Cartas de Saudade para Irmã
Sempre me pergunto sobre perdas, decepções, dor, tristeza, vazio, saudade, silêncio, arrogância, ruindade, melancolia, rancor, ilusão ou qualquer outra coisa que explique a humanidade, talvez a falta dela. E admito, não é fácil de entender. Quando alguém está com raiva por muito tempo, todo esse ódio começa a mudar o mundo. E isso não é um engano, é pessoal.
Agora parece visível, tão fria, tão dolorosa essa saudade. Mas claro, você escalou essa colina de incertezas para quê? É lógico que os ventos sopram forte daí. Vamos, desça. Esse vazio contínuo não alivia em nada a sua queda, é preciso encará-la com os olhos. Bem, não com os olhos, mas é preciso ter coragem de olhar para algum lugar, talvez para a sua dor. Fugir de si mesmo não é uma opção, é um caminho sem volta que se agrava perante um beco estreito e sombrio. E por mais tentadora que a vontade de sair do próprio corpo seja, imaginar o que outra pessoa pensa é inquestionável. Acredite, estar nos pés de alguém tem lá suas desvantagens, não dá para se localizar na dor alheia, muito menos manipular uma locomotiva sem freios. Onde foi o seu amor, ele está no sorriso de alguém? Oras, você possui um belo sorriso, e você é única do jeito que é. Eu sei que a saudade parece arrebentar no meio, mas não parte. Parece que você vai se entrincheirar com uma metralhadora, mas não vai. Tudo tem seus poréns, seus dois lados, e a verdade sempre aparece em algum deles. E por mais sincera que ela seja, nunca acredite num fato absoluto, é besteira. Pra viver a gente precisa quebrar a cara, abandonar as coisas e recomeçar várias vezes. Não há certeza alguma, mas também, não dá para deixar de viver. Algum dia além do dia, além da tristeza e do arrependimento, todos nós encontramos nossa verdadeira razão de existir. Não procure um recomeço somente quando ele estiver perto do fim. As pessoas pensam que depois de muito tempo existe um hospital para almas, mas não há. Não dá para retornar à vida, enquanto as memórias insistem em retornar ao passado.
Eu preciso disfarçar que não sinto mais falta. É sombrio isso, a saudade não é um parque de diversões, é como um fósforo riscado diante do combustível. Tudo explode, a vida torna-se uma pilha de cascalho e você se arrasta entre os cacos da dor refletida em milhares de espelhos. O vazio te alcança e a pessoa em questão desaparece de vista no outro lado da alma.
Saudade, mas tanta saudade que dói. Não é tristeza, não é ansiedade, obsessão, angústia e muito menos mera inquietação. Não é dor poética. É dor! Como se algo crescesse dentro dos ossos. As vezes é tanto que me perco. Paro de pensar, para de ver e sentir o que está ao meu redor. Saudades.
Hoje, um dia qualquer, e me vem um sentimento, uma mistura de tristeza, saudade, e ódio. Quem sabe é algo passageiro, mas parece uma viagem sem destino. Ou, quem sabe ,algo de bom me espera na próxima parada. Já foram várias, já estou cansado de esperar. Esse trem que nos carrega, é constantemente desviado por trilhos de um futuro inalcançável, que parece mais uma viagem de avião numa zona de turbulência, onde a viagem acaba, mas a turbulência não tem fim.
Quando a saudade decide rasgar nosso coração com toda falta de delicadeza que lhe apraz, não lembra de nos dar um anestésico ou fazer uso de um bisturi, simplesmente o rasga com toda força que lhe é pertinente, sem pensar no vazia e dor que nos causa pela força de sua imposição por que saudade não queremos jamais sentir.........
Amor... intenso... imenso Infinito sentimento cravado no peito. Onde a dor da saudade Vivendo no tempo Que corre contra o vento Que alimenta meu coração Que trás na primavera Lembrança de outrora Como duas almas gêmeas Em forma de beija-flor Buscando o néctar do amor Sentindo o perfume suave Despendendo neste jardim intenso Palco de nossas páginas escritas Testemunho de juramentos De juntos sempre ficar E hoje de intenso a vazio A lembrar tua partida Sem dizer adeus Venho te homenagear Junto as flores a lembrança No jardim da esperança De quem me ensinou a amar A quem fez feliz Que hoje em sombras do passado Dos vestígios deixados Vive na saudade De uma primavera feliz.
Hoje a saudade bate na porta e eu deixo-a entrar, de novo. É sempre assim, toda semana ela visita-me. Eu até puxo uma cadeira e ela fica lá sentada por horas e, as vezes, dura a noite toda. As pessoas dizem que eu deveria expulsa-la, mas como eu poderia fazer isso se ela é tudo que me resta? Ela é a única coisa que me faz sentir ligada a ele. Não posso! Jamais irei expulsa-la.Talvez os outros não deveriam expulsa-la de suas vidas, eles seriam melhores se fizessem amizade com ela. Digo por experiência própria.
To com uma saudade do frio... De chocolate quente, de dormir uma noite inteira. De me sentir limpa, confortável. De tomar um banho quente, de me cobrir, de dormir abraçadinha...to com saudade do cheiro da chuva, das plantas molhadas, do ar fresco poluído de São Paulo. Quero usar botas!!! (Rsrsrs). Inverno, cadê vc, meu filho????
Pintei teu nome em todos os muros da cidade. Usei minhas lágrimas, todas elas de saudade. Sei que ninguém pode vê-las como eu, mas, simplesmente, sinto. Hoje percebo que se tivesse usado sangue todos veriam e sentiriam o horror, mas como não entendi sua partida, por que entenderia o mal desse "amor" ?
As vezes me pego pensando em você... No amor que sinto, na saudade ocupa o meu coração... Você simplesmente partiu! Não disse adeus... E agora não sei o que fazer... Todo lugar que eu vou,tento te encontrar, mas é esforço vão. Não há sinal de sua presença, de seu cheiro,do seu sorriso. Estou tentando me convencer de que preciso seguir adiante... Talvez um dia ainda te encontre... E sinta de novo o sabor que é viver...
A saudade consegue me fazer acordar mais cedo que o usual. Mal tomo um café preto sem acompanhamento nenhum e corro a tomar um banho gostoso e a escovar os dentes como se estivesse entregando meus sapatos aos cuidados de um engraxate. Uso pouquíssima maquiagem, mas me perfumo com meu perfume mais caro na medida certa. E caro aqui quis dizer em preço e apreço. Faço isso na ingênua crença de que assim deixarei um pouco de mim com você até o nosso próximo encontro.
Às vezes olho para as tuas fotos e bate àquela saudade e quero ligar para ti, sei lá, às vezes só mandar-te uma mensagem para saber como estás, mas o meu orgulho que é gigantesco não me deixa... ele sabe o que nos separou, ele quer fazer-me duro como uma pedra, mas será que ele se esqueceu que com a força do mundo a pedra se quebra ?
Nessa noite chuvosa chove também em meu rosto. Talvez seja tristeza, talvez seja saudade. Talvez seja amor, talvez felicidade. Pode ser isso tudo, pode ser qualquer coisa porque, afinal, pra chorar não precisa ter um motivo, nem uma explicação. As lágrimas expressam tudo aquilo que não conseguimos apenas pronunciar. São sentimentos exageradamente sentidos bem lá no fundo. Lá numa tal de alma.
A saudade de você aumentou ao chegar em Minas, Pois foi onde tudo começou, saio pelas ruas lembro de nós de mãos dadas juntinhos iluminados pela lua e as estrelas, então novamente volto naquela praça onde tudo começou sento naquele banquinho em baixo daquela árvore e lembro-me daquela segunda feira de 2015 27 de abril, todos passam e me olham só você não viu, pois a distância impediu. Às seis da tarde daquele dia onde nos encontramos pela primeira vez, ali rolou uma troca de olhares e eu percebi que iria me apaixonar, rolou aquele Beijo quente misturado com aquele abraço apertado sentindo teu cheiro e o teu corpo arrepiado e agora eu posso ver não fico mais um dia sem você, na minha volta pro Rio talvez eu nem volte, partirei pra São Paulo em busca do teu coração, e ao te encontrar não pretendo voltar nunca mais no aeroporto do galeão.
Quando a saudade não couber mais dentro de mim ela começará a escorrer pelos meus olhos ate o fim da minha face, então eu saberei que aquilo verdadeiramente me faz muita falta e continuará fazendo... A saudade me fará voltar no tempo e vai me machucar com as lembranças que estavam esquecidas, e eu sei que vou querer voltar no tempo e viver tudo aquilo outra vez.
... Então ele me manda uma mensagem. De imediato, me alegro pensando que ele pode estar com saudade e pode querer me ver para mata la! E então o assunto interessantíssimo começa : "- Te contei que meu dedão do pé sarou?! “.... Respiro fundo, desiludida, educada, me mostro interessada:" Não! Sério?!... Me conta menino, como foi isso?! ".... E então entendo que nosso passado para ele já teve um ponto final, enquanto eu ainda insisto em ficar com a saudade e viver nas reticências esperando pela alegria que só os pontos de exclamação podem me proporcionar!
Tô com muita saudade de você, do teu corpo, do teu cheiro, Realmente está fazendo falta, você fez a sua escolha eu não tive a minha, você Foi embora e uma parte minha foi junto, Olho para o meu quarto e imagino o que aconteceu Lá, foi o primeiro e último, cada vez que Olho para a estrada se vejo você passar, espero por você amor, mas você passa nem ao menos fala comigo, isso me deixa tão triste.
Me preocupo e tenho saudade de você, tu sabes como eu gosto do teu cheiro, teu jeito de flor e tua voz. O melhor sentimento do mundo é ver alguém sorrir e saber que você é o motivo. Tudo é mais simples ao lado da pessoa certa, nunca ignore uma pessoa que ama, não por beleza ou status. Mas por te amar e tu sentir no olhar, não a deixe ir embora. nunca. Porque talvez um dia você poderá acordar e perceber que perdeu essa pessoa para sempre.
Eu sinto saudades do tempo que a gente corria e o tempo não corria. Eu sinto saudade de ter sorrisos como resposta. Gostava do tempo em que eu parava sem fazer nada apenas para pensar na vida e tirar uma fina melodia da gaita. Saudades do tempo em que eu chegava em casa ralado de tentar andar de skate. Saudades de me preocupar apenas com as reclamações dos pais. Eu sinto saudade de palavras verdadeiras, gestos sinceros. Saudades dos versos guardados, dos abraços não dados. Saudades de um tempo bom. Eu sinto muito, mas eu sinto.