Cartas de Saudade para Irmã
O passado é algo presente no nosso dia a dia, As vezes dá saudade; as vezes dá vontade de esquecer; as vezes dá vontade de viver tudo o que já foi vivido, tudo aquilo que foi bom é não volta mais. Só que tem um detalhe, nada será como antes. Nenhuma sensação será a mesma; nenhum momento será o mesmo. Você pode até tentar, porém nada será igual. Pode ser melhor ou pior, mas nunca igual...
A saudade é um sintoma na alma, que provoca uma inquietação relevante, causada pela vontade de reviver algo que experimentamos no passado, sentimentos que foram fortes o suficientes para deixar reflexos inapagáveis em nossas emoções, marcas que nem o tempo conseguirá eliminá-las de nossas memórias.
Quando tudo que nos cercou um dia virar lembrança e quando todos que amamos um dia virar saudade é sinal de que por um momento em algum tempo e lugar fomos ou tivemos tempo pra ser feliz, tempo pra fazer algo de bom pra alguém, tempo de fazer alguém feliz. Mas como podemos ver, o tempo é o carrasco da vida e pra combater os sentimentos infelizes o melhor é lembrar do dia bom ao lado de quem amamos e já foi, e de inimigo o tempo vira amigo na lembrança daquele dia bom.
A saudade, a solidão, a indecisão e a tristeza não são doenças e nem comportamentos sócio-psicológicos doentios. A população urbana das grandes cidades do mundo inteiro devem sim resgatarem a observação e o aprendizado saudável da vida selvagem animal e dos ciclos naturais das águas e das matas.Com sorte reaprenderão a serem humanos e relativos.
Saudade desse seu sorriso inesquecível, Saudade de seu olhos, Saudade de seu cheiro, Saudade de seu ombro quando me apoiava para descarregar minha tristeza minha infelicidade, Saudade eterna velho amigo e agora você se foi para sempre. Deus escolheu vc para ser uma estrela entre elas você é a que mais brilha pra mim, Saudade amigo de seu choro, saudade de seu calor e de ouvir você falando eu te amo minha melhor, Deus o senhor sabe como é amar da nele aquele último Abraço que não pude dar falar que amo ele que se não fosse por mim ele ainda estaria aqui cmg
É quando a noite chega, quando o mundo silencia, que me bate a agonia da saudade, a dor da sua falta, é o momento que mais aflora esse sentimento, que tenho dentro de mim, e que parece nunca ter fim. Então percebo que jamais deixei de te amar. Quando o amor é verdadeiro, nunca morre, apenas adormece.
Como seria bom se eu permanece se hoje como ainda eu era ontem.Já sinto uma forte saudade de como eu era e do pouco menos que sabia e entendia. Muitas das vezes passar a saber à verdade torna nossa convivência e nosso comprometimento mais difícil. Como entendo hoje o significado exato e doce do amor, dos sonhos e do silêncio dos inocentes. O relógio não caminha no sentido anti-horário logo já será amanhã.
A noite existe, para que o poeta sonhe e no silêncio vago do coração triste. A saudade, o canto e a dor existem para que eu não durma para que nasçam versos, para que tudo possa. Talvez o anoitecer não seja para se ficar sozinho, seja destinado para se ganhar carinho, muito beijos e abraços mas antes um prazer atrasado do que uma amarga descoberta da mentira.
“Há uma grande diferença entre sentir falta e sentir saudade. Falta é um vazio preenchível, você sai, bebe, e no fim já nem se lembra mais do que é que sentia falta. Já a saudade, é um vazio que não pode ser preenchido tão fácil, por exemplo, se você sair e beber, não vai esquecer, vai é acabar ligando pra pessoa e implorando sua volta.”
Sinto sua falta ao entardecer quando a saudade vem lembrar-me que sozinho estou. Sinto sua falta ao deitar, quando olho para o lado e abraço o vazio frio da noite. Sinto sua falta na madrugada quando acordo em meio a devaneios, onde o real e o surreal estão conectados e te trazem até mim por uma fração de tempo. Breve momento de loucura. Sinto sua falta ao amanhecer quando desperto e o sol não me cativa com seus raios. Sinto sua falta sempre que venho aqui falar sobre nós. Sempre que percorro essas ruas vazias deixando rastros por onde passo sem saber por aonde ir. Sinto sua falta sempre que olho para o lado e sou acariciado pelo vento que vem me lembrar de que em outros horizontes você se encontra. Sinto sua falta sempre que deixo a água correr pelo corpo em meio ao banho fervoroso que queima, cala fundo em minha epiderme e me faz lembrar nossos dias quentes de outrora. Sinto sua fala sempre que abro a porta e o que entra senão uma leve brisa, a qual vem me reconfortar diariamente. Nessa hora dói. Dói na alma que ansiosa olha para fora esperançosa de vê-la adentrar e a beijar uma vez mais. Sinto sua falta dia e noite, noite e dia, mesmo quando meus pensamentos repousam por breves instantes, quando já exaustos me deixam órfãos de emoções, parando momentaneamente meu coração. Sinto sua falta. Falta de você aqui. No entanto sinto-a viva aqui dentro. Dentro deste que agora pulsa vagarosamente, mas louco para disparar em sua direção e abraça-la fortemente e dizer-te uma vez mais: Eu te amo!
A saudade pode até ser linda em poesia,em frases,em versos,mas pra quem sente,ela é terrível.Vontade de te abraçar é claro que tenho,saudade dos seus abraços,dos seus beijos e da sua carinha de bravo... Saudade? Eu tenho,cada vez que você me vem a memória,um pouquinho a cada momento,e talvez o tempo não seja a cura,porque quanto mais o tempo passa essa saudade só aumenta,e essa vontade de você fica cada vez pior,vou aprender a tirar você do pensamento e cada vez que você me vier a memória será só uma lembrança feliz,que talvez tenha me arrancado algumas lágrimas mas que muitas vezes me fez sorrir incontrolavelmente,ou aprenderei a tratar a sua lembrança como um sonho bom,que foi perfeito enquanto durou,mas infelizmente a realidade te tirou de mim,ainda não sei bem como vou lidar com essa saudade,mesmo que seja um só pouquinho,um pouquinho a cada momento do meu dia ...
Não é de hoje que essa saudade me incomoda , a saudade só aumenta a cada dia .. e eu não sei mais oque fazer , como ir atrás eu tô cansada de sempre vê as coisas acontecendo a minha volta e eu nunca conseguir fazer nada , odeio brigas e a maioria delas eu sempre tô errada pra muitas pessoas .. um dia eu ouvi um ensinamento da minha avó que me disse : 'ninguém é 100% certo , a pessoa pode ter 40 , 90 anos que ela vai morrer se saber de alguma coisa. Não temos amigos , os únicos amigos que temos que podemos confiar é Deus e a nossa família que sempre ficaram felizes quando você estiver , e que sempre farão o possível pra te ver feliz e sorrindo'. Hoje eu só agradeço a Deus pela a vida da minha família , porque amigos? eu quase nunca tive nenhum , e os que eu tive abriram mão depois de casaram, aprendi com eles que não existe isso de "eu nunca vou deixar você , vou estar do seu lado pra sempre , vou te ajudar sempre no que precisar' porque não é verdade , quando eles cansarem eles vão embora , quando você precisar eles não vão estar do seu lado , quando você precisar de ajuda , eles não vão te ajudar .. talvez até ajudem mais vão jogar na sua cara depois. Eu simplesmente tô farta de tudo, cansei .. agora eu vou ser mais orgulhosa do que já sou, vou me amar a cima de tudo , e ser minha própria amiga pelo resto da vida ...
Sobre o amor? Amor é não querer desligar-se nunca do abraço. É sentir saudade todos os dias, inventar assunto pra não ter que desligar o telefone. É xingar. Rir de chorar. É alertar, preocupar. É dividir cobertor, espaço na cadeira de balanço ou um pedaço do sofá pequeno. É esquentar a mão, fazer cafuné, dormir no colo um do outro. Amor é saber esperar, esperar, esperar… É não saber se explicar. Sentir medo, ser cúmplice, ter coragem. É sair de casa no meio da noite e se encontrar escondido. É sonhar a semana toda com o fim de semana e o mesmo cheiro, o mesmo abraço, o mesmo beijo. É dar gargalhadas, colocar de castigo, estralar os dedos um do outro, mesmo sabendo que isso vai doer. É provocar, morder a bochecha e lamber o nariz. É fazer cara de nojo, pirraça, chantagem. É agradar. Não ter medidas. É não cansar. Não cansar da voz, do desespero, da rotina. É ter alguém, um amigo, um fonte, uma força.
O gato tem saudade do rato, o rato tem saudade do queijo, a galinha tem saudade do milho, o pato tem saudade da lagoa, o sapo tem saudade da princesa, a princesa tem saudade do príncipe que não seja um sapo, a roda gigante cansou de ficar em cima e embaixo rodando o tempo todo, o dia ficou com raiva da noite e por isso clareou, a noite ficou com saudade da lua e se escureceu, o céu ficou vazio e a terra se embruteceu, o que falta agora depois de tudo isso? A fala de um poeta louco por causa das palavras que brotam feito água dentro de si? Pelo amor de Deus, isso não.
Estou com saudade de sorrir, de acordar, de amar, de sonhar e ter vontade de viver. Estou com saudade da Lua, do Sol, do Arco-Íris. Estou com saudade do calor, da chuva, do frio. Estou com saudade das flores e dos pássaros. Saudade do cheiro da mata, do verde, do gramado recém-cortado. Estou com saudade dos gestos, jeitos, modos e até dos medos. Eu já tentei fugir, fugir das pessoas, das coisas, até de mim mesma, mas nunca deu certo. Estou com saudade de um abraço apertado, de uma marca de perfume de quem gosto em minha roupa, das palavras encantadoras e sinceras. Saudade das pessoas falando 'O sol nascerá pela manhã, pequena!'. Saudade das borboletas no estômago, do frio na barriga e do coração acelerado. Hoje, quando olho pro tudo, vejo e nada. Saudade de quando eu chorava. Estou com saudade de...Você. Saudade de mim. Mas enquanto continuo perdida nos meus erros, nos meus sonhos, desejos, medos, lembranças e pensamentos...eu fico aqui, assim sozinha, com saudade de mim mesma.
Eis me aqui, jogado entrelaçado com o abraço da saudade. Invertido sobre o chão da miséria e deixado de lado pelos olhos atentos de uma coruja. Eis me aqui, ligando um rádio para ouvir a nossa música. Ligar o celular para vê a sua foto. Olhar pras estrelas e lembrar que você faz parte da minha constelação. Eis me aqui, fazendo um pedido de socorro aos que pouco falam, aqueles que roubam palavras de outras palavras, aqueles que ligam sentidos com sentimentos. Eis me aqui, sendo roubado novamente pela alma. Lá se foi tudo aquilo que um dia eu mais precisei.
Eu sinto saudade de como as pessoas eram comigo, tenho saudade de ouvir um “Eu te amo” verdadeiro, um abraço bem apertado de amigos e ele perceber como estou só por um olhar, sinto medo de arriscar em confiar em alguém, tenho medo em arriscar em relacionamentos e se frustar ou frustar alguém como nos outros, queria entender um pouco mais desta vida, queria decidir o meu coração, como controlo meus pés. Queria muito voltar a coisas que fiz e conserta-las ou fazer diferente, talvez hoje não seria tão difícil assim. Queria tanto amar as pessoas que me valorizam, queria apostar em um novo amor e ser uma coisa verdadeira, algo mágico e não como os outros, que foram tão frustantes que me fizeram a desistir a arriscar em um novo amor, me fizeram a desacreditar em pessoas, muitos dizem que decepções fazem parte da vida e ajuda a crescer, mais é tão difícil aceitar que a pessoa que agente acreditou que fosse uma coisa tanto tempo e ela se mostrar outra, falar palavras bonitas olhando em seus olhos e quando você saia, falava o mesmo para outra, sem temor e sem amor nenhum, só eram palavras jogadas ao vento. Por que as pessoas mudam tão de repente? Por que dizem que vão estar com você para o que der e vier, e quando você precisa ela nem se importa, por que usam palavras bonitas que não vão demonstrar em atos?.
Ah e a saudade ? Matando, machucando, agoniando. Me dando aos desespero, me fazendo ficar atortoada. Paro, penso, suspiro, imagino que logo falarei contigo, mas eu gostaria de estar falando agora... Eu queria agora estar com voce, falando com voce, te abraçando, e fazer voce sentir prazer de estar a minha compania. Eu queria agora estar fazendo voce rir com minhas palhaçadas super sem graça, eu gostaria agora estar te irritando, pra depois te abraçar e te dar um beijo. Eu gostaria de estar ai com voce. Eu gostaria realmente de ficar com voce pra sempre. Eu gostaria de ficar com voce ontem, antes de ontem, antes do antes de ontem, todos os dias, desejo voce comigo, e sempre quero estar com voce.
Juro que pensei que era amado. Que fazia falta, que causava saudade, que amenizava a dor. Pensei que era importante para você, sabia? E quase acreditei nisso, quase mesmo. Faltou pouco. Você foi o meu quase. O meu quase amor, a minha quase certeza, a minha quase felicidade. Mas eu não vivo de “quase”, e você também não. A diferença é que eu lutei para o quase, virar tudo. Você fez o quase, se tornar nada.
"Me bateu uma vontade de gritar SAUDADE, AMOR, ESPERANÇA, SAUDADE... É tanta falta que você me faz. É tanto amor que sinto, é tanta esperança que tenho, e tanta saudade, de novo, de tudo. Volta. Volta pra minha vida. Me faz sorrir de novo. Me faz brilhar por te ter por perto. Saudades, é só o que sei gritar. Tantas saudades."