Cartas e Prosa de Fernando Pessoa

Cerca de 11971 cartas e Prosa de Fernando Pessoa

Democracia representativa é o ato de um grupo ou pessoa ser eleito, normalmente por votação, para "representar" um povo ou uma população, isto é, para agir, falar e decidir em "nome do povo". Os "representantes do povo" se agrupam em instituições chamadas Parlamento, Congresso ou Assembleia da República

O conceito moderno de democracia é dominado pela forma de democracia eleitoral e plebiscitária majoritária no Ocidente, a que chamamos democracia liberal ou democracia representativa. Apesar de sua aceitação generalizada – sobretudo no pós-Guerra Fria - a democracia liberal é apenas uma das formas de representação balanceada de interesses, compreendida num conceito global de isonomia. A moderna noção de democracia se desenvolveu durante todo o século XIX e se firmou no século XX e está ligada ao ideal de participação popular, que remonta aos gregos, mas que se enriqueceu com as contribuções da Revolução Francesa, do Governo Representativo Liberal inglês e, finalmente, da Revolução Americana, que foram experiências de libertação do Homem e afirmaram da sua autonomia.

Inserida por marilinda78

Eu acho que venci essa batalha, se é que foi, pois so tinha uma pessoa lutando.
Porque venci? fui o tempo todo sincero, eu fui eu, não deixei os meus valores de lado, aprendi muito com isso.
Sera que eu faria tudo isso novamente? sim, faria. Não me arrependo de nada.
Espero que se no futuro, alguem fazer isto por mim, eu corresponda da melhor maneira, pois eu sei, que esse não é o fim, é apenas um novo começo.
Eu tenho orgulho de ser quem sou, de fazer o que faço, Antes de gostar de qualquer pessoa, primeira mente eu gosto de mim.

Inserida por VictorAugusto

''Se aprende a amar não quando se encontra a pessoa perfeita, e sim quando se aprende a crer na perfeição de uma pessoa imperfeita''

''Se eu fosse o mar e você uma rocha, faria subir a maré para beijar sua boca''

''Ainda que eu não saiba querer-te da forma que te gostaria, sempre te quererei com todo meu coração da melhor forma que saiba''

''Se o amor fosse meu, e o doce fosse teu, juntaria tudo para formar um amor tão doce quanto o seu!''

"O exército é uma multidão que obedece."

"O exército não deve ser mais do que o braço da nação, nunca a cabeça."

"O exército é uma multidão que obedece." (Napoleão Bonaparte)

"O exército não deve ser mais do que o braço da nação, nunca a cabeça."
(Pío Baroja)

"O chamado deus dos exércitos está sempre do lado da nação que tem a melhor artilharia, os melhores generais." (Ernest Renan)

"Um exército de cervos comandado por um leão é mais temível que um exército de leões comandado por um cervo." (Plutarco)

"Com o trabalho o exército se fortalece; com o ócio, perde as forças." (Vegécio)

"Quando se defrontam dois exércitos de força equivalente, aquele que sofre por sustentar a guerra alcançará a vitória." (Lao Tsé)

"É mais fácil formar um exército do que formar capitães." (Antonio Gramsci)

"Um exército sem agentes secretos é como um homem sem olhos nem ouvidos." (Chia Lin)

"A força de um exército, como a energia em mecânica, é obtida multiplicando-se a massa pela velocidade, a marcha rápida aumenta o moral da tropa, e assim há muitas chances para vitória."

''Um soberano jamais deve colocar em ação um exército motivado pela raiva; um líder jamais deve iniciar uma guerra motivado pela ira.''

"O primeiro amor é um pouco de loucura e muita curiosidade."

"Nada é pequeno no Amor. Aqueles que esperam por grandes ocasiões para demonstrar a sua ternura não sabem amar."

"Nunca digas que esqueceste um amor diga apenas que consegue falar nele sem chorar, pois o amor é... inesquecível."

"Meu amor, quando digo que te amo profundamente... estou descrevendo apenas superficialmente tudo o que sinto."

"Se o amor que sinto por você for um sonho... quero dormir para sempre!"

"A beleza das pessoas está na capacidade de amar e encontrar no próximo a continuidade de seu ser."

Inserida por EdielJunior

Seja uma pessoa forte, positiva, real, amorosa.
Enxergue adiante.
Aproveite as oportunidades do agora.
E não aceite o ditado ”Deixe como está para ver como fica”.
A sua vida pede avanço, dinamismo, confiança.
Dê a você mesmo as chances para progredir.
E digite no Banco Divino suas senhas de esperança e paz.
Ainda que tudo esteja contra você, levante o ânimo, creia
em Deus e acredite que uma boa hora há de chegar.

Inserida por Pauloeliasnunes

Não é mais um texto sobre protesto, é sobre pessoas. E que tipo de pessoa você é?

Existe o tipo de pessoa que só fala e nada faz .Grita, bate, quebra " xinga", quer mudança...Mas é incapaz de apanhar o cocô do cachorro quando caminha no calçadão de ponta negra.
Fala bonito sobre corrupção, sabe o nome de todos os corruptos da história do Brasil, mas é só tomar umas caipirinhas no veraneio, que paga alguém pra dirigir seu carro do circo da folia " até depois da viatura da polícia " .
É o tipo de pessoa dourada do sol, que diz ter orgulho de ser potiguar, mas chega sábado, na praia com os amigos, " tomando uma de cana com uma banda de caju" e deixa o lixo ser levado pelo mar. Sem o mínimo de culpa, sem o mínimo de consciência pesada.Remorso.
Esse tipo de pessoa, que fala, fala e nada faz, é do tipo " marido reclamão" exige que a casa esteja limpa, mas na hora de passar a vassoura, xiiii, corre e varre todas as migalhas pra debaixo do tapete.
É do tipo pessoa "mudança" Mudança de pensamento, atitude e discurso!
É o tipo de pessoa que precisa sempre ouvir: Muda, que quando você muda ,tudo muda.

*Não é mais um texto sobre protesto. É sobre pessoas.

Inserida por viviangalvao

Uma de espiritismo

Certa vez ouvi um relato de uma pessoa, num grupo de espiritismo onde conversavam sobre a dor de um ente querido desencarnado que ficou na terra, onde segundo alguns ao perceberem suas vidas sem evolução pessoal veem busca-la para o seu convivo espiritual.
Até que ponto isto é verdade? EU, não sei, só sei que umas poucas que conheci acabaram partindo para o primeiro plano (morreram) por não terem aceitado, ou se adaptado a nova vida sem o outro ente querido que acostumou-se a sua vida diária. Isso foi percebido por mim também por verem os mesmos chorosos, reclamando, saudosos e falando por diversas vezes que não se acostumariam sem o outro.
E foi nesse embalo que motivou mais este texto; observei um velho conhecido também morrer depois de certo tempo, e ficar entre aspas jogadas à margem da vida tristes e sofrendo muito pela falta neste, caso de sua devotada mãe. Dizem... Não sei. Apenas ouvi em conversas, que as mães teem predileções por alguns filhos. Ainda mais se esse filho lhe era companhia desde muito tempo onde abdicavam de uma vida conjugal pra se dedicarem a elas, cumplices do seu dia-a-dia. Dai vendo seus ninhos aflitos na terra com certeza pedindo para que venha busca-lo pro seu convívio, começam a rogar ao criador para que lhe conceda a graça do descanso e felicidade eterna.
Sou por natureza um observador, muitas vezes incompreendido, porem deixo aqui apenas meu relato de certo ou errado afinal aprendi que há na nossa vida apenas suposições e fatos, o resto é coisa da crença de cada um, cada ser. E que a paz esteja sempre em sua mente, ou quem sabem no seu coração.

Inserida por dalainilton

O tempo é algo linear e só existe o que já passou e o agora. Se eu perguntar a qualquer pessoa o que acontecerá daqui a 1 minuto ninguém responderá por causa da inexistência do mesmo ou seja,é impossível mencionar o evento futuro. O que existe de fato é "Espaço e Tempo".
(Guy Barreto)

Inserida por guybarreto

nao sei quanto tempo ja se passou , mas voce ainda é a primeira pessoa que eu penso antes de dormi , nao sei se voce ainda lembra de mim , e dos momentos que vivemos , mas eu ainda visito seu perfil do face , e fico olhando suas fotos e leio suas publicações pra ver se alguma foi feita pra mim , nao sei por quanto tempo isso vai dura dentro de mim , acredito que voce irá ler esta mensagem , então saiba que viver sem voce é morre a cada dia , volta pra mim antes que seja tarde de mais

Por #BelloGarcia :'(

Inserida por BelloGarcia

Sabe o que mais mi assusta em mim mesmo;a falta de confiar mesmo na outra pessoa.
Talvez seja uma experiência ruim já vivida,ou até mesmo o modo como a pessoa que esta,ou diz estar ao seu lado esteja reagindo ou agindo isso tudo pesa na balança.
Creio que estou do lado que sobe da balança tentando suportar esse peso.
Desculpa mais as vezes a realidade,ela é dura e cruel principalmente pra pra você que vai ler e entender que tudo isso acontece com você.
Mais é isso ai ninguém consegue entender por completo esse fenômeno chamado vida.

Inserida por marquelidani

E então aquela pessoa surge
e está disposta a mudar toda a sua vida
para ficar contigo.

Ela te ama sobremaneira,
e você sente que lhe ama tanto
ou muito mais.

Então não importa o tempo,
não importa a distância,
não importa mesmo os riscos
e outras consequências:

Cabe a você provar o seu valor
e se esforçar para fazer esta mudança
junto com ela.

Inserida por AugustoBranco1

Mudar ??
Ninguém se transforma em outra pessoa de um dia para outro
Pode ir, siga o seu caminho, seja feliz.
Quero que saiba que estarei aqui a te esperar, e quando você estiver completa, sem duvidas e realmente preparada para ter de volta o que é só seu pode voltar, vou estar aqui com o mesmo amor que um dia prometi!!!

Inserida por raffavelloso

A VERDADEIRA BELEZA..

É o brilho no olhar de uma pessoa,
É o sorriso, o riso, a simpatia, o respeito e a alegria que sai da sua boca.
É a bondade dos seus atos.
É como seu coração trata a si mesmo e aos outros com amor.
É a autenticidade que sua própria mente inventou.

Essa beleza vem de dentro pra fora.

e TRANSFORMA.
Não só a pessoa mas também todos que passam por sua vida.

Não é alguém que te conquista pela sua aparência,

MAS SIM alguém que faz seu coração associar AS COISAS MAIS LINDAS a uma aparência. =)

Inserida por fernandafaggioni

Engraçado nee !? como as pessoas te julam pelo que vc foi no passado(...)
E assim axam que a pessoa n em a capacidade de mudar seus conceios e atitudes,
o que você foi no passado nao importa, desde que voce fafça mudanças para melhor!
n julgue uma pessoa por ourtas serem iguais a esta(...) ngm nasceu igual, nm pensa igual, ATITUDES?estas siim podem ser iguais, mais cada um tem a conciência do que faz, nao julgue o livro pela capa

Inserida por rudneytodynho

"Andei pensando sobre essa frase: "ainda não encontrei a pessoa certa" bem depois de refletir cheguei a uma teoria, quando buscamos essa "pessoa certa" muitas vezes nos frustramos em meio a essa busca e o coração que as vezes ja não estava bem fica ainda pior, então penso que é melhor se "TORNAR A PESSOA CERTA" assim seremos encontrados por alguem que busca o mesmo que nós. Nesse meio tempo se cuide, não falo somente da aparencia mais do seu interior, porque assim quem estiver ao seu redor ira enxergar motivos suficientes para se aproximar e dai quem sabe pode nascer uma linda historia de amor"

29/02/12.

Inserida por LeandroFagundes

Não importa a ninguém que sejas uma boa pessoa, a vida é viciada em dores, sangue, e muitos marcas, em cicatrizes, ela vai machucá-lo sempre que descuide-se, sempre que ousar sonhar, com a voz do profeta do amanhã que sonhas desde a infância, cuidado, pois sempre precisamos perdoá-la por tanto dor, tantas angustias espalhadas ao longo dos caminhos...

Nina Pilar

Inserida por NinaPilar

Ouvi por muitas vezes você falar ser uma pessoa sentimental, mas também muito prática.

O “não vou” vem do sentimentalismo ou da praticidade?



NÃO VOU encontrar você nunca mais

NÃO VOU tirar você da minha vida

NÃO VOU agüentar você, com suas infantilidades e medos

NÃO VOU falar com você, e espero q você faça o mesmo

NÃO VOU cumprir as promessas que fiz

NÃO VOU cobrar promessas feitas

NÃO VOU sentir ciúmes

NÃO VOU esquecer você

NÃO VOU chegar perto de você, é que você só me faz mal

NÃO VOU levá-la as viagens combinadas (Buenos Aires, Porto de Galinhas, Punta del Este.....)

NÃO VOU expressar nenhum sentimento, seja ele qual for......só desprezo

NÃO VOU desistir de mim

NÃO VOU desistir de você

NÃO VOU sofrer por causa de um amor perdido

NÃO VOU chorar

NÃO VOU nem quero fazer parte da sua vida

NÃO VOU escrever sequer uma palavra à você

NÃO VOU sentir saudade

NÃO VOU lembrar de você por e-mails q me chegaram e só parece com uma pessoa: você

NÃO VOU ouvir musicas que me lembrem você

NÃO VOU ligar para você

NÃO VOU passar msgs no seu celular

NÃO VOU acreditar em você

NÃO VOU abraçar você

NÃO VOU mentir para você

NÃO VOU me esconder

NAO VOU pedir beijo

NÃO VOU abandonar você e quero você por perto

NÃO VOU falar e sim conversar com você

NÃO VOU dividir minha vida com você

NÃO VOU fazer amor com você

NÃO VOU respeitar suas vontades, já que estou indo contra às minhas

NÃO VOU agarrar você, quando encontrá-la, seja em qual situação for

NÃO VOU ter raiva onde não precisa tê-la

NÃO VOU desprezar

NÃO VOU proteger

NÃO VOU me preocupar com você

NÃO VOU separar

NÃO VOU ficar longe de você

NÃO VOU sentir vontade

NÃO VOU sentir teu cheiro

NÃO VOU ver a lua e lembrar de você

NÃO VOU mais a Fortaleza

NÃO VOU me afastar

NÃO VOU cuidar

NÃO VOU regar, para morrer

NÃO VOU me “travar” e me entregar de vez



Ufaaaaa..........são tantos, nem sei se você vai ler até o final.

Eu escrevi e senti até o final, todas as vezes.

Inserida por afeijao

a sua falta me deixa triste, desamparada.
sem vontade de viver.
uma pessoa sem ter noção do que fazer da vida,
uma pessoa que não pensa em outra coisa,
a não ser na sua volta,
volta logo pra mim,
já não aguento mais essa situação:
de não te ver, de não te sentir, de não te beijar,
de não poder te abraçar, de não sentir teu calor,
enfim... de não te ter aqui.
a cada dia de sua ausência, eu fico mais solitária,
sem saber o que fazer,
porque infelizmente a razão da minha vida,
a razão do meu viver, está longe de mim,
e eu já não sei o que fazer,
porque estou morrendo de SAUDADES
porque eu AMO VOCÊ!

Inserida por jessicarodrigues93

O dia mais importante , não é o dia em que conhecemos uma pessoa e sim quando ela passa a existir dentro de nós!
Ser fã é ter uma pessoa como referencial, mas ao mesmo tempo é horrivel aguentar posers que se acham fãs só porque ouviram duas músicas, sabem cantá-las, acham os caras lindos, gostosos, tem milhões de posters, todos os cds e dvds, mil fotos no computador, e etc. É muito mais do que isso ! ser fã é APOIAR a banda, ter orgulho do que seus ídolos fazem. É rir e chorar, sofrer e festejar. é ter sempre a mesma emoção ao ouvir uma musica. encantar apenas por presenciar uma apresentação. é apoiar , independentemente de boatos e defeitos. é AMAR sem saber o porque gosta tanto de alguém que nunca lhe dirigiu uma palavra. Seja como for.o amor de um verdadeiro fã, é incondicional, mesmo que não seja correspondido da forma merecida. eterna dedicação, sem esperar nada em troca.

Inserida por CarolzinhaBia

Sabemos o quanto uma pessoa é importante para alguém, a partir do momento em que ela não está mais presente em seus dias!Quando mesmo que tenha recursos para encurtar essa saudade do dia-a-dia, ainda sim não tem aquela alegria de estar ao lado dos simples acontecimentos rotineiros do dia, como acordar e dar bom dia,almoçar juntas e uma serie de situações antes nem percebidas.
Buscamos sempre pelo nosso melhor, mas como consequência perdemos também o nosso melhor!
Mas ainda há tempo,só temos que agendar esse tempo, irônico dizer isso,mas é a mais pura verdade, crescemos,mudamos nosso cotidiano e acabamos por viver em função do tempo do trabalho.
Não se permitam!
Diga que ama seus pais,irmãos e até os amigos.
Agende sua vida, e não deixe de passar bons momentos com quem realmente se importa com você!
Para minhas irmanas queridas!

Inserida por GeiziPereira

Amor.
Amor...é.Falar com alguém através de pensamentos.
Amor...é.Encontrar na pessoa amada a sequencia de seus pensamentos.
Amor...é Sentir algo dentro de si que te faça sorrir mesmo quando estás só.
Amor...é Construir uma nova história junto com a pessoa amada.
Amor...é A perfeição de uma afeição.

Inserida por asd90