14 cartas para ex-marido que provocam reflexão

Equipe editorial do Pensador
Equipe editorial do Pensador
Criado e revisado pelos nossos editores

Nunca é fácil lidar com o fim de um casamento. Há muitas emoções envolvidas e, às vezes, por mais que se queira, é difícil transformá-las em palavras.

Se você quer escrever uma mensagem para o seu ex-marido, mas não sabe muito bem o que dizer, veja a seguir algumas sugestões.

Carta aberta para o meu ex

Nunca achei que chegaria um momento em que eu iria agradecer pelo dia que você foi embora. Porque eu achava que aquele tinha sido o pior dia da minha vida. Toda a estabilidade da minha vida foi por água abaixo. Nossa família e tudo que construímos também. E eu me vi no mais fundo dos poços, sem a mínima ideia de como iria me reerguer. Eu achei sinceramente que não conseguiria dar conta.

O processo não foi fácil. Nem sei quantas vezes eu chorei, quantas vezes quis voltar no tempo, quantas vezes fiquei com o coração despedaçado, quantas vezes deixei de acreditar no amor – e em mim mesma, como mulher e como mãe.

E hoje? Bem, hoje eu só agradeço! Quando você me deixou sozinha, percebi que, na maioria das vezes, eu consigo dar conta, sim! Às vezes eu preciso de ajuda, é claro. E, quando você se foi, eu descobri uma rede de apoio incrível pronta pra me acolher. Hoje eu me amo mais, me respeito mais, me observo mais. É uma pena que você tenha precisado ir embora para eu enxergar tanta coisa, mas agora eu só te agradeço por ter ampliado meus horizontes!

Carta para o meu ex (ex-marido e ex-pai dos meus filhos)

Lembra quando a gente se casou achando que seria para sempre? Lembra quando a gente se amava e se respeitava? Lembra quando quisemos ter filhos e, no dia em que nasceram, foi a melhor coisa das nossas vidas? Lembra quando você era um paizão, sempre presente para as crianças?

Desde que nos separamos, parece que isso tudo não passou de um sonho. E que agora eu e as crianças vivemos num constante pesadelo. Além de suportar a minha própria dor, preciso dar colo para as crianças, que ficam tristes e sentem demais a sua falta.

Eu realmente não sabia que, ao assinar o papel do divórcio, o ex-marido também se tornava ex-pai. Aliás, nem sabia que ex-pai existia. Mas infelizmente você transformou esse conceito em realidade.

Eu gostaria de guardar com carinho todos os bons momentos que passamos juntos, mas é difícil não me arrepender de tudo quando vejo a dor estampada no rosto dos nossos filhos. Mas, no final das contas, quem vai sair perdendo é você. Por não acompanhar o crescimento deles. Por não estar presente para comemorar as vitórias e consolar as derrotas. Por não poder ganhar os melhores abraços e beijos do mundo.

Pode continuar despreocupado! Da minha parte, vou continuar engolindo meu sofrimento e dando o meu melhor pela felicidade dos meus filhos. Apenas lembre-se de que, se um dia precisar dos filhos para alguma coisa, talvez até lá eles tenham esquecido da sua existência…

Querido ex, 

Acho que a gente cometeu um erro. E não acho que o erro estava no início do relacionamento, e sim na forma como ele terminou. Nesse tempo em que ficamos separados, percebi que sinto mais a sua falta do que achei que iria sentir. Sinto uma saudade absurda de estar dentro do seu abraço, de ficar agarradinha em você.

Sei que todo casal passa por crises. E é engraçado como nós, que já superamos tanta coisa juntos, acabamos jogando tudo pro alto por algo tão bobo. Mas às vezes a vida é assim. A gente precisa perder pra dar mais valor. E não nego que agora dou muito mais valor ao que passamos juntos. Acho que isso tudo também me ajudou a amadurecer, a escolher melhor minhas batalhas.

E, falando em escolher batalhas, queria saber se rolou um arrependimento por aí também. Se sentiu minha falta, se sentiu falta de nós dois. É que, caso a resposta seja sim, queria que soubesse que estou mais do que disposta a lutar pelo nosso amor. Nossa história é linda demais pra terminar agora, desse jeito. ❤️

Carta aberta para o meu ex-marido

Fiquei pensando se deveria te escrever. Acho que, no final das contas, você merece entender por que eu desisti de tudo. Por amor a você, mas principalmente por amor a mim mesma, percebi que o nosso casamento não tinha mais salvação.

E eu tentei salvá-lo. Tentei por anos. Achei que meu amor por você seria suficiente para sairmos dessa, mas eu sentia que estava remando contra a maré. Você parecia indiferente a tudo. Você achava que estava tudo bem, mesmo sabendo (eu sei que bem lá no fundo você sabia) que não estava.

Com o tempo, eu desisti de remar contra a maré. Fiquei cansada de lutar sozinha. Cansada de insistir, de fazer questão de uma pessoa que claramente não fazia mais questão de estar comigo. Você não imagina o quanto isso dói. Depois de tudo que passamos juntos, depois de tudo que já fizemos um pelo outro. Ver você desistindo aos poucos do casamento, de mim, foi uma dor que eu achei que jamais iria suportar.

Mas o tempo passa. E ele me fez enxergar que, se você não tinha coragem de ir embora, eu precisava fazer isso. Por nós dois. E hoje, olhando pra trás, sei que tomei a melhor decisão possível. Não foi fácil, eu sei que não, mas acho que era a única forma de a gente não se destruir por completo.

Saiba que, da minha parte, guardo um carinho grande por você e por todos os bons momentos que passamos juntos. Espero que um dia você tenha a chance de ser feliz no amor novamente. E feliz de verdade dessa vez.

Carta para o ex-marido

É com raiva e lágrimas nos olhos que eu escrevo isto. Com um pouco de tristeza também. Porque eu não reconheço mais o homem com quem eu me casei. Não consigo mais enxergar nenhuma das qualidades que fez com que eu me apaixonasse por você. Você mudou muito e se transformou em uma das piores pessoas que eu conheci.

E nem digo tanto por mim. Estou muito triste, mas sei que vou superar um dia tudo o que você fez comigo (e olha que você me machucou demais!). Mas eu jamais vou te perdoar pelo que fez com o nosso filho. Por você usá-lo para me atingir. Gostaria muito que lembrasse que ele é seu filho também, não importa se estamos juntos ou separados. 

Você deveria ser um exemplo na vida dele, mas o único exemplo que deu foi o de não ser como você. É muito triste saber o pai que você já foi pro nosso filho e o “pai” que se tornou agora. Espero que tenha isto bem guardado na sua consciência: as ações do nosso filho em relação a você serão fruto do que você mesmo plantou. 

Espero muito que você mude e repense suas atitudes antes que seja tarde demais.

Carta para meu ex

Desde que nos separamos, tive bastante tempo pra pensar e refletir sobre tudo o que aconteceu conosco. E até agora eu tenho dificuldade em aceitar o ponto final que demos pra nossa história.

Acho que, quando tomamos essa decisão tão extrema, de acabar tudo, estávamos deixando o orgulho e as emoções falarem por nós. Mas não quero me prender a orgulho e nem pretendo mais ficar procurando culpados. Nós dois erramos. Algumas vezes. Mas vamos mesmo deixar que os nossos erros destruam tudo que a gente construiu? Será que não conseguimos aprender alguma coisa com eles?

Nós dois já demos tão certo por tanto tempo. Não sei se conseguimos fazer isso de novo, mas eu estou disposta a tentar. Eu sei que somos melhores do que isso, que podemos mudar, tentar fazer diferente. Eu quero apostar no nosso amor mais uma vez. E você?

Querido ex,

Eu queria te agradecer! Agradecer por termos uma relação tão fora do padrão de ex-marido e ex-mulher. Eu agradeço por você continuar sendo um ótimo amigo e parceiro pra todas as horas.

Todo mundo ri quando eu falo da relação que a gente tem. Ninguém acredita que a gente se dá tão bem. Mas acho que as pessoas têm um pouquinho de inveja também. Quem não gostaria de se dar bem com o ex-marido, principalmente quando há filhos envolvidos…

Eu realmente não tenho o que reclamar de você. Só mesmo agradecer por não cairmos no clichê do divórcio. Por termos a maturidade de manter a amizade, em vez de criar um campo de guerra. Nunca se esqueça de que estarei sempre aqui para o que precisar! ☺️

Carta para o meu ex

Eu sabia que o nosso casamento estava caminhando para o fim. Todos os sinais estavam claros, bem na minha cara. E tantas vezes eu me recusei a enxergar o óbvio!

Com óbvio, me refiro à sua covardia e ao fato de que eu sei que mereço algo muito melhor. E não das outras mulheres que você tinha na sua vida.

Mas eu te agradeço. Sou grata pelos chifres. Obrigada por arruinar qualquer possibilidade de amor entre nós e de um casamento feliz. Obrigada por jogar tudo por água abaixo. 

Eu vou embora com a consciência em paz. Sabendo que fiz de tudo por nós dois e que você é o único responsável por destruir o nosso casamento.

Ouvi dizer que o arrependimento já está batendo. É bom saber que, depois que perdeu, você deu o devido valor. Que pena! É que agora eu me dou mais valor também. E eu nunca, jamais, vou cometer o erro de te dar outra chance.

Carta aberta ao meu ex

Eu me lembro como se fosse ontem do dia do nosso casamento. A felicidade tão intensa que eu senti por estar me casando com a pessoa que eu mais amava no mundo.

E muitos anos felizes seguiram esse dia. Claro que sempre tivemos desafios também, mas seria injusto agora olhar para trás e não enxergar o que tivemos de bom.

Você me ensinou muitas coisas durante o nosso relacionamento. E, apesar da forma como tudo terminou, eu sou grata por ter te conhecido e por tudo o que vivemos juntos. Afinal, todos esses momentos formaram a mulher que sou hoje.

A dor da separação tem sido muito difícil, não vou negar. Mas, infelizmente, nós aprendemos que alguns amores não foram destinados a durar para sempre. E tudo bem.

Agora, aprendo com o divórcio a me reerguer, ser mais independente, me amar mais e me culpar menos. Sem ressentimento nenhum, te desejo tudo de melhor nessa vida.

Carta para o meu ex-marido

Oi. Não sei se aconteceu com você, mas, desde que nos separamos, o conselho que mais ouço é “Isso vai passar, o tempo cura tudo”. Mas esse clichê é uma mentira. Algum tempo se passou e eu ainda não consegui superar o fim do nosso casamento.

Eu não sei se deveria mesmo desistir e seguir em frente. Mas eu sinto que você também não está feliz com essa decisão. Nós nos amamos muito e tivemos momentos maravilhosos juntos. É difícil de repente estar sozinha, sem meu melhor amigo do meu lado.

Acho que a separação trouxe lições fundamentais pra nós dois. Quem sabe… talvez tivéssemos mesmo que passar por isso, pra aprendermos a amadurecer e a valorizar o que temos. Agora, mais do que nunca, reconheço que o que a gente tinha era muito especial. Mesmo com os nossos defeitos. 

Sei que podemos falhar de novo e talvez até piorar as coisas, mas eu gostaria muito de salvar nosso casamento. Eu ainda te amo demais e estou disposta a não cometer os mesmos erros. A nossa história é linda e eu tenho certeza que ela não deveria terminar desse jeito.

Ex

Existe ex-namorado (a),
Existe ex-marido (esposa),
Existe ex-amor,
Existe ex-amigo (a),
Existe ex-amante,
Existem tantos fatores que podemos classificar de " ex".
Mas não existe ex-pai, mãe, ex-madrinha, ex-filhos e o principal não existe ex-Deus.
Deus é sempre Deus e sem nosso Deus nada somos ou seremos.
Se você esta triste por perder um amigo, namorado(a) ou marido (esposa).
Saiba que nunca fora seu, pois não se perde o que nunca se teve de fato e real.
Pois, quem ama cuida, respeita, procura ouvir, entender, compreender, para que juntos possam fortalecer uma soma mágica que é:
Respeito + Amizade + Confiança + Cumplicidade + Entendimento + Dignidade + Caráter + Deus em seu coração = AMOR VERDADEIRO.
Então não chore por "ex", viva a vida que Deus te dá agora, pois amanhã é amanhã...

⁠Francisco Luiz, meu ex-marido.
11/10/1949 - 07/02/2021

Ele era desprendido, não visava coisas alguma, mas viver um dia de cada vez , sem luxo, sem ganância, sem ambição, gostava de festas, músicas , bebidas, gente, pessoas. Estava o tempo todo cativando amizades, sempre visitando os amigos, não guardava mágoas, rancores, apaixonado por crianças. Creio que isso que fazia com que eu tinha admiração por ele, por essa capacidade enorme de perdoar, esquecer a dor, a humilhação, com sorriso aberto, para pobres, ricos, feios ou bonitos tinha um olhar com filtros que filtrava só o bem das pessoas. Eu falava sempre pra ele que o meu amor fraternal, por ele era cego e ele sorria. O amor carnal acabou, o que ficou foi o amor verdadeiro de irmão em Cristo pois 10 anos separados ainda usávamos chamar de “bem”.
A morte judia muito comigo, eu sofro muito, mesmo entendendo tudo que Deus é mais.

Neste dia eu não poderia de fazer uma homenagem a todos os meus EX
Não é ironia...
É pura lucidez e agradecimento por fazerem de mim o que eu sou hoje.

Agradeço ao meu ex-primeiro namorado e noivo
Por sermos, mesmo depois de casados, amigos
Desculpa, mas eu não estava preparada para o casamento, foi melhor para você.

Agradeço ao meu ex-marido, esse pensamento era só meu.
Mas agradeço por me tornar mãe e por me fazer conhecer pela primeira vez o verdadeiro AMOR
Foi eterno enquanto durou

Não podia deixar de falar do ficante que não queria compromisso, mas me fez entrar na vida dele como sua primeira namorada, que contradição! Vivemos momentos inesquecíveis, poderia ter dado certo...
Mas, apesar de tanto gostar e amizade, meu querido amigo, eu prezo minha capacidade de pensar e decidir por mim mesma.
Nunca gostei de ser marionete (sei que irá rir).

Ao segundo marido, agradeço por me fazer descobrir que todos podem ter algum dia o dedinho podre, aprendi a ser mais seletiva, afinal, querido, mereço o melhor... tchauzinho!

Ah, não poderia de homenagear meus namorados
Que eu namorei sem saber
Claro, ao descobrir me vi obrigada a desmanchar
Mas obrigada! A propaganda é a alma do negócio kkkkkkkkk

Bem, dia dos namorados é todo dia, cada mês e cada ano
Seja namorado casado
Namorado ficante
Namorado colorido
Namorado secreto
Hoje é só mais um dia para demonstramos o quão especiais
São essas pessoas que estão ao nosso lado.

Amar é aceitar as pessoas com suas virtudes e defeitos
E JUNTOS encontrarem um denominador comum para continuar seguindo lado a lado.
Então, que seja eterno enquanto dure
E que nos faça feliz sem querer nos mudar.

Ótimo 12 de Junho!

Inserida por renatha0307

⁠Sem Você

Se não fosse por você, eu não estaria aqui hoje
Na minha colação de grau
Sem você não teria começado a minha graduação
Você pode ter sido muitas coisas na minha vida
Mas eu não poderia deixar de te agradecer
Eu comecei a estudar porque você me pressionou
Mas eu terminei por mim
E hoje eu oficialmente me formei
Não há sentimento que possa expressar o quanto eu te queria aqui comigo
Parte o meu coração, saber que você escolheu não estar comigo
Que você escolheu ir embora e jogar no lixo, o que nós tínhamos
Eu estive lá por você, nas duas vezes que marcou a sua vida acadêmica e a profissional
E aonde você está agora, meu amor?
Não comigo, e por quê?
Porque você escolheu seguir caminhos separados
Eu não pude escolher, eu não tive poder de voto
Você decretou o nosso fim
E é lamentável, não te ter aqui
Parte o meu coração todos os dias, é muito triste
Mas, enfim, isso não é sobre o nosso fim
É sobre a minha realização acadêmica, que não existiria sem você
Obrigada ex-marido, por ter me obrigado a voltar a estudar
Muito obrigada, por tudo, por toda a dor, por todo o sofrimento que me fez passar
Obrigada por me fazer passar pelo inferno, eu não seria a mesma sem você!

- 12 de Agosto de 2022

Inserida por sheila_f_carvalho
Equipe editorial do Pensador
Equipe editorial do Pensador
O Pensador.com conta com uma equipe de escritores, editores, especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.