Carta de São Paulo a Coríntios
Escolhendo um bom líder
Me imite, assim como eu também imito a Cristo. - 1 Coríntios 11: 1
Eu estava tomando café no McDonald's quando notei um homem entrando segurando uma bengala branca. Ele estava com a mão no ombro de um garoto e parecia ter total confiança em sua capacidade de guiá-lo.
Jesus falou sobre líderes em quem não se podia confiar. Ele chamou os líderes religiosos de Seus dias de "hipócritas" e "líderes cegos dos cegos" (Mt 15: 7-14). Os escribas e fariseus estavam ensinando tradições feitas pelo homem, não os mandamentos de Deus (vv.3-9).
Hoje, muitas vozes clamam do rádio, da TV e do púlpito: “Siga-me! Eu tenho a verdade. ”É uma cacofonia de confusão que muitas vezes leva as pessoas a se desviarem. O apóstolo João antecipou um momento em que escreveu: "Não acredite em todo espírito, mas teste os espíritos, sejam eles de Deus" (1 João 4: 1).
Como "testamos os espíritos"? Ao fazer estas perguntas: A vida do professor reflete a vida de Cristo? O professor proclama a salvação pela graça através da fé - não pelas obras? Professores e líderes confiáveis sempre nos apontam para Jesus, o caminho, a verdade e a vida (João 14: 6), e não para si mesmos. Caso contrário, eles são apenas líderes cegos dos cegos.
Vamos escolher com muito cuidado os líderes que seguimos.
Para Estudo Adicional
Leia 1 João 2: 4; 3: 18-19; 4: 2-3.
Como podemos ter certeza de conhecer a verdade do erro?
Como Deus nos ajuda? (4: 4).
Um bom líder conhece o caminho, mostra o caminho e segue o caminho. Dennis J. DeHaan
Empreste uma orelha
Os membros devem ter o mesmo cuidado um pelo outro. - 1 Coríntios 12:25
Escritura de hoje : 1 Coríntios 12: 12-27
Alguém precisa falar com você hoje. Você está disposto a ouvir? Pode ser uma profunda confissão de fracasso, uma expressão de fé, uma piada antiga ou um comentário sobre o clima, mas precisa ser dito. A pessoa pode ser uma criança ou um idoso. Você está pronto para prestar atenção?
Por 10 anos, Mary Ridgway, uma ocupada administradora e educadora de faculdade, visita regularmente Mary Jacobs em um centro de vida assistida. Ridgway começou recebendo 50 horas de treinamento para ser cuidador. Ela se perguntou se poderia aprender a se afastar de suas tendências para resolver problemas e preencher momentos silenciosos com palavras. Hoje, Mary Ridgway considera ouvir uma expressão de seu serviço a Cristo. Mary Jacobs agradece a Deus todas as noites por sua fiel amiga que se importa o suficiente para ouvir o que ela tem a dizer.
A Bíblia nos chama como cristãos a "cuidar uns dos outros" ( 1 Coríntios 12:25 ), usando os dons que Deus deu a cada um de nós por Sua graça. Uma das maneiras pelas quais podemos cuidar e servir um ao outro é ouvir.
Ouvir não é o trabalho de poucos talentos, mas o privilégio e a responsabilidade de todos nós. Alguém precisa lhe contar uma coisa hoje. Você está pronto e disposto, pelo amor de Jesus, a dar ouvidos?
Refletir e orar
Um coração atencioso, um ouvido atento,
uma palavra pensativa, uma lágrima suave
Ajudará a levantar a carga pesada
De almas cansadas ao longo da estrada da vida. -D. De Haan
Uma grande parte do amor é ouvir. David C. McCasland
Amor puro
Se eles não podem exercer o autocontrole, deixe-os casar. - 1 Coríntios 7: 9
Uma situação que antes era vista pela maioria das pessoas como inaceitável e imoral tornou-se comum. De acordo com o Relatório de Religião Nacional e Internacional , antes que a maioria dos casamentos americanos ocorra, o homem e a mulher já estão morando juntos.
O relatório continua, indicando que esta prática tem efeitos devastadores. "Os casamentos precedidos de convivência têm taxas 50% mais altas de interrupção (divórcio ou separação) do que os casamentos sem coabitação pré-matrimonial."
Mesmo entre os cristãos, não faltam aqueles que pensam que podem violar os padrões morais de Deus.
As tentações eram semelhantes no primeiro século. É por isso que Paulo teve que deixar claro para os crentes em Corinto que eles não tinham nenhum negócio envolvido em imoralidade sexual. Ele disse que se eles achassem que suas paixões se tornavam tão fortes que não poderiam controlar seus desejos sexuais, havia uma resposta. Não foi encontrado em um relacionamento imoral; foi encontrado no casamento.
Em um dia em que a imoralidade continua a devorar as pessoas, façamos tudo o que pudermos para promover as alegrias e privilégios do amor que estão honrando a Deus - o amor que é compartilhado no casamento. Não há substituto para o amor puro.
Aqueles que alimentam sua paixão
Fora do plano sagrado de Deus
Abster o padrão de amor que
Ele projetou para o homem. - k. DeHaan
Salvar-se para o casamento ajudará a salvar seu casamento. Dave Branon
Cheio de espírito
Nossa suficiência é de Deus. - 2 Coríntios 3: 5
O acadêmico da Bíblia CI Scofield visitou uma vez um hospital psiquiátrico em Staunton, Virgínia. O superintendente, que estava dando a ele uma excursão, apontou um jovem poderosamente construído que parecia ser o retrato da saúde.
Scofield perguntou: "Esse homem não seria muito difícil de administrar se ele se tornasse violento?"
“Sim”, disse o superintendente, “mas ele nunca exerce seu poder. Sua ilusão é que ele não tem força! Ele está sempre pedindo remédios e reclamando de fraqueza ”.
Scofield comentou mais tarde: “Quantos na igreja são assim! Divinamente dotados com o poder interior do Espírito Santo, eles não têm fé, conhecimento e consagração para usá-lo. As pessoas estão sempre orando por poder. Existe poder suficiente. O que eles precisam é a disposição para serem usados em qualquer posição humilde e a fé para exercitar a força que Deus tem dado ”.
Há muitos objetivos esplêndidos que poderíamos alcançar se deixássemos nossa desculpa tímida e deixássemos o Espírito Santo preencher e controlar nossas vidas. Por causa de nosso relacionamento com Cristo e o Espírito que habita em nós, temos toda a força de que precisamos para fazer a Sua vontade (2Co 3: 5).
Senhor, enche-nos com o poder do teu Espírito para
que possamos viver como em Tua vista;
Por todos os Teus filhos ponham as tuas mãos para
que possam viver como tu planejaste. —Loyd
O espírito humano falha a menos que o Espírito Santo se encha. Henry G. Bosch
Cristãos verdadeiros
Existem muitos membros, mas um só corpo. - 1 Coríntios 12:20
O que a palavra Yankee significa para você? Robert W. Mayer, em um artigo do Wall Street Journal, escreve: “Para pessoas em outras partes do mundo, simplesmente significa alguém dos Estados Unidos; para as pessoas nos Estados Unidos, significa alguém do norte da Linha Mason-Dixon; para nós nortistas significa alguém da Nova Inglaterra; para a Nova Inglaterra significa alguém de Vermont; para Vermonters significa alguém das Montanhas Verdes.
O termo cristão assumiu uma ampla gama de significados também. Alguns até mesmo se equiparam a ser um cristão com ser americano. Isso é muito grande! Mas nós, que cremos em Jesus Cristo, muitas vezes tornamos a definição muito estreita. Nós descrevemos como “cristãos verdadeiros” apenas aqueles homens e mulheres que crêem e adoram exatamente como nós.
Certamente a sã doutrina é vital! Não há espaço para discordar sobre os fundamentos da fé. Mas um "verdadeiro cristão" é alguém que confia na graça de Deus e coloca sua confiança em Cristo como sua única esperança de salvação.
Os crentes compartilham um enorme terreno comum entre si porque pertencem a um Cristo incomum. Não rejeite os cristãos verdadeiros - irmãos e irmãs que aceitaram o sacrifício de Jesus de uma vez por todas pelo pecado.
Visto que Deus recebe almas arrependidas
que confiaram em Seu Filho,
nós também devemos amá-las e recebê-las,
porque em Cristo somos um. - Hess
Não rejeite quem Deus aceitou. Haddon W. Robinson
Rei dos macacos
Aquele que gloria, que ele se glorie no Senhor. - 2 Coríntios 10:17
Estudos conduzidos pela National Geographic Society fornecem alguns insights fascinantes sobre o comportamento dos chimpanzés. Observadores observaram como a liderança de uma comunidade de chimpanzés mudou devido a um dramático blefe usado por um dos membros mais humildes da colônia.
Mike, como era carinhosamente conhecido, aprendeu a dominar seu estabelecimento de chimpanzés com a ajuda de algumas latas vazias de querosene e uma pesada caixa de aço. Hooting alto, ele iria bater os objetos de metal juntos como ele empurrou-os sobre o solo. Esse comportamento clamoroso assustou tanto os macacos que o líder entregou sua soberania a Mike.
Infelizmente, situações semelhantes podem ser vistas na igreja. Aqueles que geram mais atividade freqüentemente recebem a maior atenção e honra. Mas um grande programa e uma personalidade chamativa não são provas seguras de bênção divina.
Paulo advertiu contra olhar “para as coisas de acordo com a aparência exterior” (2 Co 10: 7). A medida real de nosso trabalho é se está de acordo com a Palavra de Deus e reflete Sua glória e não a nossa.
Certifique-se de que tudo o que você faz, você faz pelo Senhor. Então, quando você se gloriar, estará Nele!
Ajude-nos a não
ofuscar a glória de Deus, nem a auto-Sua luz a escurecer;
Que cada pensamento para Cristo seja cativo,
esvaziado para ser preenchido com ele. —Anon.
Você não pode glorificar a si mesmo e a Cristo ao mesmo tempo. Mart DeHaan
Faça seu corpo ouvir
Eu disciplino meu corpo e o coloco em sujeição. - 1 Coríntios 9:27
O apóstolo Paulo estava falando sério sobre o evangelho. Ele se entregou à tarefa de servir a Deus com a mesma dedicação que um atleta dedica à preparação para a competição. Enquanto os atletas treinam para um prêmio temporal, Paulo sofreu tremendas dificuldades para ganhar uma recompensa eterna.
Embora tivesse experimentado vários anos de ministério frutífero, o apóstolo tinha todos os motivos para desistir. Em cinco ocasiões, ele sentiu a picada de 39 cílios quando cordas de couro rasgaram sua carne (2 Coríntios 11:24). Ele também foi espancado, apedrejado e naufragou, e ele suportou fome, sede, frio e muitos outros problemas (vv.25-27).
O corpo de Paul deve ter se rebelado toda vez que ele se preparava para ir a outro local de serviço. Eu imagino que ele disse: “Olha, Paul. Estou cansado e magoado. Eu fiz o suficiente. Por que você insiste em tais atos insanos de amor por essas pessoas difíceis? Não há como arriscar mais abuso. Está na hora de se aposentar! ”
Mas Paul disciplinou seu corpo. "Eu sei que você está ferido", eu posso ouvi-lo dizer. “Eu gostaria de ceder a você. Mas para o evangelho, para o reino de Cristo, para o próprio Jesus Cristo, tenho que continuar. E eu não posso ir sem você. Vamos!"
Paulo fez de seu corpo seu servo e servo do evangelho. Estamos tão determinados a servir a Cristo?
Para
pensar mais Você já sentiu vontade de desistir?
Onde Jesus encontrou forças para continuar
a ministrar? (Mateus 14: 13,23; 26: 36-44).
Quando você está trabalhando para Jesus, é sempre muito cedo para desistir. Haddon W. Robinson
Quem é o tolo?
O trabalho de cada um se tornará claro; para o dia irá declará-lo. - 1 Coríntios 3:13
Todos na comunidade conheciam Carl. Ele era um fazendeiro e um homem de família cuja dedicação ia além de seus próprios campos produtivos. Ele também era conhecido por sua maior dedicação ao que ele chamou de “campo de colheita de Deus”.
Os vizinhos de Carl às vezes o consideravam tolo, especialmente por causa de sua relutância em trabalhar aos domingos. Em vez disso, ele ia à igreja, visitava pessoas fechadas e se concentrava na vida familiar. Escolher as prioridades de Deus sobre as prioridades da colheita parecia imprudente.
Um domingo, enquanto os vizinhos reuniam suas colheitas antes de uma tempestade, Carl foi à igreja como de costume. Mais tarde, um vizinho zombou: “Pense, Carl, até o final do mês o resto de nós estará desfrutando de uma grande recompensa por causa do nosso trabalho. Mas você pode acabar com nada, tudo por causa do seu trabalho para Deus. Onde você estará então? ”Com uma confiança tranquila, Carl respondeu:“ Trabalhar para Deus também tem uma recompensa, mas não necessariamente no final do mês. A questão é, quando esse dia chegar, onde você estará?
Qual dia de pagamento tem prioridade na sua vida? Aquele no final do mês ou no dia em que você está diante de Cristo? Agora é a hora de avaliar seus objetivos na vida, pois um dia o Senhor recompensará as escolhas sábias que você fez.
Oh, use-me, Senhor, use até a mim,
assim como tu queres, e quando, e onde,
até tua face abençoada eu vejo -
Teu descanso, Tua alegria, Tua parte de glória. —Havergal
Servir ao Senhor é um investimento que paga dividendos eternos. Joanie Yoder
Auto estima
Se alguém está em Cristo, ele é uma nova criação. - 2 Coríntios 5:17
A baixa auto-estima é um assassino - um matador de potencial, de coragem, de relacionamentos. Não é, no entanto, nosso principal problema. Eva comeu a fruta proibida porque ela não podia aceitar a si mesma como ela era? Lúcifer se rebelou e caiu na sacada do céu porque se sentia inferior ao Deus Altíssimo? Ou foi o orgulho que os levou a pensar que tinham o direito de saber mais ou ser mais do que o Senhor havia ordenado?
Na verdade, nosso problema fundamental é nossa culpa diante de um Deus santo. Ironicamente, isso significa que temos que nos sentir pior antes que as coisas melhorem. Certamente todos nós devemos procurar construir uns aos outros (1 Tessalonicenses 5:11). E devemos expressar amor e cuidado especial àqueles que sofreram situações abusivas.
Mas todos nós, não importa como fomos condicionados desde a infância, devemos admitir que pecamos e precisamos nascer de novo. Devemos também perceber o quão errado é nos medirmos sozinhos ou nos compararmos com os outros (2 Coríntios 10:12). Acima de tudo, devemos reconhecer que não merecemos o que Cristo fez por nós na cruz (Ti 3: 4-5).
Você confiou em Jesus como seu Salvador? A única maneira de se sentir bem consigo mesmo é acreditar e aceitar o que Jesus fez por você.
Não devo me estimar
mais do que deveria;
Meu verdadeiro valor reside no fato de
que Cristo minha alma comprou. - Hess
Para se sentir bem consigo mesmo, pense em quem você é em Cristo. Mart DeHaan
Uma celebração séria
Se nos julgássemos, não seríamos julgados. - 1 Coríntios 11:31
Um clube exclusivo em Nova York recusou a adesão a um homem porque ele era judeu. Um ministro que pertencia ao clube denunciou isso em seu púlpito como "moralmente repreensível". Ondas de choque ondularam pelos corredores, porque muitos membros da igreja pertenciam a esse clube. O pastor então acrescentou: “Qualquer um que tenha de alguma forma - por pensamento, palavra ou ação - aceito esta ação não é bem-vindo para receber a Santa Comunhão até que tenha trabalhado sua própria paz com Deus”.
O pastor tinha apoio bíblico para sua insistência de que ninguém deveria vir à mesa do Senhor com pecado não confessado. Em 1 Coríntios 11, o apóstolo Paulo confrontou alguns membros da igreja que precisavam reconhecer suas atitudes egoístas e divisivas e confessá-los como pecado (v.18,21). Ele pediu que fizessem uma pausa para um sério auto-exame antes de participar da alegre celebração do perdão completo que Jesus assegurou a nós por Sua morte sacrificial.
O princípio ainda se aplica hoje. Qualquer coisa que tenha chegado entre nós e nosso Salvador deve ser identificada e confessada antes de participarmos da Ceia do Senhor. O pão e a taça dão novo significado ao perdão que nos é assegurado pelo sangue derramado de nosso Salvador.
Proibida Senhor, que eu me glorie,
Salve na morte de Cristo, meu Deus;
Todas as coisas vãs que mais me encantam -
eu as sacrifico para o Seu sangue. —Watts
Antes de vir à mesa do Senhor, certifique-se de ter um coração limpo. Dennis J. DeHaan
Amanhães não abertos
Nós andamos pela fé, não pela vista. - 2 Coríntios 5: 7
Muitas vezes desejamos ver o que está na esquina da vida. Então poderíamos nos preparar para isso, controlá-lo ou evitá-lo.
Uma pessoa sábia disse: “Embora não possamos ver as esquinas, Deus pode!” Quanto melhor e mais reconfortante é isso!
Recentemente minha neta de 10 anos, Emily, e eu estávamos fervendo ovos no café da manhã. Enquanto olhávamos a água fervente e imaginávamos quanto tempo levaria para acertar os ovos, Emily disse: - Pena que não possamos abri-los para ver como estão se saindo. Concordei! Mas isso teria estragado tudo, então tivemos que confiar em suposições, sem garantia de resultados.
Começamos a falar sobre outras coisas que gostaríamos de ver, mas não podemos - como amanhã. Pena que não podemos abrir o amanhã, dissemos, para ver se é assim que gostaríamos. Mas mexer com o amanhã antes do tempo, como abrir um ovo parcialmente cozido, estragaria hoje e amanhã.
Porque Jesus prometeu cuidar de nós todos os dias - e isso inclui o amanhã - podemos viver pela fé um dia de cada vez (Mt 6: 33-34).
Emily e eu decidimos partir amanhã em segurança nas mãos de Deus. Você já?
Embora eu não saiba o que me espera,
O que o futuro reserva,
No entanto, sei que o Senhor é fiel,
Pois eu já o provei antes. —Anon.
Você só está criando problemas quando está preocupado com o amanhã. Joanie Yoder
Encontrando Harmonia
Eu imploro com você. . . que não haja divisões entre vocês. - 1 Coríntios 1:10
Durante a temporada de Natal, minha esposa e eu assistimos a uma apresentação do Messias de Handel. Além de sermos tocados com a boa produção dessa música excitante, também fomos movidos por outra coisa. Depois da primeira seção, o condutor principal desceu e entregou o bastão a outro homem que dirigira essa produção anual por muitos anos.
Nós notamos nenhuma mudança. Para ambos os maestros, a qualidade da música permaneceu alta.
Isso me fez pensar. E se alguns músicos tivessem dito: “Nós gostamos mais do primeiro cara. Não vamos fazer o melhor para este aqui. ”Isso teria arruinado a majestosa música. Em vez disso, os músicos trabalharam igualmente duro para ambos.
Deveria ser assim na igreja. Devemos dar o nosso melhor esforço para o trabalho do Senhor, não importa quem seja o nosso líder, desde que, é claro, ele esteja seguindo a Deus. Mas em muitas congregações há uma tendência de seguir um líder em detrimento de outro, dividindo sua lealdade enquanto prejudica a eficácia da igreja.
Paulo implorou aos coríntios que evitassem divisões baseadas em personalidades. Esse conselho ainda se aplica hoje. Quando servimos a Deus, precisamos perceber que não podemos ter harmonia até estarmos completamente em sintonia com Cristo.
Como um poderoso exército move a igreja de Deus;
Irmãos, estamos pisando onde os santos pisaram;
Nós não somos divididos, todos nós somos um -
um em esperança e doutrina, um em caridade. - Barcaça-Gould
Manter-se em sintonia com Cristo mantém a harmonia na Igreja. Dave Branon
Táticas Inimigas
Nós não somos ignorantes dos dispositivos [de Satanás]. - 2 Coríntios 2:11
Satanás usa muitos métodos para impedir a obra do Senhor. Os capítulos 6 a 8 de Atos contêm três ilustrações de como ele faz seu trabalho maligno através das pessoas e das circunstâncias.
1. Satanás cria dissensão dentro da igreja. "Naqueles dias . . . houve uma queixa contra os hebreus pelos helenistas ”(Atos 6: 1). Quando uma igreja se torna conhecida por suas brigas e difamações, seu testemunho na comunidade será danificado.
2. O inimigo tenta desviar ministros e professores de seu principal propósito de pregar o evangelho. Os apóstolos estavam se sentindo pressionados a “deixar a Palavra de Deus e servir as mesas” (6: 2). Satanás emprega uma tática similar hoje em dia, colocando um pastor tão envolvido nos programas da igreja que ele tem pouco tempo para orar e estudar a Palavra.
3. Em todas as épocas, Satanás procura destruir o povo de Deus. Em Atos 7 e 8, lemos que Estêvão foi martirizado e que Saul “destruiu a igreja” (8: 3).
Precisamos estar cientes das táticas de Satanás e estar em guarda contra seus ataques. Nós não queremos ser uma causa de dissensão e desvio na igreja. Em vez disso, vamos nos concentrar em espírito de oração no propósito de Cristo para nossas vidas.
Eu quero viver acima do mundo,
Embora os dardos de Satanás contra mim sejam lançados;
Pois a fé captou o som alegre,
a canção dos santos em terreno mais elevado. —Oatman
Conheça a estratégia de satanás para evitar a tragédia do pecado. Richard DeHaan
Desembolsadores ou Comissários
Veja que você é abundante nesta graça [de dar]. - 2 Coríntios 8: 7
Um agente funerário do cemitério Forest Lawn, na Califórnia, disse ao autor Gilbert Beers sobre um homem que, há muitos anos, gastou US $ 200 mil em seu próprio funeral. Distanciado de sua esposa e filhos, aquele homem amargo desperdiçou todo o seu dinheiro em seu próprio enterro e não deixou nada.
Como o caixão e outras despesas somaram apenas US $ 100 mil, ele ordenou que os US $ 100 mil restantes fossem gastos em orquídeas! Apenas três pessoas compareceram ao serviço memorial. Que senso de valores distorcido! Que desperdício de dinheiro que poderia ter sido usado para ajudar os necessitados ou para apoiar uma causa digna! E que lição podemos aprender com essa loucura egocêntrica!
Todos nós precisamos nos perguntar se estamos desperdiçando os recursos que Deus nos confiou em coisas sem valor. Se assim for, precisamos prestar atenção ao que Jesus disse em Lucas 16: 9: “Eu digo a vocês, usem riquezas mundanas para ganharem amigos para si mesmos, para que, quando isso se for, vocês sejam acolhidos em moradas eternas” (niv).
Quando usamos nossos recursos para beneficiar os outros, especialmente para comunicar o evangelho a eles, colhemos dividendos eternos. Algum dia eles poderão estar à porta do céu para nos receber. Vamos ser bons mordomos do que Deus nos deu.
Se fomos abençoados com riquezas,
devemos ser ricos em ações;
Deus quer que sejamos generosos
em atender às necessidades dos outros. —Sesper
As riquezas têm valor eterno quando as usamos para abençoar outras pessoas.
Vernon Grounds
O segredo da força
Quando estou fraco, sou forte. - 2 Coríntios 12:10
Se há algo que tendemos a desprezar, é fraqueza. A força, por outro lado, é considerada louvável. Mas o apóstolo Paulo fez uma declaração intrigante: “Quando sou fraco, então sou forte” (2 Coríntios 12:10).
Como ele poderia dizer isso? Ele aprendeu que quando sua própria força cedia e seus recursos pessoais de energia e sabedoria estavam esgotados, ele tinha que confiar completamente na inesgotável graça de Deus. Quando ele fez isso, sua experiência foi como a de um viajante no deserto, que deixa de lado sua cantina seca por ter chegado a um oásis com um suprimento abundante de água cristalina.
Hudson Taylor, fundador da China Inland Mission, conhecia o segredo da força através da fraqueza. Cumprimentado uma vez por um amigo sobre o impacto da missão, Hudson respondeu: “Pareceu-me que Deus olhou o mundo inteiro para encontrar um homem que fosse fraco o suficiente para fazer o Seu trabalho, e quando finalmente me encontrou, Ele disse: 'Ele é fraco o suficiente - ele fará.' Todos os gigantes de Deus foram homens fracos que fizeram grandes coisas por Deus, porque contaram que Ele estava com eles. ”
Aprendemos o segredo de abandonar nossa autossuficiência totalmente inadequada para usar os recursos do poder ilimitado de Deus?
Deus usa a fraqueza para revelar
sua grande suficiência.
Então , se deixarmos que Ele trabalhe através de nós,
Seu poder nos verá. —Sesper
Para experimentar a força de Deus, devemos reconhecer nossa fraqueza. Vernon Grounds
Uma Fragrância Misteriosa
Somos para Deus a fragrância de Cristo. - 2 Coríntios 2:15
A maioria de nós pode pensar em alguém - talvez um parente ou um amigo - que é conhecido por um perfume específico que ela usa. Mesmo sem vê-la, sabemos quando ela está por perto. Sem palavras, sua fragrância nos recebe em sua companhia.
Todo cristão também deve ser conhecido por usar um perfume particular - a fragrância de Cristo. Mas não pode ser comprado em um balcão de cosméticos. Não pode nem ser engarrafado e vendido pela igreja. Este misterioso perfume sobe sempre e somente a partir da nossa comunhão interior com Cristo e provoca uma influência sutil, mas perceptível, em relação aos outros.
Alguém disse sobre um cristão em sua pequena cidade: “Aquele homem nunca cruza meu caminho sem que eu seja melhor para ele!” Outro comentou: “Você só precisa apertar sua mão para saber que ele está cheio de Deus”. esse crente admirado dera um testemunho verbal em algum momento. Mas sem o perfume de Cristo, seu testemunho não teria sido fortalecido pelo Espírito (2 Coríntios 3: 6).
O apóstolo Paulo perguntou: “Quem é suficiente para estas coisas?” (2:16). A resposta é clara: nossa fragrância, toda nossa suficiência, é de Cristo somente, não de nós mesmos. Que fragrância você vai usar hoje?
Oh, faça-me, Senhor, tanto como Ti,
Minha vida controlada pelo poder divino,
Que eu uma luz brilhante pode ser
De qual Tua graça pode brilhar. —Robertson
Se você andar com Cristo, os outros sentirão a presença dele com você. Joanie Yoder
Obrigado!
Eles se dedicaram ao ministério dos santos. - 1 Coríntios 16:15
Enquanto tivéssemos a nossa cabana familiar no Lago Piatt, na bela península superior de Michigan, Lyle Hopper foi zelador da nossa associação cristã de proprietários. Agora Lyle está se aproximando da aposentadoria, e eu estava pensando nos anos de trabalho que ele e sua esposa Pauline deram à comunidade dos lagos.
Porque nós não temos um telefone em nossa cabine, Lyle ou Pauline tem levado a nossa cabine várias vezes para nos dar ou receber mensagens de telefone para os nossos hóspedes. Alguns eram urgentes - notícias de doenças ou emergências em casa que exigiam atenção imediata. Os Hoppers sempre fizeram isso graciosamente, recusando qualquer tipo de compensação.
Quando algo quebrou e eu precisei de uma parte, Lyle sempre parecia ter um em algum lugar. Se eu precisasse de conselhos sobre como consertar alguma coisa, Lyle sempre teve tempo de me explicar.
Ao ler 1 Coríntios 16 recentemente, lembrei-me de Lyle e Pauline. O apóstolo Paulo expressou agradecimento àqueles na casa de Estéfano que “se devotaram ao ministério dos santos” (v.15).
Há servos fiéis de Deus em sua vida que foram um refresco para o seu espírito? Certifique-se de reconhecê-los (v.18). Obrigado, Lyle e Pauline.
Senhor, ajude-nos a apreciar
O trabalho que os outros fazem,
O serviço dado de seus corações,
Seu sacrifício por você. —Sesper
Aqueles que servem merecem nossos agradecimentos. David C. Egner
AS OBRAS DE DEUS
[…] a nossa suficiência vem de Deus. —2 Coríntios 3:5
Quando eu era pastor, costumava ter um pesadelo recorrente. Nos domingos pela manhã eu acordava para proclamar o evangelho durante o culto, olhava para a congregação — e não via ninguém nos bancos!
Não é preciso ser um Daniel (Daniel 2:1,19) ou um terapeuta para interpretar este sonho ou visão. O pesadelo surgiu, pois eu acreditava que tudo dependia de mim. Erroneamente acreditei que se não pregasse com poder e persuasão, a congregação esmoreceria e a igreja fecharia. Eu me achava responsável pelos resultados do trabalho de Deus.
Nos evangelhos lemos que algumas pessoas perguntaram a Jesus, “Que faremos para realizar as obras de Deus?” (João 6:28). Que audácia! Somente Deus pode fazer Suas obras!
A resposta de Jesus nos instrui: “A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado” (João 6:29). Portanto, seja qual for a nossa tarefa; ensinar na escola dominical, liderar um pequeno grupo, compartilhar a história do evangelho com o nosso vizinho ou proclamar o evangelho para as multidões, precisa ser feita pela fé. Não há outra maneira de “realizar as obras de Deus”.
A nossa responsabilidade é servir a Deus fielmente, não importa o lugar onde Ele nos colocou. Devemos deixar os resultados com Ele. Como Jesus lembrou aos Seus discípulos em João 15:5: “[…] sem mim nada podeis fazer.” —DHR
A obra de Cristo na cruz nos capacita a realizar boas obras para Ele. David H. Roper
CORRENDO TODOS OS DIAS
Correi de tal maneira que o alcanceis [o prêmio]. —1 Coríntios 9:24
Há um desafio de corrida na montanha, que abrange 24 quilômetros, chegando a dois mil metros de altitude. Meu amigo percorreu este trecho 20 vezes. Em sua última corrida, ele atravessou a linha de chegada quando faltava uma semana para o seu sexagésimo sétimo aniversário! Ao invés de treinar somente antes da corrida, ele corria onde estivesse; 11 quilômetros por dia, o ano todo, com raras exceções e corre até hoje.
Em 1 Coríntios 9, Paulo usa a corrida para ilustrar sua própria disciplina como cristão na corrida da vida. Ele correu com propósito e disciplina para receber a coroa eterna, e encorajou outros a imitá-lo: “Correi de tal maneira que o alcanceis [o prêmio]” (v.24).
A palavra “domina” no verso 25 engloba o significado de autocontrole praticado pelos atletas que treinam para ganhar um prêmio. A disciplina regular como um consistente hábito de vida tem mais valor para um atleta do que a preparação de último minuto.
Estamos nos aproximando “da carreira que nos foi proposta” (Hebreus 12:1) com descuido espiritual ou com o propósito e a disciplina originados pelo desejo de agradar a Deus?
A chave para vencer distâncias é o treino diário. —DCM
Para vencer o prêmio na corrida proposta por Cristo é necessário dedicação e disciplina. David C. McCasland
CUIDADO COM O RUPERT
[...] porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. —2 Coríntios 11:14
No dia 6 de junho de 1944, o Dia D da invasão, uma parte dos navios aliados atacou as praias da Normandia, na França. No mesmo momento, milhares de aviões enviaram paraquedistas. Entre eles, os Aliados enviaram centenas de manequins de borracha, atrás da linha inimiga. Esses manequins eram chamados de Ruperts e foram planejados para simular um ataque e confundir o inimigo. Enquanto os manequins aterrissavam, alguns soldados alemães se enganavam e lutavam com os bonecos, criando assim uma ruptura vital nos muros da fortaleza européia.
Nós aceitamos esse tipo de engano, como parte de uma estratégia militar legítima, para frustrar forças opressivas. O que não devemos aceitar é o engano que Satanás atira em nossa direção. Paulo explicou que o diabo “se transforma em anjo de luz” (2 Coríntios 11:14) e que os seus próprios ministros se transformam em ministros de justiça (v.15).
Precisamos nos manter alertas! Nosso inimigo espiritual amaria ver seguidores de Cristo distraídos por falsos ensinamentos e doutrinas. Mas enquanto estivermos com nossos olhos em Jesus e nos ensinamentos das Escrituras, nosso Senhor nos mantém na direção correta.
Não seja enganado pelos Ruperts de Satanás. —WEC
A verdade de Deus desnuda a mentira de Satanás. Bill Crowder