Cartas de reflexão
Aqueles que dizem que me conhecem, não sabem mais nada sobre mim, sou uma variável, não nasci para ser constante. A vida não tem graça sendo sempre o mesmo, quando o Facebook me manda lembranças de 4, 5 anos eu penso no quanto eu mudei, como pessoa, gosto para as coisas e fico extremamente feliz com isso e desejo mudar mais, não porque eu não estou satisfeita comigo agora, mas porque melhorar nunca é demais. Ei, eu magoei pessoas, também fiz pessoas felizes, eu me machuquei com coisas que hoje não me fazem mais sentir dor. Eu dei importância para coisas pequenas e deixei as importantes de lado. Confiei em pessoas erradas, também fiz amigos verdadeiros, passei por duvidas que achei que jamais teria resposta, achei que amei, quando na verdade era apenas fogo no cú. Eu não sei ao certo o quando mudei, sei que eu aproveitei cada segundo, fui intensa, fui morna e fui fria quando precisei. Olhei nos olhos, disse eu te amo também virei as costas para nunca mais voltar. Hoje sou cheia de duvidas ainda, não sou leiga nem sábia, sou apenas uma vivente no mundo. Para cada segundo meu eu dei valor como se fosse uma hora, pois sei que nunca mais vai voltar, nem quero que volte.
Beleza não é sinônimo de felicidade. Porque para o Pai Celestial o importante não é a beleza do corpo, mas a Luz que brilha sobre a tua alma. São os teus gestos diários e atitudes diante da vida e do mundo que farão sentido para a construção da tua verdadeira identidade e evolução do ser que habita em ti. É claro que deves cuidar das vestes que te cobre a alma, seu corpo, mas não sobreponha as vestes que lhe foram emprestadas à tua real existência!
As vezes parece difícil compreender o que até então é incompreensível aos olhos, mas que ao mesmo tempo parece perceptível à alma. Em alguns momentos é preciso viajar em seu interior, buscando o seu real Ser, aquele que vive dentro de ti, inquieto, por horas inconstante, mas pronto para viver verdadeiramente com toda a intensidade que a vida merece ser vivida. Sim, viver é uma arte, aprender é o aperfeiçoamento da arte e o olhar da alma é a venda que se tira dos olhos, mesmo que diante do desconhecido, todavia, é conhecer a si mesmo pelo olhar de dentro, buscando a verdadeira felicidade pela voz do coração.
A vida é vivida em dias... não em meses ou anos! Cada dia vivido é uma página do livro de nossas próprias vidas que escrevemos e, tenho certeza que chegará o dia em que iremos reler cada uma dessas páginas escritas à pena de acertos e enganos, com tinta do livre arbítrio e saberemos que o enredo de nossa história sempre se tratou de fazer escolhas... mas, não podemos esquecer que cada escolha trás em seu bojo uma consequência!
Assim como uma balança, precisamos buscar o equilíbrio entre os pesos das nossas emoções. Se algo nos desequilibrar em nosso estado emocional, conseqüentemente, sentiremos maior o peso das nossas dores e tristezas. Porém, quando nos equilibramos emocionalmente, encontramos o peso exato da vida, ou seja, a estabilidade do nosso Eu interior com o nosso Eu exterior, entrando em um estado de harmonização do todo que nos constitui.
Cada ação que praticamos para o bem é como Luz que alimenta a nossa alma, trazendo nos paz e a satisfação, não, do dever cumprido, mas da alegria do compromisso realizado. Fazer o bem é como caminhar à noite e poder enxergar às estrelas. Porque aquele que serve ao próximo está servindo a ti mesmo, de Luz e prosperidade.
Aprendi que devagar se vai ao longe.. Mas, por que tanta pressa? É claro, que não posso deixar o tempo passar, assim, despercebido, contudo, também não posso querer que ele acelere de acordo com as minhas vontades... Para tudo há um tempo necessário e para cada etapa desse tempo, existe um ciclo que se renova em nós a cada nova experiência.
Existem sentimentos que somente as palavras da alma podem traduzir. Algumas vezes podemos não encontrar explicação, mas para tudo existe um propósito. Não seremos o tempo todo sensatez, não seremos o tempo todo lucidez, vez em quando é preciso conhecer a loucura para desconhecer a razão e ouvir a voz do coração.
Amor não e para ser fácil, não e para ser leve, não é para ser mar de rosas, não foi e nem nunca será. O amor é sofredor, não busca seus próprios interesses, tudo sofre, tudo crê, tudo suporta. Os grandes mestres em todos os períodos nos ensinaram isso. Amar é engolir sapo, colocar o outro sempre na frente, perdoar o imperdoável, dar a outra face quando convém revidar, ficar quando o que lhe resta é partir. Se fosse pra ser fácil, não seria um desafio e caminhos sem obstáculos tendem a não te levar a lugar a nenhum. A conquista vem sempre seguida de sacrifício, tem que ser difícil, faz parte do processo. Geração fast food, quer tudo na mão, não aceita sofrer e não sabe ouvir não, não sabe lutar, não sabe insistir, se está ruim troca, o que importa é o melhor ‘’pra mim’’. Querer o melhor sem sacrificar, é contradição, Deus entregou seu filho Jesus por amor e você o que tem feito pelo seu irmão?
Não fuja do propósito que Deus tem pra sua vida. Normalmente nos sentimos fracos e debilitados diante de uma dificuldade, a tendência é fugir, se afastar, e por fim dizer que não conseguimos, que não podemos, que somos pequenos. Agindo dessa forma começamos viver uma vida que não é a nossa, então, dificilmente viveremos a plenitude de Deus em sua totalidade. Levante-se e continue caminhando em rumo àquilo que o próprio Deus colocou no seu coração. Você não é fraco, você é forte porque Deus já te fez mais que vencedor. Ainda que falem que você perdeu, que você não é nada, prossiga para o alvo, porque você tudo pode naquele que te fortalece.
Às vezes sou silêncio, às vezes barulho, sou sincero demais, desta forma, até eu me assusto, me faço de bobo, mas não se engane, observo tudo... Analiso pessoas e comportamentos, sei distinguir o que é bom e o que nos oferece tormento, poetizo um desconforto, mas é apenas para entender o outro sentimento... A vida nos oferece desafios, o universo conspira conforme seguimos, é Deus moldando a nossa particularidade, testando o nosso poder de superação, ainda estamos aprendendo e todos sabem que é verdade, pois estamos apenas caminhando sentido a eternidade... Por isso não importa quem você é, o que faz ou qual é a sua posição na sociedade, daqui a pouco não estaremos mais aqui, alguns irão mais cedo, outros um pouco mais tarde, mas se pudermos levar o bom sentimento com a gente, com certeza será maravilhosa a nossa passagem...
Viva hoje,pois, estamos vivendo em um estágio da vida. tenha a convicção, de que eu é você, iremos partir dessa vida um dia e iremos viver para a eternidade, seja no céu ou no inferno a luz da Bíblia o caminho é JESUS más o destino quem escolhe sou eu e você... está em nossas mãos se iremos escolher o Caminho que é JESUS ou as nossas próprias decisões...
Sou apenas um garoto com sonhos e objetivos que acredita que minha vida é apenas minha, Que não posso deixar que ela seja esmagada na fria submissão, Que existe vários caminhos, e em algum lugar, ainda exista luz, pode não ser muita luz, mas ela vence a escuridão, Que Deus irá me oferecer oportunidades, tenho que reconhecê-las e agarra-la e sei que não posso vencer a morte, Mais eu posso vencer a morte durante a minha vida.
"Quando iniciamos a reforma íntima tornamos mais perceptível a nossa inteligência, a audição aguça, enxergamos as cores como se tivessem vida, os perfumes exalam alegria e paz, qualquer momento pode se tornar incrível ou um grande aprendizado, e o que parecia mais um por do sol, pode ser o mais lindo da sua vida, pois nenhuma paisagem se repete."
Me explica uma coisa, como que a infelicidade dos outros faz bem a você? Atrapalhar a vida do outro não vai resolver a sua vida, vê o outro cair não vai te levantar, atacar a ferida alheia não vai curar a sua, afinal de contas, ninguém se cura machucando o outro, qual a necessidade de fazer o outro se sentir mal, só porque você tá se sentindo assim também? Pare de tentar achar um culpado, pare de ficar olhando pra trás a procura de alguém pra você apontar o dedo e acusar de ter errado, isso não vai ajudar você a melhorar. Erra quem acha que brigar, machucar, se vingar e atingir alguém vai te proporcionar alguma melhoria, alimentar o mal dentro de si não faz bem a ninguém. É difícil, e mesmo estando ferido devemos nos livrar do ressentimento, do rancor e da mágoa, esses sentimentos são tóxicos pra nossa alma, e você? É maior e melhor do que a pessoa que te machucou, por favor não se torne o monstro que te feriu. Nós devemos deixar o passado pra trás e não ficar remoendo, afinal uma ferida só vai sarar se você parar de cutucar ela, caso contrário, ela nunca vai cicatrizar.
Não feche a sua cabeça pro mundo, compreenda que as pessoas são diferentes e essa é a graça da vida. As pessoas não pensam com a sua cabeça, e não olham ao redor com os seus olhos, não sentem com o seu coração, como você quer exigir comportamentos iguais pra realidades diferentes? As pessoas não vêem o mundo como você vê, elas podem olhar pela mesma janela e enxergar horizontes diferentes, porque somos singulares. A realidade é individual, a certeza é duvidosa, então vamos abrir a mente pra novas experiências, vamos tentar fazer com que a convivência em sociedade seja uma troca de conhecimentos e ponto de vistas opostos, porque a graça da vida é essa, opiniões contrárias, já pensou que chato seria se todos tivessem exatamente os mesmos pensamentos? É a variedade que torna as coisas mais interessantes. Se permita, as pessoas podem lhe mostrar uma visão diferente de algo que você já conhece. Uma música pode ter inúmeras interpretações, o vestido pode ser azul e preto ou branco e dourado, o ovo pode ter nascido primeiro que a galinha, não existe uma verdade absoluta, tudo é questão de ponto de vista, a sua realidade é diferente da minha vida, a verdade pra você pode ser mentira pra mim. Sábio pra mim é quem se permite conhecer os diferentes pontos de vista e compreende que cada um tem sua forma de enxergar e de interpretar, devemos todos respeitar opinião alheia.
Variedade, é a palavra chave. Existem tantos modos e maneiras de se obter um mesmo resultado. Então por favor, não vamos criticar a forma que o outro escolheu, ele é diferente de você, não pensa com a sua cabeça e não tem os seus gostos. Precisamos compreender que não existe apenas um caminho pra felicidade, todos serão mais felizes quando compreenderem que na verdade a felicidade é o caminho e tudo que você encontrará nele. A intenção não é fazer todos serem iguais, a verdadeira intenção é apesar de sermos todos diferentes conseguir fazer com que a convivência de todos seja harmoniosa. Afinal de contas, cada um brilha a sua maneira e cada um é importante e necessário naquilo que ele nasceu pra fazer.
Nem sempre vamos conseguir resolver todos os problemas, nem sempre vamos conseguir ajudar quem queríamos, nem sempre vamos obter sucesso. E tá tudo bem, tá tudo bem se não der certo, tá tudo bem se você falhou na missão de ajudar, não quer dizer que você não queria, você sabe que tentou. E nem sempre vamos poder fazer algo por quem amamos, tem dores que não podemos curar, tem feridas que não podemos fechar, tem lágrimas que não podemos secar, tem silêncios necessários, e as vezes o que mais importa é mostrar que se importa, as vezes isso é suficiente, as vezes é só do que precisam. De uma palavra, de uma demonstração, de um abraço, de um ombro amigo, mesmo que não resolva muito, mas mostrar apoio já é uma grande ajuda. As vezes é tudo que precisamos, saber que temos alguém com quem contar na hora da dificuldade. Não se culpe, você não deve carregar o peso de ser a felicidade de ninguém, você pode contribuir, acrescentar e é assim que deve ser.
Quantas vezes o leite transbordou e molhou o seu fogão inteiro em 10 segundos que você virou as costas? É meus amigos não adianta ficar de plantão esperando o leite ferver, o leite só ferve quando você sai de perto. É assim com o leite e é assim com a vida. Nada vai acontecer se você continuar esperando que aconteça, a vida gosta de te pegar de surpresa. E é justamente quando você para de aguardar ansiosamente por algo, é que ele flui, é que o leite ferve, é que a vida caminha. Não adianta ficar programando roteiros, ensaiando encontros, planejando acasos, você não vai se esbarrar com ele quando tiver toda arrumada e com cabelo feito, é aquele esquema né você sai toda arrumada e não encontra um conhecido na rua, mas você sai no portão toda esquisita e encontra até o papa. Percebeu né? que não adianta ficar bolando estratégias pro destino, a vida é como o leite, ela não liga pra sua ansiedade, não tá nem aí pra sua pressa. A vida te ensina a ser paciente e a esperar que as coisas aconteçam não no momento que você quer, as coisas só acontecem quando tem que acontecer. Espere, não queira adiantar os ponteiros do relógio, não seja a lagarta que sai do casulo antes de aprender a voar, não seja a pessoa que atravessa a faixa no sinal verde. Tenha paciência o leite vai ferver.
Você precisa sair da sua zona de conforto! Nunca será fácil fazer coisas diferentes que exigem esforço e dedicação. Nunca será fácil superar aqueles monstros mentais que nos impedem de tomar decisões mais benéficas. Mas sempre que você decidir se superar, você vai crescer e verá que todo seu esforço te levou para um lugar diferente daquele que você estava. Você precisa sair da zona de conforto, pois ela não vai ter ajudar a se superar e nem vai fazer com que você oferte experiências melhores para seus círculos sociais. Então eu te convido a refletir sobre os pensamentos, ações comportamentos que não te desafiam, que não te deixam inseguro, que te deixam aí na sua poltrona da inércia. Faça algo por si mesmo e saia de sua zona de conforto.