Cartas de Saudade

Cerca de 8446 cartas de Saudade

A difícil arte de escolher como preencher seu tempo.


Lembrei-me agora mesmo, com muitas saudades do meu avô.
Espanhol, desembarcou no porto de Santos por volta de 1929, época que como todo mundo sabe houve a “Grande Depressão” que atingiu o mundo inteiro.
Seu primeiro emprego foi trabalhar nos fornos de carvão, segundo ele, a coisa mais próxima do inferno que conheceu.
Sua meta era vencer e a fórmula era trabalhar arduamente. Depois da jornada de um emprego ele sempre procurava algo melhor remunerado e conseguiu assim galgar postos inimagináveis para alguém analfabeto.
Além de trabalhar conseguiu aprender a ler um pouco e escrever mal, segundo ele.
Posso estar enganado mas depois de carvoeiro ele foi carregador de sacos de um batateiro na feira, onde soube como legumes, verduras e cereais chegavam aos consumidores vindas dos atacadistas da Rua Santa Rosa em São Paulo.
Curioso, foi para São Paulo e começou a comprar pequenas quantidades de feijão que vendia por quilo nas feiras.
Procurando aproveitar bem o tempo que separava uma feira da outra, foi conhecer de onde vinha o feijão que ia para a Rua Santa Rosa, tendo conhecido as máquinas de beneficiar feijão, café e arroz.
Em pouco tempo, tornou-se comprador de cereais no interior, mercadoria que enviava para os distribuidores da Rua Santa Rosa. Tudo isso sem dinheiro, munido apenas do crédito que lhe era fornecido mercê dos contratos de “fio de bigode” granjeados pelas recomendações obtidas por todos os lugares onde passou.
Sempre aproveitando bem o seu tempo e o seu crédito, ele comprou primeiro uma máquina de beneficiar café, depois uma pequena fazenda que produzia o café a ser beneficiado.
Ele me contou muitas vezes que todos os sitiantes da região colhiam o café e levavam imediatamente para a sua máquina, mesmo que ele não tivesse dinheiro para pagá-los. Assim, ele beneficiava o café, vendia e depois pagava os fornecedores.
Cheguei a conhecer cada uma das muitas máquinas de café que ele comprou ou montou e as dezenas de fazendas que ele comprou, reformou e tornou-as grandes propriedades produtoras.
Alguns anos depois meu avô deu ao único enteado e aos seus sobrinhos que trabalhavam com ele, todas essas máquinas e fazendas e ficou exclusivamente no ramo da pecuária com o que se chama cria, recria e engorda, chegando a ter muitas outras fazendas, uma das quais me lembro de nome Fazenda Santana ou Santa Ana, que tinha cerca de 7.000 alqueires cujas terras atingiam três municípios, se não me engano, Pacaembu, Junqueirópolis e Nova Independência.
Infelizmente um acidente deixou meu avô impossibilitado de trabalhar e de ter mais um tempo. Depois de longa enfermidade ele morreu deixando muitos bens e muitas, muitas saudades, em muita gente.
Foram muitas as lições que Antonio Perez deu a todos os que o cercavam. Eu ainda era jovem demais para entender, aplicar e tirar benefícios delas. Mas nunca as esqueci, e de vez em quando me pego lembrando desse grande homem e como eu gostaria de ter seguido muito mais os seus exemplos.
Pense um pouco como você está usando o seu tempo.
Sugiro que você perca uns poucos minutos e reserve um tempo para fazer algo de bom e ainda mais proveitoso do que você anda fazendo.
Pode ter certeza de que no futuro irreversível, você vai reconhecer que ter empregado bem o seu tempo foi o que de melhor você fez na sua vida.
Cada segundo é único e nunca mais se repetirá.

Inserida por marinhoguzman

Sinto tanta saudade Quando sinto saudade
Olho tua foto
Quando olho tua foto
Eu suspiro.
Quando eu suspiro
Minha mente voa
Quando minha mente voa
Ela vai até você
Quando ela vai até você
Lembro-me do teu sorriso
Quando lembro–me do teu sorriso
Vejo o brilho dos teus olhos
Quando vejo o brilho dos teus olhos
Meu coração dispara
Quando meu coração dispara
Tenho certeza de que amo você.
Quando tenho certeza que amo você
Eu sinto que vale a pena viver.

Inserida por cassiapriscila

Ai que saudade....
Quanta saudade tenho.
Saudade dos seus beijos,
quanto me levitavam.
Faziam me flutuar, pairar.
Eram quentes, úmidos,
ternos, carinhosos,
com desejos.

Que saudade....
Dos lábios macios
doces e suaves
tocando os meus
como plumas
de tão leve toque.
Depois, apertados,
quentes, desejosos.
Mordidos, molhados,
sugados.
SAUDADE
Ahhh, que saudade...
Saudade desses sonhos.
Dos sonhos com seus beijos.
Esses beijos...
Que ainda....
Que nunca tive....

Inserida por marcosmarques

A noite perdido em meus pensamentos e com muita saudade do meu amor começou a surgir uma vontade de dizer pra ela:
" Amor o que eu faço com essa vontade de encurtar essa distância entre nós em um piscar de olhos?
E de te abraçar por horas, sem dizer nada e com um beijo te dizer tudo o que milhares de poemas não conseguiriam dizer?"
Após dizer isso percebi quando eu amo meu amor e quanto ele faz falta pra mim e que a distância é a pior coisa que existe para quem ama.

Inserida por Maiconojames

Hoje é o dia da saudade...
E quem não tem saudade?
Vamos brincar de faz de conta? Faz de conta que hoje é seu passando... mergulha nas lembranças...
Lembre-se das brincadeiras, dos seus amigos de infância, dos seus desenhos preferidos, dos seus sonhos infantis...
Lembre-se do cheiro dos seus amigos, do cheiro das suas bonecas... Das suas músicas preferidas, dos seus desenhos animados preferidos, da sua escola, nas mentiras que você já contou pra sua professora...
Avance e comece a pensar na transformação do seu corpo, nas mudanças de humor, nos amores platônicos, nas vezes que você foi um rebelde sem causa...
Pense nos seus familiares e nas pessoas que você amou, mas que não sabia que os amava e que agora já é tarde pra dizer o quanto os amou...
Pense nos amigos que se foram... faça uma oração.
Lembre-se da sua banda favorita e o quanto era bom ouvir aquelas músicas! Coloque-as para tocar! Dance... dance muito!!! Tinha passinhos? Reproduza!
Qual era a poesia que você mais gostava? E o seu livro preferido? Quem era o seu melhor amigo? Volta no tempo... leia sua poesia, liga pro seu amigo... conversa com ele sobre aqueles momentos tão bons, tão sinceros, tão sublimes...
Seus pais ainda estão com você? Abraça, senti o cheirinho deles... Liga! Partiram? Faz uma oração... começa a relembrar como eles eram seus únicos heróis! E agradece a eles pelo dom da vida.
E seu primeiro amor? Onde ele está? Lembrou-se de como você ficou quando ele te deu um fora? Consegue rir agora? Sorria! Esse é o momento!
Tantos sonhos que deixamos no caminho, tantas transformações... e você, você é o que sempre pensou em ser quando crescer? Não? No que se tornou? Isso é o que voc~e realmente quer?
Hoje é um dia especial! Dia da saudade!
Ah saudade machuca, né? Mas muitas vezes é tão bom sentir, isso indica que você viveu!
Eu sinto saudade de um tempo que não havia maldade, malícia... em que eu podia ficar horas em frente a TV e brincar todos os dias. Sinto falta do tempo em que a minha única preocupação era saber se a minha mãe me daria uma boneca Barbie verdadeira no Natal. Sinto falta dos meus amigos, dos que nos afastamos e dos que Deus levou.
Sinto falta da vitalidade, da sobra de tempo...
Saudade é uma palavra com tantas definições, tantos sentimentos...
Só tenho a agradecer e tentar viver os outros dias, pra daqui a alguns dias, escrever sobre saudade e me deliciar com os melhores momentos.

Inserida por lailamonteiro

O que seria a experiência ?seria a certeza de ter se decepcionado varias vezes?O que seria a saudade será o único sentimento que nos resta da pessoa que amamos ? O que seria sonhar será a unica forma de fugir da realidade tentando conquistar o que queremos ?
A despedida é sempre uma forte dor que nos toma com um grande vazio mais não um vazio qualquer um tão forte que é capaz de tirar nossas forças é fazer chorar .Impossível controlar é tentar deter-la ,ela e mais forte ,mais a saudade nos ensina que não podemos ter tudo que desejamos ,Aprendemos que não somos forte o bastante não importa, quanto tenhamos sofrido é quanto nos lutamos sempre a saudade volta e é abre nossos olhos para a vida ,mais uma vez, onde temos que recomeçar nossa vida do zero sem a pessoa que gostamos por isso sinta-se como uma Fênix que atingida pelo golpe do destino e em chamas perde a batalha para a morte .Mais sua vontade de viver é maior , então ela começa tudo de novo e renasce das cinzas .

Inserida por ADNEYMATOS

Há vezes
Constantemente por vezes
Que a saudade invade minha alma.
Meu coração inflama.
A dor é forte
E na fúria dessa dor
Eu olho para o céu e busco conforto
Busco socorro.
Sinto-me carente de ar.
Mas de repente sou envolvida por um efeito surpreendente
Uma magia de momento passageiro.
A chuva vem em meu auxilio
Lentamente caem sobre mim
Gotas frias lambendo as minhas feridas
Confortando a dor por espaço de instante.
Por segundos de momentos cicatrizantes.
Esta ferida nem o tempo estancou.
Essa sangria tem dor e um nome
O qual a morte já levou!

Inserida por yonnemoreno

Saudade, sentimento da alma, dissabor que não acalma.
Manifesta-se por várias formas, não se conforma.
Até mesmo vivida com ternura provoca amargura.
Corrói, às vezes até dói.
Nela há uma única positividade,
só decorre de alguma felicidade,
do que existiu e construiu,
do vivenciado e amado.
Saudade, que maldade,
fez da minha alegria cruel nostalgia.

Inserida por LUCIANOASCHKAR

Sinto saudade da chuva, quando ela não cai
Sinto saudade da musica, quando ela não toca
Sinto saudade do vento, quando ele não sopra
Sinto saudade da dor, quando não sinto nada
Sinto saudade do tempo, quando ele não passa
Sinto saudade de mim, quando me esqueço em qualquer lugar
Sinto saudade da saudade, que me faz pensar

Inserida por marcuspatrick

SAUDADE.

Se fosse pra me definir neste momento aqui presente
Definir-me-ia em saudade.
Sinto nos braços os seus ausentes
Dando cabo da esperança em mim crente.

Olhos tristes delineados em sombras
Transparecendo a imensidão no olhar
E as costas arcadas, pois me sobras
O peso da solidão e falta-me a força pra continuar

Se fosse para escolher
A palavra eleita, por hora
Que caberia justa e modelada aos meus sentidos seria: Saudade!

Saudade venha arremeter
Para dentro de mim outrora
Pois se fosse pra definir-me eu diria: Saudade! Saudade...

Inserida por emirosa

Eu devia creer
nas possibilidades
nos sonhos
na saudade
nas verdades.
Eu devia creer
no amor
no calor
no coração a saltitar
e nas pernas a bambolear.
Eu devia creer
nas esquinas a revelar
nos desejos a mostrar
nos momentos a guardar.
Eu devia creer
no sorriso
na surpresa
na certeza
de um momento desejado
de um beijo roubado.
Eu devia creer
na vida
na paixão
na solidão
e tudo mais
que fizer bater o coração.
Eu devia creer
no desejo
na esperança
e nos meus sonhos de infância.
Eu devia creer
e somente creer
ter credulidades
e fazer de tudo realidade.

Inserida por suzanneleal

Saudades dela...

É aguardar ansiosamente por apenas um sinal, ou um gesto.
Saudade faz com que eu lembre coisas e de momentos.
E produz uma espécie de filme se estivesse aqui comigo.
E a aquela musica? Que me faz parar no trabalho pra lembra como
Eis importante em minha vida...
E a primeira vez em que nos vimos? Que o meu olhar devorou você dos pés a cabeça.
A sua presença. Alegra-me e me tonteia ao mesmo tempo.
A vontade de te ver faz lembrar que o pouco tempo que estamos distante não faz tanto tempo assim.
Sou teu amigo, namorado, marido, amante, doutor, massagista teu dengo, sou pra mim mesmo a pessoa que te ama mais nesse mundo e que pode te provar...

Sou... Sua metade

Inserida por GEOVANEpe

Papel de parede

Saudade feroz
de quando as paredes ouviam,
condenavam, proibiam
a nossa voz

Errávamos menos
quando as paredes tinham ouvidos.
Pois precavidos,
éramos plenos.

Hoje os ouvidos têm paredes.
Não é esquisito?
Pois nem meu grito
tu já não sentes.

Reclamo em vão...
Mas se há paredes
Pintemo-las verdes
pra ocultar solidão

Inserida por peabiruta

Saudade é não saber. Não saber mais se ele continua se gripando no inverno. Se suas costas ainda doem... se sente frio ou calor... se já fez o lanche da noite...se o seu dia foi legal... se se aborreceu no trabalho, ou até mesmo se escovou os dentes antes de deitar...
Há... quantas saudades...
Saudades de seus bons hábitos... e dos maus tambem...
Há... quantas saudades...
Saudades de ouvir a sua respiração quando está dormindo...
Saudades de acordar com suas pernas entrelaçadas as minhas...
Saudades de querer ligar o ventilador, voce está sentindo frio...
Saudades do que concordamos e do que discordamos...
Saudades das brigas, porque logo depois vinham os beijos, os abraços e tudo terminava em Amor.
Há... que saudade !!!

Inserida por JoC

Quando não existe a saudade nada tem graça.
Agradeço àqueles que me dão esse prazer, o prazer das recordações, pois vivo meu presnte sonhando em construír novos motivos, situações gostosas, momentos viajantes, para que no futuro distante eu possa sentir, se valer a pena, o gostinho da falta ...

Inserida por claudimarmaia

Algo me faz voltar aos dias em que passei com ele, talvez seja uma pequena saudade de toda aquela euforia que me tomava, gostava daquilo.
Logo, quando tudo acabou, fui tomada por uma angústia tão profunda, tão intensa que parecia tomar todos os espaços sem piedade. E depois que se passaram os dias e a angústia começou a descer pelo ralo e tudo foi preenchido pelo vazio deixado, foi que percebi que, aquilo não era por ele, mas pelo que ele me fez passar. Comecei a não lembrar mais, aquela fisionomia perfeita e nem sentia mais seus braços, tudo se distanciava de mim, e enquanto ele se despedia eu voltava aos poucos ao meu mundo, meu mundo! Acordei e vi que ele foi o complemento naqueles dias, e a vida me trará outros, tenho certeza, e que eu tinha que aprender a me desligar, porque nada é meu, só eu sou minha. Então cheguei até a felicidade que estava guardada na caixa interior e a fiz independente. E agora choro, pela emoção de me ver tão livre. E penso em mim, sem egoísmo, eu sou o meu centro.

Inserida por jessicaxavier

Saudade imensa, nao importa a distancia, falta da presença de mudar minha vida mansa
A cada instante, a cada momento, me sinto tao distante a volta do sentimento
Lembro do seu sorriso,minha inspiraçao, to me apegando a isso,á toda sua perfeiçao
Mas muito mais que um simples sentimento, grandes momentos vividos alem do nosso pensamento
É o que me faz esforçar pra te ver feliz, te agradar, isso o que eu sempre quiz, eu vou sempre te amar!

Saudade nao é o maior do sentimento, isso eu sei, por que me conheço bem por dentro
Tambem te conheço muito bem, e espero que isso vá muito mais alem....
Alem desse mundo, conhecer as coisas boas bem mais a fundo
e dividir todos os momentos bons com aquela, para a que escrevo os meus sons
Varios planos e pensamentos de como seria um futuro junto, sempre assim, varios assuntos sem fim
Quando agente se ve,primera coisa é abraçar, tah ligado, sensaçao de tirar o ar
Que te faz pensar : o quanto eu amo essa garota, tanto que seja louca,
eu tambem sou, todo mundo é assim, ninguem nunca mudou
Pra que evoluir sua tecnologia? se é assim, desenvolva sua ideologia....

Inserida por yabuki

SAUDADES!!!

A saudade é um sentimento que inesperavelmente toma conta de nossa alma, sem percebermos ela se manifesta em nosso coração e faz uma reviravolta de lembranças e pensamentos que nos fazes mais falta.
Tudo aquilo que ficou guardado em nossas lembranças, tudo de mais belo ou especial, vem a tona em nossos pensamentos como se tivessem acontecidos naquele momento.
A saudade, lembrança, a falta, nos fazem tão bem e ao mesmo tempo nos deixam tão triste, bem por lembrarmos dos momentos, tristes por não ter quem queremos perto, ou por não podermos falar.
As lágrimas são consequência do tempo e da intensidade com que as coisas aconteceram e vieram a tona em nossas lembranças.
Mas, nos contentemos com a saudade..."Se sentimos saudades é por que ficou em nossas lembranças, se choramos ou nos emocionamos é porque foi tão intenso que nos despertou o desejo de querermos que tudo aconteça novamente...".

Inserida por anjomega

NO SILÊNCIO DA NOITE

No silêncio da noite, sinto mais saudade de você.
Como fala o silêncio da noite, ouça !
Falo com você e espero sua resposta.
No silêncio da noite, tudo acontece
Saudade, lembrança, tristeza, solidão, medo.........
Ah ! O silêncio da noite.
Que bom seria se você pudesse,
me ouvir e responder
No silêncio da noite !

Inserida por marabene

Senhor Tempo

Não pare. Aliás, ele não para, mas ensina. Ele trás como companhia a saudade e de vez em quando o esquecimento também entra pra turma.
Mas ele não vai te esperar, e vai chegar a hora que você não terá mais horas, por isso esteja a frente e não deixe que ele passe por cima de você, e muito menos fique o vendo passar. Ele gosta de atenção, mas consegue ser discreto, por isso tem momentos em que só relembrando, pra percebe-lo. Aprenda com ele, não seja seu escravo. Seja simpática com ele não se revolte contra ele. Não é amigo, mas muito menos inimigo.
Ah ! Ele vive se materializando... fotografia, textos, histórias. E mais presentemente o relógio, muito egocêntrico ele só pensa em girar os seus ponteiros sem nunca parar , nunca vacilar , ele não vai ti ajudar.

Inserida por mayrastevanato