Cartas de reflexão
Se plantarmos mesmo no dia da colheita, sempre haverá conquista.
Por isso a vida nos convida a ser um ato ininterrupto de gratidão. De exercício do amor na suaforma maisplena possível
que é se doar sem cobiçar nada em troca.
Quando alcançamos essa consciência que a grande vitória para o espírito é não cobiçar absolutamente nada em troca, teremos tocada a verdadeira energia divina.
Não se culpe pela ferida que te foi causada. Mas assuma a responsabilidade de lutar para curá-la.
Você pode não ter culpa, é verdade. Mas ninguém pode ser mais responsável pela sua vida do que você mesmo.
Assumir a direção da própria vida e adotar uma postura protagonista (importante) é uma característica comum a todas as pessoas que conseguem transformações positivas, produtivas e duradouras.
A semana está começando. Na correria do seu dia a dia, não esqueça de comemorar sua existência, as conquistas e aprendizados que te trouxeram até aqui.
Do contrário, você estará empedrando o itinerário para a tristeza e o esgotamento emocional.
Se você não cultivar admiração e carinho por si mesmo, dificilmente terá ânimo e bravura para conquistar aquilo que deseja e merece.
Autocuidado não é ostentação. É uma atitude necessária para uma vida emocionalmente próspera.
Você se parabeniza o tanto que você se cobra?
Como a mente te engana?
Somos conduzidos por circuitos internos do cérebro que nos fazem agir por hábito, estereótipos e decisões muitas vezes irrefletidas. Ou seja, o nosso cérebro nos engana quase o tempo todo.
Nós passeamos pela vida com a sensação de que aquilo que acontece em nossa mente é uma representação perfeita da realidade. Entretanto, isso é falso.
A mente humana produz muitas ilusões que podem prejudicar nossas vidas. Um bom exemplo disso é quando somos tomados por emoções.
Nem tudo que você sente corresponde à verdade.
Emoções são traiçoeiras. Quando estamos ansiosos, o mundo nos parece ameaçador. Quando estamos alegres, o mundo nos parece acolhedor.
Emoções nos fazem projetar no mundo interpretações que, na verdade, nada mais são do que reflexo do nosso estado interno atual.
Nem tudo que você sente deve ser encarado como fato. Como disse Goethe, “o ser humano vê no mundo aquilo que carrega no coração”.
Para conduzir uma vida emocionalmente inteligente, devemos aprender a observar e questionar nossos estados emocionais, pois frequentemente nossa interpretação da realidade é distorcida por eles.
Se a vida nas redes sociais é uma ficção, porque ainda a usamos?
Primeiramente, devemos lembrar que redes sociais não servem apenas para que as pessoas apreciem a falsa superficialidade das vidas artificiais.
Muitas pessoas usam para trabalhar, aprender, entre outras coisas.
Em segundo lugar, o conhecimento e a experiência me ensinaram que muita gente adora cultivar um jardim de mentiras convenientes, para não ter que enfrentar a dureza da realidade.
O ego é compreendido como a imagem e a valorização que se confere a si mesmo: ele seria a nossa parte vaidosa, que não aceita se frustrar e se ofende facilmente.
Nas redes sociais, por exemplo, onde tenta-se criar uma imagem ideal e intacta de si mesmo com mais intensidade. Para o ego, é a garantia de que se é visto e pertencente a algo. "Sem falhas e faltas, [a autoimagem] é pautada exclusivamente no que pensamos que o outro quer ler ou ver de nós".
Muitas pessoas estimando carícias no ego, sem se dar conta do ogro narcisista que está se tornando.
Infeliz por não ser amada por anônimos, incapaz de observar que está negligenciando e aniquilando as relações com quem importa de verdade.
Quando a busca por aplausos é o princípio da existência, sua vida se torna um circo. Daqueles em que os animais parecem radiantes e galhofeiros durante o espetáculo. Mas uma visita aos bastidores revela a cruel realidade de dor e angústia.
Como ter constância na mudança que desejo para minha vida?
Aprender com a mudança, não é uma lição fácil.
Quando o assunto é mudança, a maioria das pessoas pensa no troféu, na linha de chegada, no grande sonho a ser alcançado.
Todos querem o podio, mas muitos desdenham a exaustão dos treinos.
Ter isso em mente é bom, mas não é satisfatório para que a mudança ocorra.
Mudanças eficientes ocorrem quando você divide esse grande sonho em micropassos diários. Pequenos passos, curtos e firmes, todos os dias.
Quem lê 10 páginas todos os dias, ao final do ano terá lido 10-15 livros.
Quem promete ler 1 livro por semana costuma ficar estressado com a cobrança sobre si mesmo, e acaba desistindo e pouco tempo.
A vida é corrida, atribulada, inundada de manhãs e manias. Respire.
Quando o barulho do mundo exterior estiver insuportável, quando o mundo parecer esmagar a sua existência, simplesmente pare e respire profundamente por alguns minutos.
Séculos de sabedoria antiga e décadas de ciência nos mostram de maneira contundente que o mero ato de respirar é uma das mais poderosas armas contra a turbulência de uma existência caótica. Então, respire.
O momento ideal para mudar nunca chegará. Aqueles que acertam, agindo no "momento ideal", tiveram a coragem de arriscar, mesmo em face das incertezas.
Quem vive à espera do momento ideal acaba paralisado em um delírio. Pessoas assim acreditam que, algum dia, o mundo Ihes oferecerá certezas.
Lição estoica: na vida humana, a única certeza é justamente de que tudo é incerto e impermanente.
Use sua energia com sabedoria. Foque naquilo que está, neste momento, dentro do seu controle. Os recursos e a coragem para isso estão dentro de todos nós.
Quando o invejoso vê a pessoa que ele inveja se dando bem, ativam-se em seu cérebro circuitos associados à angústia emocional da dor física.
Dói, para quem te inveja, te ver bem.
Quando o invejoso te vê se dando mal, ativam-se em seu cérebro circuitos de recompensa, associados à motivação e ao prazer.
É motivador e gostoso, para o invejoso, te ver se dando mal.
Admitir erros é, afinal, uma oportunidade excepcional de crescimento e melhoria.
O único homem que não erra é aquele que nunca faz nada.
Perdoar é não sentir mais raiva do que aconteceu?
Perdoar é sobre você. Não é sobre a pessoa que te machucou.
É reconhecer, compreender e aceitar que você foi ferida, sim. É aprender com essa dor. Ouvir a dor, para que ela te ensine a curá-la. É virar a página por saber que essa ferida já não arde mais.
Perdoar é fazer o que for necessário para que sua vida não seja governada por uma ferida do passado.
Dialogar? Cortar laços? Ressignificar a relação? Todas opções são válidas.
Só você saberá o caminho adequado para o SEU perdão.
O ressentimento te mantém acorrentada ao passado. O esforço para perdoar é uma luta pela sua liberdade.
A imensidão do nosso ser é análoga ou superior a infinitude do universo.
O dia a dia é o reencontro com a nossa essência mais pura.
E quanto mais vivemos a nossa própria história, desdobrada nesta encarnação como uma missão preciosa, mais perto estaremos neste recanto de paz, luz e profunda serenidade que, por ora, encontra-se inacessível por muros que nós mesmos criamos.
Não há outro jeito, senão tentar de uma outra maneira.
Porque o simplismo nos leva ao longe.
Porque efetivamente depende de sairmos da rotina para conseguir novos resultados.
É uma matemática inclusive tangível, sem autoridade espiritual.
Nos cabe renovar atitudes estratégias para garimpar ânimo e novos sonhos.
Pois eles, sim, são capazes de nos mover por semanas, meses anos e séculos.
E todo dia hora, basta começar.
Exercer o silêncio em inúmeras ocasiões é sinal de sabedoria. Pois, nem sempre temos todas as palavras necessárias, e nem sempre todas as palavras vão ser eficazes de modificar um evento.
O que precisamos é ter em nosso coração a certeza de que estamos fazendo o melhor, seja através de um abraço ou uma oração à distância, mesmo que ao nível de pensamento.
Por isso que muitos dizem que, o silêncio, não tenhamos dúvida, realmente cura.
A minha vida é sempre um mar de rosas. Eu só penso positivo!
Tome cuidado com isso. Viver tentando pensar positivo o tempo inteiro pode causar grande angústia em sua vida.
Emoções oscilam. Sentimos coisas boas e ruins. Pensamentos oscilam. Pensamos coisas boas e ruins. Isso é perfeitamente natural
Inteligência emocional não significa viver o tempo inteiro em um estado positivo. Muito pelo contrário.
Emoções e pensamentos negativos têm seu papel. Precisamos aceitá los, compreendê-los e educá-los.
Só assim somos capazes de reduzir seus efeitos prejudiciais em nossas vidas.
A liberdade emocional está ligada à felicidade?
Felicidade em sentido amplo, sim. Ou seja, não se trata de viver sen tindo coisas gostosas o tempo inteiro. Isso não é felicidade, é imediatismo e busca por constante prazer.
Em sentido amplo, sem liberdade emocional é impossível viver uma vida emocionalmente rica, com relações
O choro é a expressão da tristeza, e o ponto é justamente esse: aceitar e expressar nossas emoções é parte fundamental daquilo que a ciência chama de inteligência emocional.
Guardar um oceano de angústias dentro de si é bastante nocivo. Além disso, é inútil, pois só fortalece as emoções que tentamos esconder.
Comecei a cuidar de mim, e tem gente me chamando de egoista...
Não se sinta culpado por lutar pelo que é melhor para você.
Se você não está fazendo nada de errado, não permita que te façam acreditar que você está sendo egoísta.
Antes de se dedicar a outras pessoas, você precisa estar seguro e firme ao lado de si mesmo.
Tenho medo de ficar sozinho.
Você tem que ser imenso para saber ser sozinho.
Antes de buscar a luz no outro, devemos encontrá-la em nós mesmos.Do contrário, depositamos no outro o dever de preencher o vazio que nos habita.
O problema é que nada vindo de fora preencherá esse vazio. Saber ser sozinho não siga viver solitário. Significa, apenas, que ninguém viverá por você.
Ninguém decidirá por você. Ninguém amará por você.
Saber ser sozinho é aceitar ser protagonista da própria existência. Essa postura nos ensina, inclusive, a valorizar verdadeiramente aqueles que nos fazem companhia nesta nossa breve existência.
Eu sinto saudades de uma pessoa que me fez muito mal… como lidar com esse sentimento?
Cuidado: nem tudo que você deseja te faz bem. Carência cria afetos imaginários.
É perfeitamente possível amar algo (ou alguém) que nos faz mal. Mas nem tudo que desperta nossa saudade merece atenção.
Autocuidado significa aprender a dizer adeus, mesmo quando isso é a última coisa que nossas emoções desejam.
Cada passo que você dá, correndo atrás daquilo que te faz mal, destrói um pedaço da sua autoconfiança.
A vida é curta demais para derramarmos nossa dedicação em busca daquilo que nos fez mal. Nem todo desejo é merecedor da nossa energia.