Cartas de Perdão
Se eu amo meu irmão, eu estou em paz com Deus!
Se eu amo o meu próximo, não faço mal a ele. O Senhor me ajuda quando traz à minha memória os males que já causei a algumas ou a muitas pessoas. Mesmo que tenha sido apenas um único mal, ainda assim eu cometi pecado contra o meu próximo.
E o que Deus quer de nós é que reconheçamos que erramos e pecamos e que nos arrependamos pelos nossos erros e pecados de modo que nunca mais os cometamos novamente mesmo diante das tentações; contra essas, devemos estar vigilantes para não incorrermos no mesmo erro ou pecado novamente.
Somos humanos, mas Deus é conosco quando estamos com ele, e quando estamos com ele, ele nos fortalece contra toda forma de mal que venha contra nós para prejudicar a nós mesmos e ao nosso próximo.
Eu sou santa porque sou filha de Deus que é santo. Mas eu não sou nem uma santinha! Já cometi tantos pecados na minha vida dos quais me arrependo profundamente, e hoje me esforço ao máximo para não pecar, e para isso fico vigilante na direção da palavra de Deus para não pecar contra o Senhor, pois pecar contra o próximo ou pecar contra si mesmo é pecar contra Deus.
Assim, devemos pedir perdão a Deus por todos os nossos erros e pecados do passado e pelas possibilidades de pecar no presente que, de antemão, já devemos repreender em nome de Jesus para que não tenham mais lugar em nossas vidas visto que pertencemos ao Senhor.
O Senhor Jesus já nos perdoou pelos nossos pecados pelos quais nós também precisamos nos perdoar para que possa haver liberdade em nosso coração, em nossa mente e em nosso espírito. Que a paz do Senhor reine e abunde em nossas vidas para a glória de Deus.
E Jesus responde que desde que ele é aceito como nosso Senhor e nosso Salvador, já estamos perdoados por todos os nossos erros e pecados. Caso contrário, o seu sacrifício por nós teria sido em vão. Mas ele nos instrui a que perdoemos a nós mesmos. Como? Simplesmente dizendo: “Eu me perdoo”. E quanto ao nosso próximo, a quem fizemos mal, desde que pedimos a Deus que o nosso próximo nos perdoe, em Cristo, ele já nos perdoou; basta crermos. Amém.
E, quantas vezes, mesmo amando o nosso próximo, queremos revidar alguma coisa que ele nos tenha feito de ruim ou com que ele nos tenha entristecido. Deus nos ensina a não guardar rancor nem ressentimento. Como fazer isso? Pedindo a Deus que limpe o nosso coração, e que nos ajude a vencermos a nós mesmos em nossas decepções, frustrações, sentimento de abandono, orgulho ferido, vencendo, assim, qualquer desejo de vingança. Que Deus nos abençoe e liberte em nome de Jesus. Amém.
Porém, às vezes, as circunstâncias exigem prudência. É sempre melhor ter a certeza de ser querido ao invés de se oferecer, sofrendo risco de ser rejeitado, pois as vezes estamos prontos para o encontro, mas o nosso próximo ainda não está. Isso exige respeito ao arbítrio do outro, assim como Deus faz conosco respeitando o nosso arbítrio, e está sempre com o coração pronto para nos receber desde que o nosso coração esteja voltado para ele.
Porém, mesmo sob tais circunstâncias, que a nossa oração diante do Senhor seja a de estar sempre com nosso coração aberto para receber aquele por quem esperamos mediante a certeza de que veio a nós, o que prenuncia uma abertura recíproca de um relacionamento harmonioso.
Ou seja, precisamos aprender a amar e respeitar o outro assim como precisamos aprender a amar e a respeitar a nós mesmos. A prudência e o respeito estão ligados ao amor.
“Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor” (Lv 19:18).
...
Chico Buarque escreveu uma certa ópera e eu remeti a canção ao meu pai. Na letra existe uma analogia entre o malandro de blusa listrada e o malandro de gravata. Apesar de ele utilizar gravata, a honestidade sempre estampou seu peito com listras bem visíveis. E dessa forma, eu o imaginava como um malandro às avessas - índole, valores e princípios intactos.
E nesta imaginação, uma confluência de personalidades.
Pais, somos
Tais cromossomos
Honestos, vagamos
Desacobardamos
Um perde pra vida
Outro cede pra morte
Ambos descrentes
Nossa miopia, perdão
Tais inocentes
Nossa utopia, bordão
O ideal é não falar quando o coração estiver agitado.
Na oração do pai nosso tem um trecho que pedimos para que seja "perdoado nossos pecados assim como perdoamos" e normalmente não perdoamos.
Perdoe, perdoe, perdoe e com isso libere o seu próprio perdão.
Existem algumas pessoas que nem em sonho quero ao meu lado, mas oro por eles.
Perdoe!
Deus não quer saber o tamanho da ofensa que nos fizeram, mas ele olha a nossa reação. Colhemos o que plantamos!
Perdoe-se!
A gratidão que me emociona é aquela que consegue superar todo o Mal que contra nós um dia foi dia lançado.
Como tal resplandeço na Luz do amanhecer em todas as mãos que se erguem, e faço tatuagens eternas em silêncio, numa enseada de Amor, elevando meus braços ao céu, firmando e confirmando minhas preces por todos os meus Irmãos.
Cúmplices de Amor
Insisto em te querer, não sei por que,
Você me tem nas mãos, faz o que bem quer,
Se pouco sei de ti, ao teu lado estou,
É nos outros que busco desvendar-te, afinal.
Sei com quem andas, aonde vais, te sigo,
Meu ciúme em disfarce, para esconder,
Pois calar vale mais, é meu abrigo,
E assim, talvez, a ti eu possa trazer.
Teu abraço, um prêmio, eu ganho e recebo,
Suborno antigo de um desejo ardente,
Mas fecho os olhos, me engano, me iludo,
Só como amigos, seguimos em frente.
Quantas vezes me irrito em te querer,
Concordo com o que fazes, mesmo em dor,
Tentei te esquecer, mas sem conseguir,
Faltou-me a coragem pra dizer: "Nunca mais."
Cúmplices somos, ambos somos réus,
Quando nossos corpos se tocam em laço,
Certo ou errado se desfaz, já não é,
Só o amor que surgiu, é o que amamos.
E assim, perdoar teus deslizes, eu aprendo,
Viver nesse jeito que escolhemos nós,
Em outros braços, tu buscas alento,
Mas em outras bocas, te esquecer não pude, jamais.
Mentir o amor
A mentira severa que dura
Engana a boca que a profere!
É lobo sem lei nem bravura!
É cordeiro em pele de engodo
Que a todos dor confere.
Vai cavando a sua sepultura
E conspurcando de mágoa,
O algodão que tinha no princípio.
A língua ensanguentada
É limpa depois com tintura,
Pra desinfetar culpas e aflição!
E nas entrelinhas do seu errar,
Vai pedindo ao amor,
Perdão!
Mentir,
Quem não usou já dessa pomada?
O problema da mentira
É a sua incontinência!
Quando já nada a segura!
Quando ela vira gente
E mente, mente, mente!
Maculei o seu corpo perfeito com minha existência vil, resultado do caos mental em que se encontrava... Seu maior fracasso, confiar em mim, e não obstante me permitir segundas chances, chances que por ego eu trucidei.
Ainda na destruição causada pelo meu ser em seu ser, por vezes foi seu abraço amigo que mudou meu olhar distorcido sobre o que entendo do viver, e ainda que o sol me queimasse pra fora da sua pele, almejaria eternamente mais um abraço.
Não seria surpresa me odiar, e se odiar por mim, já que tentei consumir a sua imagem, mas porque mesmo com todos os assombros, você ainda não me exorcizou? Não posso ser considerado um amigo, mesmo já tendo almejado seu amor, e ainda que morra comigo, ou que sofra minha dor, serás meu herói invencível, um que graças ao seu Deus, me adotou.
Pendências em nossa vida.
Você sabia que se deixamos pendências em nossa vida ficamos amarrados?
Quando fazemos alguma promessa e não cumprimos, fica-se uma pendência, e enquanto não resolvemos estas pendências sentimos que tem algo parado em nossa vida.
Quando Deus nos pede para fazer alguma coisa e não fazemos, então ficamos com pendências em nossa vida. E se não nos esforçarmos para resolve-las, vamos sentir que está faltando alguma coisa.
As vezes fazemos promessas e nos prendemos dentro delas, porque por algum motivo não conseguimos cumpri-las.
Se você prometeu algo para alguém, ou para Deus e não consegue cumprir, então peça perdão, se arrependa, e se esforce para não errar desta forma outras vezes.
Não deixe tarefas, planos e promessas como pendências em sua vida.
Fique em paz, não somos perfeitos, porém, precisamos buscar nos aperfeiçoar cada dia mais.
Como ser um cristão que agrada a Deus?
Para agradarmos ao nosso pai, precisamos nos entregar de mente e coração.
Sempre fazermos sua vontade, mesmo que custe alguns desejos do nosso coração.
Precisamos seguir sua lei e seus preceitos, e sempre coloca-la acima de todas as coisas.
Muitas vezes somos errantes, isso é normal em todos os seres humanos, mas, precisamos sempre nos arrepender e pedir perdão para Deus, porque só ele pode nos dar forças para sermos cada vez melhores.
Só Jesus Cristo é perfeito, devemos se espelhar em Jesus para agradarmos a Deus.
Sempre que você for fazer alguma coisa, se pergunte: Jesus acharia certo fazer isto?
O Objetivo maior de Deus é salvar nossas almas. Deus te ama muito, então siga as leis de Deus com muito amor e dedicação.
Às vezes uma pessoa nos faz alguma coisa que nos deixa magoados, e fica enraizado lembranças ruins dentro dos nossos sentimentos e pensamentos.
Deus nos ensina perdoar, mas tem vezes que é muito difícil, porque os sentimentos e lembranças estão tão fortes que tomam conta do nosso ser.
Mas então, como perdoar uma pessoa para essa carga de coisas ruins sair de nós?
A primeira coisa que nós cristão precisamos fazer para conseguir perdoar de coração uma pessoa, é nos ajoelharmos e pedirmos forças para Deus, porque somos humanos, errantes, e só Deus pode nos dar forças para esta e qualquer libertação.
Perdoar não é apenas dizer a pessoa que perdoa ela, o perdão verdadeiro é uma limpeza que faz você perdoar uma pessoa de puro e sincero coração. E todos os sentimentos e pensamentos ruins vão embora.
A segunda coisa que podemos fazer para conseguirmos perdoar uma pessoa, é lembrarmos das coisas boas que aquela pessoa alguma vez fez para nós.
Não deixe uma mágoa estragar as boas lembranças que você tem sobre aquela pessoa.
Sempre que você estiver meditando em memorias ruins sobre aquela pessoa, tente combater estas memórias ruins com as lembranças boas que você tem sobre esta pessoa a qual deseja perdoar.
Porque perdoar uma pessoa?
Quando você tem lembranças ruins sobre uma pessoa, você acaba meditando nelas noite e dia, e isso te atrapalha de viver bem e feliz.
Então se você deseja ter paz e felicidade é muito importante perdoar todas as pessoas que passam por sua vida.
A falta de perdoar afeta a si mesmo, e faz mal para a sua alma e também para a saúde do seu corpo.
Não guarde rancor de ninguém, perdoe ao seu próximo de puro e sincero coração.
Há quem creia que não se pode mudar a
maneira de ser e o caráter de alguém...e não há jeito mesmo. Não acredito que alguém ou alguma coisa possa fazer esse milagre. Porém creio firmemente que qualquer um, há qualquer tempo, pode sim, promover sua própria mudança e evolução, através do autoconhecimento, do perdão, da humildade, do recomeço, e principalmente do amor.
"Você quer se dividir entre o seu ego e a razão.
Infelizmente, você não acresceu o mais importante, nessa equação.
O coração.
Quer viver uma vida de aparências, uma vida de solidão.
Uma vida de amores rasos, criou para si, a própria ilusão.
Verás que não se pode confundir amor, com uma simples paixão.
Toda face que você olhar, lá estarei, jamais escapará, desse grilhão.
Se tivesse pedido, haveria perdão.
Se torço por sua felicidade? Óbvio que não.
Primeiro, deves pagar a sua penitência, a sua expiação.
Depois que sua alma sangrar como a minha, cogitarei tal questão.
No jogo do amor saí e sempre sairei derrotado; no jogo da indiferença, sagrei-me campeão.
Você se afogou no seu ego, o que poderia te salvar, você abriu mão.
De mim? Não.
No pecado, não existe salvação.
Abriu mão de nós, da nossa felicidade, da sua própria razão..." - EDSON, Wikney
A oração conforta...!!!
(Nilo Ribeiro)
A oração conforta,
ela nos fortalece,
ela nos abre a porta,
ela nos engrandece
a oração nos salva,
ela nos defende,
ela nos acalma,
ela nos transcende
a oração dignifica,
ela é a crença,
ela nos purifica,
ela cura doença
a oração traz a graça,
ela é a vida,
ela nos enlaça,
ela é ungida
Jesus ouve a oração,
Ele vai te atender,
Ele te dá o perdão,
basta apenas você crer...!!!
“Faça agora a sua oração,
Jesus vai estender a Mão”...!!!
Amém...!!!
Dizer que é "pentecostal", e não suportar o seu próximo, é viver um "cristianismo falsificado"!
"Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê". (1 João 4, 20)
(DVS)
Compaixão
Um olhar de compaixão,
É como um raio de sol a brilhar,
Que encontra a dor escondida,
E se apressa em consolar.
Ele vê além das máscaras,
Além do que é fácil julgar,
Enxerga a alma ferida,
E busca a paz restaurar.
Com ternura, se aproxima,
Sem pressa, sem pretensão,
Acolhe o que há de humano,
No silêncio do coração.
Esse olhar é ponte e abrigo,
É mão que se estende na escuridão,
Carrega em si o amor sincero,
Que nasce da mais pura intenção.
Pois compaixão não é fraqueza,
É força que se faz do sentir,
Um olhar que traz esperança,
E que nunca cessa de agir
AetA
Um homem ou uma mulher podem ser os mais desprezíveis, diante da sociedade local, ou até mesmo global, por algum mal que fizeram, porém, se há o arrependimento genuíno diante de Deus, mediante a Palavra de D'Ele, haverá o perdão divino, goste ou não goste parte das pessoas, concorde ou não. Lembrando que o arrependimento genuíno, gera mudança de comportamento, molda a mente do homem. Enfim, o verdadeiro arrependimento reformula o caráter.
(DVS)
Agradecer, gratidão...!!!
(Nilo Ribeiro)
Agradecer,
fazer a graça descer,
fazer por merecer,
ajudar, acolher, vencer
gratidão,
pela vida,
pela oração,
pela comida
agradecer pelo amanhecer,
gratidão pelo crepuscular,
agradecer pelo crescer,
gratidão por perdoar
agradecer pelo agrado,
gratidão pelo favor,
agradecer é ato sagrado,
gratidão é ato de amor
na dor ou na felicidade
devemos sempre reconhecer,
não percamos a oportunidade,
amor, gratidão e agradecer...!!!
“Agradeço ao meu Pai e Senhor
pela vida, a luz e o amor...!!!
Amém...!!!
A prática intencional da gentileza em casa é como plantar sementes de paz no solo mais próximo: nossa família. Não é à toa que o respeito e a paciência devem começar com quem está ao nosso lado diariamente. Então, evite os gritos ou o tom áspero só porque a convivência é íntima.
Vibre amor e receba amor em todas as coisas.
Fragmentos de uma Alma
Em labirintos escuros, a alma se debate,
Entre a luz da esperança e a sombra do mal.
Fragmentos de um ser, incompleto e em combate,
Buscando a paz, num mundo que se desfaz.
Na dança da existência, a alma se divide,
Entre o querer e o fazer, o ideal e a ação.
Em cada passo, um novo desafio se avide,
A fragilidade humana, uma constante aflição.
Mas em meio ao caos, um sopro de esperança,
A busca pela virtude, um farol a guiar.
Em cada falha, uma nova chance,
De reconstruir a alma, dia após dia.
Nas relações humanas, um espelho se mostra,
A fragilidade alheia, um reflexo de nós.
No perdão, a cura se encontra,
E a empatia, um caminho para a paz.
Em cada instante, a vida se renova,
Uma jornada sem fim, em busca da verdade.
A fragilidade humana, um convite à compaixão,
A construir um mundo mais justo, em liberdade.
ISTO ACONTECE!
Há palavras normais ditas a uma pessoa, sem intenção de rebaixá-la ou impor submissão, que, quando pronunciadas, podem não ser compreendidas em seu real sentido. O ouvinte pode absorvê-las como algo autoritário, resultando em uma resposta inesperada e decepcionante. Como cristãos, devemos pedir perdão ao ofendido, mesmo sem a intenção de ofendê-lo, pois nem sempre sabemos como estava seu humor ou se algo o chateou naquele dia, o que pode ter causado uma reação desproporcional e sem sentido, deixando-nos "no vácuo".