Cartas e Prosa de Fernando Pessoa

Cerca de 11971 cartas e Prosa de Fernando Pessoa

“Uma atitude que me deixou ser mais leve comigo mesma foi sentir desapego.Sempre valorizei as pessoas. Mas o desapego me fez direcionar valores para o que realmente importa. O que é e quem é importante.
Não se importe se alguém de casa sujar uma toalha, deixar cair algo e quebrar. São coisas. Pessoas são únicas. Valorize mais o afeto.”
#bysissym

Inserida por BySissym

⁠A pessoa pode até não querer nada sério no momento. Pode até não ter a intenção de se apegar, viver um romance bonito e nem nada disso. Ela pode estar com planos de morar em outro país, pode estar com trauma de relacionamento ou simplesmente estar sem paciência para se relacionar, mas acredite em mim: se ela encontrar uma pessoa que ela acredite que vale a pena, ela vai, no mínimo, se permitir tentar. Ela não vai desperdiçar essa chance.
E a dolorosa verdade por trás do “não quero nada sério agora” é que, na realidade, a pessoa não quer nada sério com você.
Quantas vezes a gente escuta isso de alguém e logo depois a pessoa começa a namorar com outra? Quantas vezes a gente vê pessoas que não tinham a menor intenção de ter nada sério namorando? Isso só prova que não é que ela não queria nada sério. Ela não queria nada sério com você.
E tudo bem. Nem todo mundo vai querer namorar com você. Nem todo mundo vai te ver como uma boa opção. Mas isso, de forma nenhuma, significa que você não seja uma boa opção. O fato da pessoa não querer nada sério com você não diminui o seu valor. E a verdade por trás de toda essa história é aquela máxima: quem quer, dá um jeito. Por isso que eu digo: quem quer de verdade, te inclui nos planos, trabalha os medos e tenta fazer dar certo, ao invés de simplesmente dizer que não quer nada sério agora.

Inserida por CharlesMariotto

⁠Tenho sérias dúvidas de que a “pessoa certa” realmente exista. Mas se ela existir, de algumas coisas eu tenho certeza: ela não vai te tratar como segunda opção, não vai inventar umas desculpas descabidas para não te encontrar e nem vai ignorar a sua mensagem. Ela vai te tratar com o respeito que você merece e você vai ser prioridade na vida dela. Ela vai querer te apresentar para todos os amigos e vai querer te mostrar o mundo dela. Mais do que isso, ela vai se interessar em conhecer o seu mundo também. Ela vai querer te ouvir falar sobre seus sonhos, suas conquistas e vai estar ali para te ajudar quando você quiser desabafar depois de um dia ruim.
Se a pessoa certa existir, eu tenho certeza de que ela não vai abandonar o barco no primeiro desafio e vai querer remar junto para fazer dar certo. Lado a lado mesmo. A pessoa certa é aquela que vai se esforçar por vocês dois. A pessoa certa é aquela que vai te entender, te valorizar e ser grata por cada segundo ao seu lado. É aquela que vai fazer questão de te tirar um sorriso e de te fazer bem. A pessoa certa é aquela que não vai tentar te afastar dos seus amigos e de nada que te faça bem. Isso porque a pessoa certa é aquela que vai, acima de qualquer coisa, te respeitar. Respeitar a sua liberdade, a sua individualidade e a sua vida.
Se a pessoa certa realmente existir, ela não vai ser perfeita porque ninguém é. Mas ela vai estar ali por você. Para te ouvir, te ajudar e te amar. A pessoa certa vai ter centenas de defeitos, mas vai tentar melhorar dia após dia. E ela vai tentar melhorar por ela e por você. A pessoa certa vai ser aquela que vai se esforçar para fazer dar certo. A pessoa certa vai ser aquela que não vai te deixar remando sozinho. A pessoa certa vai ser aquela que vai fazer você querer que o “para sempre” realmente exista.

Inserida por CharlesMariotto

⁠Às vezes ficar dói muito mais do que ir embora.
Há um tempo atrás eu insistia em uma pessoa que me fazia mal. E eu me lembro que eu tinha muito medo de ir embora porque eu sabia que se eu fosse, eu iria sofrer. Eu sabia que teria longas noites de insônia pela frente, choros e que passaria por momentos bem difíceis. E eu não queria passar por nada daquilo. Então eu me agarrei àquele “amor” e fiquei ali por um bom tempo. E quanto mais eu insistia naquilo, mais eu sofria.
A verdade é que o medo de sofrer com o fim me fazia ficar em uma relação que só me machucava. Até que chegou o dia que fui obrigado a me retirar. E quando terminamos eu sofri muito sim. Passei por dias bem difíceis sim e eu poderia jurar que era o fim do mundo. Mas hoje eu percebo que insistir naquela pessoa me fez sofrer muito mais do que terminar com ela. E com tudo isso eu aprendi que às vezes ficar dói muito mais do que ir embora. É que dar mais uma chance, acreditar que dessa vez vai ser diferente e no final se frustrar dói mais do que desistir.
É claro que ir embora não é uma tarefa fácil e é algo que vai te fazer sofrer sim. Mas, se a gente parar para pensar, ficar também vai te machucar. E é melhor sofrer por alguns meses com o fim daquela relação do que sofrer anos e anos sustentando algo que só te machuca. A verdade mesmo é que é melhor sofrer por um tempo do que sofrer a vida toda.
Assuma o controle da sua vida hoje mesmo!

Inserida por CharlesMariotto

Sou uma pessoa apaixonada por você, mas que não suporta ⁠de ter por perto, que te enxerga como ser tóxico, com veneno disfarçado de cura.
Sinto que você força as nossas lembranças, insistindo que mudou quando na verdade é seu mais novo disfarce.
Eu amo você, mas eu odeio o que você faz comigo. Então suma e deixe-me em paz!

Inserida por MariaAliniza

Eu escolhi me apaixonar todos os dias pela mesma pessoa.
O amor é cuidar e ter cumplicidade, respeitar um ao ⁠outro, dar carinho, atenção, ser psicólogo às vezes, ouvir e ser ouvido também isso te liberta. Feche uma boa parceria com quem te levanta, te dá esporro quando você está errado, mas que está ali e te apoia sempre.

Inserida por pamelaferreira781

sou um tipo de pessoa que não guardo rancor de ninguém, mas cada um tem de mim, aquilo que merece.
e mesmo que possa ter me machucado, sempre que precisam eu tô ali.
na pior, eu tô junto, no melhor, eu tô na plateia.
e me sinto muito bem assim.
mandou uma mensagem, eu respondo, podemos até ter nos falado anos atrás. mas de uma única coisa, eu sei, somos todos temporários, e se for pra deixar saudade, que fique a saudade de que um dia, quando mais precisaram de mim, estive ali.
-eumaria

Inserida por -eumaria

⁠⁠Vc é uma pessoa incrível um anjo uma mulher maravilhosa sensacional exuberante, incrivelmente incrível, de sorriso doce, olhar meigo e atitudes maduras, que me fazem ser outra pessoa, vc é um sonho, vc não não parece ser real, vc deslumbrante, (de novo) ao seu lado eu sonho semi acordado nas noites frias de inverno, e nas de calor também, vc é uma mulher muito além da realidade...vc chega impondo, cobrando e querendo, eu muitas vezes mal sei pra onde correr, por isso, bronca é grande, e se eu não der conta, não atender as expectativas eu sei que vou perder, sei que vai embora.
Com vc eu vivo uma vida sem tristeza, sem remorso, pois com vc eu tenho um pacto com a vida, o pacto de ser feliz e de te fazer feliz...vivemos uma, história incrível, eu hoje vivo ao lado de alguém que é acima de qualquer expectativa, vc é uma realidade!!!
Pessoas como vc é coisa rara, meu amor, vc é destemida, corajosa, batalhadora, sensível, forte, tudo isso formando uma combinação linda, maravilhosa, que impressiona qualquer pessoa que decida entrar na sua vida...por isso que ninguém ficou pq precisa selecionar muito bem as pessoas que permite que cheguem pertinho de vc, porque nem todo mundo merece ou está preparado para lidar com a maravilha que vc é...Eu te amo e te admiro muito!!!
E te digo mais pra falar a verdade, uma mulher como vc é inspiração não somente para outras mulheres, mas para homens também, crianças, seres de outras galáticos, para seres espirituais, quem convive com vc não passa de receber uma influência das suas palavras e das suas atitudes, vejo isso vendo seus filhos, eu vejo uma beleza absurda na sua caminhada, na maneira como vc fala e como vc vive...por isso, pode ter a certeza de que nunca vou sair do seu lado, aconteça o que acontecer entre nós. Admiração define o que sinto por ti, ainda tem todo seu amor e carinho, e outras coisas a mais que só nos dois sabemos...somos perfeitos juntos...te amo Carla.

Inserida por DeBrunoParaCarla

⁠Você não tem noção do que está fazendo comigo...
Estou me tornando uma pessoa sorriso.

Passo o dia inteiro me lembrando de você e fico sorrindo.

Tudo que eu gosto, vejo e acho bonito, imagino você comigo.

Tá! Morando no meu pensamento, cultivando meus sentimentos ao invés de bater, está fazendo meu coração pular sorrindo.

Inserida por apollo_nascimento

⁠Amar é...
Se apaixonar todos os dias pela mesma pessoa!?

Talvez seja isso mesmo, para as pessoas normais...
Para mim isso é rotina, comigo, é diferente.

Amar é...
A multiplicação da paixão do dia anterior dia após dia.

Amar é...
A multiplicação do sentimento que jamais terá um resultado exato, você pode multiplicar diariamente os dois fatores e diariamente obter um novo resultado.

Inserida por apollo_nascimento

⁠Mas meu caro Filósofo, afinal quem é DEUS?
- Meu discípulo, encerre a pessoa de DEUS em uma única palavra: DEUS!
- Como assim, Filósofo?
-Você querendo qualificar DEUS com palavras, estarás apenas diminuindo-O.
DEUS não é bom, DEUS é DEUS!
-Ainda não entendi...
-Não são palavras ou títulos que O qualificam, entendeu?
Mas, contudo, se o adjetivo é dar a qualidade ao sujeito, o sujeito e os adjetivos de DEUS se encerram apenas em uma só palavra: DEUS!!!

Inserida por MELQUISEDEKE

⁠A pessoa mais azarada do mundo

O meu time perdeu
Meus amigos estão longe
O arroz queimou
O cachorro fugiu
O pneu furou
No meio da minha onda de azar
Eu vi uma pessoa passar
Entrei
A porta não abria direito
Eu nem desconfiei
Otimista que sou, acreditei
Mas quase esqueci
Sou eu
A pessoa mais azarada do mundo

Inserida por MayaNunes

⁠Amar como Jesus amava, não é tão simples assim.
Nele, só havia amor, não fazia distinção de pessoas.
Tão diferente dos dias atuais, onde os julgadores de plantão, estão sempre a espreita pra te atirar a primeira pedra, e na maioria das vezes não te conhecem, e nem imaginam as dores que você carrega no coração.
Seja alguém melhor, cuide da sua vida, esqueça a do vizinho, e principalmente, respeite toda a forma de amar, cada um é feliz a sua maneira.

Inserida por srtawrobel

⁠“Aquela pessoa”
Sim aquela que me agrada
Que eh uma pessoa que deveria ser amada
Mas ninguém o faz
Mas eu serei capaz
E mostrarei que neste mundo ainda existe a paz
Lhe mostrarei aventuras que darão-lhe luz e a vontade que a conduz a um lugar onde a alegria reluz.
Nos momentos de incerteza pode ter a certeza que serei sua maior firmeza.
troubled/diego

Inserida por troubled

⁠E se ela é......

E se ela é uma pessoa tão especial que até ela mesma não se reconhece o quanto ainda não se encontrou.

E se ela é um encontro de amor, ternura, experiências que ainda está no alto de uma montanha, mas ainda em baixo do solo.

Então ela é um encontro de emoções que tem raízes tão profundas, que ninguém consegue arrancar.

Então ela é um amor genuíno, raro! Que envolve e se envolve, sem mesmo saber que ela é a própria raridade que gera tudo isso!!

Então você é!! O amor, a perfeição completa por fora, mais ainda não se encontrada por dentro; a ternura ardente loucamente inconclusa de si mesma!

Então você é única!! Kevilin....

Inserida por Rubens7x

EU AINDA TE AMO
faz uns 3 anos que eu to gostando de um garoto,e ele e uma pessoa muito boa,muito especial pra mim,ele é bonito,muito bonito,ele é moreno,ele e cacheado e tem um sorriso lindo.Eu me apaixonei por ele nao pela aparência mas sim pelo jeito,eu ja me envolvi cm ele desde ent percebi que ele e uma pessoa maravilhosa pra mim,eu amo tanto ele que eu ate sonho cm ele,eu até penso nele 24h,eu durmo pensando nele,acordo pensando nele,mas ele resolveu para de gosta de mim,eu ate hoje nao sei o pq.Eu confesso que já chorei por pensar que nao sou suficiente pra ele ou ate msm que eu nao sou uma pessoa boa ou que eu fiz algo de errado.Nunca vou esquecer do nosso primeiro beijo,mas msm sem ter beijado ele eu já era apaixonada,ate msm sem ver todos os dia.Eu já tentei esquecer ele mais o amor ta fala mais alto,e la no fundo eu sinto que nos vamos da certo,msm vc me tratando como uma simples amiga,saiba que você está nas minhas orações,peço para o papai do céu cuidar de você e que um dia nós possamos viver uma amor recíproco .Eu te amo!

Inserida por mica085

⁠Fama, riqueza, sucesso, cargo, nenhuma dessas coisas "estraga" a pessoa, na verdade apenas trazem à tona o que ela sempre cultivava dentro de si, sob sorrisos falsos, tapinhas nas costas e gentilezas orquestradas.

Pessoas VERDADEIRAS e de CARÁTER não mudam de acordo com a oportunidade/conveniência, elas seguem firmes suas convicções independente se vao perder ou ganha alguma coisa.

A forma mais fácil de realmente conhecer alguém é analisar como ela trata aqueles que não tem nada a lhe oferecer e vice versa.

Inserida por Cleber_Coelho

⁠Quero que você saiba o quanto eu te admiro. Você é uma pessoa incrivelmente forte e enfrenta os desafios da vida com uma coragem que me inspira todos os dias. Vejo o quanto você é maravilhosa, sempre disposta a ajudar os outros e a espalhar amor e bondade onde quer que vá.

Sua força e determinação me enchem de orgulho, e sou muito grato por ter você como irmã. Continue sendo essa pessoa incrível que você é, e nunca se esqueça do quanto você é especial e amada por todos nós.

Inserida por Johnhonorato

⁠A vida tem o seu verdeiro sabor quando estamos com a pessoa que amamos e queremos levar para vida toda, Se tiverem briga resolvam.
Se há orgulho,entenda que isso só estraga tudo. Vocês não estão juntos para competir,mais sim para completarem um do outro.
Portanto amem-se muito porque a vida passa rápido.

Inserida por Delvinosalomone

⁠Fácil!?
Não é fácil coisa nenhuma...

Quando a pessoa tem o sabor do pecado nos lábios, o beijo nos causa arrepios pelo corpo inteiro?

"É" difícil resistir, difícil não querer, difícil não se render.
Quando a loucura entra em ebulição no toque dos lábios e o corpo estremece no toque das mãos!

Coração não bate... Ele capota e a alma até parece que vai sair pela boca.

Quando os teus lábios tocam os meus, algo surreal acontece comigo!
Perco os sentidos, o rumo, o destino, nem sei em qual planeta do sistema solar eu vou parar.

Inserida por apollo_nascimento