Cartas de Amor para a Pessoa Amada
Guardar Palavras -
Aqui,
diante do teu rosto sob
a luz suave do sol,
tudo que eu deveria fazer era
guardarpalavras:
pois faltam-me adjetivos
convincentes.
Mas assim como no sol,
assim como no céu e
neste fim de tarde
no teu rosto,
"Deus" sabe, "Deus" sabe
o que fez.
Uma Eternidade -
De alguma maneira,
tudo é necessário - no seu
tempo, ao seu modo, à sua
medida:
do cientista ao coveiro.
Intelectual nenhum
faria bem o trabalho diário
de um rude
lavrador.
As diaristas
salvam mais famílias
do que âncoras de
telejornais.
Os padeiros estão acordados
todas as madrugadas,
trabalhando e trabalhando
para que o pão chegue
quentinho à mesa
do empresário que,
por sua vez,
nutre dezenas de empregos
e, consequentemente
de famílias,
mas enquanto isso,
dorme.
Se uma pessoa diz amar o
que faz e faz com empenho
e dedicação,
por mais simples
que seja,
há aí algo de muito
valioso,
e há nisso
uma eternidade.
Quando o ser humano entender
que a vida não é esta
competição sangrenta - como
tem sido por séculos, e
intensificada neste último -
(ainda que, de algum
modo, naturalmente haja),
estrangulando o mal
do ego,
não haverá nem muito
nem pouco:
mas o necessário.
Àqueles Que Me Mataram -
Me sinto completamente
vencido, derrotado.
Talvez isso,
denuncie uma fraqueza:
minha fraqueza.
E,
de fato,
de certo modo,
eu me sinto, realmente
mais fraco que cada um deles.
Mas eu não suportaria fazer
o que fizeram, como
fizeram - COVARDIA.
Muito menos ser
um deles.
Pra você pessoa linda !
Precisei de você hoje, sabia ?,
Coisas do meu ser lhe contaria,
Entendo que por mim , pessoa feliz ficaria,
São detalhes de suma importância.
Precisava de uma opinião,
Sua, toda hora, momento pro meu ver teria razão,
São sentimentos fortes de nossa amizade em fusão.
Tudo em gera confusão,
Na minha frente só vejo escuridão,
Pensei no vê-la minha luz fosse,
Mas, mas,fica longe distante pra nós se entre te.
Pior, realmente precisava de ti naquele momento,
Pessoa semelhante a ti em sorriso, rosto , face cabelo veio,
Disse boa tarde moço, entretanto, nunca será igual seu este mesmo,
Pela influência imponente de uma imagem estática de cores sóbrias e formas esplêndidas, minha imaginação poética começa a atuar prontamente, passeando por um cenário frio, muito detalhado, de nuvens numerosas no céu, águas numa grande quietude, algumas árvores desfolhadas e uma beldade aparentando estar solitária, mas penso que na verdade, ela está sozinha de propósito para dizer sem palavras que gostaria de estar acompanhada de alguém específico, aquele que conversa intensamente com a sua alma.
Neste lugar tranquilo de um dia nublado, é possível observar apenas uma parte da luz do Sol como se ele estivesse mais seletivo, ciente de que o seu valor é inestimável, então, esteja numa fase que não pretende compartilhar com todos a essencialidade do seu forte esplendor, o qual é apreciado por poucos, principalmente, no seu ápice, um calor notável à semelhança de um amor grandioso, um coração bastante emotivo , porém, sensato, talvez, cansado de ser mal compreendido.
A quietação da qual as águas de lá desfrutam é muito rara, uma menção a um semblante de quem está em paz por ter encontrado algum ponto de quilíbrio, a conquista árdua por terem enfrentado as pedras desagradáveis que foram surgindo, numa demonstração de resiliência, abraçando a valorosa solitude, sem pressa, deixando a vida fluir no seu fluxo contínuo, agindo na hora certa, paciência e atitudes coordenadas, conduta instável, momentânea, entretanto, altamente, necessária, uma bênção tamanha por uma compreensão equilibrada.
É de conhecimento de muitos que uma escolha exige uma renúncia semelhante quando uma pessoa precisa escolher onde e com quem quer estar e daquilo que deve ficar longe, portanto, quanto a ausência de folhas em cada árvore, quiçá seja o fruto de suas escolhas, daquelas que são inevitáveis, por conseguinte, abriram mão de algo que não tem mais a relevância de outrora para que pudessem alcançar a maturidade, considerando que a firmeza delas foi mantida, não perderam suas raízes, continuam admiráveis, naturalmente, vívidas.
Ao meu ver, estes elementos são as representações em alguns aspectos da protagonista desta cena registrada, que está radiante, discreta, olhando tranquilamente, sem a pretensão de ser notada por todo mundo, todavia, aparenta estar olhando e sendo olhada de volta numa troca profunda de olhares incomparável, proveniente de uma reciprocidade genuína, veemente, uma escolha bem feita, que a faz sentir-se segura, alegre, num tom de força e formosura, amando fortemente, postura incessante ou pelo menos, espera profusamente que seja desta maneira tão significante.
A EDUCAÇÃO DE UMA PESSOA
1. PESSOA
1.1. O que é uma Pessoa?
R/: É um Organismo Humano.
1.2. Quais os elementos que compõe um Organismo Humano?
R/: Vida, Sujeito, Consciência, Mente e Corpo.
1.3. Como estão organizados esses elementos no Organismo Humano?
R/: Duas Entidades que são a Vida e o Sujeito; Três Conteúdos que são a Consciência, a Mente e o Corpo. As Entidades agem, enquanto os Conteúdos não agem.
1.4. O que é cada um desses elementos do Organismo Humano?
R/: Vida é uma matriz ininfluenciável que tem Consciência invariável.
Sujeito é uma matriz Influenciável que tem Consciência variável.
Consciência do Sujeito é o conjunto de informações sócio-culturais que causa a sua personalidade ou a sua forma de ser e estar.
Mente é o conjunto de informações sócio-culturais que causa as actividades cotidianas do Sujeito.
Corpo é o conjunto padronizado de informações genéticas materializadas para meio através do qual a Vida e o Sujeito agem.
1.5. Qual é a função de cada um desses elementos no Organismo Humano?
R/: Vida tem função de construir e manter o Corpo vivo segundo as condições existentes.
Sujeito tem função de gerir o Corpo bem ou mal segundo os impulsos ou estímulos dos seus Conteúdos e do seu Ambiente externo.
Consciência tem função de estabelecer as atitudes do Sujeito.
Mente tem função de estabelecer os conhecimentos do Sujeito.
Corpo tem função de estabelecer as habilidades do Sujeito.
1.6. Qual é a localização de cada um desses elementos no Organismo Humano?
R/: Vida localiza-se no Corpo todo.
Sujeito localiza-se na Vida e pode estar recolhido no centro da Vida quando estiver dormindo ou pode estar em interação com os seus Conteúdos e o Ambiente quando estiver acordado.
Consciência localiza-se no próprio Sujeito como uma tintura numa água.
Mente localiza-se no Cérebro.
Corpo é o local que encerra todos os outros elementos e seus fenômenos como desejo, irá, alegria, digestão, respiração.
1.7. Com que região do Encéfalo cada um dos três Conteúdos do Sujeito está relacionado?
R/: A Consciência com o Sistema Límbico, a Mente com o Cérebro e o Corpo com o Cerebelo.
1.8. Ao gerir os seus três Conteúdos, o que o Sujeito deve fazer para potencializar cada região do Encéfalo do seu Corpo?
R/: Praticar frequentemente a Atenção para potencializar o Sistema Límbico, praticar sistematicamente a Reflexão para potencializar o Cérebro e praticar regularmente a Ação para potencializar o Cerebelo.
1.9. Como se chama um Corpo que tem Vida e um Corpo que não tem Vida?
R/: Um Corpo que tem Vida chama-se Ser vivo.
Um Corpo que não tem Vida chama-se Ser não vivo.
2. EDUCAÇÃO DE UMA PESSOA
2.1. Como deve ser a Educação de uma Pessoa?
R/: Integral.
2.2. O que é Educação Integral?
É o desenvolvimento harmonioso dos três Conteúdos do Sujeito Homem para sua existência plena.
2.3. Qual é a finalidade da Educação Integral?
R/: Desenvolver simultaneamente a dimensão física ou corporal, mental e consciencial ou espiritual do Sujeito Homem.
2.4. Com qual dos três Conteúdos do Sujeito está relacionada a Ciência, a Filosofia e a Religião?
R/: Ciência com o Corpo, Filosofia com a Mente e Religião com a Consciência.
2.5. Qual é a vantagem da Educação Integral?
R/: Conciliar a Ciência com a Filosofia e a Religião tornando o Sujeito Homem três vezes grande ou tornando-o ao mesmo tempo um ótimo cientista, filósofo e religioso.
2.6. O que as Escolas devem fazer para garantir uma Educação Integral das Pessoas que as frequentam?
R/: Definir e realizar correctamente os objetivos de ensino-aprendizagem no domínio motor, cognitivo e afetivo em cada aula.
2.7. Com que Conteúdo do Sujeito está relacionado cada domínio de aprendizagem?
R/: Domínio motor com o Corpo, cognitivo com a Mente e afetivo com a Consciência.
2.8. Para quê definir objetivos do domínio motor na Educação Escolar?
R/: Desenvolver o Corpo ou habilidades ou o saber fazer do Sujeito Homem.
2.9. Quais são exemplos de verbos para definir objetivos no domínio motor?
R/: Escrever, Desenhar, Manejar, Pintar, Correr.
2.10. Para quê definir objetivos do domínio cognitivo na Educação Escolar?
R/: Desenvolver a Mente ou conhecimentos ou o saber conhecer do Sujeito Homem.
2.11. Quais são exemplos de verbos para definir objetivos no domínio cognitivo?
R/: Identificar, Conceituar, Descrever, Explicar, Sistematizar.
2.12. Para quê definir objetivos do domínio afetivo na Educação Escolar?
R/: Desenvolver a Consciência ou atitudes ou o saber ser e estar do Sujeito Homem.
2.13. Quais são exemplos de verbos para definir objetivos no domínio afetivo?
R/: Valorizar, Amar, Ajudar, Acalmar, Conservar.
2.14. Quais são as provas de que os objetivos do domínio afetivo não estão a ser devidamente trabalhados na Educação Escolar?
R/: Atitudes negativas e destrutivas das Pessoas tais como roubalheira, consumo de drogas, corrupção, conflitos sociais e destruição da Natureza.
Não há nada pior
do que a fofoca
pessoas falando sem saber
o que na mente se entoca
Falam porque ouviram falar
algo que nem conferem
e começam a esparramar
boatos que a outros ferem
Cada um aumenta um ponto
e a história se propaga
de um jeito até maroto
cresce como se fosse praga
Fujam dessas pessoas
que parecem maritacas
nada tem de boas
só línguas afiadas como facas
No Estranho –
Uma boca oblíqua; olhos tristes;
cabelos imaculados.
Manias, gostos e gestos
peculiares. — a minha vida inteira
foi assim: enxergar beleza no quase invisível,
no estranho, no incomum.
Onde, para a maioria, desfocava,
destoava, distorcia,
eu via graça, encanto, inspiração.
Um olhar lírico e terno e devoto
à essência;
à mocidade;
à espontaneidade.
Uma visão, ora abstrata e distraida,
ora doce e real ao coração. — meu coração.
Que combinação perfeita à solidão:
estranho, melancólico e
sentimental. — sou eu.
E penso que, ao menos aqui, estou
seguro: quase ninguém me nota,
quase ninguém me sente,
quase ninguém me vê.
Abraço a Tristeza e Descanso -
Eu sinto-me menos mal quando
decido estar triste ao invés
de irritado.
O estado de tristeza incomoda,
machuca,
porém muito menos do que
o de fúria.
A tristeza costuma acolher-me e,
de certo modo, acalmar-me.
A fúria não.
A fúria é destrutiva.
Extremamente destrutiva.
A maioria tem-na como uma forma
de defesa e de ataque, mas,
na verdade,
ela ataca-nos na mesma
intensidade, e isso causa um
enorme mal.
Prefiro ser um tolo triste e, talvez,
sábio — recolhendo-me e ficando
em silêncio —
a ser um tolo furioso e idiota,
cheio de ódio.
(Ainda que a vida cobre‐me o contrário).
Entre estar furioso ou estar triste
(em silêncio), afasto-me:
abraço a tristeza e descanso.
É de Partir o Coração, e Eu Sei. Mas Eu Preciso Dizer -
Quando sentir que tem algo imenso,
nobre e cuidadoso, alimenta-o
de mais vontade.
E se por acaso houver uma enorme
distância contra esse amor,
resista:
continua firme, diminuindo-a.
Se além disso há pessoas lutando
contra essa união,
mostra-se mais forte e corajoso
que essas,
e siga adiante, firme, em nome desse
sentimento.
Se ainda assim o mundo tentar impor "dificuldades", tais como:
Classe social;
Cor da pele;
Ou religião, então, revoluciona:
Inventa uma liberdade qualquer ou qualquer outra coisa sem nome, e continua mais
firme ainda.
Agora, se tem um sentimento imenso,
nobre e cuidadoso, e a única coisa
contra esse amor é o outro,
sinto muito. Sinto muito
mesmo:
É inútil!
Ainda Éramos Nós -
Eram sete e dezessete de uma noite
quente de segunda-feira, de um
fevereiro sem Carnaval.
E lá se vão quase duas décadas
de amizade.
Éramos jovens, cheios de sonhos
e de tempo,
e nem imaginávamos que,
quase vinte anos
depois, (meio às pressas),
ainda estaríamos assim, como antes.
Muita coisa aconteceu
desde então:
algumas nasceram para o bem,
outras se perderam,
mas, enfim,
ainda estávamos alí por algum motivo.
Por tantos motivos, afinal, mas
por uma única razão:
Ainda éramos
nós.
E,
então,
alí, naquele local,
por alguns segundos,
entre uma palavra e outra,
entre um acorde e outro,
entre um riso e outro,
eu reparei em nós quatro ali juntos
como nos velhos tempos,
como nos últimos encontros a cada
três anos e, enquanto nos despedíamos,
eu pensei:
"Poxa, será que teremos a chance
de um novo encontro?
Droga,
ainda somos tão jovens,
eu não deveria estar pensando
nisso."
Mas eu pensei.
A Frieza -
Gosto de gente interessada naquilo
que ouve, fala e faz.
Gosto de pessoas que se empolgam
ao falar de coisas simples.
Simples e nobres: um poema, um livro,
um filme,
o pôr do sol visto através de uma
vidraça quebrada.
A frieza das pessoas me desestimula,
me põe pra baixo, me desanima,
a ponto de me deixar quase
sem ação.
Logo,
eu procuro o caminho mais curto
da conversa e tento encerrá-la,
o quanto antes, por
alí mesmo.
Aos Trinta -
Agora
que já estou em meio
aos trinta
(considerando que sou um
tardio leitor),
quero ler pouca coisa,
pouquíssimas,
só alguns poucos
e decentes autores.
Não quero me compromissar
com tantas gente
assim.
É sempre um peso,
uma responsabilidade
submeter-se aos grandes
filósofos, poetas, escritores
da história.
Não, não quero!
Não quero ser influenciado
por mais gente além de
Pessoa,
Saramago
e Bukowski.
Talvez
um pouco de Clarice,
Gullar e Drummond.
Não muito,
só um pouco.
Ou alguma coisa de Neruda,
Bauman, Kant, Kafka ou Poe.
Nunca li Shakespeare,
nem Quintana,
nem mesmo Machado
ou Camões.
Nem seres como
Dostoiévski, Aristóteles,
Sócrates e Platão.
E Nietzsche e Shoepenhauer
eu desisti no primeiro
livro.
Não,
não quero conhecer a
essência do céu
ou do inferno
dessas grandes
mentes.
(Fragmentos,
aforismos:
isso me basta).
Não quero mais que
isso!
Há,
assim,
uma espécie de alívio,
uma certa paz
ou talvez liberdade
ou... sei lá o quê,
qualquer coisa assim...
menos a resposta.
Nada Mais Será Seu -
É tão difícil não poder dizer
o que se quer
gritar.
Ter que observar calado,
seu pequeno grande
mundo - coração -
escapando por aí,
mundão afora.
E você distante, incapaz,
inseguro,
sabendo que mais cedo
ou tarde nada,
nada mais será seu.
(Ora,
mas afinal,
quando é que foi?).
Num Só Peito -
Mais cedo ou mais tarde
chega um momento
na vida
que é preciso sossegar
num só peito.
De cheiros e gostos
repetidos;
de manhas e manias
repetitivas.
Então,
quando o sentimento se faz
maior que a própria
vontade (se tornando a
própria vontade),
chegou a hora de largar
mão de aventuras
passageiras e fugazes
e, no afeto,
garantir o melhor e
mais seguro abraço
do mundo:
o da volta pra casa.
Acabará Logo Ali -
Vai acabar logo,
não tem jeito.
De maneira natural,
tudo acabará
logo ali.
E se algo der errado:
antes,
sem nenhuma
chance.
Entre uma gripe
e outra,
entre um arranhão
e outro,
entre uma diversão
e outra,
enquanto brincávamos
a infância se foi.
Entre uma dúvida
e outra,
entre um medo
e outro,
entre amigos, namoros,
corações partidos,
experimentos e
aventuras,
sem que percebêssemos,
lá se foi a adolescência.
Entre um boleto
e outro,
entre aniversários e
filhos e sexo
e brigas
a vida vai se desgastando
calada (com todo seu
barulho),de sonhos
edesilusões,
misteriosa,
ligeira e
finita.
(O último apaga
a luz).
Para ti honesto insosso de verdade!…
Citando erradamente, o Poeta Fernando Pessoa;
Disse: “pedir desculpa é pior que não ter razão”;
Deturpando, a humildade havida em na da Pessoa, boa;
Demonstrando: a burrice que em tal tem, ao ser mamão!
“Não dar desculpas, é melhor que ter razão”, adulteradas;
Citações do poeta, em Álvaro Campos, heterónimo;
Que em nada mais tais são, que as desse esperto: um simples antónimo;
Que em nada mais tais são que: humildades tão desencontradas.
Quem citar a um poeta, sem ter humildade, em si havida;
Arrisca-se a mostrar a toda a gente, que a tal não tem;
Devido a em poesia, o interior dar pra se ver bem;
Daí tão dar pra se ver, a quem tal tem, a em si perdida.
Cuida-te ó pobre insosso, ou tão salgado, em teu mau ser;
Com o que andaste a fazer, a tanta gente inocente;
Devido à linda humildade em ti se encontrar tão ausente;
Devido a pensares que de cá, jamais irás morrer!
Porque esse: pensar que anda a enganar-te;
Como tu, tão o fizeste a tanta gente;
Jamais poder, vai a ti desculpar-te;
Devido ao desculpar em ti ausente!
Tens andado a dar as do Poeta, mas sem razão teres;
Contrariando com as tais, seus pertinentes dizeres;
Por isso, pobre insosso, é por em humildade o seres;
Que a ti, tão te salgaste, com a mentira em teus fazeres.
Acredita também, que ninguém quer: um teu desculpar;
Pois como em tal citaste, não és capaz de a alguém tal dar;
Devido a tão insossa, a verdade em ti, já tão se encontrar;
Por nada mais seres que: um da mentira, tão pobre mar.
Por isso, ó pobre ser, sem humildade pra pedires;
Desculpa a quem quer seja, sempre que a culpa em ti tão vês;
Paga, mas é a quem deves, pela tua malvadez;
Paga, mas é a quem deves, pois já chega de mentires.
Com pena de ti;
Coisas Que Me Interessam -
Faça o que quiser,
como quiser.
Afinal,
ninguém tem
nada a ver.
Mas saiba que, pelo menos
pra mim,
na hora de analisar
uma pessoa,
entre tantas coisas que
me interessam,
eu costumo olhar atentamente
caráter -pois todo o resto
é sempreconsequência
desse.
Certamente Pensam -
"Que cara mais chato,pessimista, resmungão..."
certamente pensam.
A verdade é que eu também
gostaria de poder escrever
aqui
algo belo sobre respeito,
sobre reciprocidade,
sobre admiração...
algo feliz sobre o amor.
Mas acontece queeunão
sou um exemplopositivo
de alguém queconheceu
o amorenquanto
era-o.
Já Era Tarde -
Apesar de escrever, naturalmente, desde sempre,
gostaria de ter me descoberto
poeta mais cedo:
talvez,
no início da adolescência.
Quem sabe assim teria
escrito coisas mais
leves,
mais lúdicas, mais
positivas.
Quando me descobri
poeta já era
tarde:
O amor havia perdido
a cor, o gosto,
o cheiro.
Minha escrita já estava revidando pancadas,
golpes violentos, covardemente
praticados.
Já andava meio amarga,
nostálgica e quase
sem esperança.
Hoje, inevitavelmente,
aceiteia condição:
Não há cura para quem
nasceu poeta.