Cartas e Prosa de Fernando Pessoa
“Quando uma pessoa vai comprar algo, ela pergunta “qual o preço”, e este é seu maior erro, pois o correto seria “qual o valor”, pois qual importância aquele produto trará a sua vida?! Temos por tanto uma Sociedade de quinquilharias e desperdícios, e que desconhece o valor do dinheiro”.
Como é que uma pessoa pode ser sábia se o seu ventre é o seu deus? Muitos, por estas festividades, não conseguem pensar em algo além de esportes, família, carros, passatempos, negócios ou prazer da gula. SÃO consumidores de inúmeras aulas de culinária em toda internet. Eles nunca alcançarão a sabedoria, pois estas coisas básicas deformam seus julgamentos e distraem suas atenções. Por isso, digo: um deus que ama demais os crentes hipócritas está incapaz de fazer justiça. Pais encantados com seus filhos sem caráter não poderão julgá-los corretamente. Homens obcecados em fazer dinheiro comprometerão seu são juízo. O amante dos prazeres fica confundido a respeito da vida e da razão de viver! Agora só me resta desejar um feliz Natal e próspero ano novo aos tolos, comam e bebam para aliviar a dor da falta da sabedoria. 'Deixar os sentimentos comandarem faz de você um otário, homem que sente muito é fraco."(Cifa
o mundo quer que você seja uma pessoa boa, obediente, controlada, quanto mais eles esquecem que você tem sentimentos, que você espera a droga do seu namorado chegar, ou que você espera na fila como todos eles, mais eles querem pisar ! você chora às vezes? sozinho ? seja forte Porque eles querem te fazer chorar, não siga as regras deles, quem quiser ver você chorar verá você sorrindo!
Quando uma pessoa comete um erro grave contigo e com os seus, foge e continua fugindo por mais de um ano não tendo a coragem de se retratar você não pode perder a sua paz pois quem carrega o peso da covardia errante não é você e sim quem está devendo reparação porém a falta de humildade impede o crescimento e maturidade perdendo a preciosidade da confiança.
Cada pessoa precisa estar no seu momento para respeitar e compreender à espiritualidade, vir buscar ó algo que faz a diferença sem o padronizar da vida, fazer sempre o que de bem entende respeitando seu momento e o dos outros, trazer à seu ser os objetivos verdadeiros que gera o aprendizado das lições carmicas à resgatar nos e tornarmos fortes para melhores momentos existencial, colocando em prática o próprio desenvolvimento das tradições intuitivas nas experiências do bom comportamento de dentro para fora, submeter seu espírito à excelência das boas maneiras indentificara que tens muito à oferecer, sem deixar as tolices dos erros passados afetar os discernimentos da própria essência.
Quando você carrega uma pessoa nos seus braços e a sente morrendo lentamente, você é obrigado a tomar uma decisão. Quando tudo que se tem são segundos para salvar essa pessoa, na oração que o último som ouvido por ela não seja sua voz, implorando por ajuda, e a última visão dela não seja seu rosto em desespero... Vocês não sabem como é...
Sabe aquela pessoa que fecha com você em todos os momentos? que está estando passando por uma dificuldade pior que a sua e mesmo assim tá lá dando prioridade a VOCÊ?? então.. procure valorizar essa pessoa, porque no momento você é a prioridade dela.. mais se não dar valor, vai virar apenas mais um conhecido!! 😏
Eu não duvido que "conversar, filosofar e fazer amor, tudo com a mesma pessoa" seja a trilogia perfeita em um relacionamento. O que eu duvido é que seja fácil encontrar alguém assim em um mundo como o nosso, escasso de conhecimento e povoado por pessoas de músculos inchados e cérebros atrofiados, com quem possamos exercitar ou protagonizar essa trilogia.
Em cada pessoa existe uma força, uma impulsão que te joga pra cima, que te incentiva, que te obriga a tirar o melhor de você, que nos obriga a vencer, em cada luta permanecer, sem hesitar, continuar até o objetivo alcançar, como Lucas A.R.T diria: Não ter razão pra viver é muito pior do que tá morto. O que nos faz viver é o oxigênio ? HAHAHA, teoricamente sim ? Mas a vida não é teoria, a vida é prática, e na prática o que nos faz viver são os sonhos, a vontade de realizar seus objetivos, suas metas, seus planos, isso é a impulsão que nos faz continuar, a vontade de ganhar, competir, tá ali, naquele lugar, onde queríamos estar, o querer de estar num mais elevado patamar, reconhecimento, conhecimento, entendimento, entendimento de saber que podemos realizar o que queremos, e podemos fracassar, mas de qualquer forma, temos que tentar.
Imagine um pequeno negócio com dois sócios e oito colaboradores. Se cada pessoa realizar uma pequena melhoria, em 1 dia teremos 10 melhorias. Em 7 dias, 70 melhorias. Em 30 dias, 300 melhorias. Em 1 ano, 3.650 melhorias. Em 10 anos, 36.500 melhorias. Quando falamos em pequena melhoria e passamos a dedicá-la atenção, damos relevância aos pequenos detalhes que influenciam diretamente na experiência do cliente, bem como em evitar o retrabalho pela repetição de erros comuns. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
O vício da vaidade ocorre quando a pessoa na empresa, seja dono ou não, tem a convicção de ser melhor e mais valioso do que os demais. Perde a consciência de que não há ninguém melhor ou pior do que o outro, apenas distintas habilidades e talentos próprios para propósitos diferentes. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Cabe ao dono do negócio ou à pessoa responsável por gerenciar a equipe que estimule as pessoas a saírem do estado improdutivo da preguiça, pois é seu dever melhorar a performance do trabalho a ser executado pelas pessoas. Essa responsabilidade também é dos próprios colaboradores que devem lutar contra esse comportamento de baixa produtividade. Como combatê-lo? Disciplina. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Quando alguém tem a capacidade de desestabilizá-lo emocionalmente significa que essa pessoa tem poder sobre você. Quando eu opto por falar mais alto, ao invés de melhorar meus argumentos, estou comunicando inconscientemente ao outro que não estou sendo ouvido, por isso o aumento do volume da própria voz. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
A síndrome de impostor é a crença que uma pessoa adquire de não ser boa o bastante, por estar onde está e teme ser descoberta, mesmo quando tem sua competência reconhecida pela outras pessoas e por seus resultados obtidos. A necessidade constante de títulos, graduações e certificados evidencia esse comportamento comum entre as pessoas. Não que seja negativo buscar conhecimento, mas muitas instituições de ensino superior e de formação de coaches se aproveitam da síndrome de impostor para conceder a donos de negócios e colaboradores o carimbo de líder ou pessoa competente. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Cada pessoa carrega sua "bagagem" e na maioria das vezes não sabemos o que a outra pessoa carrega, se precisa de ajuda ou se está desistindo aos poucos. O que sabemos é julgar, criticar, porque isso é bem mais fácil do que ajudar, afinal já estamos carregando nossa própria bagagem e somos todos egoístas por natureza, pensando em nosso próprio umbigo.
“ Quando eu falo que gosto de falar na cara da pessoa, não falo para me exibir e sim pq quero que a pessoa reflita ou no mínimo sofra ao saber o que penso dela, se não ligar e não mudar, certamente tal ato ou comportamento faz parte da índole dela, sendo assim se não me agrada, apenas deixo-a.”
O ensino hoje em dia está preso à ideologia. A pessoa não é livre pra pensar por si, é condicionada a pensar e agir como manda a ideologia. As universidades se transformaram numa espécie de fábrica de deturpadores. Por isso valorizo quem busca por si o autoconhecimento e o conhecimento, os autodidatas.
Disciplina e consciência: é possível notar essas duas grandezas nas considerações de uma pessoa. Devemos, com prioridade, ouvir nossa consciência e ter como base a importância da disciplina para estar saudável e em equilíbrio para, assim, tomar as decisões em nossas vidas, independentemente do ciclo que estamos vivendo.
É horrível quando você ama alguém que não te ama por que você não pode cuidar da pessoa, elogiar ela no ouvido, satisfazer ela, não pode dar amor pra ela. Talvez esse seja o pior sentimento que existe por que você sempre vai dar tudo de si por nada de outro alguém, você sempre vai estar disponível e sempre estará sozinho, é horrivel pensar que se pode esperar a vida toda por algo que talvez nunca chegue.
Para uma pessoa triste, aflita basta falar Paz de Deus. Porque a Paz é transmitir tranquilidade, Amor, confiança e esperança e Deus é tudo, porque sem Deus não somos nada e se tivermos Deus temos a Paz a alegria mesmo na tristeza Deus nos da paz e tranquiliza nosso coração nossa alma nossa carne. Que Deus te abençoe