Cartas de reflexão
Lamentações de um pensador
Sinto-me preso, a meus pensamentos, como grilhões que dificultam meu caminhar. Sinto, que a profundeza da minha alma não há luz para me guiar. Sinto a dor da solidão em meio a uma grande multidão. Sinto falta de sorrisos sinceros e alvos, que alegrem meu coração. As lamúrias de minhas palavras, direcionan-se a subconscientes, de pessoas perdidas, que não conseguem gritar, para libertar-se de seus lamentos.
Antes mesmo de ser crucificado, Jesus sofreu.
Sofreu com humilhações. Sofreu com as rejeições. Sofreu com o desprezo.
Sofreu com as perseguições.
Em sua cabeça foi cravada uma coroa de espinhos.
Ele foi açoitado, zombado e maltratado de todas as formas.
Seu sangue foi derramado.
Mas Ele continuou em silêncio, orando, confiando e acreditando. Se o Pai lhe permitiu passar por tudo aquilo, é porque havia um propósito.
Ele sabia do propósito. Ele sabia de tudo.
Mesmo com tanta dor e sofrimento, Ele permaneceu sendo fiel e paciente.
Como não reconhecer tamanho amor?
Ele pagou um preço que era nosso.
Ele carregou uma cruz que não era dEle. Era nossa.
Antes de entregar seu espírito nas mãos do Pai declarou: "Está consumado."
Como um Mestre nos ensinou.
Como um Pai nos amou.
E como Filho se entregou em obediência e puro amor.
E ainda que digam: É difícil pra você, não vai da certo, desista enquanto é cedo, é melhor pra você, essa caminhada não é sua.
E mesmo que, pra você possa ser mesmo difícil, e ainda que pareça ser impossível, mesmo que algumas ações venham a te desanimar, não desista, se te faz feliz, se vale a pena, contínua... Não pare, ser humano nenhum tem o poder de decidir sua vida.
É VOCÊ por VOCÊ e DEUS por VOCÊ.
Não pare.
Refletindo a respeito deste teu olhar vívido e sincero, noto um tom singelo de romantismo, o qual é verdadeiro, intenso, cada vez mais vivo, muitas vezes, desordeiro por instigar ativamente os teus instintos e vários pensamentos.
Em concordância com esta minha simples reflexão, chego a pensar também que uma forte emoção permeia por todo teu ser, que faz com que sejas uma mulher repleta de amor e graças ao Senhor, motivada constantemente a viver.
Encanto peculiar que está fora do alcance dos olhos, mesmo concordando que tens uma beleza visível profusamente admirável com detalhes precisos, bem desenhados, fruto de um talento divino, sem esquecer do capricho dos teus cachos.
Temos menos liberdade para tomar decisões do que imaginarmos.
Com a forte tendência de repetir o passado, lutamos contra a força que nos impulsionam a viver o já conhecido.
E assim, a luta entre o coração e a razão segue marcando a vida de boa parte da humanidade, enquanto os demais humanos, são compelidos a reproduzir em suas vidas, as histórias experenciadas na infância.
Respeitar a opinião dos outros, mesmo que tal opinião contrarie minhas crenças, é maturidade.
Incoerentes são os que se tornam intolerantes para combater a intolerância alheia.
Em um mundo em que as relações pessoais andam enfraquecidas, a hipersensibilidade marca uma geração que considera pensamentos contrário como ofensas pessoais.
Parte de um texto escrito por mim.
Senhor, meu Deus e meu pai, eis-me aqui mais uma vez; já bastante desgastado, às vezes com esperanças e outras sem motivação, pois, o que vejo a cada despertar é uma projeção dos dias anteriores, pouquíssimo amor, afeto, compaixão, respeito quase nenhum, ambição de mais e ajuda de menos, medo, angustia; a cada dia que passa parecemos máquinas com uma única programação, uma só obrigação: despertar, levantar, sair, fazer, retornar, deitar e adormecer; andamos contra o tempo o tempo todo e esse tempo corre sem pena, está sempre bem distante a observar o quanto já ficaram para trás, presos nas dores da mente, sem remorso nenhum; tentar manter a mente sã e equilibrada em um mundo cheio de competições, egoísmo, ódio, ganância e como se jogasse contra uma máquina no modo ultra hard fases infinitas, sendo que poucos ganham, entre eles uns através de bastante esforço e outros por trapaças.
Até o pedido de forças vem com um tom de cansaço, às vezes os únicos desejos são conseguir dormir ao cair da noite e o despertar no dia seguinte e ver novamente tudo acontecendo, mas de um modo mais difícil.
Esperança!
Temos, mas nem todos gostam de ouvir o termo “até quando?" condenam, julgam, apontam, somos proibidos de pensar assim, em vez de perceber que só estamos cansados.
As orações ultimamente estão virando desabafos entre quatro paredes, sozinho, deitado, quase adormecido e muitas das vezes sem respostas, um retorno confortante.
❓️
Se um ajuntamento de pessoas NÃO for, um caminho de misericórdia, refúgio dos rejeitados, fonte transbordante de perdão, onde os diferentes convivam em paz, sem haver acepção de pessoas, onde o cansado recebe alívio, o faminto é saciado, onde indiferença não prospera, onde o arrependimento é gerado pela conscientização e não pela imposição de regras, e onde a força do Amor seja maior que as críticas.
este lugar pode ser um clube ou qualquer outra coisa, menos igreja
Ah! Eu sempre achei que fosse alguém
Mas, conversando com o reflexo
Descobri que não era ninguém
Achei que eu era o protagonista do mundo
Concorrendo com o que já estava aqui
O céu, a água, os insetos, as bactérias
Coisas que ficam e eu que vou
Porque não sou nada
Apenas um estranho passageiro.
A obscuridade a todos os campos da humanidade
Em nós a o traço da maldade
Os pensamentos se torna quente e traz a libertinagem
E no fundo a sensação de arrebatar com o sangue escorrendo por todo lugar
Fico atento expressivo a quela pele tocar e fascinado
Com todo cheiro no ar
Sou um louco um assassino ou é só psicopata ?
O QUE É A VIDA?
“O que é a vida?” - Era com essa pergunta que, o saudosíssimo apresentador de TV, ator e diretor de teatro, Antônio Abujamra, encurralava a grande maioria de seus entrevistados no programa Provocações.
Mas afinal, o que é a vida?
Os filósofos antigos tinham diferentes visões sobre a vida, dependendo da sua escola de pensamento e da época em que viveram. No entanto, todos eles tinham uma visão em comum sobre ela: a busca.
Sempre houve uma busca insaciável, seja pelo conhecimento, pelo entendimento, pela razão, pela motivação, ou até mesmo pelos prazeres. A vida, para o ser humano, sempre se resumiu a ser ou ter. Caberia aqui aquele velho ditado clichê: Uma vida sem propósito não vale a pena ser vivida - seja esse propósito nobre ou não.
No entanto, até onde o propósito é importante? Caberia ele em todas as facetas que tratam de definir o que é a vida? Muitos procuram o sentido da vida no objetivo final, outros defendem que o sentido da vida é percebido e vivido no processo, não no fim da linha dele. A vida, para estes últimos, é experienciação.
Uma ideia que parece ser comum é que a vida é um mistério fundamental, cuja essência escapa ao nosso entendimento e controle. Talvez a vida seja mais um dos mistérios incognoscíveis do universo e do cosmos, cabendo a nós apenas a incumbência de senti-la, e não de explicá-la.
A vida é um fenômeno complexo e multifacetado que envolve não apenas a existência biológica, mas também aspectos psicológicos, sociais, culturais e espirituais. Acredito que não exista um sentido de vida, mas vários deles, e cada um de nós está sujeito a viver e experienciar seu campo de existência nesses aspectos. De acordo com esse pensamento, chego à humilde conclusão de que a vida é viver.
FALSA ATARAXIA
Para os filósofos estóicos, a ataraxia era um estado de imperturbabilidade emocional, alcançado através da aceitação serena dos eventos da vida e do controle das emoções. De modo geral, a ataraxia é um estado de paz interior e equilíbrio emocional que permite ao indivíduo viver de forma plena e feliz, independentemente das circunstâncias externas.
Na sociedade moderna, vemos com frequência uma espécie de “ataraxia”, só que passiva diante da realidade. No entanto, a ataraxia em sua essência não simboliza passividade ou conformidade, mas uma mente serena que pode agir diante do problema através de circunstâncias mais racionais e efetivas.
Confundimos a ataraxia com conformidade, passividade, submissão ao que nos incomoda. “Ah, mas vai ficar tudo bem”, “é sobre isso e tá tudo bem", “deixa pra lá, vai passar”... Existe um “tanto faz”. Nos acostumamos a fugir da realidade.
Na cabeça da sociedade moderna, não temos recursos de mudança, nem os buscamos, talvez não possamos. Tanto faz ter saúde como ter doença? Tanto faz ter um teto como viver na rua? Tanto faz ser amado como assediado? Tanto faz estar vivo como estar morto?
A enxurrada de informações que recebemos diariamente de certa forma nos impede de enfrentar os demônios internos e externos. Não que não possamos, mas é muito mais fácil sair para beber, usar drogas ou passar horas vendo memes na internet para esquecer que estamos definhando aos poucos.
Para Schopenhauer, aqueles que tentam fugir da realidade estão apenas adiando o inevitável confronto com a dor e o sofrimento da vida. Contudo, passar por esses desafios pode levar a dois caminhos: um de força e outro de trauma.
É aqui que entra o fato de que assim como há uma fuga e enfrentamento, há também duas formas de enfrentar o problema quando se escolhe fazê-lo: acumulando os males ou buscando uma saída racional e efetiva. Temos a opção de nutrir a verdadeira ataraxia dentro de nós e buscar soluções definitivas para nossos problemas. Não há como ser efetivamente feliz quando a solução para o problema é negligenciada.
VIDA VIVA
A vida e' uma forma agonizante de temer...
A vida seria toda uma agonia,
não fosse o recepcionar de mais um ser.
Va'! Sirva-se do tempo com ou sem poesia.
Ao nascer algo magico acontece
No fulgor de ser desabrocha uma luz
O tempo e' como um mosaico que padece
Um bolo de canduras esmaece e reluz
A vida seria toda uma agonia,
não pudesse o vento, o sol, a lua,
por mais uma vez sentir... eu iria
Pra Deus clamar: _Que vida flua!
um silêncio que nos ensina
Eu tive uma vizinha que não conheci.
Me alegrava o jeito que ela cantava.
Ouvindo os louvores que vinha do andar de cima.
Havia ritmo e uma voz que expressava alegria.
certo tempo depois, os louvores começaram a ser interrompidos .
Mais ou menos sempre por volta do mesmo horário.
Discussões ocupavam o espaço das melodias.
E depois de um tempo, já não se ouvia louvores em nenhuma parte do dia.
O tom de voz crescia, e uma alternância entre sussurros e gritaria acontecia.
até que um dia, o silêncio completo anuncia, que no andar de cima já não morava mais a vizinha.
A história que comove leitores em sua maioria.
é mais comum do que se imagina.
não se pode fazer nada por ela.
mas a maior lição que se aprende, é cuidar dos nossos próprios relacionamentos
Depois que se perde, sempre aumenta a percepção do valor que se tinha.
Ser paciente e agradecido, elogiar mais que do tecer críticas, são ingredientes de uma receita
Que quando bem feita, faz permanecer a alegria.
O processo é cansativo.
O desenvolvimento é algo que não podemos atropelar com a pressa, temos que ir de acordo com o tempo, em que se vive.
Sejamos paciente, não adianta se desesperar com medo do amanhã.
Os melhores acontecimentos da vida do ser humano vem quando ele menos espera, vem na hora em que o coração já não está mais aflito, vem quando as emoções já não deixa mais aquela angústia e um amargo ao salivar.
Por fim, seja uma pessoa de fé, não desista hoje, pois o amanhã está reservado para a vitória.
Lembre-se o amanhã é logo ali, só tenha fé.
(Uma vida sem amigos)
Imagino que não tem pessoas
Que não tem amigos nessa vida
Mais encrive que pareça eu só
Uma pessoa que não tem amigos
Não culpo ninguém mais isso tudo é culpa minha a vida me tomou uma pessoa que não aceita muitas coisas deslealdade por encontro você pode proporcionar a pessoas alguma coisa você severa depois que você não concorda com determinado assunto você não serve mais sempre foi assim não fico bajulando ninguém pessoas tem que gostar de você com sua falhas defeitos mais não é assim comigo mais to acostumado
"Cuidado ao usar a língua sem pensar,
Pois uma palavra errada pode te complicar,
E acabar te deixando em apuros,
Melhor escolher bem as palavras, é mais seguro.
Então vamos usar a língua com cautela,
A não ser, se for pra beijar,
Não existe coisa mais bela,
E que mal isso pode causar?"
Coisas imperfeitas não são perfeitas.
É comum a gente pensar em só procurar coisas, pessoas e situações perfeitas, não é mesmo? E a palavra “imperfeito” nos assusta tanto quanto o fato de encontrarmos tais coisas, situações e pessoas com aquela pequena “falha” que nos desagradou e que por isso é, sumariamente, descartada da possibilidade de fazer parte de nossa (im)perfeita vida. Lembre-se, “perfeito” é o inimigo do “bom”. E o “bom” pode não te fazer “bem”. O maior desafio para as pessoas que buscam a felicidade é querer melhorar a si mesmas, como se o que precisa ser mudado fosse uma peça de reposição que, estragada pode ser trocada e imediatamente resolvem-se todos os problemas. É preciso pensar em aprender a aceitar as coisas como elas são. O que você é, você será até seu último segundo de vida. A única dica que eu posso te dar nesse momento de constatação do inevitável é não deixe que seu mau humor, sua inveja, seu egoísmo e tantas outras falhas se tornem uma coisa doentia e infectante, que diminui seu brilho e impede que outras pessoas sejam felizes. Às vezes é melhor se aceitar como você realmente é, apreciar o mundo como ele é, e as pessoas como elas são, em vez de tentar fazer com que você esteja de acordo com o que a sociedade quer, nem tudo segue um padrão, olhe as nuvens, elas não estão enfileiradas, as árvores não foram plantadas em algum padrão geométrico, em tudo há uma aleatoriedade e nem tudo e nem todos estão em conformidade com um ideal impossível. Não, você não deve aceitar uma vida medíocre, mas deve aprender a amar e valorizar as coisas até mesmo quando elas não são perfeitas.
Amor imperfeito
Sem preconceito
Sem botar defeito
Sem apontar o dedo
Cada um tem seu jeito
É só ter respeito
Amor não é cego
Amor é completo
Com o affair certo
Relacionamento sério.
Todo relacionamento
Tem desentendimento
Tem afastamento
Tem sofrimento
Tem arrependimento
Coisas de momento
Quando é fechamento
O verdadeiro sentimento
Está por dentro
Se não for abusivo, tá valendo.
Pausar, descansar e ter paciência são parte da jornada.
Às vezes conseguimos as coisas de forma fácil e rápida na vida, mas algumas experiências levam tempo e precisamos esperar mais. Nessas situações, temos a opção de prosseguir com determinação ou simplesmente esperar pacientemente.
Temos a tendência de achar que prosseguir, dar passos ou seguir em frente é mais importante. No entanto, parar e respirar também são parte da jornada. Hoje, você consegue se lembrar de que esperar às vezes é tão importante quanto seguir em frente?