Cartas de Saudade para Irmã
Tenho saudade dos dias que não voltam mais, especialmente aqueles em que eu pude estar ao seu lado. Desculpa por não ter percebido a tempo o quanto você foi, e ainda é importante para mim. Você sempre me lembra um tempo bom, e é por isso que eu te amo tanto e sempre vou pensar em você com imenso carinho e saudade. Nossa história não acabou, e mesmo depois de tanto tempo de desencontros, eu sei que o universo vai nos unir novamente. A vida sempre nos une, podemos ficar anos sem nos encontrarmos, mas sabemos que a consideração e a gratidão são eternas.
Saudades dos momentos que não vivi intensamente, mas presenciei de longe. Saudade por não ter aproveitado, por não ter dito o quanto eu realmente tinha amado. Hoje tenho plena consciência de que o tempo está passando e não há como mudar, eu realmente estou crescendo e tendo que deixar coisas muito importantes para trás: momentos, pessoas, dores e alegrias. eu só não abro mão dos meus sonhos porque meu futuro depende deles! A vida mudou e vai continuar mudando, não posso parar no tempo nem ficar presa no passado, apesar da minha mente sentir tanta falta principalmente porque eu não dei o valor necessário... mas agora não tem mais jeito, o tempo está correndo e a luta não vai parar.
“Regra número 1: a saudade sempre volta para apertar o peito e acertar as contas. Ela se infiltra nos meus sonhos, pelas janelas fechadas dos nossos olhos, e fica ali, quietinha, até se apoderar com força descomunal das nossas fraquezas. Acho que é assim que nascem as nossas lágrimas. Lágrima é a nossa saudade em estado líquido.”
“É tarde demais para pedir para você voltar? É tarde demais para dizer que sinto saudade da sua voz, do seu sorriso, saudade de você, de quem você é quando está ao meu lado. Saudade de poder gritar ao mundo que você me pertence, deixar transparecer em meu olhar que os nossos corações mesmo com milhares de km distancia escolheu um ao outro, saudade de passar noites em claro fazendo planos para o futuro ou até mesmo contando piadas sem graça. Saudade de ouvir a sua risada contida por conta da sua grande timidez, saudade de ouvir você dizendo que será apenas eu e mais ninguém. Saudade de acordar no meio da madrugada e saber que tenho você para mim, saber que você me pertence. Saudade de quem éramos e mais ainda saudade de quem planejávamos ser.”
Saudade daqueles tempos que eu era só um tuquinho de gente. Que ficava com raiva porque minha mãe não deixava pegar arroz em casa, pra fazer comidinha em panelinhas. Saudade de ficar triste porque minha mãe não quis comprar aquela boneca que todo mundo tinha, ou aquela certa boneca que fazia meus olhos brilharem. E mais saudades ainda ? , De ficar suja, brincar na terra, dizer que “AMO” do coração. E sem ter vergonha de ficar suja, e sem vergonha de dizer o que eu sentia. Só que agente vai crescendo, e vai ficando bobo … E já não tem mais aquela ingenuidade que uma criança tem. Não tem mais aquele brilho nos olhos. E o que sobra, é vergonha. Saudades disso. Saudades de quando eu não dizia “Eu te amo” para qualquer um. E sim, para quem realmente sempre me amou. “Os Meus Pais”. Saudades de quando eu não tinha vergonha de falar pra eles o quanto eu os amava. O quanto eu os amo.
A saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama. Saudade da pele, do cheiro, dos beijos. Saudade da presença, e até da ausência consentida. Você podia ficar na sala e ela no quarto, sem se verem, mas sabiam-se lá. Você podia ir para o dentista e ela para a faculdade, mas sabiam-se onde. Você podia ficar o dia sem vê-la, ela o dia sem vê-lo, mas sabiam-se amanhã. Contudo, quando o amor de um acaba, ou torna-se menor, Ou quando alguém ou algo não deixa que esse amor siga, Ao outro sobra uma saudade que ninguém sabe como deter. Saudade é basicamente não saber.
E a cada dia que passa todos vão percebendo cada vez mais a falta que você me faz. A saudade que sinto de você é muito grande e essa paixão inexplicável, incontrolável. Eu já não mando mais em mim. Em minhas atitudes, quando se trata a você não tenho medo, nãos meço as palavras. Só sei que sinto sua falta a todo instante, um minuto sem você é uma eternidade imagina meses sem você, o quanto tem sido difícil para mim. Você é tudo que eu sempre quis pra me fazer feliz. Você me mostrou que eu não preciso de muito para ser feliz, que só preciso de alguém pra abraçar e me dizer para não me preocupar que tenho você ao meu lado, e que nada mais importa se tenho você junto a mim. Sinto sua falta a todo instante.
Saudade não é ausência. É a presença, é tentar viver no presente. É a cama ainda desarrumada, o par de copos ao lado da garrafa de vinho, é a escova de dentes ao lado da sua. Saudades são todas as coisas que estão lá para nos dizer que não, a pessoa não foi embora. Muito pelo contrário: ela ficou, e de lá não sai. A ausência ocupa espaço, ocupa tempo, ocupa a cabeça, até demais. E faz com que a gente invente coisas, nos leva para tão próximo da total loucura quanto é permitido, para alguém em cujo prontuário se lê “sadio”. Ela faz a gente realmente acreditar que enlouquecemos. Ela nos deixa de cama, mesmo quando estamos fazendo todas as coisas do mundo. Todas e ao mesmo tempo. É o transtorno intermitente e perene de implorar por ‘um pouco mais’.
Garota, sabe, tenho uma saudade do cheiro da sua pele, tanta, que às vezes me dá uma vontade ridícula de chorar. Não só pelas vezes que minha memória olfática retroativa seu perfume de talco e amêndoas. Mas porque me vem uma certeza que eu ainda tinha mais pra amar, muita coisa pra admirar, outros pontos epidérmicos pra jamais esquecer. Você tinha alguma coisa, um segredo, uma receita que as outras não têm, não sei.
A Saudade é difícil de explicar,não é aquele simples sentimento que você pode descrever em uma carta como "estou com saudades" ou em uma frase do orkut "volta logo" mas sim aquilo que você sente,aquela metade que falta no seu coração, o que a matéria não cura, e nem remédio mata. Só com o tempo passa, as vezes demora, mas o que importa? O importante é saber que você vive, que você ama, que você é um ser humano bonito, que sonha e que tem expectativas de encontrar alguém em que possa se fundar...No fundo ninguém é de pedra,todo mundo sente, mas nem todos admitem...saudade não é vergonhoso, é belo para os que são livres do pensamento dos outros e feio para quem se baseia nos demais.Só quem vive de verdade sabe e pode conhecer as verdadeira belezas que existem na vida.
Deixei de tentar satisfazer meu coração com lembranças, mas não amenizei a saudade que sinto, não deixei claro para o meu coração que poderia viver sem você, que poderia deixar um simples sorriso me abalar, me deixar permanecer sem atitude quando falar ou pensar em tudo que passei enquanto estive do teu lado. Poderia pensar em mil palavras para traduzir a razão que existe de você em mim, mas é o silencio que me fala quantas palavras pode expressar a clareza do que sinto, do que procuro e do que espero de você.
Um dia o amor perguntou para a saudade: Por que teimas em entrar nos corações das pessoas? E com um suspiro melancólico a saudade respondeu: Chego aos corações onde tu deixaste de habitar, e quando entro neles encontro tudo desarrumado, sem vida, sem perspectiva de um futuro feliz. E então, começo a arrumar tudo no seu devido lugar. E quando tudo está arrumadinho tu voltas com seu ar brejeiro e toma conta novamente do lugar. Então, o amor sorrindo, respondeu: Faço parte da vida das pessoas. Trago alegria, felicidadee a esperança que todos necessitam para viver. E só saio dos corações das pessoas que não confiam em mim...
[...] a saudade é uma menina que brinca com o tempo. Ah! E como brinca, ri e chora ao mesmo tempo. O tempo às vezes briga com a saudade, dizendo que tem que seguir em frente, mas a saudade sempre quer voltar - isso me faz recordar uma citação de Rubem Alves in: O amor que acende a Lua “A saudade é nossa alma dizendo para onde ela que voltar" -, mas o tempo não volta. É teimoso o tempo, ou teimosos somos nós?
Hoje, bateu uma saudade especial, uma saudade diferente de todas que já senti por você. Uma lembrança boa, não aquelas que me fazem sofrer e que me deixa nostálgico. Por instantes passaram em minha cabeça todos os momentos bons que tivemos aqueles que só ficam nas lembranças, e outros que ainda não vivemos. Você me veio como um raio, rápido e luminoso, e forte como um furacão, mas que dessa vez me deixou intacto, inteiro, sem me causar dor, não é como as outras vezes que ao pensar, me arrasava, me deixava no chão, jogado sem rumo algum. Talvez eu esteja aceitando, aceitando que precisamos nos libertar, para saber o que realmente sentimos, aceitando que nascemos um para o outro, como quem protege e quer bem, bem mais que isso, que ama e aceita que o nosso destino é igual só que ao contrário. Pode ser o maior amor do mundo, quando não é pra ser, não será.
Eu venho de uma longa saudade. Eu, a quem elogiam e adoram. Mas ninguém quer nada comigo. Meu fôlego de sete gatos amedronta os que poderiam vir. Com exceção de uns poucos, todos têm medo de mim como se eu mordesse. Nem eu nem Ulisses mordemos. Somos mansos e alegres, e às vezes latimos de raiva ou de espanto. Eu escondo de mim o meu fracasso. Desisto. E tristemente coleciono frases de amor. Em português é “eu te amo”. Em francês – “je t’aime”. Em inglês – “I love you”. Em italiano – “io t’amo”. Em espanhol – “yo te quiero”. Em alemão – “Ich liebe dich”, está certo? Logo eu, a mal-amada. A grande decepcionada, a que cada noite experimenta a doçura da morte.
Não sei se o que estou sentindo seja apenas saudade ou seja amor, mais sei que sinto sua falta. Estive olhando suas fotos em meu coração e não sei se elas estão gastas de tanto eu as olhar, pois não lembro mais como é seu olhar e seu rosto alias já faz muito tempo que eu não a vejo! Mais sei que pode passar o tempo que for você sempre vai estar em meu coração pode ser uma foto apagada mais um amor que nunca vai se apagar.
Morre todo aquele que depois de sua morte não existe ninguém para sentir saudade de você. Assim já nos alertava neste sentido um velho proverbio iorubá das antigas tradições africanas. A celebração do Exu no rito do candomblé, é e tem este fundamento, o filho morto de Oxalá mas sempre lembrado e reverenciado no inicio e no final dos trabalhos. Em suma a vida de cada um só teve sentido se quando for para ultima morada deixar saudades.
Saudade eterna!!! A saudade é um sentimento que ás vezes bate forte. Algumas vezes vem acompanhada da dor, outras da alegria, e agradecimento de ter vivido. Muitas vezes faz a gente chorar, outras sorrir, mas sempre nós impulsiona a vivê- la. Uma viagem ao passado, as lembranças, recordacões. Qdo vivemos de forma plena junto ao outro, é considerado gratificante. Hoje abro o meu sorriso, agradecimento, por poder ter compartilhado meus dias com o Sr, Por ter aprendido, ter sido acarinhada, iluminada com seus gestos, e digo: Saudades eternas, saudades eternas, saudades eternas, hei de te encontrar novamente pai. !!! Simone Verçosa.
Essa saudade que fica, que machuca, que destrói. Essa vontade que atiça, que agoniza, que tira o sono. Esse amor que permaneceu, que não vai embora, que não acaba. “Por que sentir tanta falta de alguém que te deixou?” - Talvez não tenha aceitado bem o fim, talvez nem tenha sido um fim. Só peço que repense, que veja que só nós podemos viver a nossa história, por favor, suplico que entenda que meu coração só bate e todas as coisas que fizeram morada em mim, são suas. Não me deixe ir ainda, não agora, não assim. Lembre-se de quando me disse que seria pra sempre.
e a saudade veio me visitar novamente, uma hóspede chata, que parece que nunca vai embora e sabe exatamente como te ferir, só estou cansada queria ficar em casa, sem ver ninguém, estou com saudade das pessoas, mas sem disposição para explicar o por que nao estou bem, e sem vontade de dizer que me sinto bem.