Cartas de reflexão
Limitados sãos aqueles que vivem da opinião alheia, da autopromoção, das divulgação de lamentações permanentes, da alienação as questões polêmicas, das conspirações e paparicos demasiados. Estes são os mesmos que não suportam a própria existência em meio a condição de isolamento. O silêncio e a introspecção são oportunidades fantásticas para definir novas metas, reinventar-se, ter ideias, identificar falhas, promover autorreflexão, empatia, autocrítica, dentre outros. Da mesma forma o afastamento revela laços fortes, sentimentos verdadeiros, traidores, interesseiros, amores, amizades sinceras e outros. Uma quarentena pode despertar a loucura de uns e evidenciar oportunidades, como por exemplo de empreender em outros. Repense o que pretende fazer com sua vida, qual imagem está promovendo, quais vínculos pretende preservar, o que atrai para ti, como quer ser lembrado: lástimas ou obstinação?
A ironia é oxigênio, né? É o olhar de quem entende que tudo é um grande engodo, que a vida é um circo e que não existe dentro e fora da lona. Tudo é lona e estamos todos dentro dela. A ironia é uma reação inevitável em um mundo que navega sobre a espuma sem nunca mergulhar. Um mundo que se abstém do abismo. Toda arte verdadeira está impregnada de uma farta dose de ironia. E principalmente de um mergulho profundo no tal abismo. O resto é perfumaria.
Sabe quando você faz mal demais a uma pessoa que você diz amar? Então, é simplesmente por você não saber controlar as vozes internas do seu eu emocional, não saber ouvir a voz racional e deixar de lado a voz da reflexão. Todo ser humano é, de forma medíocre, fraco pra suas próprias emoções. Ele cobra, pressiona, critica e sufoca sem perceber que o espaço dele ali não existe mais. Tudo de forma aleatória e automática. Talvez pra se libertar disso, é preciso aguentar calado e sentir na pele a dor do afastamento, até tudo entrar no seu devido lugar.
Basta uma palavra, uma atitude, uma escolha, para o curso da nossa vida mudar completamente, tudo o que dizemos gera uma perspectiva sobre nós, boa ou ruim, tudo o que fazemos promove uma reação da vida para a nossa vida, boa ou ruim, tudo o que decidimos nos leva a um caminho, bom ou ruim, podemos não ter o controle absoluto das coisas ao nosso redor, mas temos liberdade para dizer coisas boas, agir positivamente e escolher caminhos mais seguros do que agradáveis, nem todo caminho agradável é necessariamente bom.
Quando você chega ao ponto de"tanto faz", você entende que muitas coisas perdem a expressividade e que não significam e/ou não faz sentido empenhar-se ou destinar energia e tempo. Começa a entender que evitar é melhor que colidir e que pensar é melhor que agir, começa a compreender leis básicas que regem o universo, toda ação tem uma reação proporcional e na maioria esmagadora das vezes não podemos prever qual será essa reação. Começamos a entender que ter razão e tentar enfiar isso goela abaixo nunca valerá a nossa paz. Tanto faz se faz frio ou vai chover, se o sol vai brilhar até o anoitecer, quando você mensura que não vale a pena, o tanto faz se torna o seu melhor guia, lhe poupa de se importar com o que de fato não importa e lhe impulsiona ao que realmente importa.
Exaustão me consumiu, não somente exaustão física, estou exausto em todos os sentidos e de todas formas. Uma sensação horrível me controla e me consome. É difícil explicar o como a exaustão da nossa mente pode ser dolorosa, ela recria o mundo nos piores dos cenários possíveis, faz com que pareça que já tentamos todas as possibilidades possíveis para que tudo isso termine, mas que na realidade existem muitas possibilidades. A pressão da vida e de tudo que a engloba às vezes se torna maior do que conseguimos suportar, a vida é como uma parede de aço que está a nossa frente enquanto corremos em sua direção sem enxerga-la. A realidade é dura e se encararmos sempre prontos para lutar vamos sempre correr o risco de cair em exaustão, nem toda guerra é ganha com confronto direto, não torne a sua vida em um campo de batalha exaustivo e destrutivo.
O que quer que eu pense sobre Deus, acredito na aleatoriedade. No barulho do universo que se move sem se importar conosco, nossos planos, nossos desejos, nossas motivações, nossas ações. O ruído que existirá independentemente do que escolhemos ou não escolhemos fazer. Variâncias. Chances. Aquilo que não podemos controlar, não importa o quanto tentemos. Mas você realmente pode nos culpar por tentar?
Acordar pro mundo é mais que um choque de realidade, perceber que a vida é dura se formos submissos. São tantas coisas que acontecem que quando “acordamos” se perguntamos como eu não percebi isso antes. Acredito que uma das piores dores é percebermos que as coisas não são como imaginávamos, desde criança somos acostumados a ver o mundo e tudo que o compõe de uma visão privilegiada que é a visão de uma criança. Quando começamos a entender, ver como realmente o mundo é nos tornamos pessoas tristes, sem perspectivas e apenas seguimos o fluxo, esquecemos os sonhos de criança e por mais bobos que os sonhos de criança possam parecer agora, as crianças acreditam nos seus sonhos, diferentemente dos adultos. Faz falta sonhar como criança e acima de tudo acreditarmos nos nossos sonhos como as crianças, devemos acordar pro mundo, porém às vezes é necessário dormir para o mundo.
Eu percebi o quanto podemos mudar de opinião sobre um determinado assunto apenas vendo de perspectivas diferentes ou até mesmo vendo o ponto de vista de outras pessoas, eu não acredito de forma alguma que isso seja ser uma pessoa influenciável, desde que a sua mudança de pensamento seja oriunda de um questionamento que você mesmo se auto impôs. Mudar de opinião só para acompanhar a maré de pensamentos que querem lhe engolir é extremamente inútil, pois lhe faz expressar pensamentos que você não acredita ou nem sequer saiba explicar sinceramente o que lhe fez pensar dessa forma. Mudar de opinião e assumir é um grande ato de humildade e respeitar o que os outros pensam também, por mais que na nossa concepção seja ideias, opiniões e pensamentos sem qualquer lógica na nossa concepção de entendimento do que é realmente plausível, deve-se respeitar. A sua verdade não deve ser imposta, ela pode ser debatida e talvez seja adsorvida pelo outro. Mas o grande problema é a falta de humildade enraizada com um ódio sem razão que faz com que pessoas limitadas enxerguem tudo com que não concordam se como seu inimigo ou devam ser destruídos, a história já mostrou que isso sempre foi motivo ou justificativa para algumas das maiores atrocidades que o ser humano já cometeu.
Já estive em vários lugares, já vi rostos diferentes, tristes e também contentes. Sorrisos e lágrimas formam um contraste isso representa a alma humana no seu estado mais puro. Sempre vivendo e aprendendo, expectativas e frustrações, vitórias e decepções, amores e desilusões. O mundo é cheio de experiências, basta se permitiremos experimentá-las, sejam de quaisquer tipos forem, existe muita coisa boa para ser vivida e muita coisa ruim para ser esquecida.
Algumas pessoas são extremamente irritantes, você as trata bem e elas sempre com aquele mesmo ar de superioridade, pensam que podem tudo e quando quiserem. Por mais que se esforcemos para não entrar em atrito, o atrito é o combustível que move a vida dessas pessoas, vazias de sentimentos e infladas pelo ego que as compõem. Se alguém tenta te entender e se esforça para estar bem com você, não confunda isso com inocência ou submissão, isso é capacidade de ser tolerante a pessoas irritantes.
É fácil, é fácil ser feliz, é fácil ser triste, é fácil viver, é fácil morrer. Tudo é muito fácil, mas geralmente as coisas mais fáceis e que de fato vão nós fazer bem, vão de encontro a contrariedade do significado da palavra fácil. Ser feliz de verdade é simples, mas é difícil para caralho, o mundo está amontoado de pessoas tristes, de pessoas que não querem mais viver. Tudo isso por culpa do nosso senso analítico de quantificar a dificuldade das coisas, vamos viver sem pensar o quanto isso é fácil ou difícil, possível ou impossível. Tentar sempre pensar na dificuldade das coisas impede que tenhamos a experiência de fazermos algo que queríamos, algo que ao não tentarmos nunca saberemos de fato se conseguiríamos ou não, e o pior não vamos adquirir experiências novas. Esqueça um pouco o senso analítico, deixe os seus sonhos e vontades te guiarem um pouco, divida o controle das suas ações com o coração, o cérebro tende a ser somente lógico e insensível, já o coração é sensível e instintivo.
Nem toda história termina no final, nem toda história vai ser repetida no presente. Esquecer da história é esquecer de lições, cicatrizes e glórias. A história é a caixa do passado que todos vamos carregar, para alguns, a bagagem é mais pesada para outros nem tanto, mas também há casos que fardo que essa história carrega é demais para suportar. Mudar o que já aconteceu é impossível, lidar com as consequências se faz necessário. A história ao longo dos milhares de anos é extensa, repleta de sangue, conquistas e glórias. Não há como apagar as cicatrizes do passado, mas nem toda história é ruim, existem pessoas que entraram para a história por coisas boas, mas infelizmente outras pessoas entraram por coisas ruins. Respeitar a história e tudo que ela engloba e representa é de vital importância para que os erros do passado não se repitam.
Por vezes, é quase impossível você não se sentir decepcionado com a vida. São muitas as dificuldades e as pedras no caminho, tantas que o coração fica apertado e a força começa a faltar.. É nesses momentos que precisamos reparar nas coisas positivas que nos rodeiam. Respire fundo, a esperança está nas pequenas coisas!
Um amigo é alguém cuja alma está ligada à nossa por um fio invisível, mais forte do que o tempo ou qualquer distância. Mesmo quando estamos afastados, um pedacinho de nós caminha sempre com eles e vice-versa. Guardo cada amigo, com cuidado, num espaço preparado só para ele no meu coração. Essa é a principal diferença entre amigo e colega...
Todos temos colegas e conhecidos, mas amigos podemos contar pelas mãos. A diferença entre amigo e colega está no esforço que você faz para manter o outro na sua vida. Um colega é alguém com quem você costuma conviver, mas um amigo pode estar do outro lado do mundo e continua sendo fundamental para a sua felicidade.
Quando uma baleia cai no fundo do oceano e seu corpo se decompõe, sua carcaça começa a liberar substâncias que podem alimentar colônias inteiras de bactérias, criaturas marinhas e outros organismos em um processo de reposição que dura décadas. O animal reinventa o oceano com sua morte...
Determinadas situações nos apreendem ao longo da nossa existência, nas quais nos sentimos como se estivéssemos num quarto escuro, com a porta trancada, a janela fora do nosso alcance e por medo do que podemos encontrar lá fora, nos deixamos consumir pelo desconforto, nos esquecendo de que só nós mesmos podemos nos libertar.
A vida é um constante recomeço, e uma constância de aprendizados. Na vida você falha, e com suas falhas você aprende... As vezes és imaturo, e ao reconhecimento da sua imaturidade, você amadurece. Há vida é cheia de erros, más é com eles que você aprende à se lapidar. A vida é cheia de novos recomeços, novos aprendizados, novos amores, novas amizades, novos momentos e novas oportunidades... A vida é feita para ser vivida, dá melhor forma. Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje, a vida é curta, então se ame, ame teu próximo, permita-se ser amado, seja luz, divirta-se, e realize seus sonhos e desejos, sem medo... principalmente do que os demais pensaram. Apenas seja você!
Por mais que pareça que o mundo seja um caso perdido, lembre-se sempre 'Tudo acontece para o nosso próprio aprendizado, de nossas falhas e erros'. Mas nunca se deixe corromper pelas atitudes erradas dos outros. Lembre-se sempre 'Tudo isso te fortalece'. Nunca desista de fazer o que é certo, porque esse é o exemplo que você está dando. O universo absorve lados bons e ruins. Portanto, permita que o universo absorva o que há de melhor, para que as gerações futuras se mantenham firmes, em tudo o que é bom e agradável para todos.