Castigo
A dor é como fogo: pois é capaz de queimar até mesmo aqueles que estão apenas observando o sofrimento.
Alguns servos de Deus são os que mais exigem castigos para o próximo, por não entenderem que o silêncio de Deus é um presente que também receberam, quando mereciam punição.
Deveríamos fazer para o próximo, apenas e tão somente o que gostaríamos que fizessem para nós. Mas fazer isso não por medo de sermos castigados pelas leis de Deus ou punidos pela lei dos homens, mas porque somos todos iguais perante Deus e a lei e igualmente merecemos ser tratados, porque a primeira lei da vida é o respeito e aquele que a obedece não merecerá, nem precisará ser punido por nenhuma outra lei.
Aos fracos de caráter restam agora as ofensas. Impossibilitados de reagir pois perderam a influência nefasta que exerciam sobre os fracos de raciocínio, revoltados e inconformados com a derrota, covardemente partem agora para todo e qualquer tipo de ofensa possível.
Castigo pra esse tipo de "gente" é ignorar.
Deixar lá no cercadinho.
Se Deus nos castigasse terrivelmente pelos nossos pecados de todos os dias, à ponto de nos arrependermos para não cometer o próximo, todos nós andaríamos inculpáveis, tranquilos, confiantes e seguros em Sua presença, segundo a Sua vontade.