Cartas de Amizade Recente
Memórias de um dia
Mais um dia de verão, ná cidade central de uma grande metrópole pessoas caminham apressadamente, enquanto eu andando calmamente observo o povo passar. Paro no bar de sempre, sento em uma mesa, que se tornou meu lugar preferido para relaxar e por os pensamentos em ordem. Mato minha cede tomando uma gelada. Deixo o bar para caminhar pelas ruas do centro velho.
Caminho pela rua dos livros, procurando algo que valha a pena ser lido, quando um sujeito mal fadado me tira dos pensamentos, tenho vontade de socar-lhe o nariz, por querer divertir-se as minhas custas, mas sigo meu caminho um tanto indignado. Paro no restaurante da esquina, e da mesa onde estou observo uma bela mulher, morena de cabelos pretos longos e lisos, olhos negros e belas pernas, me aproximo puxo conversa como quem não quer nada. Ela uma garota vinda de uma cidade interiorana, que agora está com dificuldades para viver, não tem filhos nem é casada, 28 anos. Poderia fazer feliz qualquer homem de bom senso. Então volto a mim mesmo com meus problemas conjugais e sigo meu caminho.
Volto ao bar preferido, sento em uma mesa, que fica em uma movimentada rua, peço uma cerveja e uma taça de vinho, e trato de muitos assuntos, concernentes a vida, e como a situação de outros países afetará a nossa vida, e essa gente que passa nem se da conta disso.
Volto para minha cidade, que não é uma grande metrópole, más é aconchegante, na porta da estação de trem, entro em outro bar, sento na mesa e observo agora a gente da minha própria cidade... é hora do rush, muitos voltando dos seus afazeres diários, eu peço mais uma gelada, e continuo a refletir.
A vida ainda é boa, apesar de todas as dificuldades, fico pensando na bela mulher que conheci, e encontro forças para prosseguir, e viver mais um dia.
Um amigo me disse uma vez que o sorriso era a chave para conquistar as pessoas. Passei anos pensando nisso e nunca funcionou comigo. Comecei pensando como era fácil pra alguns. Bem, funcionando ou não, eu tinha um amigo que desejava que funcionasse pra mim.
Um amigo me disse uma vez que a sinceridade poderia doer, mas sempre seria a melhor escolha a se fazer. Eu sou humano, passei anos errando e continuo a errar. Comecei pensando como ele fazia a verdade soar tão leve. Bem, mesmo não sendo mágico, eu tinha um amigo que se preocupava em me ensinar.
Um amigo me disse uma vez, que eu ainda não tinha crescido o suficiente para entender. Mas ele tem a mesma idade que eu. Comecei me olhando no espelho... No começo eu chorei. Mas então eu sorri. E logo eu fui sincero comigo mesmo. Então, eu cresci. Minha "sorte pessoal" é ver que não estou sozinho.
O tempo pode passar, mas o que meus amigos me ensinaram, vai nos colocar sempre no mesmo lugar. As pessoas dificilmente sabem pra onde olhar, mas quando conseguem, fica fácil de ver. Abrace seus amigos, aqueles que se importam com você. Sem se importar com quem vai ver, ou mesmo quem vai julgar. O importante é que não importa quanto tempo vai passar, você e seus amigos, família, isso não vai acabar.
Todos os dias passam pelas nossas vidas milhares de pessoas. Umas passam despercebidas e nem ao menos sabemos os seus nomes. Porém, há aqueles que passam e ficam. Alguns por um determinado período, a quem damos nomes de colegas de turma, de trabalho, de bar e assim por diante. São pessoas que dividem um momento específico, mas não criam raízes e apenas ficam numa lembrança remota.
Há aqueles que vamos reencontrar anos depois e até viram amigos, mesmo que esporadicamente, em um telefonema de aniversário ou quando "trombado" na rua, são aqueles amigos distantes que consideramos porque conseguiram se enraizar um pouco mais na nossa lembrança.
Tem aquele amigo inesperado, que a vida une, por algum motivo, mas a gente sente esse laço tão intenso que parecem anos de convivência. E é dessa amizade que vale a pena falar. É aquela que se fala todo dia, nem que for um "bom dia", que sabe que pode contar pra qualquer coisa na vida.
É aquela amizade onde as palavras amor e gratidão se tornam uma só e pedidos de desculpas se tornam desnecessários, porque um cutucão, sorriso, olhar ou até mesmo um xingamento, demostram que qualquer problema foi esquecido.
É aquela amizade da zueira e da companhia, que acolhe a nossa alma quando sentimos medo, que seca nossa lágrima quando choramos, que nos fala a "verdade" de uma maneira doce, que compartilha alegria, bobagem, brincadeira e risadas. Onde uma troca de olhares valem por mil palavras! Essa é a amizade que vale a pena cultivar, manter e ter pra vida toda!
Deslumbrante
Eram seus olhos cheios de sonhos e desejos que me faziam ansiar pela vida.
E o sorriso esperançoso que um dia conhecera a dor, me fazia sentir anestesiado.
Era o jeito que seus cabelos me encantavam, me faziam lembrar os velhos tempos.
As longas conversas sobre coisas banais até o amanhecer, me fazia sentir importante.
A paixão que transparecia ao falar do que amava, me fazia sentir alegre por ouvir.
Toda a forma que gesticulava ao se expressar era interessante, me fazia sorrir ao notar todos esses detalhes.
O seu humor sempre me surpreendia, com pensamentos desconexos ao considerado "normal", me faziam ama-la cada vez mais.
Tudo nela me fazia deslumbrar.
—Jesus pergunta e você responde—
Como faz para acender a luz?
—Aperto um botão ?!
Aquilo que come vê o processo digestivo? — Não vejo!
Como escolhe amar alguém?
— Não sei!
Você sabe como é que o mar para e não atravessa o limite? — Não!
De onde vêm a neve?— Não!
Você sabe decidir qual é a melhor
vocação para você? —Não!
Você sabe o que vai acontecer amanhã? —Não!
Você sabe porque eu estou aqui? Não precisa responder! Siga-me!
—Vou lhe contar tudo...
*Decisões e incertezas*
E Isso foi o que decidi.
Não sei expressar de outra maneira.
Gratidão? Alegria?
Uma sensação estranha,
O orgulho machuca meu coração.
E eu ainda não consigo entender
Como esse tipo de situação me persegue
Tenho medo de decepcionar-lhes
Ou de tentar e não conseguir,
Mas isso foi o que decidi.
Tentar e vencer para orgulhar.
Dar o meu melhor
para quem acredita em mim.
E dar continuação a esse ato altruísta.
Por isso preciso suportar e vencer.
Não desistir e manter minha integridade.
Por mais que doa, preciso tentar,
Por vocês e não por mim.
Mas em meio ao orgulho,
Há também outro sentimento que me atormenta,
Cuja essência desconheço.
É exatamente esse o caminho que desejo seguir?
*O Ciclo da Ressureição*
Sinto que estou preso
entre muros inquebráveis de lembranças.
Não consigo escapar,
não consigo me esconder
dos momentos em que eu voava por aí.
Sinto que estou perdido na gaiola.
Com uma dor inexplicável em meu peito.
Não há futuro, nem presente, só passado para mim
e as grades de lembranças me atraem;
e os resquícios das boas emoções me enlouquecem.
É inexplicável a tristeza que sinto,
não tenho forças, nem vontade, apenas sonhos
que, como as estrelas, brilham e apagam em alternância.
E há uma guerra de valores dentro de mim.
Uma guerra que ocorre no vazio;
ao nada que reina em meu coração
que antes era ocupado por você.
E, como uma nuvem, desfaço,
me juntando ao nada que tanto temo.
No entanto, como uma nuvem,
me reconstruo em um formato diferente
e com a essência imutável renovada.
Depois que o sexo ficou fácil de conseguir o amor verdadeiro ficou difícil de encontrar. As facilidades de hoje em dia e o tamanho do passado das pessoas e o tamanho do egoísmo estão acabando com o senso das pessoas em ter uma famila. A culpa é de quem?
Com as mídias socias as pessoas tem dupla vida, uma on line e uma off, e se perdem nelas sem saber qual a real e qual a imaginária.
Ofender, pode... brigar.... mentir... agora vai falar que quer ver o facebook ou e mail de alguém!!! kkkkkk ai sim pode considerar o fim!
Privacidade é respeito, verdade, honestidade, estar com alguém hoje não é + obrigação e muito menos status.
Quem é honesto não precisa esconder nada de ninguém.
A verdade sempre aparece.
Você, a pessoa que eu menos esperava, foi a que mais me magoou.
Mesmo sabendo de tudo que já aconteceu na minha vida, e de quanto eu já
sofri (ao ponto de querer de tirar minha própria vida), teve a capacidade
de me magoar. E o pior, é que nem desculpa você pediu. Você era meu melhor
amigo, a pessoa que eu mais amava no mundo, e por quem eu faria de tudo.
Ter sido magoada por você foi pior do que todas as outras vezes. Sabe por quê?
Porque você era a última pessoa que eu esperava que fosse fazer isso.
Você não imagina, o quanto dói, ver uma coisa que me lembra você, ou a gente, e não poder ir te contar, porque você já não liga mais pra isso; e nem pra nossa amizade.
Nunca brigamos dessa maneira, e nem nunca ficamos sem se falar por tanto tempo, porque nunca conseguíamos. Mas pelo visto, parece que você aprendeu rápido, a conseguir. Pena que não me ensinou a conseguir também...
Eu sei que se você mandasse um simples pedido de desculpas, eu te perdoaria na hora, mas eu sei que você não vai fazer isso.
Não sei o que te fez mudar, e nem se aconteceu realmente alguma coisa pra isso, mas eu ainda tenho esperança, de que algum dia, nem que seja daqui a alguns anos, você vai se lembrar da nossa amizade, e vai realmente sentir falta da gente. O único problema, e que provavelmente, já vai ser tarde de mais pra isso.
Desejo-te toda a felicidade do mundo, para você, e espero que você um dia, volte a ser aquele garoto que por tantos dias, me fez mais feliz do que qualquer outra pessoa já fez.
-De sua (ex) melhor amiga, que um dia, você amou mais que tudo.
Associar-se àqueles com quem pode aprender
Seja o convívio amigável uma escola de erudição e torne a conversação instrutiva. Faça dos amigos professores e combine a utilidade da aprendizagem com o gosto da conversa. Alterne a fruição com a instrução. O que você diz será recompensado com aplausos; o que ouve, com aprendizados. O que nos leva aos outros, em geral, é a nossa própria conveniência; aqui ela tem um sentido maior. Os prudentes freqüentam as casas de renomados heróis que são mais palcos de heroísmo que palácios de futilidade. Alguns são notáveis pelos conhecimentos e bom senso; pelo exemplo e pelo modo de agir, são
oráculos de toda grandeza. Aqueles que os cercam formam uma academia refinada de discrição e sabedoria elegantes.
Ter amigos.
É uma segunda vida. Para um amigo, todos os amigos são bons e sábios. Entre eles, tudo acaba bem. Você vale tanto quanto os outros o querem e, para que o queiram, deve ganhar-lhes a boca através do coração. Nada conquista tanto como servir aos outros, e a melhor maneira de ganhar amigos é agir como amigo. O máximo e o melhor que temos depende dos outros. Deve-se viver ou com amigos, ou com inimigos. Procure ganhar um amigo a cada dia, se não como íntimo, ao menos como seguidor. Escolha bem e sobrarão alguns para confidentes.
Mais que um sopro
Ou que uma ventania,
A força maior do corpo
Que o coração sentia.
A força da amizade
Onde reina a magia,
Que seja para a eternidade
Para que haja alegria.
Também no peito,
Além do meu fiel coração,
Tenho eterno respeito
E enorme evocação.
Isso é uma grande prova
Da amizade vivida,
Não é uma trova
Mas, é a vida sentida.
Leal e fraterno
Serei ate ao fim,
Pelo coração eterno
Que há dentro de mim.
Disso te garanto,
Nunca duvides disso!
Esta amizade, portanto
Não é apenas um compromisso.
É amizade de ouro
Pela qual lutarei,
Es um grande tesouro
Que eu encontrei!
Aos poucos, a vida vai mostrando quem gosta de você de verdade...
Quem gosta de estar por perto
Quem não pode estar por perto
Quem não faz questão de estar por perto
Quem faz questão de estar por perto
Quem nunca está por perto
Quem já esteve perto mas agora está longe
Quem já esteve longe mas hoje está por perto
Quem faz qualquer negócio para estar perto
Quem arruma qualquer desculpa para não estar por perto
Quem está por perto mas está longe
Quem está longe mas nunca sai de perto
Quem ama estar por perto, não duvide, é quem de verdade gosta de você.
Manchete Poética (|||)
Hoje, na delegacia dos sentimentos,
Compareceram os reus confessos,
"ciúme e desconfiança",
Com sendo os assassinos do amor.
O casal que alimentava
este sentimento
foram ao enterro,
para sepulta-lo com dignidade.
Mas prometeram,
acabarem com a saturação,
que aflingiam as terras dos seus corações,
fazendo uma rotação de cultura.
Plantando um outro sentimento
nas terras dos seus corações:
O sentimento da amizade!...
Uma noite entre amigos
Naquela noite a alegria estava no ar
Repleto de sorrisos e descontração
Motivos não faltaram para comemorar
Aos poucos todos foram chegando para nossa celebração
Nosso anfitrião abriu as portas do seu lar
Seus drinks e petiscos deram sabor a nossa reunião
Cada um ao seu estilo fizeram questão de prestígiar
Esse pequeno encontro entre amigos da arte e do coração
Teve poesia declamada a todos os presentes
Teve música cantada e dançada numa mistura de ritmos envolventes
Teve amigo chocolate para adoçar e emocionar os resistentes
Teve fotos e muita conversa entre pessoas tão diferentes
E assim foi nossa noite de celebração entre amigos
Desde aquele mais tímido até o mais extrovertido
Que mesmo tão diferentes todos são bem queridos
Que transformaram esse pequeno encontro em algo tão divertido.
"Procurei uma foto sua que te descrevesse e encontrei esta. ''FAMÍLIA.'' Você é tudo isso que representa a família: Leal, sincera, amiga, honesta, trabalhadora(pau pra toda obra)protetora, guerreira . Tenho muito orgulho de ser sua prima. Te amo muito e te desejo toda sorte de Bençãos sobre sua vida hoje e sempre. Felicidades prima." Meus parabéns
—By Coelhinha
Nabokov
Estava indignado. Não sei com quem tinha falado, mal cumprimentou, foi logo despejando:
– O que falta no mundo é cultura.
– Sem dúvida! – tivesse pensado um pouco e não teria concordado de maneira tão enfática.
– Você menciona Nabokov e o sujeito não sabe quem é!
– É... Bem...
– Nabokov!
Não estava com disposição para constrangimentos. Pelo menos não o seu próprio. Transferiu a responsabilidade:
– Eu não sei quem é Nabokov.
Pausa.
– Você já ouviu falar dele. Só não está se lembrando.
Resolveu arriscar:
– O astronauta?
– Cosmonauta.
– Foi o que eu disse – vitória – O que fazer? As pessoas esquecem rápido os verdadeiros heróis.
– Os astronautas são americanos – explicou – os russos são cosmonautas.
Constrangimento.
– Sim, mas um deles se chamava Nabokov.
– Houve um cosmonauta chamado Nabokov?
– Isso mesmo.
– Não, sinto muito. Não houve. Se houvesse, eu saberia.
– Então não sei de que Nabokov você está falando.
– Mas isso não faz de você um ignorante. Eu só citei um exemplo – tentou consertar. Ou não, já que acrescentou: – Pois certamente você já ouviu falar de Joyce.
– O outro, que pensara ter sobrevivido:
– Também nunca ouvi falar dela.
– Não é ela, é ele.
– O nome do homem é Joyce?
– James Joyce.
– São drag queens?
Blasfêmia – pensou.
– Não são drag queens, meu amigo. Por favor!
– Já sei! O goleiro da União Soviética na copa de 82.
– James Joyce?!
– Não. Nabokov.
– Não, não. Aquele era o Dasaev.
– Estou falando do reserva. Grande goleiro.
– Você se lembra do nome do goleiro reserva da União Soviética na copa de 82?!
– Claro! O terceiro goleiro – abusou – tão bom quanto o titular.
– Sinto muito! Não era Nabokov. Se fosse eu me lembraria. Não existe nenhum outro Nabokov. Não que você conheça. Sabe o que quero dizer; não se ofenda.
Sabia coisa nenhuma e estava ofendido sim:
– Quem são esses caras, então?!
– Escritores! Importantíssimos! Vladimir Nabokov e James Joyce escreveram alguns dos romances mais importantes do século XX.
O outro suspirou resignado:
– Bem, eu não tenho lido muito ultimamente. Principalmente histórias de amor.
A conversa chegara ao ponto que interessava a ambos. Ideal para pôr um fim.
– Quem tem tempo de ler hoje em dia, não é? Só trabalho, excesso de informações...
– Nem me fale.
– E os livros custando uma fortuna!
– Inviável.
É isso aí, meu amigo, foi um prazer revê–lo, o prazer foi meu, abraço, recomendações, e se afastaram sem mais delongas. O primeiro, aliviado, e disposto a selecionar melhor suas amizades. O segundo igualmente, e ainda por cima, indignado. Encontrou outro amigo, mal cumprimentou, já foi logo despejando:
– O que não falta no mundo é ignorância!
– Sem dúvida.
– Você diz que não conhece Nabokov e o cara acha um absurdo!
– Quem?!
Nabokov...
Um instante
Das pessoas inesquecíveis que a vida me trouxe, de um modo especial me fascinam aquelas que rapidamente passaram por mim. Caminharam comigo por uma tarde ou por uma estação, um momento, talvez, em que apenas se mostrassem – e então se despediram. Ao se despedir, tornaram-se reais. Guardo delas a verdade que não conhecem de si mesmas; o modelo perfeito do qual foram moldadas. Não tiveram tempo, e porque não o tiveram, não as corrompeu. Assim elas existem na minha história. É possível que uma única vez na vida tenham sido como as percebi. É possível que nunca tenham sido. Mas gosto de pensar que são extraordinárias; gosto de pensar que estão por aí e que talvez algumas se lembrem de mim. Da realidade não sei nada. Mas há algo especialmente belo em que acredito e que gostaria que você acreditasse também: existem muitas pessoas no mundo ligadas a você de alguma forma. Ao longo da vida, você terá a oportunidade de encontrá-las, por um breve instante. E nesse tempo menor do que um instante, em que couber ainda que uma palavra ou um sorriso, elas terão lhe deixado, pela eternidade, o melhor de sua existência.
A mentira é como a covid-19 quando não mata deixa marcas profundas que nem o tempo é capaz de apagar.
Consequências da descoberta
* O relacionamento, seja ele amizade, namoro ou casamento, acaba; ou
* A vítima finge que está tudo bem, para manter o relacionamento mas começa a mentir também, pagando com a mesma moeda.