupações suficientes para ocupar minha mente.
"A verdadeira mudança começa na mente".
É essa frase que todos os atletas usam, para reeducar suas alimentações, para aguentar seus treinos árduos, finalizações, etc.
Mas atleta que é atleta também cuida de seu psicológico.
Uma dica para quem está com o humor perturbado: os principais neurotransmissores envolvidos com o bom humor são a serotonina, dopamina e noradrenalina. A serotonina é derivada do triptofano, encontrado em alimentos ricos em proteínas como o grão-de-bico, a ervilha, feijões, a carnes, peixes, ovos e leite e derivados. A dopamina e noradrenalina são produzidas com a ajuda da tirosina, um aminoácido encontrado nos alimentos fontes de proteína, citados acima.
Atleta de verdade sabe administrar seus demônios internos e controlá-los para não soltá-los em cima das pessoas que convivem com ele, que o apoiam e o ajudam em sua rotina em seu dia-a-dia.
É obvio que a privação de nutrientes essenciais para nosso organismo ajudam a afetar o seu mau-humor, assim como os hormônios e a consistência em sua rotina em seu dia-a-dia. Mas autocontrole e senso é essencial em todos os pontos da vida.
Não existe nada mais feio no mundo do que pessoas descontroladas, convenhamos.
Ex futuro amor não-blindado.
Oi, boa noite bebê, ops, desculpe, não posso mais te chamar assim, nem de amor, nem pelo nome pq fica chato, mas as vezes é difícil ir contra a força do hábito. Geralmente quando você enruga as sobrancelhas é porque você está achando algo estranho, e eu não te culpo por ser facilmente desvendado, eu é que te analisava demais quando estávamos juntos. Eu sei que tá tarde pra bater na sua porta, mas, você poderia devolver meu coração?
Me devolve também as horas que eu poderia estar dormindo, mas estava pensando em você.
Devolve os apagões durante meu sono, pra não sonhar com você, devolve os sorrisos que você me arrancou.
É, eu sei, a vida é imprevisível, nós somos impulsivos, e o orgulho nos faz seguir em frente. Cada atitude trás sua consequência. Você se blindou dos outros, mas não de você mesmo. Mas pelo menos devolve a parte do meu peito que você tirou de mim.
Com licença, novamente, mas, você poderia levantar seus pés para que eu possa pegar os sentimentos que você está pisando? São meus, obrigada.
Eu nunca me arrependi de ter te conhecido, não me arrependo do que aconteceu conosco. Só lamento ter me empenhado e desperdiçado energia e tempo com a pessoa errada.
Ah, e pense duas vezes antes de falar mal de quem já te fez feliz. Acredite, todas as ofensas que você tem em sua mente, já me chamaram de coisa pior! Me chamaram de “sua namorada”.
Ainda que minha autoestima me dissesse estar horrível, arrumei meus cabelos e passei uma boa maquiagem. Olhei-me no espelho e repeti comigo mesma “nada irá me derrubar”.
Calcei meu sapatos, saí a trabalho. E ainda que eu recebesse elogios sendo direcionados a mim de todos os lados, os únicos elogios que eu desejava somente poderiam vir de uma única pessoa. Agradeci com educação, embora enjoada de ouvi-los todos os dias ao decorrer do meu caminho frente a minha rotina diária. Eles nunca serão notados como a quem sou de posse exclusiva.
E me indagam: “tens namorado?”
Eis minha resposta: “não, mas meu coração possui um dono, e sou fiel aos meus sentimentos”.
Dizem-me que são raras as garotas como eu no mundo, que são bonitas, e ainda assim fiéis mesmo sem estar em determinado compromisso, que possuem valores, se guardam e vivem uma vida se dedicando a outra pessoa. Dizem que dariam tudo para ter uma garota como eu em suas vidas, mas não dou ouvidos. Somente uma pessoa no mundo serve pra mim, mesmo que demore tempo para amadurecer. Logo penso: “É somente uma fase, logo ele volta e tudo volta a ser como antes”.
Houve um começo onde tudo era perfeito. Éramos seres que se completavam, éramos seres que se policiavam para ocultar nossos defeitos e agradar um ao outro.
A vida não fazia sentido se fosse imaginada com a presença do outro ao lado, o dia não teria graça se a voz do outro não escutássemos.
Houveram histórias que marcaram, houveram momentos que ficaram.
Mas, como em todas as ocasiões, o tempo levou embora todo o encanto, os defeitos começaram a se desmascarar, as brigas surgiram e os sentimentos se acalmaram.
Mas quem disse que precisa ter encanto para se amar? Quem ama não desiste, ainda que a vida os queira testar. Quem ama insiste, corrige, se adapta. A paixão irá nos visitar de tempos em tempos. Mas o que nos fará permanecer é o amor, e o hábito de estarmos juntos.
Então me deito tranquila em meu colchão todos os dias, sem pressa, esperando que Deus guie meus caminhos e faça sua própria vontade.
Se for pra ser, será, se não, Deus irá tira-lo do meu coração, fazer-me mais velha, mais madura, mais bonita e me fará dar a volta por cima.
Deus só tira algo de nossas vidas quando está preparando algo melhor.
Eu ainda insisto em acreditar no ser humano, apesar de tanta maldade, mediocridade e infantilidade, infantilidade que está no auge e sem conhecimento real do significado de "consequência". Por mais que os mesmos tivessem consciência da culpa, o susto e a dor eram mais fortes, choro e revolta eram consequências, mas não apenas as dores físicas e nem apenas delas. E convenhamos: NADA justifica infantilidade, apenas a própria falta de maturidade. Lágrimas nos olhos, nariz escorrendo e falso-arrependimento por medo de consequências deixa a pessoa tão feia e nos causa tanta antipatia que nos faz deixar de ter dó.
Onde estão os verdadeiramente adultos, racionais, aqueles com amor no coração, românticos incondicionais? E não me venha com teorias bucólicas ou filosofismos baratos dizendo que o romantismo não faz sentido ou que isso é apenas uma ilusão... Te repudio!
Não espere uma reação de uma pessoa madura, se a pessoa só demonstra infantilidade, nem ações de uma pessoa de personalidade, se a pessoa só demonstra ter uma índole duvidosa. As pessoas são assim hoje em dia, se perdem por pouco ou só se preocupam quando não possuem mais.
- Relacionados
- Borboleta e o Casulo
- 57 frases motivacionais para agradecer por cada etapa da jornada
- 43 frases sobre ciclos que celebram as transformações
- 43 frases de borboletas que te motivam a abraçar as mudanças
- As 57 melhores mensagens motivacionais
- 37 frases de solidão que vão te ajudar a lidar com este sentimento
- 97 mensagens de amor para homenagear sua mãe
- As 37 frases de livros mais inspiradoras e marcantes da literatura!