Cartas para a Autoestima
Não adianta tentar agradar com mensagem e presente quem não tem autoestima, porque existe uma guerra entre ela e o espelho qual remete o mundo em sua volta, onde que nada que fizer ou disser vai muda seu jeito de ser. Por ela entender que o ponto de partida para sua própria rejeição começou do lado de fora na qual quebrou o lado de dentro.
A vida já me deu surras e surras, já chorei calada, já engoli o choro, já fingi que não chorei, já fiz de conta que passou, esta tudo bem.
Até que um dia, eu cansei, "virei a casaca," agora bateu, levou!
Não me calo mais, não me rendo, sou simples e humilde,não permito jamais que alguém se ache no direito de me diminuir, de me arrancar lágrimas, chorar só se for de emoção!
A beleza está nos olhos de quem vê. Desapegue-se de todos esses estereótipos e rótulos que a sociedade te impõe, tome uma dose de amor próprio e viva. Ache-se linda, mas não exagere, não saia gritando aos quatro ventos que você é linda e maravilhosa, porque isso é ridículo. Apenas respire fundo, se olhe no espelho e repita para si mesmo: “Eu sou linda, sou maravilhosa”. E nunca em hipótese alguma diga que é perfeita, porque perfeição não existe.
Experimente a liberdade de ser você mesma, sem ligar para o que vão dizer e pensar, acredite isto é revigorante!
Não perca seu tempo sofrendo por não se encaixar nos “padrões de beleza” que são aceitos pela sociedade. Seja você mesma. Uma pessoa autêntica e inteligente chama muito mais atenção, que um “rosto bonito” qualquer.
Orgulho para mim é trabalhar e honrar suas próprias contas.
É subir na vida com o próprio esforço sem usar pessoas como degraus.
É limpar o chão sem precisar puxar o tapete de ninguém.
É admitir os próprios erros sem apontar o erro dos outros.
É saber que a liberdade tem um preço que não se paga com a dignidade.
É reconhecer que a perfeição é impossível para a natureza humana.
É não permitir que os maus prosperem na sua presença.
É colher aquilo que plantou sem cobiçar a horta do vizinho.
É ter a maturidade para esperar sem atropelar quem está na frente.
É cobrar a si mesmo sobre suas fraquezas mais íntimas.
É engolir o soluço, e chutar a gol. Mesmo que a bola bata na trave.
Orgulho para mim é enxugar o próprio suor enquanto planta mais uma árvore.
Nunca se encaixe.
Se encaixar é colocar-se em uma caixa.
Mas tem quem procure se encaixar.
Não viva encaixado.
Não nascemos em caixas.
Não moramos em um planeta quadrado.
Estamos dentro de uma esfera.
A esfera foi feita para mover-se.
O movimento é parte de nós.
Nada em nos esta parado.
Tua respiração.
Teu coração.
Teu pensamento.
Ao se encaixar você será rei de sua caixa,
Mas súdito do tempo e do espaço.
Ao completar meus 40 anos, passei a enxergar a vida com outros olhos, onde, para alguns, este número representa a forma teórica de uma senhora, mas para mim representa uma jovem com experiências já formada em decepções e de todas elas tirei os maiores aprendizados para minha vida pessoal.
Hoje me vejo numa liberdade de expressão que aos meus 15 anos eu não tinha; era envergonhada e com medo de todos...
Hoje sou de riso fácil e de choro também, sem ter vergonha nem orgulho de me redimir dos meus erros; choro por um final de filme emocionante no cinema de cenas antigas sem ter que me preocupar com olhares ou questionamentos de que sou do tempo antigo.
Coloco um biquíni sem ter que me preocupar se meu corpo está adequado, já que as minhas marcas do tempo mostram que não sou uma Barbie ou a perfeição da mulher que a sociedade exige.
Saio cantando na rua músicas dos anos 70 e 80 sem medo de ser criticada por não estar nos sucessos da mídia; choro por perdas de amigos, animais e parentes que até nem tive tanto contato, mas que de uma certa forma fizeram parte da minha história sem achar que estou sendo falsa ou querendo fazer média.
Choro por amores perdidos, por crianças que sofrem e também por pessoas que já não fazem mais parte da minha vida.
Um coração que nunca sofreu se torna imaculado e estéril e nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito; eu não me censuro por comer nada ou até mesmo comprar algo que nem estava precisando, tenho o meu direito de ser desarrumada e de ser extravagante sem me importar com a opinião dos outros.
Não me envergonho dos meus cabelos grisalhos, pois vivi momentos maravilhosos e adquiri lições, e acima de tudo, passei a me aceitar, tornando-me mais amável e menos crítica para mim mesma. Ganhei o direito de estar errada e, respondendo sua pergunta: Sim, eu gosto de ser velha, gosto da identidade que me tornei. Não serei eterna, mas enquanto viver, não lamentarei pelo que não foi e tão pouco me preocuparei pelo que ainda será.
Muitos se foram cedo demais antes de entenderem a liberdade que possuíam, e seus semblantes viraram marcas de sabedoria. Conforme você envelhece, é mais fácil se tornar uma pessoa positiva. E se me apetecer, irei fazer muito mais porque a vida é curta e o tempo é precioso, e que os verdadeiros amigos permaneçam.
Afinal, só quem tem seus 40 anos pra entender tudo isso!
Ai ela deixa de ir na praia porque tá gorda e as pessoas vão olhar se colocar biquíni.
Por favor, amor!
Deixa olhar!
Deixa que é pra ver o quanto você é maravilhosa, dona do próprio nariz e tem uma personalidade do caraleo, que não se importa com gente que tem pensamento pequeno, gente chula, infeliz, acorrentada à padrões de comportamentos ultrapassados.
Bota biquíni, siiiiimmm... e desfila!
Lugar de sereia é na areia!
Você precisa saber o quanto vale a pena!
Mas isso começa com atitudes diárias, com seu autocuidado, sua autodisciplina, sua autoestima, garantindo a você mesmo que você não merece ser mal tratado nem por você mesmo!
Não crie expectativas exageradas sobre outras pessoas. Estabeleça protocolos. Não entre em relacionamentos apenas para ver no que vai dar. Conheça as pessoas. Mas, primeiramente, se conheça.
Não seja intenso demais com quem é superficial.
Não seja profundo com quem é raso.
Não corra atrás de quem já mostrou que vive melhor sem você.
Se olhe no espelho e veja o quanto você ainda precisa mudar e assuma um compromisso sério com você mesmo antes de tentar encontrar alguém que o ame do jeito que você é!
Como você quer que alguém assuma um compromisso com ainda nem sequer se assumiu?
Tome uma decisão, trabalhe nisto e conquiste o seu amor-próprio, assim você começará a entender o quanto realmente você vale a pena!
Esse sou eu
Jamais quero estar na pele daqueles que me odeiam. Daqueles que me invejam. Coitados deles se soubessem o que eu penso, na verdade, nada. A opinião deles pouco me importa. Sou feito das minhas próprias decisões. Das minhas próprias escolhas. Gostando eles ou não. Sou eu mesmo o tempo todo. Um homem alegre, de bem consigo mesmo! Mas, não aturo desaforo. Se me ofender terá troco, mas não da minha parte, detesto violência, mas das voltas que o mundo dá. O que você faz aos outros, a você, tende a voltar.
Jamais quero estar por perto quando outro alguém retrucar bem de mim, pois soltarão fumaça pelas ventas dos que me odeiam. Enrijecerão sua sobrancelha. Irão franzir sua testa em uma chance remota de intimidar quem deles discordou. Eu sou eu e serei sempre este eu. Um homem carismático sempre preocupado com o bem estar de quem está passando pelos mesmos dilemas que eu passei.
Nunca irei pagar o mal com o mal. Não sou e nunca serei desse jeito. Não quero a ninguém o que não desejo a mim. Se eles quiserem briga, dou-lhe as costas. Se quiserem discussão, mostre-lhes minha falta de interesse. Não sou desrespeitoso, porém detesto confusão.
A quem quer me ver pelas costas que assim o faça. Falem o que quiser. Pensem o que quiser. A cada cabeça pesa uma sentença. Não serei eu a lhes julgar, mas sim, a vida em seu decorrer. Podem um dia de mim precisar estarei sempre disposto a ajudar independentemente do mal que me fizeram. Tenho o coração mole, pois assim Deus me fez.
Padrões não se encaixam nas mulheres lindas de verdade.
São muitas as mulheres que se sentem pressionadas pelos padrões de beleza cobrados pela sociedade. Chega a ser uma exigência sufocante, muitas vezes até desumana na cabeça daquelas com a autoestima fragilizada. Tem mulher que se enxerga de uma maneira totalmente distorcida do real, por conta das inúmeras vezes que se vê fora do contexto e não encaixada naquilo que dizem ser o bonito. Pessoas bonitas que andam com a cabeça abaixada e com o corpo escondido, sentindo-se como pedaços de jornal velho e amarrotado que ninguém mais quer ver. A autoimagem é a essência que faz uma personalidade forte ou fraca. Não adiantam enfeites. Não adianta elogio de ninguém.
A autoestima fragilizada derruba o ego, apesar de toda opinião sincera lhe dizendo o contrário. Mas na grande maioria das ocasiões esse “não se achar bonita” não condiz com a realidade externa e, sim, com uma ilusão que a pessoa carrega dentro de si, de que não é linda. Existem pessoas que tem repulsa, desprezo e indignação pela própria imagem. São reflexos quebrados em espelhos desprovidos de vaidades. Espelhos esses que são cofres de mentiras que elas contam para si mesmas. Acreditam ser telas de pintura vazias. São pessoas enfraquecidas, que carregam imagens distorcidas de si mesmas e que por razões diversas ainda não conseguiram encontrar a beleza existente em suas próprias formas. Algumas razões são estéticas, outras emocionais ou até mesmo psicológicas. Não se aceitar como é, é um problema do comportamento humano que não pode ser alimentado. É algo que merece atenção, pois pode destruir vidas ou relacionamentos. É preciso que se reconstrua a imagem real no espelho. É preciso que se reconstrua a imagem verdadeira na alma e no coração. É preciso aceitar-se mais, é preciso estar feliz consigo e rejeitar esses estereótipos padronizados que circulam na internet e na televisão.
São pessoas tão lindas, tão especiais, tão formosas em suas diversas qualidades que nem se entende porque elas pensam desta forma. A beleza está nos olhos de quem vê. Está nos olhos de quem enxerga. A beleza está nos próprios olhos. Dentro da alma e pulsando no coração. É preciso que encare o que não consegue encarar. É preciso ter a coragem e a ousadia de se encontrar em alguém totalmente original. A baixa autoestima é uma fraqueza que precisa ser transformada em força. Seus próprios pensamentos é que te deixam pra baixo. Olha pra você, carregue a verdade escondida no coração e deixe a realidade lá fora, pra quem quiser ver. Esquece esses exemplos impostos por uma sociedade doentia e faminta por marketing e lucro. Na hora certa você descobre que a aparência é o que menos importa. Se você acha o nascer do sol no horizonte bonito, espere até ver o sol nascer dentro do seu coração. Nunca deixe de procurar o amor-próprio bem dentro dos seus olhos, sem imaginar ilusões. Você deve primeiro se amar, incondicionalmente.
A essência do que somos e do que buscamos deve estar lá, encravada na alma, atemporal. Tempo nenhum é capaz de deixar marcas que a diminuam. A beleza real com o tempo só aumenta. Não navegue perdidamente na imaginação, viaje na realidade. Harmonize-se com suas verdades. Uma das maiores dores que alguém pode sentir é se olhar no espelho e não se reconhecer. É se procurar no espelho e ver uma imagem que não aceita. É não se reconhecer dentro de seu próprio ser. Pare de tentar impor o padrão cobrado. Pare de querer viver se comparando com outras. Não tem biótipo certo, não tem padrão errado. Tem quem se valoriza e não se intimida com rótulos. Tem quem se desgarra das amarras e se vê bela. Tem MULHER que se aceita! E mulher nenhuma pode se achar pior que qualquer outra. Todas são únicas. Todas são lindas. Todas são perfeitas. Não se deixem levar pela padronização que a sociedade atribuem a vocês, valorizem-se de verdade! Descubram-se! Tire essa cortina que te esconde e põe essa beleza toda pra desfilar! Você pode!
Dói, mas passa !
Eu sei que doí planejar um futuro com alguém e depois tudo dar errado, eu sei como é ruim fazer de alguém primeira opção enquanto você é tratado como segunda. Já amei, chorei, abracei e vivi, ficava louco esperando por uma msg que pra mim era tudo , e que sem ela o meu dia não teria graça . Perdi as contas de quantas vezes segurei o mundo dos outros e deixei o meu cair, de quantas vezes finji estar bem quando na verdade eu estava destruído por dentro . Já errei tantas vezes, dizem que insistir no erro é burrice , neste caso ultrapassei as barreiras da tolice humana e como dizemos "Me ferrei" . Eu não queria desistir daquilo que me fazia feliz, mesmo sabendo que tudo daria errado e que era incerto, mas eu nunca desisti . Até que um dia eu despertei, vivia me perguntando pq eu não era feliz, e então eu aprendi que a minha felicidade não dependia do outro, dependia de mim . Quantas vezes não me permiti ser feliz culpando o outro, quando na verdade eu era o culpado de tudo. O que eu quero dizer é que você pode ser feliz se esquecer do seu passado, não é fácil eu sei , mas acredite com o tempo você aprenderá a lidar com tudo isso e perceberá que isso não era tão importante quanto vc pensou que fosse . Sabe pq estou dizendo isto ? pq estou enfrentando este momento e todos os dias as lembranças vêem, e toda manhã quando coloco os pés no chão tento imaginar que isso não está acontecendo. Ao longo do dia passa, as vzs tenho recaídas, mas aprendi a aceitar essa dor e conviver com ela. Aprendi que não sou obrigado a finjir que estou bem , sou humano tenho sentimentos. Eu desejo a você muita força, e dou uma dica : Ao lembrar do que te faz mal diga a você msm : " Eu sou mais forte do que isso " . e msm se a dor não passar, não pare de lutar, não desista de se levantar ! Acima de tudo ame-se , valorize-se a si mesmo pois só você pode fazer isso por você msm . Para ver o arco-íris é preciso passar pela chuva , nao tenha medo de se molhar , VIVA , pq até a sua última gota de sangue valerá a pena !!!!
Ela especialista em atraí olhares.
Ela é sortuda, e tem o dom de fazer as pessoas se apaixonarem por ela.
Mas tem o azar de querer quem não a quer, e aqueles que a querem ela não quer.
Ela é de bom coração, mas tem o azar de cruzar com pessoas de má conduta.
Ela sempre vê a melhor forma das pessoas, quando são pessoas más, custa acreditar.
Ela demora, mas tenta. E se não conseguir, só resta prosseguir.
Ela teve sorte por ser a âncora de si mesma. Pois só assim ela descobriu a força que tem e a capacidade de levar os passageiros desse barco
GULA
Tenho fome. Sempre. E me disseram que é pecado sentir gula. Não me considero culpado por ser um esfomeado. Meu apetite é voraz. Ele consome absolutamente tudo, não cessa a digestão. Principalmente dos limites. Devora qualquer aresta ou parede. Talvez seja melhor chamar de corrosão. Sou avesso a passar vontade.
Falaram que eu precisava seguir uma dieta. Evitar gordura, açúcar e farinha branca. Pessoas tóxicas e más línguas. Os receituários se esqueceram da própria maledicência, pelo visto. Quem julga com seu juízo sabe diferenciar o bom e o mau? Recomendaram atividade física três vezes por semana, para me auxiliar a queimar as calorias. Mas nem de frio eu gosto, por qual razão abandonaria minha quentura?
Insistiram em ressaltar meu sobrepeso. Condenaram minhas medidas, alegando que não entrariam no tamanho ideal do manequim. Eu prefiro a nudez, não entendem. A fome, por vezes, também a devora. Nada parece me servir, nem minha pele. Concordo, nesse aspecto. Tudo muito pequeno.
Me empanturrei demais. As relações ficaram apertadas. A carência delas marca minha cintura. Não desejo caber em dois números a menos. Me sufoca. Necessito de vestes folgadas mesmo. Comer seriedades, porque as besteiras são minhas e classifico-as como bem desejar. Considero-as importantíssimas. Gosto de sentir o gosto. Saborear o sabor. Salivar a liberdade. Engolir com ou sem casca.
Mandaram eu temer o que não é embalado. Confiar na indicação nutricional. Mas dispensei há tempos os amores de tabela, ricos em sódio. Meu apetite é orgânico, aderi ao natural. Rompi as fronteiras do industrializado, dispenso alimentos e pessoas pré-fabricadas.
Não é o que entra pela boca que faz mal, mas o que sai, dizem as escrituras. Minha dieta vai bem, obrigado, mastigando qualquer coisa capaz de me alimentar. Estou obeso das minhas decisões, sim. Eu me rendi à minha gula. Estou pesado, confesso, o suficiente para me manter no chão. Na verdade de quem sou. Tenho fome, cada vez mais. Fome de mim.
A menina que falava mal de mim
Até que ela era bonitinha, sem querer ofender, mas tinha mania de apontar meus defeitos- acho que foi bem difícil fazer ela enxergar quem eu realmente sou. Talvez seja por não me conhecer bem, apesar de longas datas ao meu lado...
A menina que falava mal de mim, dizia coisas absurdas: meu cabelo estava fora de moda e se eu continuasse comendo daquela forma explodiria, também, jamais conseguiria realizar e concluir minhas metas- era sempre assim, não merecia o fruto do meu esforço." O que essa menina tem, hein? " Mas que bom que o tempo passa e os problemas são solucionados : falta de amor próprio, detectado." Recalcada", pensei. Mesmo assim, com muito esforço, resolvi apresenta-los, um trabalhão, mas deu certo. Hoje em dia, parei de falar mal de mim, do meu cabelo, do meu peso... Vê, que absurdo, a menina que falava mal de mim era eu, mas acredite, atualmente vivemos um caso de amor platônico e só queria dizer... Eu me amo.
O SEGREDO DO SUCESSO
O segredo do sucesso está dentro de você, e não nos lugares. O sucesso que você tanto busca está em suas habilidades, criatividade, autoestima, autoconfiança, persistência… O seu sucesso está na capacidade de acreditar que através dos erros é que se aprende a ser uma pessoa melhor. Errar é humano, faz parte do processo evolutivo. O sucesso nasceu e morrerá com você, aperfeiçoá-lo, depende exclusivamente somente de você!
Sorria sem motivos, cumprimente o carteiro e não tenha medo de dizer "não" se quiser dizer; só não finja que não é com você, e nao dê ouvidos pra quem não te quer bem.
Viver é uma arte, uma arte que participamos inconscientemente, mas que fica cada vez mais admirável conforme você enxerga cada dia como uma nova aventura.
Ode à imperfeição
Ah! Aqueles cabelos... Insistiam em permanecer bagunçados, mesmo nos melhores dias.
Ou aquelas sardas que espalhavam ferrugem sobre a pele tão delicada.
Mas ele tinha aquele jeito solto de andar que dava vontade de se jogar na estrada ao seu lado.
E ela aquele sorriso de dentes brancos e presas salientes.
Quando gargalhava, o quarteirão inteiro ouvia.
Quando se movia, tudo que não estivesse fixo ia ao chão.
Aquele nariz assimétrico combinava-lhe tão bem com a assimetria do pensamento.
E a bagunça no seu quarto refletia-lhe bem os tormentos da alma.
Mentia às vezes, para ser conveniente.
Exagerava às vezes, só para parecer mais interessante.
Jogava-se sem medo, ou apesar do medo. E não se arrependia, apesar da dor.
Esquecia a cautela em casa, junto com os documentos do carro.
Chorava amargamente. Até a primeira piada.
Ria em hora errada.
Esquecia datas importantes. Mas sabia o porquê de ser importante lembrar.
A dieta sofria boicote. A vida é tão curta para se privar.
O corpo era cheio de curvas. Contra a luz, novas curvas se revelavam.
Às vezes ela se escondia, envergonhada. E disfarçava um jeitinho de apagar a luz.
Ele não sabia a hora certa de parar de brincar. Como se houvesse hora certa para parar de brincar.
Aquele estilo confuso, mas pronunciado, sempre louvava os excessos.
Ele falava demais. Significava de menos.
Ela falava de menos. Significava demais.
Tinha mil assuntos inacabados. As tarefas não chegavam ao fim.
Ele terminava. Mas não começava muito.
Apegava-se demais aos objetos alheios e não suportava deixa-los para trás.
Esmigalhava pacientemente a erva ao final do dia. Seu pequeno ritual de relaxamento.
Tinha mania de completar frases alheias. Havia tanto a ser conversado ainda.
Saia de casa em horários diversos, só para burlar a rotina.
E bebia e dançava como se amanhã não fosse outro dia.
Sentia pena de todas as estórias de amor que deixava de viver.
Escapava da lei dos homens, vez e outra, só para se sentir dono da lei.
Em meio a tantas coisas imperfeitas, quanta perfeição há!
Volta pra mim!
Não me deixa aqui sozinha,
não me deixa morrer dia a dia.
Eu preciso da sua companhia.
Tenho sentido vergonha,
tenho tido medo, preguiça e
falta de amor.
Estou sendo a cada dia mais
abduzida
por meu cansaço de lutar
e ficar sempre profunda nesse
buraco.
Todos têm sorrido e eu
também, mas é um
sorriso assim,
meio triste, meio fracassado,
um sorriso
com vontade de chorar.
Minha cama, minha amiga, meu porto.
Não pergunta, não questiona,
apenas aconchega,
com carinho,
eu, minha tristeza e meu choro.
Tantas vezes, choro
desesperado,
choro de pedido,
choro de conformação,
quem sabe?
Mas um choro que só eu
ouço.
A hora feliz eu tenho
também,
eis aquela em que fecho a porta
de casa e sou apenas eu
comigo mesma.
Sem máscara. Sem sorriso.
Sou apenas a dona do buraco.
Às vezes, buraco fica fundo,
às vezes, buraco fica igual
sempre esteve.
Hoje eu pago os meus
pecados,
sem nem entender de onde vem
tanta falta de você,
o meu amor por mim mesma.
São dias, são minutos, segundos ou até milésimos. Incontáveis gotas de pensamento e sentimento. Gotas com força de furacão. Que fazem com que abaixamos a cabeça e esperemos pelo pior. Não que um abraço, ou uma mensagem não vá fazer efeito, mas nem sempre é fácil acordar e lembrar que somos felizes pelo que temos, ou fácil lembrarmos de colocar a máscara. As vezes não é nem memória, mas sim, falta de forças para colocar a máscara. O diagnóstico? Eu não sei. A cura? Muito menos. Sei de momentos bons que fazem com que ficamos bem algum tempo, e se tivermos sorte, até dias. Me perdoa por te afastar de mim por causa dessa minha doença, ou fazer com que goste menos de mim. Acredite, não é o que eu queria. Talvez em uma vida futura, em uma outra vida, eu seja curada. E só assim, conseguiremos ficar juntos.
Com amor, sua felicidade.
De mim, para mim mesmo.
🤔 Você tem vivido ou sobrevivido?
👉🏻 MUDE A ROTINA! Reinvente-se, se incentive, descubra o que te dá prazer, tire meia hora do seu dia para você, não seja muito exigente, ouça musicas que te deixam de bom humor, quando tiver um dia difícil comece o outro dia com o pensamento positivo, quebre a rotina do dia a dia olhe as coisas de forma diferente, saia da zona de conforto, não fique presa a velhos hábitos.
💡 PARA ESSA SEMANA:
✅ Envie uma mensagem de carinho para alguém que você não conversa a algum tempo!
✅ Faça um elogio inesperado as pessoas que convivem com você!
✅ Converse com pessoas novas!
✅ Faça um novo trajeto para ir para casa!
💭 “Tem pessoas que reclama da segunda feira, mas todos os dias fazem as mesmas coisas”