Carta de São Paulo a Coríntios

Cerca de 326 carta de São Paulo a Coríntios

Uma Fragrância Misteriosa

Somos para Deus a fragrância de Cristo. - 2 Coríntios 2:15

A maioria de nós pode pensar em alguém - talvez um parente ou um amigo - que é conhecido por um perfume específico que ela usa. Mesmo sem vê-la, sabemos quando ela está por perto. Sem palavras, sua fragrância nos recebe em sua companhia.

Todo cristão também deve ser conhecido por usar um perfume particular - a fragrância de Cristo. Mas não pode ser comprado em um balcão de cosméticos. Não pode nem ser engarrafado e vendido pela igreja. Este misterioso perfume sobe sempre e somente a partir da nossa comunhão interior com Cristo e provoca uma influência sutil, mas perceptível, em relação aos outros.

Alguém disse sobre um cristão em sua pequena cidade: “Aquele homem nunca cruza meu caminho sem que eu seja melhor para ele!” Outro comentou: “Você só precisa apertar sua mão para saber que ele está cheio de Deus”. esse crente admirado dera um testemunho verbal em algum momento. Mas sem o perfume de Cristo, seu testemunho não teria sido fortalecido pelo Espírito (2 Coríntios 3: 6).

O apóstolo Paulo perguntou: “Quem é suficiente para estas coisas?” (2:16). A resposta é clara: nossa fragrância, toda nossa suficiência, é de Cristo somente, não de nós mesmos. Que fragrância você vai usar hoje?

Oh, faça-me, Senhor, tanto como Ti,
Minha vida controlada pelo poder divino,
Que eu uma luz brilhante pode ser
De qual Tua graça pode brilhar. —Robertson

Se você andar com Cristo, os outros sentirão a presença dele com você. Joanie Yoder

Inserida por 2019paodiario

Obrigado!

Eles se dedicaram ao ministério dos santos. - 1 Coríntios 16:15

Enquanto tivéssemos a nossa cabana familiar no Lago Piatt, na bela península superior de Michigan, Lyle Hopper foi zelador da nossa associação cristã de proprietários. Agora Lyle está se aproximando da aposentadoria, e eu estava pensando nos anos de trabalho que ele e sua esposa Pauline deram à comunidade dos lagos.

Porque nós não temos um telefone em nossa cabine, Lyle ou Pauline tem levado a nossa cabine várias vezes para nos dar ou receber mensagens de telefone para os nossos hóspedes. Alguns eram urgentes - notícias de doenças ou emergências em casa que exigiam atenção imediata. Os Hoppers sempre fizeram isso graciosamente, recusando qualquer tipo de compensação.

Quando algo quebrou e eu precisei de uma parte, Lyle sempre parecia ter um em algum lugar. Se eu precisasse de conselhos sobre como consertar alguma coisa, Lyle sempre teve tempo de me explicar.

Ao ler 1 Coríntios 16 recentemente, lembrei-me de Lyle e Pauline. O apóstolo Paulo expressou agradecimento àqueles na casa de Estéfano que “se devotaram ao ministério dos santos” (v.15).

Há servos fiéis de Deus em sua vida que foram um refresco para o seu espírito? Certifique-se de reconhecê-los (v.18). Obrigado, Lyle e Pauline.

Senhor, ajude-nos a apreciar
O trabalho que os outros fazem,
O serviço dado de seus corações,
Seu sacrifício por você. —Sesper

Aqueles que servem merecem nossos agradecimentos. David C. Egner

Inserida por 2019paodiario

AS OBRAS DE DEUS

[…] a nossa suficiência vem de Deus. —2 Coríntios 3:5

Quando eu era pastor, costumava ter um pesadelo recorrente. Nos domingos pela manhã eu acordava para proclamar o evangelho durante o culto, olhava para a congregação — e não via ninguém nos bancos!
Não é preciso ser um Daniel (Daniel 2:1,19) ou um terapeuta para interpretar este sonho ou visão. O pesadelo surgiu, pois eu acreditava que tudo dependia de mim. Erroneamente acreditei que se não pregasse com poder e persuasão, a congregação esmoreceria e a igreja fecharia. Eu me achava responsável pelos resultados do trabalho de Deus.
Nos evangelhos lemos que algumas pessoas perguntaram a Jesus, “Que faremos para realizar as obras de Deus?” (João 6:28). Que audácia! Somente Deus pode fazer Suas obras!
A resposta de Jesus nos instrui: “A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado” (João 6:29). Portanto, seja qual for a nossa tarefa; ensinar na escola dominical, liderar um pequeno grupo, compartilhar a história do evangelho com o nosso vizinho ou proclamar o evangelho para as multidões, precisa ser feita pela fé. Não há outra maneira de “realizar as obras de Deus”.
A nossa responsabilidade é servir a Deus fielmente, não importa o lugar onde Ele nos colocou. Devemos deixar os resultados com Ele. Como Jesus lembrou aos Seus discípulos em João 15:5: “[…] sem mim nada podeis fazer.” —DHR

A obra de Cristo na cruz nos capacita a realizar boas obras para Ele. David H. Roper

Inserida por pao_diario

CORRENDO TODOS OS DIAS

Correi de tal maneira que o alcanceis [o prêmio]. —1 Coríntios 9:24

Há um desafio de corrida na montanha, que abrange 24 quilômetros, chegando a dois mil metros de altitude. Meu amigo percorreu este trecho 20 vezes. Em sua última corrida, ele atravessou a linha de chegada quando faltava uma semana para o seu sexagésimo sétimo aniversário! Ao invés de treinar somente antes da corrida, ele corria onde estivesse; 11 quilômetros por dia, o ano todo, com raras exceções e corre até hoje.
Em 1 Coríntios 9, Paulo usa a corrida para ilustrar sua própria disciplina como cristão na corrida da vida. Ele correu com propósito e disciplina para receber a coroa eterna, e encorajou outros a imitá-lo: “Correi de tal maneira que o alcanceis [o prêmio]” (v.24).
A palavra “domina” no verso 25 engloba o significado de autocontrole praticado pelos atletas que treinam para ganhar um prêmio. A disciplina regular como um consistente hábito de vida tem mais valor para um atleta do que a preparação de último minuto.
Estamos nos aproximando “da carreira que nos foi proposta” (Hebreus 12:1) com descuido espiritual ou com o propósito e a disciplina originados pelo desejo de agradar a Deus?
A chave para vencer distâncias é o treino diário. —DCM

Para vencer o prêmio na corrida proposta por Cristo é necessário dedicação e disciplina. David C. McCasland

Inserida por pao_diario

CUIDADO COM O RUPERT

[...] porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. —2 Coríntios 11:14

No dia 6 de junho de 1944, o Dia D da invasão, uma parte dos navios aliados atacou as praias da Normandia, na França. No mesmo momento, milhares de aviões enviaram paraquedistas. Entre eles, os Aliados enviaram centenas de manequins de borracha, atrás da linha inimiga. Esses manequins eram chamados de Ruperts e foram planejados para simular um ataque e confundir o inimigo. Enquanto os manequins aterrissavam, alguns soldados alemães se enganavam e lutavam com os bonecos, criando assim uma ruptura vital nos muros da fortaleza européia.
Nós aceitamos esse tipo de engano, como parte de uma estratégia militar legítima, para frustrar forças opressivas. O que não devemos aceitar é o engano que Satanás atira em nossa direção. Paulo explicou que o diabo “se transforma em anjo de luz” (2 Coríntios 11:14) e que os seus próprios ministros se transformam em ministros de justiça (v.15).
Precisamos nos manter alertas! Nosso inimigo espiritual amaria ver seguidores de Cristo distraídos por falsos ensinamentos e doutrinas. Mas enquanto estivermos com nossos olhos em Jesus e nos ensinamentos das Escrituras, nosso Senhor nos mantém na direção correta.
Não seja enganado pelos Ruperts de Satanás. —WEC

A verdade de Deus desnuda a mentira de Satanás. Bill Crowder

Inserida por pao_diario

A IMPORTÂNCIA DA TEOLOGIA

Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos. —2 Coríntios 6:14

Quando procuram por carros novos, os potenciais compradores buscam além do estilo exterior. Verificam o interior do carro para se certificarem que roda de forma eficiente e macia.
Na hora de escolher um cônjuge, alguns não cuidam tanto assim. Descobrem tarde demais que aquele corpo lindo e perfeito esconde um problema na alma. Homens e mulheres, ambos cometem tal erro, mas a autora Carolyn Custis James estava preocupada, especificamente com os homens, ao escrever: “O interesse da mulher por teologia deveria ser o primeiro detalhe a ser observado pelos rapazes. A teologia [dela] é repentinamente interessante quando ele enfrenta alguma crise, e, ela é a única pessoa por perto para lhe oferecer encorajamento.”
Salomão deveria saber disto, pois, ele era o homem mais sábio que jamais viveu (1 Reis 3:12; 4:29-34). Mas Salomão seguiu seus próprios desejos ao invés do comando de Deus, e, se casou com uma mulher que não tinha aliança com Deus (1 Reis 11:1-2). Os resultados foram desastrosos. A esposa de Salomão influenciou o coração do marido para outros deuses (vv.3-4) e Deus se irou com ele (v.9) como consequência o reino de Israel se dividiu e foi derrotado (vv.11-13).
A boa teologia é importante para todos. E é difícil tomar boas decisões se nossa aliança é com alguém que não conhece e não ama a Deus. —JAL

Crenças incorretas a respeito de Deus motivam escolhas pessoais incorretas. Julie Ackerman Link

Inserida por pao_diario

O AMOR TUDO CRÊ

[O amor] tudo sofre, tudo crê, tudo espera. —1 Coríntios 13:7

Há mais ou menos 40 anos notei que um amigo demonstrava grande afeto por alguém que eu considerava não-merecedora de amor. Achei que meu amigo estava se envolvendo e temia que, no final, ele ficasse desiludido e triste.
Quando expressei minha preocupação, ele respondeu: “Quando estiver diante do meu Senhor, espero que Ele me diga que amei a muitos, ao invés de poucos.” Jamais esqueci as palavras dele.
Paulo insiste que “o [amor] tudo crê” (1 Coríntios 13:7). O amor “acredita” nas pessoas. Ele pode ver o potencial delas. Ele acredita que Deus pode transformar a pessoa mais indigna e sem atrativos em obra-prima de graça e beleza. Se o amor erra, ele precisa errar no caminho da confiança e esperança.
Certamente, precisamos nos conscientizar do perigo, quando o vemos chegando e precisamos nos tornar “prudentes como as serpentes” (Mateus 10:16). O amor consistente pode ser a melhor resposta para os irresponsáveis e tolos, mas podemos ser muito cuidadosos, muito prudentes e desconfiados.
Não nos causa qualquer mal verdadeiro ao sermos enganados e trapaceados (Mateus 5:38-48). É melhor acreditar em alguém e ter o coração partido, do que não ter coração. O poeta britânico Alfred Tennyson escreveu: “É melhor ter amado e perdido o amor do que jamais ter amado.” Eu concordo. —DHR

O amor olha além do que as pessoas são para o que elas podem ser. David H. Roper

Inserida por pao_diario

FRÁGIL EXISTÊNCIA

[…] não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos. —2 Coríntios 1:9

Os aspectos geológicos do Parque de Yellowstone me fascinam. Mas quando caminho entre os gêiseres tenho consciência de quanto estou próxima do perigo. Estou andando sobre o topo de um dos maiores e mais ativos vulcões do mundo.
Quando leio o livro de Jó, me sinto como se estivesse andando por esse parque no dia da erupção do vulcão, rompendo a frágil crosta terrestre e trazendo o desastre.
Como os turistas do parque, Jó estava aproveitando a vida. Ele não tinha consciência de que apenas uma proteção o separava do desastre (Jó 1:9-10). Quando Deus removeu essa proteção e permitiu que Satanás o provasse, a vida dele desmoronou (vv.13-19).
Muitos cristãos vivem em circunstâncias nas quais parece que por alguma razão Deus removeu a Sua cerca de proteção. Outros, também por motivos desconhecidos, vivem numa calma relativa, aparentemente inconscientes da sua frágil existência. Como os amigos de Jó, eles acham que nada de mal vai acontecer, a menos que façam algo para merecê-lo.
Entretanto, como aprendemos com Jó, algumas vezes Deus permite que coisas ruins aconteçam às pessoas boas. Apesar da possibilidade do desastre nos atingir a qualquer momento, nada tem poder para destruir aqueles que confiam em Cristo (2 Coríntios 4:9). Nenhum desastre pode nos separar do amor de Deus. —JAL

O amor de Deus permanece mesmo que tudo desmorone. Julie Ackerman Link

Inserida por pao_diario

O MELHOR DOS DONS

Graças a Deus pelo seu dom inefável. —2 Coríntios 9:15

Está difícil escolher o presente ideal para alguém? Um amigo me deu algumas sugestões:
• O presente do ouvir. Sem interrupção, sem planejamento ou reação. Escutar, somente.
• O presente do afeto. Ser generoso ao expressar o carinho adequado, e encorajar.
• O presente do riso. Compartilhar brincadeiras e histórias engraçadas. Seu presente dirá: “Adoro rir com você.”
• O presente de um bilhete. Expressar sua apreciação ou afeto em algumas linhas escritas à mão.
• O presente de um elogio. Dizer sinceramente: “Você está tão bem, hoje” ou “Você é especial” com certeza trará um sorriso.
No entanto, ao começar este mês especial de celebração, porque não dar o melhor presente que você já recebeu? Compartilhe o fato de que “o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23). Ou transmita este verso em João 1:12: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.” Lembre aos outros de que “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
O melhor de todos os presentes é Jesus Cristo. “Graças a Deus pelo seu dom inefável.” (2 Coríntios 9:15). —CHK

O melhor presente foi encontrado na manjedoura. Cindy Hess Kasper

Inserida por pao_diario

SOMENTE DEUS

Porque de Deus somos cooperadores. —1 Coríntios 3:9

O neozelandês Edmundo Hillary e seu guia tibetano Tenzing Norgay tornaram-se as primeiras pessoas que alcançaram o pico do monte Everest, a mais alta montanha do mundo em 29 de maio de 1953. Como Tenzing não sabia usar a câmara fotográfica, Edmundo tirou uma foto de Tenzing como prova de que haviam chegado ao topo.
Os jornalistas, mais tarde, perguntaram repetidas vezes quem havia alcançado o cume primeiro. O líder da expedição, João Hunt, respondeu, “Eles o alcançaram juntos, como um time.” Eles estavam unidos por um alvo comum, e nenhum estava preocupado com quem receberia o maior crédito.
É contraproducente tentar determinar quem merece o maior crédito quando alguma coisa é bem feita. A igreja em Corinto estava dividida em duas facções — os seguidores de Paulo, e os seguidores de Apolo. O apóstolo Paulo lhes disse: “Eu plantei, Apolo regou […] nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega” (1 Coríntios 3:6,7). Ele lhes lembrou que eram “cooperadores [de Deus]” (v.9), e que, no ministério, é Deus quem dá o crescimento (v.7).
Nossa preocupação sobre quem merece o crédito serve somente para tirar a honra e a glória que pertencem somente ao Senhor Jesus. —CPH

Jesus deve crescer; eu devo diminuir. C. P. Hia

Inserida por pao_diario

Deus ama advérbios

…nós, porém, temos a mente de Cristo. —1 Coríntios 2:16

Os Puritanos, sabiamente, buscavam conectar tudo em suas vidas à fonte divina, unindo os dois mundos ao invés de dividi-los em sagrado e secular. Eles tinham um provérbio: “Deus ama advérbios; e não se importa se são — bom, ou bem.” Advérbios modificam os verbos — nossas palavras que descrevem a ação e atividade. O provérbio puritano dá a entender que Deus se importa mais com o espírito das nossas ações do que com os resultados concretos.

Agradar a Deus não significa que precisemos nos ocupar com um novo conjunto de atividades “espirituais”. Como os Puritanos diziam, qualquer atividade humana pode se tornar uma oferta a Deus, seja limpando casa ou pregando sermões, ferrando cavalos ou traduzindo a Bíblia.

Passamos muito tempo imersos no que é temporal. “Nós, porém, temos a mente de Cristo”, Paulo nos lembra (1 Coríntios 2:16). Essa verdade deve guiar tudo o que fazemos. Cuidar dos pais idosos. Limpar a bagunça das crianças. Sentar-se a varanda com um vizinho. Preencher a reclamação de um cliente. Preencher as fichas dos pacientes em enfermarias. Esperar no trânsito. Serrar toras de madeira. Prestar contas das gorjetas. Fazer compras.

Precisamos de fé, e da mente do Senhor Jesus, para reconhecer algo de valor duradouro, até mesmo nas tarefas mais comuns.

O mundo reconhece o sucesso; Deus reconhece a fidelidade! Philip Yancey

Inserida por pao_diario

Tempo e eternidade

Num tempo aceitável, eu te ouvi e no dia da salvação te ajudei. - 2 Coríntios 6: 2

Minha esposa e eu estávamos visitando alguns amigos que conheceram meu pai, o Dr. MR De Haan, quando ele era o pastor de sua igreja. Seu ministério havia deixado uma impressão profunda e duradoura neles. Uma mulher contou sobre uma experiência inesquecível que aconteceu 50 anos antes.

Ela estava ouvindo enquanto meu pai pregava sobre o julgamento de Deus e a realidade do inferno. Ao se aproximar do final de seu sermão, ele parou abruptamente. Por um minuto inteiro ele não disse uma palavra. Tudo o que podia ser ouvido era o tique-taque de um grande relógio na parede. O som pareceu ficar mais alto a cada segundo que passava. De fato, o constante “tick-tock” tornou-se quase ensurdecedor para aqueles sob convicção do Espírito Santo.

Então, com sua voz de comando, meu pai lembrou a platéia: “Você está agora um minuto mais perto da eternidade!” A mulher que me contou a história disse que estava com medo. E mesmo que ela não tenha recebido a Cristo naquela noite, a experiência de ouvir esse tique-taque era tão vívida em sua mente que, em última análise, levou à sua conversão.

Você está indo para o céu? Se não, cada segundo de passagem lhe recordará que você é um carrapato do relógio mais próximo de uma eternidade sem Cristo. Receba-o hoje!

Como você pode ir outro dia?
Responda a Cristo, não demore;
Apenas confie Nele, Sua Palavra acredita, a
vida Eterna você receberá. JDB

Para evitar perder-se na eternidade, receba a Cristo a tempo.
Richard DeHaan

Inserida por 2019paodiario

Experimente o meu tigre

Para nós que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. - 1 Coríntios 1:18

Há um conto chinês sobre um jovem que capturou um filhote de tigre, trouxe-o para casa e o levantou em uma gaiola. Quando estava completamente crescido, o homem adorava se gabar de quão feroz e poderoso era. "Esse tigre não é mais selvagem", zombou seus amigos. “Ele é tão manso quanto um velho gato doméstico.” Isso continuou até que um velho sábio os ouviu e disse: “Só existe uma maneira de saber se esse tigre é feroz ou não. Abra a gaiola! O jovem sorriu, colocou a mão no trinco e desafiou seus amigos: - Quer experimentar meu tigre?

Muitas pessoas vêem o evangelho de Jesus Cristo como uma fantasia mansa e impotente. No entanto, em 1 Coríntios 1:18, o apóstolo Paulo o chamou de “o poder de Deus”. Ele usou a palavra grega dunamis, que é a raiz da nossa palavra dinamite. Paulo disse que para um incrédulo o evangelho é tolice, mas qualquer um que esteja disposto a acreditar experimentará a “dinamite” de Deus. A força de um tigre, é claro, é destrutiva e pode trazer a morte, mas o poder do evangelho sempre leva à vida e à liberdade. Destrói a culpa e quebra o estrangulamento de hábitos pecaminosos.

Se tivermos experimentado esse poder, vamos desafiar os outros a “experimentar nosso tigre”.

Agite-me agora, desejo conhecê-lo,
conheça a plenitude do seu poder;
Ajude-me, Senhor, a ceder completamente
Dia a dia e hora a hora. —Hallan

Para experimentar o poder de Deus, devemos primeiro admitir que somos fracos. Joanie Yoder

Inserida por 2019paodiario

A meio caminho do céu

Nós andamos pela fé, não pela vista. - 2 Coríntios 5: 7

Meu folheto favorito do evangelho é chamado "When I Think Of Heaven". É escrito por Joni Eareckson Tada, que está paralisada do pescoço para baixo por causa de um acidente de mergulho durante a adolescência. Joni admite que pensar no céu nem sempre é fácil, especialmente porque temos que morrer para chegar lá, a menos que Jesus retorne primeiro! No entanto, Deus trabalha através de provações para nos ajudar a concentrar nossas mentes no céu.

Como alguém que vive, viaja e ministra em uma cadeira de rodas, Joni escreve com confiança sobre o céu: “Não tenho a menor dúvida de que ficarei fantasticamente mais animado e pronto para isso do que se estivesse de pé. Você vê, o sofrimento nos prepara para o céu. O céu se torna nossa paixão.

O apóstolo Paulo conhecia esse tipo de paixão. Nós gememos pelo céu, ele disse, não porque ansiamos por morrer, mas porque ansiamos por realmente viver, por estar com o nosso Senhor para sempre (2 Co 5: 6-8). Mas até então, “andamos pela fé, não pela vista” (v.7).

Recentemente ouvi falar de um senhor idoso que foi recebido desta maneira: “Prazer em vê-lo na terra dos vivos!” “Ah, não estou na terra dos vivos”, respondeu ele. “Estou na terra dos moribundos. Mas estou ansioso para estar na terra dos vivos logo quando estiver no céu. ”O coração daquele homem já está lá! Isso pode ser dito de você?

Para ver o rosto dele, esse é o meu objetivo,
o desejo mais profundo da minha alma;
Através da tempestade e estresse meu caminho eu vou traçar
Até, satisfeito, eu vejo a face dele! - Chisholm

Os ganhos do céu irão mais do que compensar as perdas da terra.
Joanie Yoder

Inserida por 2019paodiario

Fé Enraizada na História

Se Cristo não ressuscitou, sua fé é fútil. - 1 Coríntios 15:17

Oliver Stone produziu um filme sobre o ex-presidente dos EUA, John F. Kennedy. Ele falsificou os fatos e depois defendeu suas ações dizendo que o que era realmente importante era o "sentido mítico" da história - ou sua interpretação dos fatos. Precisão histórica não importava.

Alguns líderes religiosos do primeiro século aparentemente usaram uma tática similar ao relatar a ressurreição de Jesus. Influenciados por religiões pagãs que minimizaram a realidade do mundo físico, eles alegaram que Jesus se elevou em um sentido espiritual, não corporal.

Para o apóstolo Paulo, essa idéia era herética. Ele escreveu aos coríntios sobre a importância da evidência histórica precisa. Ele lembrou-lhes que Jesus havia aparecido a Pedro, aos outros apóstolos, a Tiago e a mais de 500 outros ao mesmo tempo (1 Co 15: 5-8). A maioria dessas testemunhas oculares ainda estava viva e podia testemunhar que o corpo da ressurreição de Jesus era tão real quanto o que Ele tinha antes de morrer, embora possuísse novos poderes.

A exatidão histórica é crucial para a veracidade da fé cristã. A ressurreição corporal literal apoia a divindade de Jesus, a suficiência de Sua morte expiatória e a esperança da vida eterna. A fé em Jesus é uma fé na verdade, a verdade que está enraizada na história.

Nossa história é marcada pelo enchimento de livros
Com o que pensamos, dissemos e fazemos;
Mas um livro, a Bíblia, revela o verdadeiro caminho -
fala do Salvador, o Filho de Deus. JDB

Conhecer a Cristo é conhecer a verdade. Herbert Vander Lugt

Inserida por 2019paodiario

Rumblings

Alguns deles também reclamaram e foram destruídos pelo destruidor. - 1 Coríntios 10:10

Como você se sentiria se o jornal de hoje informasse que os militares executaram 15.000 pessoas? Suponha que as vítimas não fossem criminosos, agitadores estrangeiros ou radicais políticos, mas cidadãos comuns que estavam protestando contra a maneira como seu país estava sendo governado.

Tal possibilidade parece impensável. No entanto, em Números 16, lemos que Deus respondeu assim ao antigo Israel. Ele tirou a vida de 15.000 pessoas de seu povo escolhido porque estavam se queixando da maneira como cuidava deles.

Não muito depois de sua libertação do Egito, cheia de milagres, eles começaram a arrastar os pés. Eles não gostaram do problema que estavam encontrando no caminho para a Terra Prometida. Eles murmuraram sobre seus líderes, sobre o que Deus estava alimentando-os e sobre o risco envolvido em se mudar para a terra de Canaã. O povo ansiava pelos “bons e velhos tempos” e sua incredulidade provocou a justa indignação de Deus.

Sua espécie não morreu completamente. Eles não foram os últimos a reclamar, em vez de seguir em frente com fé. Quantos de nós resmungam quando Deus não nos dá o que queremos? Uma pessoa sábia não seria apanhada morta reclamando contra Deus.

Aqueles que de sua parte reclamam
Desculpem o Senhor e causem-lhe dor;
Mas corações agradecidos são o seu deleite,
e eles acham favor aos Seus olhos. —Chosch

A fé floresce no jardim da gratidão.
Mart DeHaan

Inserida por 2019paodiario

Fé verdadeira

Ele fez Aquele que não conheceu pecado ser pecado por nós. - 2 Coríntios 5:21

Algumas coisas na vida pedem que sejamos absolutamente precisos - fazer exatamente como as instruções dizem. Por exemplo, não posso preencher minhas declarações fiscais da maneira que eu quiser. Eu tenho que fazer exatamente o que o código fiscal requer, ou vou gastar muito tempo me explicando. Mesmo em uma terra de liberdade, somos obrigados a seguir certas regras.

Aderir à Bíblia como o guia em nossa vida espiritual é ainda mais vital. Algumas pessoas podem considerar essas questões periféricas e facilmente ignoradas, mas precisamos acertar as coisas.

É por isso que é angustiante saber que, de acordo com o Barna Research Group, 42% dos americanos acham que Jesus cometeu pecados. E mesmo 25% dos cristãos professos dizem que Ele não era sem pecado. Além disso, 61% dos americanos acham que existem outras formas de salvação além da fé em Cristo.

Estes são desvios perigosos da verdade. Nosso Guia, a Bíblia, é claro - Jesus Cristo viveu uma vida perfeita, e Sua morte sacrificial é a única maneira de estabelecer um relacionamento com Deus.

Não podemos nos dar ao luxo de criar nossas próprias regras. Somente aqueles que chamam “no nome do Senhor serão salvos” (Rom. 10:13). Isso é fé verdadeira. Qualquer outro caminho leva à morte eterna.

Não me atrevo a tentar de outra maneira
E fazer o melhor que posso;
Não há outro caminho para Deus do
que o seu plano eterno. - Hess

Para entrar no céu, é quem você conhece que conta. Dave Branon

Inserida por 2019paodiario

Força na Fraqueza

Quando estou fraco, sou forte. - 2 Coríntios 12:10

Após o bombardeio do prédio federal da cidade de Oklahoma em 1995, Billy Graham se dirigiu aos cidadãos enlutados. A sra. Frank Keating, esposa do governador, lembrou mais tarde: “Quando ele se sentou na plataforma antes de sua mensagem, vi um homem com fraqueza física. Mas quando ele se levantou para falar, havia energia e vitalidade. E quando ele se sentou, ele foi novamente um homem de fraqueza.

George Müller, pastor do século 19 e diretor do orfanato, disse isso sobre a fraqueza: “Nossa fraqueza dá oportunidade para que o poder do Senhor Jesus Cristo se manifeste. Aquele abençoado nunca sai e nunca nos abandona. Quanto maior a fraqueza, mais próximo Ele está para manifestar Sua força; Quanto maiores as nossas necessidades, mais nos baseamos para confiar que Ele se provará nosso amigo. Esta tem sido minha experiência por mais de 70 anos; quanto maior a provação, maior a dificuldade, mais próxima a ajuda do Senhor. . . . Portanto, nosso negócio é apenas derramar nossos corações diante dEle; e ajudar em seu próprio tempo e caminho com certeza virá ”.

As palavras de Paulo em 2 Coríntios 12:10 são um paradoxo. Embora não possamos explicá-lo, podemos vivenciá-lo. Com Deus, nossa fraqueza se torna nossa maior força.

Deus usa a fraqueza para revelar
sua grande suficiência.
Então , se deixarmos que Ele trabalhe através de nós,
Seu poder nos verá. —Sesper

A maior barreira entre nós e Deus é a nossa suposta força. Dennis J. DeHaan

Inserida por 2019paodiario

Programa de Aprendizagem

Eu te peço, me imite. - 1 Coríntios 4:16

A vida certamente foi muito mais simples anos atrás. Se um homem fosse um carpinteiro, seu filho provavelmente seria o mesmo. Isso porque a loja estava em casa e o menino trabalhava com o pai. O filho observou atentamente enquanto o pai cortava a madeira, aplainava e alisava, depois prendia-a para construir uma mesa ou um banco. Foi aprendizado pelo exemplo.

A maioria dos jovens não aprende mais seus negócios assim. As vocações são muito complexas e o treinamento é muito exigente.

Um aspecto da vida, no entanto, é o mesmo de anos atrás. As crianças não só aprenderam a fazer coisas com papai e mamãe, mas também aprenderam sobre a vida. Eles viam os valores e a ética de seus pais em ação todos os dias em suas casas.

Mães e pais cristãos ainda têm “pequenos aprendizes” observando como eles colocam suas crenças em prática. Ele continua na hora das refeições, no carro, na loja, em conversas com ou sobre vizinhos - o tempo todo. Que maravilhosa oportunidade de ensinar nossos filhos a viver para Cristo! E os jovens não só precisam disso como querem.

Paulo disse a seus filhos na fé para imitá-lo - seguir seu exemplo (1Co 4:16). Estamos vivendo para Cristo de tal maneira que queremos que nossos filhos nos imitem?

Nossos filhos observam e imitam
as coisas que dizemos e fazemos;
Portanto, se imitarmos o Senhor,
eles também o imitarão. —Sesper

As crianças podem fechar os ouvidos para conselhos, mas seus olhos estão sempre abertos ao exemplo. David C. Egner

Inserida por 2019paodiario

Tocar a campainha

Peço-lhe que reafirme o seu amor por ele. - 2 Coríntios 2: 8

A história é contada de um rei que tinha um sino de prata colocado em uma torre alta de seu palácio no início de seu reinado. Ele anunciou que tocaria o sino sempre que estivesse feliz, para que seus súditos soubessem de sua alegria.

As pessoas escutaram o som daquele sino de prata, mas ele permaneceu em silêncio. Os dias se transformavam em semanas e semanas em meses e meses em anos. Mas nenhum som da campainha soou para indicar que o rei estava feliz.

O rei envelheceu e ficou cinzento e acabou por deitar-se no seu leito de morte no palácio. Enquanto alguns de seus choros se reuniam em torno dele, ele descobriu que realmente tinha sido amado por seu povo ao longo dos anos. Finalmente o rei ficou feliz. Pouco antes de morrer, ele estendeu a mão e puxou a corda que tocava o sino de prata.

Pense nisso - uma vida inteira de infelicidade porque ele não sabia que ele era calorosamente amado e aceito por seus súditos leais.

Como aquele monarca, muitas almas solitárias vivem seus dias sem a alegria de saber que são amadas e apreciadas pelos outros. Você conhece pessoas que precisam de uma palavra encorajadora? Em caso afirmativo, diga-lhes o quanto eles significam para você. Pode ser apenas o que é necessário para trazer alegria em suas vidas.

Alguém me deu uma palavra animadora
De que eu estava precisando,
E a fé foi reforçada mais uma vez
Apenas por aquela pequena ação. —Sheldon

O espírito humano toca com esperança ao som de uma palavra encorajadora.
Richard DeHaan

Inserida por 2019paodiario