Cartas de Deus

Cerca de 22027 cartas de Deus

MESMO ASSIM

Leia: " João 11:17-23 "
Mas eu sei que, mesmo assim, Deus lhe dará tudo o que o senhor pedir a ele ( v.22 ).

Examine: Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meu do Espírito Santo, que ele nos deu ( Romanos 5:5 ).

Considere: Com qual decepção você está lutando hoje ? Como ela afetou sua comunhão com Jesus ? O que você pode fazer para fortalecer sua fé nele ?

Era um dia chuvoso, úmido e frio. Havia feito planos de ir a um amigo, por isso o aguardei à porta de entrada. Os convidados chegavam e eu os cumprimentava e sorria ao passarem, o tempo todo pensando: "Onde está ele ?" Meu amigo nunca apareceu.
Marta deve ter sentido profunda decepção ao esperar que Jesus viesse curar o seu irmão Lázaro. Embora algumas decepções não sejam importantes, como na ocasião em que meu amigo não apareceu, outras, como a de Marta, podem ameaçar a cerne de nossa fé.
Quando Jesus recebeu a notícia da doença de Lázaro, esperou dois dias antes de se dirigir para Betânia. Mesmo assim Marta não permitiu que sua decepção roubasse sua confiança em Deus. Compreensivelmente, Marta ficou muito desapontada quando Jesus não apareceu para salvar Lázaro. Mesmo assim, ao ouvir que Jesus estava a caminho, "...foi encontrar-se com ele" ( João 11:20 ). Como Marta, podemos correr para o nosso Salvador quando nos sentimos deprimidos e desiludidos.
Podemos seguir o exemplo de Marta ao expressarmos a nossa decepção. Ao falar de Jesus, Marta não se conteve e disse: " ...Se o senhor estivesse aqui o meu irmão teria morrido ! " ( v.21 ). E Marta continuou: " ...Mas eu sei que, mesmo assim, Deus lhe dará tudo o que o senhor pedir a ele " ( v.22 ). Mesmo sem eu entender, mesmo em minha dor. Mesmo assim, ferida como estou. As palavras " mesmo assim " abriram as portas para o milagre de Jesus se realizar e revelaram a fé que Marta tinha nele.
Você está esperando que Deus cuide das preocupações de seu coração ? Você se sente em pé e só, à porta de entrada de uma igreja ? Não permita que a dor da decepção extinga o fogo de sua fé. Em vez disso, agora mesmo, diga a Jesus que você crê nele. - Jennifer Benson Schuldt

Inserida por pao_diario

MOEDA DE DEUS

Leia: " Mateus 25:14-29 " O Reino do Céu será como um homem que ia fazer uma viagem. Ele chamou os seus empregados e os pôs para tomarem conta da sua propriedade ( v.14 ).

Examine: Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra ( Colossenses 3:2 ).

Considere: Quanto você investe diariamente com as moedas do mundo e as moedas de Deus ? Se Deus lhe pedisse contas do que você fez com os investimentos ( pessoas ) que lhe confiou, como você responderia ?

As roupas foram embaladas, os cartões médicos separados em caso de emergência, e minha lista com duas páginas de instruções estava dobrada cuidadosamente num envelope. Meus sogros, eficientes e capazes, haviam cuidado de nossos filhos em inúmeras ocasiões, mas queríamos que eles soubessem de nossos desejos, para que os nossos filhos fossem cuidados do jeito que nós cuidamos deles.
Sabendo que logo partiria, Jesus investiu os Seus dias em ensinar os Seus seguidores o que seria mais importante para eles lembrarem. Ele viera para mudar o mundo, e para que Seus seguidores pudessem levar avante a mensagem, Jesus teria que mudar a razão de viver; o foco da atenção, de cada um deles ( Mateus 6:19-21 ).
Ao interpretar a parábola dos talentos, muitas vezes imaginamos Jesus como se Ele estivesse falando sobre os nossos dos espirituais. Admoestamos uns aos outros a usá-los para Ele e a não enterrá-los, por medo. Embora esta interpretação possa estar certa, ao olharmos para o contexto destas parábolas, notamos outro aspecto.
Jesus estava concentrado em Seu eventual retorno. Mateus 25:1-13 nos diz para estarmos sempre prontos
espiritualmente para a Sua volta, pois os que não estiverem serão excluídos da celebração. No livro de Lucas 19:12-27, ele relata a parábola dos talentos. Um pouco antes, ele descreve a história de Zaqueu e a declaração de Jesus, " Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar bons mordomos, precisamos conhecer Sua " moeda ".
Jesus valorizava almas.
Quando Ele fala sobre o que fazemos com nossos talentos, não está avaliando se já cantamos ou não em Seu louvor, ou se já amemos as pessoas como peça de teatro para a Páscoa. Ele quer que amemos as pessoas como Ele ama e que saibamos comercializar com a Sua moeda, não com a nossa. -Regina Franklin

Inserida por pao_diario

CONHECER DEUS

Leia: " Salmo 103:8-14 "
O Senhor é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente é muito amoroso ( v.8 ).

Examine: Salmo 25:6-7 ; Lamentações 3:22-23 ; Filipenses 2:3-8

Considere: O que lhe vem á mente quando ouve o nome " Deus " ? Em que aspectos sua impressão inicial a Deus é semelhante e diferente da maneira como a Bíblia o retrata ?

O pastor A. W. Tazer escreveu, "O que há de mais importante em nós, vem-nos à mente ao pensarmos em Deus." Se Tazer estivesse vivo hoje, perceberia que seus pensamentos são obsoletos para muitos cristãos. Nosso problema não é tanto o que entra em nossa mente ao pensarmos em Deus, senão que, não acontece com um tio rico e distante, nossa tendência é pensarmos em Deus somente quando precisamos dele. Talvez pensaríamos mais nele se compreendêssemos melhor quem Ele é.
Um dos atributos de Deus é o amor ( 1 João 4:8,16 ). Seu amor inigualável reflete-se no relacionamento perfeito experimentado pelo Pai, Filho e Espírito Santo - três Pessoas revelando altruisticamente ( da palavra grega ágape ) a beleza de Deus em Seus papéis individuais - todos um só Deus amoroso. Jesus personificou essa realidade quando orou no Getsêmani, "Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento ! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres" ( Lucas 22:42 ).
O amor altruísta de Deus transbordou os limites da trindade na criação. Ele não precisava criar você e eu, mas como Deus, e Deus de amor, Ele criou outras pessoas para amar.
Ele possui outros atributos, tais como a ssantidade, que engloba todo o Seu caráter. Mas Deus " ...não nos castiga como merecemos ", porém " Como um pai trata a bondade com seus filhos ", é " ...bondoso para aqueles que temem " ( Salmo 103:10-13 ). Sua maneira altruísta continua, a despeito do nosso pecado. Ele " ...não fica irado facilmente... ", dando-nos tempo e espaço para nos arrependermos de nossos pecados e retornarmos a Ele ( v.8 ). Deus " ...amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho ( João 3:16 ).
Vamos, hoje, realmente pensar em Deus - Criador, Redentor, e aquele que nos ama desinteressadamente, você e eu. - Mike Witmer

Inserida por pao_diario

DEUS E UM GANSO

Leia: " Juízes 6:33-40 "
...Se de manhã o orvalho tiver molhado somente a lã, e o chão em volta dela estiver seco, então poderei ficar certo de que tu realmente me usarás para libertar Israel ( v.37 ).

Examine: Jeremias 29:13 ; João 7:17 ; 20:26-29

Considere: Quais perguntas e dúvidas você precisa trazer a Deus hoje ? Como Ele o conduz em Sua Palavra e pelos caminhos da vida ?

Como tantos em nossa cultura, ele é espiritual, e aos 17 anos rejeitou a religião de seus pais e avós por achá-la indigesta, enfadonha e sufocante. Ele vai à igreja porque a sua namorada o faz.
As limitações da ciência o obrigam a crer num deus. Porém, o mal, a injustiça e a hipocrisia o forçam a concluir que esse deus não é todo-poderoso e amoroso. tem a seu favor, o fato de não aceitar a premissa barata e sem critério " Apenas tenha fé ". A fé precisa ter seus motivos ou então é tola ( 2 Coríntios 10:4 ).
Como líder de um pequeno grupo, sugeri que ele orasse desafiando deus a revelar-se a ele.
Semanas mais tarde ele me cercou dizendo: " Preciso lhe contar sobre Deus e um ganso. " E descreveu sua ida a um lago tranquilo que serve de lar para numerosos patos e coelhos. certo dia, pedia a Deus para ver um ganso, não patos. Foi até o lago e não encontrou patos, nem coelhos, nem gansos. Ficou por ali e ao virar-se para ir embora, desapontado, olhou para trás pensativamente e viu um ganso solitário no meio do lago.
Foi Gideão quem pôs a primeira " lã ". Ele era um despretensioso fazendeiro escondendo-se de um inimigo opressor quando Deus o chamou para liderar uma revolução ( veja Juízes 6:34 ). Ainda desenvolvendo sua fé e confiança em Deus, Gideão pôs um piuco de lã e fez exigências específicas. " ...Se de manhã o orvalho tiver molhado somente a lã, e o chão em volta dela estiver seco, então poderei ficar certo de que tu realmente me usarás para libertar Israel. " Deus lhe deu uma resposta, graciosamente ( vv.36-40 ).
Todos nós temos questões e dúvidas em nossa jornada de fé. As " lãs " não são recomendadas, mas buscar a Deus de maneira sincera e considerar cuidadosamente o que Ele nos ensina através dos caminhos da vida aumenta a fé. Tem perguntas ? Vá até a Fonte. - Tim Gustafson

Inserida por pao_diario

POR VOCÊ ESTAR AQUI

Leia: ''João 6:25-36"
Porque o pão que Deus dá é aquele é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo (v. 33).

Examine: João 15: 9-13
Filipenses 2: 5-7
1 João 5:11-13

Considere: Como você pede que Jesus se apresente a você? O que significa para você descobrir que a presença de Jesus é o que sua alma mais anseia ?

Quando meu amigo Natan foi para o Quênia, ele esteve em Kibera, a segunda maior favela da Africa. A superfície ininterrupta de grande massa empobrecida , parece esquecida pela esperança.
Uma mãe solteira, portadora de HIV , convidou Natan para o seu barraco. As escapadas sexuais de seu marido haviam trazido o vírus e a morte em seu lar; deixando-a sozinha , mal sobrevivendo.
A casa era pequena , vazia , com chão de terra . Natan falou muito pouco, apenas esteve presente. Antes de sair , porém ela lhe disse algo: '' Por você estar aqui , sei que sou amada."
Jesus não tinha dificuldades para atrair multidões. Suas curas e milagres despertavam o entusiasmo. Ele, porém, resistia às súplicas das massas para revelar outra proeza fantástica. Os espectadores queriam somente um bom show, e diziam a Jesus: " Que milagre o senhor vai fazer para a gente ver e crer ... '' ( v.30 ).
Jesus repreendia a visão míope deles com penetrante recusa: " Não trabalhem a fim de conseguir a comida dura para a vida eterna. O Filho do Homem dará essa comida a vocês... " ( v.27 ).
A multidão não fazia apenas exigências egoístas, mas também eram cegos para Jesus, que estava em seu meio. Jesus, o Deus encarnado, ansiando por lhes dar a si mesmo, ansiando por lhes dar vida.
A multidão não estava interessada e desejava sensação e brilho.
A maior necessidade da humanidade, não são feitos de Jesus.
Precisamos dele. Jesus, o pão verdadeiro. Jesus, a vida, a Sua presença e disposição em descer do céu e se tornar um de nós - aquele que oferece esperança para nossa profunda enfermidade ( v.33 ). Porque Jesus esteve aqui, em meio à ruína e pecado, podemos reconhecer com segurança que o amor precioso de Deus flui para nós, continuamente. - Winn Collier

Inserida por pao_diario

SIMPLES OBEDIÊNCIA

Leia: "Lucas 2:21-24"
Pois amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos não são difíceis de obedecer ( 1 João 5:3 ).

Examine: Salmo 119:56-60 ; João 14:15 ; 1 João 5:2-4

Considere: Até que ponto sua vida é caracterizada por obediência à Palavra de Deus ? Que mandamento da Bíblia é difícil obedecer ?

Na cultura chinesa, celebra-se o primeiro mês de vida de um bebê. No passado, a mortalidade infantil era alta, e o bebê que alcançasse um mês de vida, teria a chance de sobreviver. Tempo de festa ! Os pais davam Ang ku kuehs ( bolos tradicional de feijão ) e ovos pintados de vermelho ( simbolizando felicidade e boa sorte ) aos parentes e amigos. A celebração também sinalizava o fim do período de resguardo da mãe.
Dentro da lei judaica, o récem-nascido recebe o nome, oficialmente, no oitavo dia ( Lucas 2:21 ). Se a criança for um menino, deve ser circuncidado ( Levítico 12:3 ).
A mãe de Jesus, Maria, foi purificada como a Lei exigia ( Lucas 2:22 ). A mãe de filho homem era considerada impura por sete dias e devia esperar outros 33, antes de entrar no templo. A Lei exigia a oferta de um carneirinho de um ano em holocausto, e um pombinho ou uma rolinha como oferta pelo pecado. Os pobres poderiam substituir o carneirinho por duas rolas ou dois pombinhos ( Levítico 12:2-8 ). Maria ofereceu o sacrifício dos pobres ( Lucas 2:24 ), e o Messias nasceu como filho do homem pobre.
A Lei também exigia que José e Maria dedicassem Jesus ao Senhor no templo porque Jesus era o filho primogênito ( Êxodo 13:2 ; Lucas 2: 22-23 ).
Para os pais, os 11 meses anteriores haviam sido os tempos mais surpreendentes de suas vidas. Anjos me visitaram. Experimentaram o nascimento milagroso de Jesus. Mas apesar desses eventos surpreendentes e milagrosos, nós os vemos vivendo em obediência humilde e completa à Lei. Lucas relata a obediência aos mandamentos de Deus em Lucas 2:22-24,39.
O importante em sua vida não são as experiências extraordinárias que você possa ter. José e Maria nos lembram que o componente principal da vida de uma pessoa que crê em Jesus é a obediência à Palavra de Deus. - K. T. Sim

Inserida por pao_diario

MÁGICA

Leia: Salmo 19:1-6 , O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram ( v.1 )

Examine: Gênesis 1:1, João 1:1-5 , 1 João 1:1-4

Considere: Por que é importante primeiramente, definir os itens de uma séria discussão ? O que você pode aprender com aqueles que estão buscando ?

Estávamos engajados numa discussão revigorante e séria sobre a origem de tudo; assuntos profundos que não se discute com qualquer adolescente. Tímido e brilhante, ele buscava respostas GRANDES para as GRANDES perguntas. "Vejo duas opções básicas - ou tudo começou por pura chance ou foi mágica", ele disse pensativamente. Disse-lhe que eu não usaria a palavra mágica, mas ele pareceu perplexo. "Bem, como chamaria isso ? Não há nada, e então, aí está tudo!" - ele agitou as mãos para o céu.
Eu me preocupava com as conotações inerentes àquela perigosa palavra mágica. Tal palavra evocava imagens de feiticeiros, encantamentos, truques de mãos e ilusionismo. Mágica não é sinônimo de miraculoso. Porém eu amigo veio de um ambiente onde Deus e adoração não eram valores. Ele enxergou o cosmos com novos olhos e usou a palavra mágica inicentemente, até mesmo com adoração.
" O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram " escreveu o poeta Davi ( Salmo 19:1 ). Aqueles que olham para a natureza com os olhos de fé se enchem de tanta admiração, e esta os leva a adorar aquele que criou tudo do nada. A avalanche de evidências é esmagadora, como davi observou: " Cada dia fala dessa glória ao dia seguinte, e cada noite repete isso à outra noite " ( v.2 ).
Da mesma maneira, podemoa nos voltar para o nosso interior. Cada uma de nossas células contém informações em forma de DNA. A natureza pode produzir padrões , mas a informação codificada vem somente de uma inteligência superior.
A mensagem da ciência, de meu amigo inquiridor e da Bíblia é clara. Levante os olhos ! Olhe ao redor ! E então adore aquele que o formou e que o enche de espanto. A Criação declara a majestade-a mágica ! - de nosso Criador, sem " discurso nem palavras " ( v.3 ).- Tim Gustaíson

Inserida por pao_diario

FAÇA E RECEBA

Leia: Mateus 22:34-40
..." Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente. " [...] E o segundo mais importante é [...]: " Ame os outros como você ama a você mesmo '' ( vv.37-39 ).

Examine: ...'' Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram " ( Mateus 25:40 ).

Considere: Se amar os outros é como medimos nosso amor por Deus, o quanto você realmente ama a Deus ? O que você pode fazer hoje para amar aqueles que Deus colocou em sua vida ?

Avalia-se em uma escala de 1 a 10: O quanto você ama a Deus ? E os outros ? Qual é a nota mais baixa ?
Muitos cristãos acham que amar a Deus é mais difícil do que amar os outros por causa de duas questões: Primeiro, é difícil falar com alguém que não podemos ver. Segundo, parece que estamos muito ocupados para ler nossas bíblias e orar. Quem de nós não simpatizaria com uma mãe que confessa que seus dias são cheios com a alimentação dos filhos, limpar e esfregar, que acaba tendo pouco tempo para parar e ficar na presença de Deus ?
No entanto, fico pensando se nossas perguntas apresentam uma escolha errada. Jesus disse que amar a Deus e amar uns aos outros são dois lados inseparáveis do mesmo mandamento ( Mateus 22:37-39 ). João escreveu que amar os outros é precisamente como amamos a Deus, Pois ninguém pode amar a Deus, a não quem vê, se não amar o seu irmão, a quem vê " ( 1 João 4:20 ). E Paulo argumenta que amar os outros é nossa tarefa mais importante, " ...Ame os outros como você ama a você mesmo " ( Gálatas 5:14 ). Em vez de disputarmos: amar a Deus versus amar o próximo, as Escrituras declaram que amamos a Deus amando o próximo.
Agora, vamos compreender este ponto - literalmente. Martinho Lutero disse certa vez que nosso próximo número um é nosso cônjuge ( Efésios 5:21-30 ). É fácil sermos amáveis com pessoas que vemos ocasionalmente, mas como somos com aqueles que convivemos ? Se formos generosos e pacientes com a família-aqueles que há muito tempo paramos de tentar impressionar-estaremos seguros que amamos a Deus. Sempre que fizermos o bem a alguém, isto será visto pelo nosso Pai celestial. Pois quando amamos Seus filhos, amamos a Ele. - Mike Wittmer

Inserida por pao_diario

COMTEMPLE O CAJU

Leia: Gênesis 1:26-31 Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher ( v.27 ).

Examine: "...o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir com a sua esposa, e os dois se tornam uma só pessoa." Há uma verdade imensa revelada nessa passagem das Escrituras ( Efésios 5:31-32 )

Considere: O que significa para um homem e sua esposa se tornarem um ? O que é necessário para alcançar a unidade que Deus deseja no casamento ?

Em viagem recente para Honduras conheci um morador que me apresentou uma linda fruta vermelha e amarela. Analisando mais de perto percebi que a parte maior da fruta tinha uma extensão em forma de rim, saindo de sua base.
O que era esta coisa estranha ? Um caju ! É interessante que a noz do caju, na verdade é uma semente. Esta semente cresce primeiramente no cajueiro, e presa a ela cresce o pseudofruto macio e de cor brilhante. A semente ( ou noz ) conduz ao pseudofruto do caju.
Este processo me lembra o casamento. Em Gênesis 1 Deus criou os primeiros seres humanos. O relato diz, " À imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou " ( v.27 ). O termo " seres humanos " no versículo 26 de algumas versões diz " homem " no hebraico original. Nisso vemos que Deus criou Adão e Eva para refletirem a plenitude de " ...Sua imagem " ( v.27 ).
Quando Adão viu Eva exclamou, "...Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos." ( Gênesis 2:23 ). Sua expressão da unidade deles assemelha-se à própria visão que Deus tem do casamento, "...os dois se tornam uma só pessoa" ( v.24 ).
Como aquela única noz do caju, o homem e a mulher devem ser um. A fruta que vem da noz é simbólica à fruta que um homem e sua esposa vão produzir se estiverem unidos. E isto é mais do que produzir filhos ( 1:28 ). É a beleza do amor e compaixão que vemos no relacionamento de José e Maria ( Mateus 1:19-25 ). É a sinergia do ministério que testemunhamos nas vidas de Áquila e Priscila ( Atos 18:1,24-28 ).
Para que o casamento glorifique a Deus e produza frutos é necessário ter unidade.
O casal unido em Cristo será frutífero. - Tom Felten

Inserida por pao_diario

MEMÓRIAS, MEMÓRIAS

Leia: Isaías 43:14-26
Mas eu-eu mesmo-sou o seu Deus e por isso perdoo os seus pecados e os esqueço ( v.25 ).

Examine: Quanto o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta de nós os nossos pecados ( Salmo 103:12 ).

Considere: De quais pecados você se arrependeu e precisa deixá-los com Jesus ? Conforta-o saber que Deus não se lembra de nossos pecados, mas nos perdoa ?

Júlia tem um problema de memória. Não que ela se esqueça de detalhes de seu passado, ela não consegue esquecê-los.
Sua capacidade de lembrar é surpreendente, foi atestada por cientistas, no entanto, é um dom que Júlia gostaria de devolver. Ela é atormentada dia após dia por suas lembranças e nem sempre prazerosos. Muitas vezes em um dia sua mente revive momentos que aconteceram muito tempo atrás. Ela pode recordar cada detalhe de cada dia desde a idade de 14 anos.
Depois dos seus 40, Júlia gostaria de aprender a esquecer. Mas, não consegue e diz: " ...não tive a vida que queria, mas Deus tinha um plano diferente para mim ".
Quando o povo de Judá ouviu as palavras de Isaías, provavelmente pensaram, " esta não é a vida que queríamos ! " Mas Deus tinha um plano para eles também.
O profeta, escrevendo sobre acontecimentos que ainda demorariam décadas para acontecer, detalhou a destruição da nação e exílio para a Babilônia. A razão ? Tinha sido um povo desobediente, e Deus precisava discipliná-los em amor.
Mas este não era o final da história. Isaías profetizou que Deus um dia iria restaurar Judá e dar-lhe a vitória sobre os babilônicos. Eles lhes disse que esta libertação seria maior até do que quando Ele libertou os israelitas do Egito. " ...Não fiquem lembrando do que aconteceu no passado... " ( Isaías 43:18 ).
Ele não somente disse ao povo para experimentar a amnésia, mas também prometeu esquecer-se de algo: "...sou o seu Deus e por isso perdoo os seus pecados e os esqueço " ( v.25 ).
Você está atormentado por lembranças de pecados que cometeu ? Se você recebeu a salvação em Jesus e se arrependeu deles ( 1 João 1:9 ), é honra de esquecer totalmente. Deus lhe perdoou. Lembre-se disso. - Tom Felten

Inserida por pao_diario

SANTA CEIA?

Leia: " Lucas 22:7-20 "
Depois pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e deu aos apóstolos, dizendo: - Isto é o meu corpo que é entregue a favor de vocês. Façam isto em memória de mim ( v.19 ).

Examine: Êxodo 12:3-14 ; João 1:29 ; 1 Coríntios 11:23-26

Considere: O que os elementos da Santa Ceia significam para você ? De que maneira Deus pode usar a Santa Ceia para ajudar no crescimento espiritual seu e de sua família ?

Recentemente, fui o pregador de um culto dominical de Santa Ceia em uma igreja. Quando o pastor local informou-me que não era da maneira que costumavam fazer. Entretanto, ele disse, foi bom para a congregação experimentar outra forma de celebrar a Comunhão.
Independente de como é celebrada, a Santa Ceia é um ato de lembrança iniciada por Jesus. Por volta de 3.450 anos antes de Jesus realizar a primeira ceia, Deus ordenou aos judeus que observassem a refeição da Páscoa para lembrá-los como o sangue de um cordeiro os tinha protegido da morte certa ( Êxodo 12:1-14; 13:14-16 ).
Horas antes de subir à cruz, Jesus observou a refeição da Páscoa com Seus discípulos e transformou-a na Ceia do Senhor ( Lucas 22:13-20 ).
Assim como a refeição da Páscoa, a Santa Ceia cumpre quatro funções importantes:
- É comemorativa. Aponta novamente à cruz onde Jesus, o perfeito Cordeiro de Deus, foi sacrificado para nos salvar de nossos pecados e da morte eterna ( vv. 19-20 ).
- É instrutiva. Dá-nus uma oportunidade para ensinar nossos filhos sobre Jesus. Acredito que Deus quer que os pequeninos façam parte da Ceia do Senhor. Ela oferece aos pais a oportunidade de falar aos seus filhos sobre o que o Senhor fez ( Êxodo 12:24-27 ; 13:14 ).
- É evangelística. Lembra-nos de que todas as vezes que comemos o pão e tomamos o cálice, estamos publicamente anunciando a morde de Jesus ( 1 Coríntios 11:26 ).
- É profética. Lembra-nos que Jesus está voltando ( v.26 ).
A Santa Ceia é vital para os cristãos. Participe com frequência ! - K. T. Sim

Inserida por pao_diario

O QUE DEUS ABOMINA

Leia: " 2 Timóteo 2:15-26 "
Existem sete coisas que o Senhor Deus detesta e que não pode tolerar ( Provérbios 6:16 ).

Examine: ...cada pessoa vai prestar contas de toda palavra inútil que falou. Porque as suas palavras vão servir para julgar se você é inocente ou culpado ( Mateus 12:36-37 ).

Considere: Quais são alguns relacionamentos difíceis que você tem ? Como melhorá-los com palavras de verdade e amor ?

Após ter mudado para Uganda, soube de um voluntário que contribuiu em prol do povo da África Oriental, o qual servia. No entanto, apesar de tudo que conquistou no campo de trabalho, causou danos por falar falsidades que causaram divisões entre os membros de seu grupo missionário.
A Palavra de Deus trata de tal conduta firmemente dizendo: "Existem sete coisas que o Senhor Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mesma que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos" ( Provérbios 6:16-19 ).
O que você pensa ao ler estas coisas ? Você às vezes, se acha pensando, quem sabe até recentemente, que cometeu o que Deus abomina ? É interessante e condenatório Deus colocar "mãos que derramam sangue inocente" e "testemunha falsa que profere mentiras" na mesma lista de pecados.Um ato parece ser mais abominável que o outro.
A revelação de que na escola divina, ambos os comportamentos pensam igualmente deve servir como forte motivação para falarmos sobre Ele. Devemos ter discernimento ao falar para prevenir discórdia ou contendas entre os irmãos e irmãs em Cristo, e entre aqueles que encontramos todos os dias ( Efésios 4:15 ).
No trabalho, por exemplo, deveríamos evitar falar de maneira que possa colocar um colega contra outro ( Efésios4:25 ). Se existe algum ressentimento entre você e outra pessoa, todos na sua equipe poderão sentir a tensão. Em sequência, a discórdia pose se espalhar por toda a sua organização.
Considere a maneira como você está tratando seus amigos, membros da família, colegas e outras pessoas em sua vida. Se você está criando desunião com suas palavras, peça ao Senhor por sabedoria para se comportar de forma diferente e então aja na direção que Ele lhe der. - Roxanne Robbins

Inserida por pao_diario

A ORAÇÃO DOS ESQUECIDOS

Leia: Salmo 13
Ó Senhor Deus, até quando esquecerás de mim ? Será para sempre ? ... ( v.1 )

Examine: Salmo 22
Mateus 15:21-31

Considere: Quais são seus questionamentos mais obscuros ( ou temores ) para Deus ? O que o impede de ter coragem para falar-lhe sobre isso ?

Em lugares como Darfur, oeste do Sudão, e genocídio e a fome são desenfreados e a crise humanitária vai além da imaginação. Estimativa recente da ONU sugere que milhares perecem por doenças e guerras. Conflitos tribais que se agravaram por interesses políticos nacionais colocam esta província ao refugo. ( literalmente ).
O mais incompreensível desta calamidade é, sem dúvida, a não intervenção da comunidade internacional. Houve algumas condenações e resoluções, mas nada de solução efetiva sobre a situação. Parece que o mundo esqueceu-se do pesadelo de Darfur.
Imagino que as pessoas de Darfur se emocionem como o salmista: "Ó Senhor Deus, até quando esquecerás de mim ? Será para sempre ?..." ( Salmo 13:1 ). Quando nossa aflição e abandono se perpetuam, a realidade mais difícil pode ser algo mais do que a nossa dor contínua. Podemos descobrir que a provação mais difícil de suportar é o sentimento pungente de que, em tudo isso, não encontramos Deus em lugar algum. " ...Por quanto tempo esconderás de mim o teu rosto ? " suplica o salmista, fazendo uma acusação devastadora. Ele está suplicando o socorro de Deus - e Deus oculta sua face ( v.1 ). Quatro vezes nesta curta oração, o escritor força a pergunta, " até quando ? " ( vv.1-2 ). Sua indagação inflamada ecoa: Deus, tu consideras de alguma forma meu desespero ? Este longo pesadelo está me matando. Até quando ?
A oração não é uma ocupação calma, segura e branda. A oração é o ato corajoso de entregar todas as emoções ( tudo o que temos, seja nobre ou não ) a Deus. O ato da oração oferece alívio. Com poucos indícios de mudança das circunstâncias, o salmitas, o salmista conclui: Deus " ...sido com para mim... " ( v.6 ).
A experiência do encontro com Deus numa oração sincera nos reorienta à verdade de que nosso Deus nunca esqueceu de nós, nem por um momento sequer. - Winn Collier

Inserida por pao_diario

ORAÇÕES LEMBRADAS

Leia: Atos 10:1-8
...O anjo respondeu: - Deus aceitou as suas orações e a ajuda que você tem dado aos pobres ( v.4 ).

Examine: Mateus 9:37-38
Colossenses 4:2-4
1 Tessalonicenses 3:1

Considere: Por que é importante que as nossas orações estejam alinhadas com a Palavra ? De que maneira a intercessão pela salvação dos perdidos nos transforma ?

Com uma breve história, Amapala, a capital de Honduras é uma pequena vila localizada na Ilha Tigre. A bela paisagem é uma fachada que esconde a sua espiritualidade obscura. Amapala tem apenas uma igreja para aproximadamente 25 mil habitantes. Não é de admirar que a bruxaria seja abundante. Seis em cada dez jovens são homossexuais ativos. A sua aparência de cidade fantasma reflete a ausência do evangelho que traz a vida. Na escuridão, entretanto, surge uma esperança. Um empresário cristão do local está se preparando para doar um terreno para quem vier pregar a Palavra.
A esperança e a oração conduzem a frágil humanidade à sala do trono de Deus. Carregando a semente da Sua Palavra, a oração nunca é em vão quando pedimos de acordo com a Sua vontade. Sabemos que Ele nos ouve e que nossas orações serão respondidas ( 1 João 5:14-15 ).
A história de Cornélio em Atos 10 revela o poder da oração na divulgação da mensagem de salvação. Um homem que " ...de contínuo, orava a Deus " ( v.2 ), Cornélio buscava a presença do Senhor. Deste lugar de rendição diária, ele chamou a atenção no céu. Com as preces e nossa fé conseguimos " ...a vitória sobre o mundo " ( v.4 ). No devido tempo, ele e muitos outros receberam a salvação em Cristo ( vv.44-48 ).
O Espírito do Senhor atrai aqueles que estão dispostos a clamar pela restauração da justiça, cristãos que estejam dispostos a suprir as necessidades ( Ezequiel 22:30 ). Onde quer que a oração vá, a esperança se fortalece. Como cristãos, somos chamados a orar para que:
- os olhos dos homens sejam abertos para compreender a salvação através de Jesus Cristo ( Atos 26:18 ).
- obreiros preguem a Palavra com ousadia ( Efésios 6:19-20).
Deus está profundamente preocupado com todas as nossas necessidades. Porém, as orações lembradas vêm de um coração que pulso em compasso com o dele. - Regina Franklin

Inserida por pao_diario

DESACELERANDO

Leia: " Gênesis 2:1-3 "
No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito ( v.2 ).

Examine: ...Parem de lutar e fiquem sabendo que eu sou Deus... ( Salmo 46:10 ).

Considere: O que o mantem super ocupado nos últimos dias ? O que acontecerá se você estabelecer um período de descanso semanal ?

Quando o preço do litro da gasolina disparou, notei que as pessoas com quem eu convivia começaram a dirigir em velocidade menor. Ao invés de arrancarem rápido, um número cada vez maior de motoristas começou a adotar a abordagem mais econômica. Quanto menor a velocidade maior o rendimento do combustível !
Eu mesmo tirei o pé do acelerador e comecei a experimentar os benefícios inesperados da desaceleração. Apesar de no início não compreender inteiramente o que estava acontecendo, algo dentro de mim começou a desacelerar também. A caminho do trabalho ou de qualquer loja, percebia que não era mais tão apressado - como se a minha alma estivesse recuperando o fôlego. Foi um alívio surpreendente, mas bem-vindo.
Somos feitos para descansar. A Bíblia chama isso de " sábado " . Faz parte do ritmo normal de vida que Deus soprou em nós quando Ele mesmo descansou após completar a obra da criação ( Gênesis 2:2-3 ). Desde o princípio Deus queria que os seres humanos trabalhassem e realizassem projetos ( Gênesis 2:15 ), mas também descansássemos.
A tendência, entretanto, é passar dias e semanas a fio sem qualquer intervalo para o descanso semanal.
Investir tempo em descanso pode ser um verdadeiro desafio. Neste mundo em ritmo acelerado, é fácil entregar-se à correria da vida e esquecer-se da importância de pisar no freio. Dirigir mais devagar me ajudou a perceber o quanto isso me era necessário.
A maioria de nós precisa exercitar-se para desligar da correria da vida. se isso significa reduzir a velocidade na estrada, optar por não trabalhar na hora do almoço ou tirar alguns dias de folga para descansar, então precisamos para, ficar de pernas para o ar e lembrar-se daquele que nos criou. Encontraremos nele o nosso descanso final ( Hebreus 4:9-10 ). Jeff Olson

Inserida por pao_diario

DOLOROSAMENTE PERFEITO

Leia: Mateus 23:1-24
...Pois vocês dão a Deus a décima parte [...], mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos... ( v.23 ).

Examine: Pois a lei não podia aperfeiçoar nada. Mas agora Deus nos deu uma esperança melhor, por meio da qual chegamos perto dele ( Hebreus 7:19 ).

Considere: Qual é a diferença entre ser " aperfeiçoado " ( Hebreus 10:14 ) pelo sacrifício de Jesus e o perfeccionismo humano ? Como você pode demonstrar aos outros misericórdia que Deus mostrou por você ?

Ele sorria e disfarçava a ira que podia explodir em qualquer momento. O pai do meu amigo era complicado, vizinho amável e prestativo, mas controlador e perfeccionista.
Os filhos ainda estão feridos por nunca estarem à altura, ser incapazes de agir com perfeição ou satisfazer as exigências. A casa deles não tinha manchas, mas o pai era impiedoso, buscava a perfeição e levou seus filhos à destruição.
Jesus usou palavras duras contra os líderes religiosos fariseus, bons em culpar outras pessoas, sob a perspectiva perfeccionista da obediência à Lei. Ele declarou: "Amarram fardos pesados e os põem nas costas dos outros, mas eles mesmos não os ajudam, nem ao menos com um dedo, a carregar esses fardos" ( Mateus 23:4 ).
As pessoas que caíram sob o peso da Lei do Antigo Testamento e regras criadas pelo homem, não recebiam ajuda nem apoio aos fariseus. Eles davam a " Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da erva-doce e do caminho, " mas não obedeciam " aos mandamentos mais importantes da Lei " ( v.23 ), os quais incluíam a misericórdia.
Jesus é misericordioso. Ao contrário dos fariseus, Ele " dará descanso " e afirmou " que o fardo que Ele nos dá é leve " ( Mateus 11:28,30 ). Você ou alguém que lhe seja próximo é perfeccionista ao extremo ? A sua busca por perfeição destrói outras pessoas ?
Neste caso, é hora de tirar algemas do perfeccionismo e substituí-las pelo fardo leve e amoroso de Jesus. Glorificamos a Deus ao fazermos o nosso melhor por Ele, mas não significa que seremos perfeitos em tudo.
Somente Jesus foi perfeito ( Hebreus 9:14 ). Nosso esforços humanos não nos farão perfeitos ( Gálatas 3:3 ). Em vez disso, imitemos o exemplo de graça e misericórdia que Jesus tem com o próximo - especialmente àqueles mais próximos de nós. - Tom Felten

Inserida por pao_diario

ACIMA DA LAMA

Leia: Salmo 69:1-33
...os que adoram a Deus ficarão animados ( v.32 ).

Examine: Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão ( Isaías 41:10 ).

Considere: Pedir a ajudar de Deus pode restaurar uma alma desesperada ? O exemplo de Davi lhe encoraja ?

O mergulho no pântano é um esporte popular no país de Gales. Os competidores usam pés-de-pato e máscaras de mergulho ligadas a tubos de oxigênio e tentam se espremer entre as valas abertas nas turvas do pântanos sem usar as mãos ! Apesar de não ter a mínima ideia de como esse esporte começou, sei que "atolar-se" não é novidade.
Davi estava nessa situação - emocionalmente falando - quando escreveu: "não me deixes afundar na lama. Livra-me [...] das águas profundas da morte" ( Salmo 69:14 ).
Se você alguma vez já se sentiu deprimido, sabe do que ele estava falando. Essa luta para continuar acima da lama pode ser esmagadora, apavorante e cansativa.
Davi expressou sentimentos de falta de esperança, mas ele também tentou encorajar a si mesmo apesar do desespero. Por exemplo, ele acreditava que no final sairia do lamaçal. Ele visualizava o fim do seu sofrimento quando escreveu: " Louvarei a Deus com uma canção; anunciarei com gratidão a sua grandeza " ( v.30 ). Davi acreditava que Deus o libertaria.
E veja só - Davi prosseguiu dizendo: " ...os que adoram a Deus ficarão animados " ( v.32 ). A expressão-chave aqui é " os que adoram a Deus. " Por que relutamos tanto em implorar a ajuda de deus quando sabemos que Ele é o único que pode nos salvar ?
Afinal, Deus " ...ouve os necessitados " ( v.33 ). Ele não ignorará as nossas lutas e nos dirá para sair dessa. Ele é o Deus da " compaixão e misericórdia " ( Êxodo 34:6 ). Aquele que está sempre à disposição para nos ouvir.
Você conhece alguém que está se afundando na lama ? Talvez, você seja essa pessoa. Neste caso, lembre-se de que Deus pode e vai ajudá-lo a manter-se acima da superfície. Busque-o hoje - equipamentos para respiração não são necessário. - Jennifer Benson Schuldt

Inserida por pao_diario

VISITA DIVINA

Leia: Lucas 7:11-17
...Deus veio salvar o seu povo ! ( v.16 ).

Examine: Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles ( João 15:13 ).

Considere: Como Jesus tocou a sua vida ? O que significa a compaixão de Cristo para você hoje ?

Se você viajasse para Israel, visitaria Naim ? Provavelmente não. esta antiga vila ( hoje Neim ) não está localizada em qualquer das rodovias principais que atravessam a Planície de Jezreel. É pouco provável que muitos turistas também visitassem este destino longínquo no tempo de Jesus. Porém, foi nesta pequena e obscura vila que o Salvador escolheu trazer de volta à vida do filho de uma viúva.
Jesus encontrou uma procissão fúnebre ( Lucas 7:12 ) em Naim. A expectativa da multidão que o seguia era de Ele ficasse longe dos enlutados - não apenas para ser respeitoso, mas também para manter à distância aceitável entre o corpo do falecido e ele. Entretanto não foi o que aconteceu.
Jesus olhou para a viúva, que caminhava ao lado do caixão do filho sendo levado aos portões da cidade e " ficou com muita pena dela " ( v.13 ). Ele rompeu a barreira da tradição religiosa, da lei da pureza ritual ( Números 19:11,13 ) e tocou o caixão.
A viúva, tendo perdido seu único filho, corria o risco de ficar desamparada, pois iria enterrar o filho que cuidaria dela na velhice. Portanto, quando Jesus trouxe o filho dela de volta à vida ( Lucas 7:15 ), Ele também tirou a viúva de situação desesperadora. Após testemunhar o milagre, a multidão declarou: " ...Deus veio salvar o seu povo ! " ( v.16 ).
Os cristãos do século 21 têm uma compreensão mais abrangente da " visita " de Deus a terra - da obra de Jesus em nosso favor. " De fato, quando não tínhamos força espiritual, Cristo morreu pelos maus, no tempo escolhido por Deus " ( Romanos 5:6 ).
Como a viúva, estávamos completamente desamparados, sem esperança. No entanto Jesus veio e voluntariamente entregou a Sua vida. Ele rompeu as barreiras do pecado e da morte para nos salvar. Movido de profunda compaixão, Ele nos tocou. - Poh Fang Chia

Inserida por pao_diario

DEUS ESTÁ TRABALHANDO

Leia: Habacuque 1:1-11
O Senhor diz ao seu povo: '' Olhem as nações em volta de vocês e fiquem admirados e assustados. Pois o que vou fazer agora é uma coisa em que vocês não acreditariam, mesmo que alguém contasse ( v.5 ).

Examine: Pois o Senhor vai se levantar [...] Ele vai realizar o seu plano misterioso; vai fazer o seu trabalho estranho ( Isaías 28:21 ).

Considere: Você já se sentiu perplexo por algo que Deus permitiu acontecer ? Cite as suas maiores preocupações e frustações, sobre as quais você precisa falar honestamente com Ele.

Dizem que "um céu silencioso é o maior mistério de nossa existência."
Você já orou e sentiu como se o céu estivesse em silêncio ? Já viu a injustiça e ficou imaginando "Onde está Deus ?" Já se perguntou: "Vale a pena viver uma vida justa ?" Neste caso você não está sozinho.
Quando Habacuque olhou para o seu mundo destruído e injusto, foi forçado a fazer algumas perguntas a Deus. Quanto tempo vai demorar até que me respondas ? Por que o mal está vencendo. Quando acabarás com a violência ? ( Habacuque 1:1-4 ).
Os questionamentos de Habacuque surgem de uma fé confusa, não de uma fé enfraquecida. Contudo, Deus entendeu que tais preocupações vinham de uma perspectiva limitada do propósito maior de Deus. Ele respondeu: " estou trabalhando... " ( v.5 ). Deus iria disciplinar a ímpia Judá através de uma nação ainda mais perversa, violenta e famosa: a Babilônia. Deus estava abrindo os olhos de Habacuque para que pudesse ver que Ele estava sempre trabalhando. Mesmo quando Ele parecia distante, sustentava o universo e posicionava as pessoas para serem usadas para Sua glória.
Deus também queria que Habacuque soubesse que Ele não trabalha de maneira convencional. Ele optou por disciplinar Seu povo através de um recurso improvável e duvidoso - os perversos babilônicos. E Deus queria que Habacuque soubesse que Ele faria a Sua obra de maneira que jamais escolheria. " ...o que vou fazer agora é uma coisa em que vocês não acreditariam, mesmo que alguém contasse ", declarou Ele ( v.5 ).
Quando você reflete sobre questões que o deixam perplexo, lembre-se de que Deus ainda está trabalhando - modelando as circunstâncias, posicionando pessoas e permitindo certos acontecimentos para cumprir Seus propósitos divinos no mundo. Que Deus direcione seus olhos para enxergar onde Ele está trabalhando hoje ! - Marvin Williams

Inserida por pao_diario

SEM MEDO

Leia: Números 13:25-14:4
Por que será que o Senhor Deus nos trouxe para esta terra ? Nós vamos ser mortos na guerra, e as nossas mulheres e os nossos filhos vão ser presos. Seria bem melhor voltarmos para o Egito ( 14:3 ).

Examine: Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou ; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo ( João 14:27 ).

Considere: Que tipo de medo você está enfrentando neste momento ? Quais verdades da Palavra de Deus lhe ajudarão a libertar-se dessas amarras ?

As Crônicas de Nárnia, a série clássica de C. S. Lewis, dá vida aos elementos essenciais da fé e do amor em nosso relacionamento com aquele que nos amou primeiro. Uma terra presa à frigidez do inverno, Nárnia aguarda o fôlego de Aslam para poder se reanimar e reviver. Lucy, a mais nova dos quatro principais personagens no romance, demonstra confiança e perseverança. Porém, sua irmã mais velha, Susana, às vezes é mais medrosa e tímida. O medo, muitas, vezes, também é meu companheiro infiel.
Onde estiver, o medo rouba. Leva-nos à autossuficiência em uma interminável ladainha de "e se". Inúmeras vezes, Deus supriu os filhos de Israel em sua jornada à Terra Prometida. Ainda assim, eles consideravam apenas as circunstâncias, ao invés de confiar na grandeza de seu Deus. Se aconselharam com o medo ( Números 13:31-33 ) ao invés de confiar em Deus ( 13:30;14:6-10 ). A consequência foi terrível. A provisão do dia anterior pode servir como um lembrete da fidelidade de Deus, mas a perambulação de Israel pelo deserto por 40 anos demonstra que confiar no Senhor é uma atitude diária.
O livro de 2 Timóteo 1:7 diz, " Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes." O sacrifício de Jesus por nós na cruz removeu nossa necessidade de temer. Ao segui-lo, ganhamos a segurança e confiança de ter...
- O correto entendimento de Deus ( Números 14:17-20 ).
- Absoluta confiança nele ( Isaías 26:3-4 ).
- Uma vida crucificada ( Romanos 6:4-6 ).
Assim como a salvação requer nossa submissão à cruz, devemos escolher andar na plenitude do imenso poder. Viver com medo é voltar ao " inverno '' de nosso passado, esperando que o Pai nos dê algo que já é nosso ( Lucas 12:32 ). - Regina Franklin

Inserida por pao_diario