Cartas e Prosa de Fernando Pessoa

Cerca de 11975 cartas e Prosa de Fernando Pessoa

As coisas acontecem quando tem de acontecer, na hora exata. Não adianta desistir na primeira dificuldade, tampouco insistir em algo que se sabe ser impossível sua realização. Talvez melhor a se fazer, é nada fazer. Isso mesmo. Deixar que as coisas fluam naturalmente. Arriscar na hora certa e recuar quando preciso. Como saber quando fazer cada coisa? Nunca se sabe, os livros não ensinam. É algo que aos poucos vai se aprendendo, mas nunca tem fim.

Inserida por FernandoArataque

⁠Se o quanto mais estudo me torno menos conhecedor da diversidade do mundo, o que extraio desta compreensão é que ao estudar, me encho de conteúdos, análises e dúvidas; e, quanto mais dúvidas, maiores são as inseguranças; e, quanto maior a insegurança, termino a entender o que já diria o Filósofo Sócrates: "Só sei que nada sei".

Inserida por ThiagoFQueiroz1988

⁠Acredito muito na construção do nosso respeito e amor-próprio antes de deixar alguém acessar a nossa vida, bem como antes de ousarmos estar na vida do outro. É necessário termos prudências em nossas escolhas. Ocorre que, muitas das vezes centralizamos em excesso o nosso amor-próprio, logo, por um descuido, ficamos racionais e perdemos um pouco da nossa flexibilidade em se doar para o próximo. Por isso, as vezes, não achamos critérios suficientes no outro que possa nos agradar e isso gera em nós o perfeccionismo e por consequência a intolerância. Diante disso, corremos o risco de cultuarmos o nosso egocentrismo e de criarmos um escudo emocional em nome do amor-próprio. É preciso entender que o amor ao próximo passa pela nossa compreensão de sabermos que todos nós somos dotados de imperfeições e que amar também é se doar e correr riscos. Permita-se.

Inserida por carlosfernandofc

A VIOLÊNCIA no Brasil prospera porque existem pessoas que crê fortemente que tem o poder e acham que possuem discernimento para defender quem nunca teve a idéia de discernir pela própria Vida. Usando de Hipocrisia diária para se elegerem defensores dos mais desprovidos. Assim defino Direitos Humanos no Brasil.

Inserida por PoetaFernandoMatos

Trabalhemos, antes, durante e depois de qualquer crise e o trabalho garantirá a nossa paz. Se formos gratos ao nosso Criador, numa contagem de bênçãos que nos enriquecem a vida e diante dos males que nos visitam o coração, o saldo será sempre positivo, a nosso favor.Um grande beijo em seu coração. Perazza.'.

Inserida por fernando_perazza

Quando temos pensamentos negativos e ele se estende em nossa intimidade, atraímos alterações que nos atingem sem percebemos. Muita vezes os males que atraímos por nós mesmos não deixam exergar os mais largos gestos de bênçãos que recebemos de Deus. Um grande beijo em seu coração. Perazza.'.

Inserida por fernando_perazza

Não me atraiu facilmente por corpos, rostos ou bolsos, o que me encanta é a riqueza do intelecto, dos valores e dos sentimentos... Nada é mais gostoso que conversar com alguém que gosta de conversar com você, onde até uma notificação faz seu coração disparar enquanto surge um sorriso bobo em seu rosto, onde um sabe como o outro está com um "oi". Nada substitui se sentir amado, e saber que além de ter uma namorada ou esposa você tem uma melhor amiga. Acredite... Isso se chama felicidade! Valorize se tem e não aceite menos que isso.

Inserida por FernandoCallegariJr

⁠A maturidade dos nossos palpites na vida alheia necessitam possuir o poder de provocar questionamentos libertadores, de modo que apresente os erros e às mazelas, mas em um mesmo momento seja capaz de expor possibilidades. É nesta maturidade, portanto, que nos permite sermos instrumentos de transformação na vida do outro.

Inserida por carlosfernandofc

⁠Bela menina de coração extasiado, tão doce e inocente. Tentava constantemente dançar com a sua tristeza sorrindo para todos que estivessem ao seu redor. Ela é incrível diziam eles e de facto ela era, mas não havia ninguém no mundo que sabia lidar com seu jeito. Acho que de tanto ser especial as pessoas não sabiam nem como cuidar dela.

Inserida por RitaFernando

Cuidar do nosso tempo também tem a ver com amor próprio. E, amor é respeito e respeito é amor. Quantas vezes nós nos desrespeitamos vadiando por aí sem um destino a seguir? Desrespeitamos o nosso tempo... o tempo de plantar, o tempo de crescer e o tempo de dar frutos. Não cuidar do nosso tempo é flagrante ofensa ao nosso amor próprio.

Inserida por carlosfernandofc

Nem sempre o que vivemos agitadamente tem o condão de sustentar uma alegria sólida a fim de gerar um conforto em nossa alma. Será que estamos cuidando do processo da lucidez em nossas vidas? Ou, será que estamos vivendo paliativamente e cegamente para ter sensações de alegrias momentâneas? A propósito, tudo é permitido, mas nem tudo é oportuno. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica.

Inserida por carlosfernandofc

⁠“Hoje você viu uma mensagem que me fez pensar por que nada nessa vida vem de graça, tudo tem um preço, algo que geralmente vai de encontro ao caráter, a verdade, e o amor que sentimos. E por sermos assim forjados nestas qualidades temos que dizer não. Mesmo sentindo o ar acabar em cada batida, o que antes te trouxe a vida, a liberdade, agora te leva para a masmorra onde permaneceu por anos. Provavelmente esse seja o seu lugar, o seu legado. E a felicidade vivida, envolvida em liberdade, tornou-se sua maior prisão novamente. Volta para tua caixa! Em meia vida, meia morte. E o amor que têm sufoca-o, e o cerque de todos os lados. Endureça! Perante as mazelas do sentimento, você quer ser perfeito? Algo único e eterno? Mas nessa vida, isso está fora de moda, não tem porque deixar-te exposto às lanças e flechas da indecisão, do pluralismo. Eu sei que dói, eu sinto. Mas lutar contra sua essência e vencer, significa morte eterna, a vitória da derrota. E como em uma aritmética, sua grandeza é inversamente proporcional. Eu sei o sofrimento vai ser longo, já que o vôo foi tão alto como o céu que não se pode ver o fim. E durante esse retrocesso terá que se quebrar novamente, esmagando os sonhos e projetos para o futuro. Cada lágrima derramada de alegria, cada sorriso, cada olhar visto nos olhos de quem amou ficará guardado contigo nesta caixa, para torturá-lo e fortificá-lo. Sei que às vezes, você não entende o porquê de ter que passar por isso, eu também não entendo, más a sua fé em Deus é insuperável, e se é pra ser assim, aceite. Viva com dor, mas viva. Não dê ouvidos aos que querem pôr um fim a sua jornada. Você é forte, suportou momentos de muita dor, tristeza, agonia, aprendeu em cada um deles, assim como aprendeu nos momentos de amor, alegria, família. E mesmo sabendo que estes não são de seu domínio, você viveu e foi sincero em tudo que fez. Não abuse da morfina, a qual consumistes todos esses anos. A noite te dá ilusão e ameniza sua dor, causando uma falsa impressão de prazer. Mas sabes que, da mesma forma o dia te julga e te deixa o sentimento de que nada vale a pena, inclusive a vida.”

Inserida por AnaRottini

⁠Em nossas vidas, somos como a lua , temos fazes. Tem dias que estamos cheios e brilhantes , outros novos e crescentes e existem tempos de escuridão , períodos minguante. Ávida nós apresenta muitos desafios e todos eles com o potencial de nós derrotar. Por isso nunca inverta as ordens dos fatores, pois a inversão das ordens altera o produto. E a ordem é esta : Diante de Deus de joelhos, e diante dos problemas de pé.

Inserida por luiz_fernando_33

⁠⁠Posso dizer que nós e as plantas temos muito em comum, principalmente as criadas em ambientes controlados. Se não formos regados e adubados com boas energias, podados, poderemos não florescer e, consequentemente, não dar frutos, o que significa que começamos a morrer aos poucos por dentro.

Inserida por fesasou

Hoje estou me permitindo escrever sobre este cansaço indivisível, sobre minha falta de tempo, sobre a desordem que se instaurou em minha vida. Por trás disso tudo, o mais perigoso espreita: a grande traição que estou cometendo, todo dia, comigo mesmo. Porque escrevendo assim, para sobreviver, não escrevo o que me mantém vivo – outras coisas que não estas.

Caio Fernando Abreu
O melhor de Caio Fernando Abreu. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

Nota: Trecho da crônica Querem acabar comigo, publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 29 de abril de 1987.

...Mais
Inserida por pensador

⁠Na enfermagem, muitos almejam o sucesso, mas poucos se dispõem a enfrentar os desafios e aprender com os erros. Muitos preferem a segurança da rotina, mas poucos se aventuram em novas técnicas e conhecimentos. Quer um conselho? Saia da sua zona de conforto, busque aprimoramento constante e você descobrirá a força e a capacidade que possui para lidar com qualquer situação.

Inserida por EnfEduardoFernando

A paixão faz a pessoa parar de comer, dormis trabalhar, estar em paz. Muita gente
fica assustada porque, quando aparece, derruba todas as coisas velhas que encontra.
Ninguém quer desorganizar seu mundo. Por isso, muita gente consegue controlar esta
ameaça, e são capazes de manter de pé uma casa ou uma estrutura que já está podre. São os
engenheiros das coisas superadas.
Outras pessoas pensam exatamente o contrário: entregam- se sem pensar, esperando
encontrar na paixão as soluções para todos os seus problemas. Colocam na outra pessoa
toda a responsabilidade por sua felicidade, e toda culpa por sua possível infelicidade. Estão
sempre eufóricas porque algo de maravilhoso aconteceu, ou deprimidas porque algo que
não esperavam terminou destruindo tudo.
Afastar-se da paixão, ou entregar-se cegamente a ela - qual destas duas atitudes é a
menos destruidora?
Não sei.
(Onze Minutos)

Paulo Coelho
Onze Minutos

Existe um mundo que ninguém pode compreender – ninguém além de mim. Outra pessoa só poderá ter alguma noção do que se passa nele com minha autorização. Talvez, se este mundo fosse aberto, todos meus problemas estariam resolvidos. É fácil para as pessoas me julgarem. Difícil é elas me compreenderem. Elas não sabem o que se passam na minha vida, elas apenas imaginam. E então as pessoas se sentem no direito de dizer a mim o que fazer, quando elas nem ao menos sabem o que se passa nesse mundo – esse mundo que é só meu. Os meus segredos, medos, dores, crenças, esperanças, amores... Tudo isso pertence a mim. Mas toda vez que alguém me manda fazer algo, corrói por dentro. Porque aquela pessoa não sabe o que está falando. E eu me encontro no trânsito de chorar ou rir: chorar – porque dói o que a pessoa induz – sorrir – porque é engraçado que esta pessoa pense ser esperta o bastante e esteja sendo idiota.
Então, aí eu quero fugir. E o melhor conselho é ficar calada. Nada do que eu falar vai resolver as coisas. Meus sonhos, amores, minha realidade pertencem a mim. Meus sonhos por mais que sejam longes, distantes, quase inalcançáveis.. Não são impossíveis. Amores: Perdidos, tristes, sem luz. Eles me deixaram assim. Mentiram, magoaram, foi quase insuportável. E eu estou aqui, viva, talvez querendo ainda amá-los. Então peço a Deus, para me dar forças. E quando todos os meus medos, dores e fracassos, forem vencidos com minhas conquistas dos sonhos e objetivos, conquistarei a minha liberdade. Ah, a minha liberdade..

FODA.. sabe o que é foda?

FODA é você amar tanto uma pessoa a ponto de segurar sua dor só para vê-la sorrindo.
FODA é você gostar tanto de uma pessoa a ponto de abrir mão do mundo, de tudo, para poder tê-la ao seu lado.
FODA é você querer tanto proteger uma pessoa e não poder.
FODA é sentir ciúmes e não falar para evitar qualquer tipo de discussão.
FODA é você saber que errou mais uma vez e não tentar consertar o seu erro.
FODA é você saber que, mesmo com todo cuidado, seu amor é tão forte e grande por uma pessoa que, às vezes, acaba sufocando-a sem querer, sem que você perceba.
FODA mesmo é você olhar no passado e ver que está cometendo os mesmos erros no presente e não saber mudar a situação.
FODA é você sentir tanto medo de perder essa pessoa e acabar se tornando chato.
FODA é quando você sente que está destruindo tudo o que construiu com uma pessoa, todo aquele sentimento bonito, puro e verdadeiro, por coisas banais, brigas, discussões, ciúmes e medo...

Inserida por moreninho19

O segredo da Felicidade é fazer o bem ao próximo mesmo que está pessoa não esteja merecendo isso. Ela não vai entender mais você e Deus entenderá o valor desta felicidade.
As pessoas estão infelizes não é porque precisam de coisas novas. As pessoas estão infelizes pelo simples fato de que elas não estão fazendo nada pra ajudar a alguém.
O que você faz com o seu tempo que você tem?
O que você está fazendo de uso com o dom que Deus te deu?
O que você fez ou faz com seu dinheiro ou coisas que você tem em prol do outro?
Podemos ganhar ou perder... "COISAS" Mais aquilo que fazemos para o bem do próximo, pode ter certeza que ganharás o dobro. Está benção nada e ninguém pode tirar de você.
Uma; Pela parte pessoal de se sentir útil e a outra do dobro é a parte que você já receberia por ser de coração agradável a Deus, mais ganhará melhor ainda porque não foi egoísta e quiz a felicidade da pessoa como você esta sendo e no final seremos todos. Porque quem recebe ajuda é feliz, mais quem dá é mais ainda.

Inserida por ByCoelhinha