Casual
CADEIA DA ALMA
Você é um cara confuso e cheio de duvidas, um dia percebe que está numa cela de um gigantesco presidio, nessa cela está além de você mas três pessoas: Um compulsivo, um arrogante narcisista e um cara calado e muito observador que quase passa desapercebido por todos, durante horas, dias, semanas, meses e anos.
Na cela, você, confuso por natureza se deixa envolver com os dois que sempre estão na sua cola para tirar proveito, que são o compulsivo e o narcisista arrogante, o compulsivo vai te apresentar uma vida fácil e cheio de prazer que não se importa com as consequência. O Narcisista arrogante vai te apresentar uma realeza divina onde você é o grande senhor que tudo sabe e tudo merece, ambos na verdade te iludem com falácias para te dominar e escravizar, por puro seu bel-prazer e depois te sacaneam zombando da sua cara, e te jogam no lixo. Mas você assim como os dois não tem meta e nem foco, sempre flertando com o que há do outro lado da cela, do outro lado das grades que são outras celas com grades e pessoas que também estão confusas e cegas. Diante dessa situação você passar dias, meses, anos e todo uma vida dando atenção ao compulsivo e ao arrogante narcisista que sempre te batem e exploram, porque você só enxerga eles e outros cegos confusos.
Já o observador tá na dele, só observando você no seu drama cósmico, esse observador pode te apontar as verdades e os caminhos que te levem a verdadeira paz que tanto necessita, mesmo na cela junto com dois malfeitores você pode ter deslumbres dessa paz e das verdades eternas, mas para isso tem que se afastar deles e se impor, mostrando que diante de você deve se ter respeito e dialogo sincero para poder ter a sua atenção, não como um fantoche, mas como o Senhor da cela, ai sim poderá caminhar com o observador, e mesmo na cela vivenciar os céus , numa verdadeiro deslumbre da paz e das verdades eternas.
O poder, o dinheiro e a influência midiática, torna-se para a grande maioria, o potencial mais preciso e escancarado existente, para se manifestar o pior e o mais monstruoso ser repugnante que se faz oculto no homem.
Quanto tempo perdido, quantas vidas ceifadas, por meras ideias e teimosias, busque uma vida verdadeiramente nova e livre de tantas ilusões e estupidez.
Acredito que na verdade quase tudo é pura manipulação psicológica(mental). As ideologias, as religiões, a mídia que tanto induz a idolatria e ao consumismo compulsivo, como também a todo tipo de vícios e fetiches doentios que impede o homem de sua humanidade se apossar, se tornando apenas animais compulsivos ou no máximo medíocres pessoas automizadas.
Nessa caminhada, aprendi que não podemos afirmar nada com absoluta certeza, sem jamais descartar as possibilidades de uma verdade. Por isso que os conhecimentos populares, acadêmicos e espiritualistas, devem sempre servir como balança do bom senso, para não nos levar pela paixão de ideias afetuosas.
A Vida te impõe a viver diante das incertezas e dores do mundo. Acreditar para suavizar nossas misérias é uma opção, mas, entre escolher crer em não acreditar em nada, e crer em algo que te faz ser uma pessoa legal contribuindo para um mundo melhor, prefiro os delírios da poesia-vida que me levam a busca dessa paz.
Não fossem as dificuldades restaria apenas o conforto, porém, se não há mudanças quando em conforto, que progressos viriam sem os obstáculos, senão e apenas a passagem do tempo? Se o conforto toma conta da existência, o tempo com fluidez destrói as expertises necessárias ao combate às complexidades. Valorize as suas dificuldades, essas sim mais estáveis que o seu conforto, casual, frágil e desajuizado.
As verdades eterna podem até está em livros e tradições, mas permanecem letras mortas enquanto não se revelar e se confirmar no interior do homem.
Viemos ao mundo para dar a nossa melhor ou pior versão de nossa pessoa, mais existe algo que supera a nossa pior versão, que é a não versão de nós mesmo, sendo do nascer ao morrer um insignificante medíocre, onde não conseguiu se quer o protagonismo da sua rasa vida, se resumindo a ser massa de manobra, que quando descartado se torna lixo e dejeto fedentino dos opressores.
Os princípios são as colunas da alma, sem elas não se sustenta, pois, quando o egoísmo grita mais forte no homem, escraviza-o através dos vícios, da ganância e da vaidade, corroendo e comprometendo toda a sua estrutura, fazendo essas colunas desmoronarem, e levando essa alma a uma total desolação.
Você que se diz cristão e que ama o próximo, mas se torna indiferente a esse teu semelhante como opositor, simplesmente por ele pensar e agir diferente de você, me perdoe, mas não passa de um mentiroso hipócrita que esvazia e distorce todo o evangelho de Cristo, que ama incondicionalmente seja quem for, pois, é na caridade e no tempo oportuno de Deus, que as verdades eternas se manifestam sem julgar e condenar.
Não importa se o que você crê e vive como ideal de vida, seja baseado em fatos históricos, ou meramente nas mitologias. O que importa é a semente dessa ideia que se germina na alma do homem, que faz brotar no seu interior as verdades eternas que vai muito além das religiões, de seus deuses e das filosofias.