Carta de São Paulo a Coríntios
" A morte é passagem para a vida definitiva "
( 2 Coríntios, 4,16-18 e 5,1-10 )
Recebemos a vida de presente e com ela a alegria em compartilhar o melhor de nós com aqueles que nos cercam.
Somos pássaros livres, fazemos escolhas no decorrer de nossa vida, mas chega o momento em que somos chamados a retornar ao convívio daquele que um dia nos enviou para este mundo. Para este retorno, é necessário que haja a separação daqueles que conosco convivem. Fica a saudade, lembranças de um tempo, mas também a certeza de que a criação está junto do seu Criador na morada eterna.
O tempo não perdoa, mas a intensidade de tudo o que foi vivido ao longo do nosso caminhar faz toda a diferença.
A dor uma hora cessa no coração daqueles que ainda tem sua estrada pela frente,a saudade permanece, mas o consolo é certo na vida de todo aquele que confia em um Deus maior !
.
Com pesar em nossos corações seguimos
Que Deus console os corações dos familiares
e amigos...
Poetisa
Islene Souza Leite , obrigada meu amigo Gilberto Brito pela parceria, a quatro mãos.
Espelho Embaçado | Pr. Olavo Feijó
1 Coríntios 13:12 - Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
A maioria das desavenças entre cristãos tem início em nossas limitações. Geralmente, o pouquinho de conhecimento que temos de Deus parece-nos como um conhecimento total. Paulo, por causa disto, nos alerta: “O que agora vemos é como uma imagem imperfeita, num espelho embaçado; mas, veremos face a face” (I Coríntios 13:12).
Há cristãos que passam a noite toda de joelhos, orando. De madrugada, sentem uma profunda experiência espiritual e crescem espiritualmente. Até aí, tudo bem. O problema é quando decidem generalizar sua experiência individual, insistindo com seus irmãos na fé que, para serem abençoados devem, como ela/ele fez, passar horas orando de joelhos.
A teologia bíblica ignora a doutrina da exclusividade dos joelhos dobrados. “Sem oração de joelhos, esquece a bênção”, dizem os cristãos que de joelhos experimentavam experiências espirituais. Tais irmãos, muito honestos na experiência que tiveram ignoram, sem nenhuma intenção negativa, que há irmãos que sofrem de artrose nos joelhos. E daí? Eles serão punidos por não “se humilharem, de joelhos”? O conselho de Paulo nunca deve ser ignorado: por mais profunda que seja nossa abençoada experiência, ela não deixa de ser “uma imagem imperfeita, num espelho embaçado”. Graças a Deus, o Senhor não permite que nós blindemos Sua soberania.
Meditando em II Coríntios 4.7
Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Quem brilha é ele e não nós.
O tesouro é Cristo e nós somos o barro. Quem brilha é ele e não nós. O poder e a excelência são dele nunca nossa. Não fazemos nada para nós mesmos e sim para ele e nele, para a glória dele. Paulo foi uma pessoa que não deixou seu ego inflamar e por isso, teve consciência do tesouro Jesus no seu coração.
PERMANECER SENTADOS
Leia: "2 Coríntios 6:14-17" Não se juntem com descrentes para trabalhar com eles ( v.14 )
Examine: Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos ( Provérbios 4:23 )
Considere: Se você é solteiro, que mudanças Deus está lhe pedindo em seus hábitos de namoro ? Por que o casamento entre cristãos é importante ? Se você é casado, que conselhos matrimoniais pode dar aos solteiros ?
O vagão do trem estava abarrotado de pessoas irritadas. Devíamos ter chegado à nossa estação há quatro horas, mas a máquina do trem estava parada numa cidade distante. Exasperado, meu marido e eu planejamos sair do trem, alugar um carro e dirigir o restante do caminho para casa. Queríamos fazer alguma coisa, que não significasse permanecer em nosso assentos e esperar.
A espera às vezes nos leva a tomar atitudes impulsivas - especialmente em questões de namoro e casamento. O perigo está em abaixarmos nossos padrões em vez de "permanecer sentados" e esperar pelo melhor que Deus tem para nós.
A advertência de Paulo pode evitar muito sofrimento se a aplicarmos ao namoro. Ele disse, "Não se juntem com descrentes para trabalhar com eles" ( 2 Coríntios 6:14 ).
Se você for como eu, talvez conheça pessoas muito boas que pensam que Jesus é só mais um dos caminhos para o céu. Deus nos chama, no entanto, dizendo "...Saiam do meio dos pagãos e separem-se deles" ( v.17 ). Portanto, considerar o casamento com alguém que não conhece Jesus é sinal de que devemos definitivamente permanecer sentados.
Quando se trata de namoro, precisamos evitar os que se chamam de cristãos e agem como pessoas sem nenhum consciência espiritual. Paulo nos advertiu para não nos envolvermos com "...ninguém que se diz irmão na fé, mas é imoral, ou avarento, ou adora ídolos, ou é bêbado, ou difamador, ou ladrão" ( 1 Coríntios 5:11 ). Por mais difícil que possa ser, precisamos evitar o envolvimento romântico com pessoas que não estão no caminho de Cristo.
Embora ninguém goste de esperar, vale a pena honrar os padrões de Deus para o casamento. Fazendo isso, você poderá saltar de seu assento e correr para o altar, se Deus estiver conduzindo para lá. - Jennifer Benson Schuldt
MUITO AMADO
Leia: "1 Coríntios 13:3-13" Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. ( v.6 )
Examine: Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça. ( Efésios 4:15 )
Considere: Por que a verdade é necessária ? Em que ocasião você ouviu palavras duras preferidas por um amigo ? Como você reagiu ?
"O verdadeiro amigo não duvida, mas espera."
Apesar de vários filmes baseados em livros deixarem muito a desejar, a produção de Emma, de Douglas McGrath, em 1996, retrata vividamente os adoráveis personagens de Jane Austen, Emma e seu amado sr. Knightly. A força do relacionamento, entretanto, vem dos escritos de Austen ao revelar os desejos de cada coração - de não apenas ser amado, mas ser verdadeiramente amado. Sendo um homem de convicções, o sr. Knightly assegura à Emma que sua severa crítica ao comportamento inaceitável dela não significa rejeição, mas a convicção de que existem coisas melhores em seu interior.
O crescimento espiritual não acontece sem um confronto com a verdade. Em João 14:6, Jesus disse, "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar a té o Pai a não ser por mim." Muito mais do que informação verdadeira, a verdade divina é inseparável de amor de Deus. Exigiu o sacrifício da cruz; e tornou o amor possível.
Jesus nos ama o suficiente para falar diretamente conosco. E Ele assim o faz para que nossos pés sejam firmados na rocha sólida de Sua Palavra. Em retribuição, devemos estar dispostos a amar as outras pessoas e verdade.
A verdade não é fácil de ouvir, e as palavras duras ferem. No entanto, o amor subiste aos detalhes. "O amigo quer o nosso bem, mesmo quando nos fere; mas, quando um inimigo abraçar você, tome cuidado !" ( Provérbios 27:6 ). O amor anseia pela retidão e trilha o difícil caminho de falar a verdade encontrada na Palavra de Deus. Cometemos grande injustiça ao corpo de Cristo quando fingimos que o pecado não existe ( Efésios 4:25 ).
A força de Deus torna-se atuante em nossas vidas quando praticamos o Seu chamado à verdade de suas maneiras. Devemos estar dispostos a anunciar ( Provérbios 27:17 ) e receber ( Salmo 141:5 ). O amor de Deus conduz-se de verdade. Menos que isso não é realmente amor. - Regina Franklin
PESSOAS INCOMUNS
Leia: "2 Coríntios 3:12-18" ...todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando [...] mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito ( v.18 )
Examine: ...não tenham [...] mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus. No meio delas vocês devem brilhar como as estrelas do céu ( Filipenses 2:15 )
Considere: Como o fato de perceber que você é feito á imagem de Deus o inspira ? Que obra transformadora Deus tem feito em sua vida ?
No livro O Peso de Glória, C. S. Lewis faz uma afirmação surpreendente a respeito da humanidade: "Não existem pessoas comuns," escreve Lewis, "você jamais falou com um mero mortal". Uau ! Esse sim é um pensamento agradável - especialmente para aqueles de nós que às vezes, na melhor das hipóteses, nos sentimos comuns. Será mesmo verdade que temos uma grandeza escondida ?
Só precisamos abrir as primeiras páginas da Bíblia para descobrir que os seres humanos são tudo, exceto comuns. O primeiro capítulo de Gênesis diz que os seres humanos são a única peça da criação que tem a ilustre honra de ser criada à Sua semelhança ( Gênesis 1:26-27 ).
Francis Schaeffer, contemporâneo de C. S. Lewis, declarou: "Não há revelação mais importante dada a respeito do homem do que o fato de que ele carrega a imagem de Deus." Como "descendência" de Deus nós somos marcados pela gloriosa imagem do Criador do universo. Embora seja verdade que nascemos com o pecado em nossos corações e que carecemos de refletir a glória de Deus ( Romanos 3:23 ), ainda assim existem traços da glória e dignidade divina em cada um de nós.
Ralph Waldo Emerson disse: "O homem é Deus em ruínas." Como as antigas ruínas do mundo ainda impressionam e inspiram os turistas todos os anos, um remanescente de dignidade pode ser visto. Isso acontece com toda a pessoa que você conhece e cada uma delas pode ser transformada pela graça de Deus.
Parte da glória da nova aliança em Jesus é que Deus deseja e pretende nos restaurar. O Novo Testemunho diz que aqueles que se entregaram a Jesus e vivem pelo Seu Espírito estão "...segundo a sua imagem sendo transformados com glória cada vez maior" ( 2 Coríntios 3:18 NVI ).
Separe um momento para absorver isso. É uma verdade maravilhosa que nos liberta para viver com ousadia para Ele ( v.12 ). - Jeff Olson
AMOR... O MELHOR CAMINHO
Leia: 1 Coríntios 13:1-13
...Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno ( vv.7,8 ).
Examine: Porém eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos ( 1 Coríntios 12:31 ).
Considere: O que poderá ajudá-lo a se lembrar de orar mais por pessoas que precisam de proteção contra opressores ? Como demonstrar o amor de Deus por alguém que esteja passando por adversidades ?
Dia após dia, milhares de seguidores de Jesus batalham em terras estrangeiras para trazer alívio e o amor de Cristo às pessoas extremamente afligidas e aos mais pobres dos pobres. Pelo contexto em que trabalham, muitos obreiros presenciam brutalidades e sofrimentos que excedem a compreensão humana.
Na África, muitas pessoas dedicam-se a caminhar lado a lado do " ...mais humilde dos meus irmãos... " ( Mateus 25:40 ). E me dizem que foram movidas à ação por um pastor ou preletor que ouviram; literatura que leram ou a letra de um cântico que lhes abriu o coração e mentes para as lutas que outros enfrentam ao redor do mundo.
Após entrarem na terra na terra do oprimido e depauperado, esses trabalhadores testificam que são sustentados por suas leituras devocionais individuas e por colaboradores. Músicas de adoração com profundas verdades espirituais também inspiram esses servos compassivos a prosseguir em seus esforços para estender a justiça e as provisões de Deus àqueles que sofrem. O livro de 1 Coríntios 13:7-8, no entanto, descreve a melhor motivação para servir ao necessitado - o amor. " Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno... "
Talvez você tenha ouvido tal passagem sendo aplicada somente no contexto do casamento. Hoje, considere como aplicá-lo por amor ao destituído. Como exemplo, você poderia:
- Proteger alguém que esteja sofrendo alguma forma de abuso ?
- Confiar em Deus para suprir suas necessidades, enquanto continua a dar generosamente aos pobres ?
- Demonstrar esperança ao investir tempo com alguém que sofre ?
- Perseverar em servir mesmo quando estiver desgastado ?
- Demonstrando amor - constantemente, mesmo a alguém difícil de gostar ?
Ore sobre como você pode demonstrar amor a alguém ainda hoje. - Roxanne Robbins
ALIMENTOS DE IDOLOS
Leia: "Coríntios 10:14-33" ...Procuro agradar a todos em tudo o que faço, não pensando no meu próprio bem, mas no bem de todos, afim do que eles possam ser salvos ( v.33 )
Examine: Romanos 14:1-17 ; 1 Coríntios 8:1-3
Considere: Em nossos dias, quais situações podem ser consideradas equivalentes às duas situações de refeição desta passagem ? Quais são algumas decisões permitidas e que, no entanto, podem não ser "boas" ou "benéficas" ?
Minha avó era fiel à sua religião, e ia ao templo semanalmente buscar bênçãos para a família. Eu a acompanhava, levando suas ofertas de velas, incenso e comida. Após a adoração, comíamos os alimentos oferecidos no culto dos deuses, nas dependências do templo.
Os cristãos de Corinto, por causa de seu passado religioso, continuavam a participar de banquetes não cristãos em ambientes abertamente religiosos ( 1 Coríntios 10:14-22 ). Eram também convidados às casas de seus amigos pagãos para refeições, que poderiam incluir alimentos oferecidos como sacrifícios nos templos ou em altares das famílias ( vv.23-33 ).
Os ensinamentos de Paulo nessa passagem proíbem os cristãos de participar em refeições nos templos ou em qualquer outro lugar onde cultos religiosos aconteciam. Ele avisou que tais refeições eram demoníacas e traziam sobre si a ira de Deus ( vv.20-22 ).
Na segunda situação de refeição onde o alimento poderia ter sido oferecido como sacrifício, em outro momento no mesmo dia, o cristão está livre para comer tal comida sem questionamentos desnecessários, suspeita ou temor ( vv.25-17 ). Paulo, porém, estabelece limites para essa liberdade. Devemos evitar comer:
- Se isso encorajar um cristão mais imaturo a comer mesmo não estando plenamente convencido de que poderá fazê-lo ( vv.23-24 ).
- Se outra pessoa ( particularmente o não cristão ) não se sentir à vontade com o fato de comermos esses alimentos ( vv.28-30 ).
- Se isso ofender alguém ( v.32 ).
- Se isso não trouxer glória para Deus ( v.32 ).
Nosso testemunho cristão é da máxima importância. Paulo exprime isso de modo excelente: "...Procuro agradar a todos em tudo o que faço, não pensando no meu próprio bem, mas no bem de todos, a fim de que eles possam ser salvos" ( v.33 ). - K. T. Sim
EDIFICIOS TOFU
Leia: 1 Coríntios 3:9-15
...usam ouro ou prata ou pedras preciosas [...] em cima do alicerce. [...] outros usam madeira ou capim ou palha. O Dia de Cristo vai mostrar claramente a qualidade de trabalho de cada um ( vv.12-13 )
Examine: Mateus 6:19-21 ; Efésios 2:8-10 ; Gálatas 6:8-10
Considere: Qual o fundamento da sua fé ? Quais "materiais" você usa para edificar sobre este fundamento ? Por quê ?
Um poderoso terremoto de magnitude 8.0 graus abalou a província Sichuan no sudeste da China no dia 12 de maio de 2008. Ele foi sentido no norte do Paquistão e causou destruição numa área três vezes maior que o tamanho da Bélgica. Mais de setenta mil pessoas morreram e outras 365 mil ficaram feridas.
Apesar de os edifícios na zona do terremoto terem sido supostamente construídos para suportar um abalo de magnitude 7.0, mais de 4,7 milhões de casas e prédios ruíram. As autoridades advertiram que os responsáveis pelos " tofu " seriam severamente castigados ( tofu = queijo que se parte facilmente; significando: construção com material de má qualidade ).
Uma construção sólida é importante para edifícios e para nossa vida espiritual também. Paulo comparou a vida cristã a um edifício ( 1 Coríntios 3:9 ) e ele ofereceu duas medidas de segurança para uma estrutura segura e duradoura.
Primeiro, verifique as subestruturas. Cada prédio apoia-se numa fundação. Somente Jesus é o nosso alicerce ( 1 Coríntios 3:11; Atos 4:1,12 ). Se Ele é o nosso eterno abrigo ( Isaías 26:4 ), sobre o qual construímos, estamos realmente salvos e seguros.
Segundo, verifique a superestrutura. Estamos construindo uma superestrutura permanente ou temporária ? O ouro, a prata e pedras preciosas mencionados no versículo 12 referem-se à qualidade duradoura da obra do construtor; e a madeira, o feno e a palha, referem-se ao trabalho que é temporária e inferior.
Quando estivermos diante do tribunal de Cristo ( 2 Coríntios 5:10 ), nossas obras serão provadas pelo fogo ( 1 Coríntios 3:13 ). Sobre este julgamento, um escritor da Bíblia diz que não é questão de salvação, a qual é um dom ( Romanos 6:23 ) ...mas de serviço, que será julgado com base em qualidade, e não quantidade. Outro escreve, " Pois pela graça de Deus vocês são salvos [...] não é o resultado dos esforços de vocês [...] as boas obras ... '' ( Efésios 2:8-10 ). Nossa recompensa ( 1 Coríntios 3:14 ) ou perda de recompensa ( v.15 ) depende de como construímos. - K. T. Sim
GIRASSÓIS
Leia: 2 Coríntios 1:8-11
...saibam das aflições pelas quais passamos na província da Ásia. Os sofrimentos foram tão grandes e tão duros, que já não tínhamos mais esperança de escapar de lá com vida ( v.8 ).
Examine: Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita ( Gálatas 6:9 ).
Considere: De que maneira você permite que as lutas o impeçam de dar frutos a Deus ? Como a sua vida em Jesus seria diferente se você apenas confiasse nele ?
Estava hipnotizado, mas nada podia fazer. Pintado há mais de um século, a pintura Os Girassóis de Van Gogh brilhava na parede do museu. Divaguei sobre como um homem arruinado poderia criar uma imagem tão cheia de beleza. Vincent Van Gogh sofria de desordens mentais, dificuldades financeiras e outras provações provações. Contudo, produziu quase 900 pinturas em dez anos.
Como Van Gogh, o apóstolo Paulo suportou grandes dificuldades em susa vida, mas sua carreira por Cristo floresceu. Certa vez escreveu, "...porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida" ( 2 Coríntios 1:8 ). Em outras palavras ele estava bem certo de que o fim estava próximo, mas algo o manteve adiante.
Qual era o segredo de Paulo ? Ele nos revelou quando escreveu, "...aprendêssemos a confiar não em nós mesmos e sim em Deus, que ressuscita os mortos" ( v.9 ). Uma vida bem-sucedida em Cristo requer toda a sabedoria de Deus, todo Seu amor, o Seu poder que capacita e toda a Sua proteção - não os nossos próprios.
Confiar somente em Deus nos ajuda a devolver segurança nele. Paulo tinha um pouco de orgulho espiritual, devido à sua experiência direta com o Todo-poderoso. Ele declarou, " ...na certeza de que ele continuará a nos salvar " ( v.10 ). Paulo estava livre para ministrar porque não estava aprisionado pelo desespero ou medo aterrorizante.
O meu ponto é este: Podemos ser produtivos para Cristo ao enfrentarmos lutas e dificuldades. Jesus não foi ingênuo ao dizer, " ...fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto... " ( João 15:16 ). Ele sabia que a vida na terra era confusa, e que somente a confiança em Deus produziria a convicção necessária para iluminar o mundo a nossa volta, assim como os girassóis de Van Gogh que ainda brilham. - Jennifer Benson Schuldt
O MISTÉRIO
Leia: 2 Coríntios 3:7-18
...refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito ( v. 18 ).
Examine: Salmo 139
Efésios 1-2
Considere: Como você se vê de verdade ? O que a realidade de ter Jesus habitando em você-definindo sua identidade- significa para sua compreensão de si mesmo ?
Recentemente meu filho de 4 anos estava me explicando o que queria ser quando crescesse: médico. Eu o ouvi falar de outras opções - astronauta, artista ou piloto de carros de corrida. Entretanto, ele jamais mencionou qualquer uma das minhas profissões - pastor ou escritor. Portanto, com alguma cautela, perguntei: " Você já pensou em ser pastor ?"
"Não", ele respondeu, "não gosto de pastores." Sei que meu filho não pretendia ferir minha identidade com o seu comentário. Muitas das mensagens que recebemos da nossa cultura, porém, podem fazer exatamente isso.
Se estivermos lutando com a autoestima, as palavras de Paulo podem nos fazer vacilar. Paulo explica que foi um mistério, "o segredo que ele escondeu de toda a humanidade durante os séculos passados," ...porém que agora foi revelado ( Colossenses 1:26 ). E esta revelação é bárbara, escandalosa: a presença do próprio Jesus ressurreto habita em todo aquele que recebeu a misericórdia divina.
A salvação, portanto, não é meramente um ato jurídico através do qual Deus determina se somos perdoados ou não; salvação também é um ato de recriação divina. Ele nos recria para sermos o que deveríamos ser desde o princípio ( 2 Coríntios 5:17 ). Ele nos salva do pecado, de nós mesmos. E esta obra redentora tem enormes implicações. Deus restaura nossa verdadeira identidade, e nos coloca numa posição na qual, literalmente, compartilhamos a " ...força de Cristo... " ( Colossenses 1:29 ).
Nesta realidade não há lugar para odiar a si mesmo. Não há espaço para ouvir mentiras que dizem que somos desagradáveis, indesejáveis ou desprezíveis.
Como disse C. S. Lewis: '' O que podemos entender, se a doutrina cristã for verdadeira, é que a nossa própria existência complexa não é o desvio anômalo que aparece, mas a débil imagem da corporificação divina. - Winn Coller
AS BOAS-NOVAS
Leia: 1 Coríntios 15:1-4
Eu passei para vocês o ensinamento que recebi e que é da mais alta importância: Cristo morreu pelos nossos pecados [...] ele foi sepultado e, no terceiro dia, foi ressuscitado... ( vv.3-4 ).
Examine: E, se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados ( 1 Coríntios 15:17 ).
Considere: Quando foi a última vez que você compartilhou as boas-novas com um amigo ? A sua experiência pessoal de conversão o inspira a alcançar outras pessoas ?
Uma grande amiga sua está gravemente doente. Um dia você recebe um telefonema do médico dela - uma mensagem urgente para ir ao hospital. Ao chegar lá o médico lhe diz que sua amiga tem mais 10 minutos de vida.
Com voz mansa e fraca, sua amiga prestes a morrer lhe diz: "Durante todos estes anos você nunca me falou de Jesus. Pode compartilhar as boas-novas comigo ?" A sua amiga quer ouvir o evangelho antes de partir. O que você lhe diria nesses dez minutos ? Aqui estão algumas sugestões para começar:
Cristo morreu pelos nossos pecados ( 1 Coríntios 15:3 ). Muitas vezes, falamos sobre o amor de Deus. Absolutamente certo. No entanto, deixamos de fora toda a realidade da ira divína. Embora Deus ame todos os pecadores, o pecado o deixa irado. Jesus não morreu por uma causa política ou para nos dar uma vida confortável. Ele morreu como um criminoso para aplacar a ira de Deus contra nosso pecado. Ele morreu por nós.
Ele foi sepultado ( v.4 ). Essa foi a expressão usada por Paulo para dizer que Jesus realmente havia morrido. Você não enterra uma pessoa até ter certeza de que ela morreu. O sepultamento de Jesus pavimentou o caminho para a Sua ressurreição. E o sepulcro está vazio porque Jesus ressuscitou dos mortos.
Jesus ressuscitou dos mortos ao terceiro dia ( v.4 ). O cristianismo é a religião da ressurreição. Sem a ressurreição, ele é muito parecido com qualquer outra filosofia ou religião humana. Um salvador morto não pode salvar ninguém, pois não pôde salvar nem a si mesmo. Os romanos crucificaram mais de 30 mil pessoas, mas apenas um morreu pelos pecados do mundo.
Somente Ele venceu a morte, o pecado e ressuscitou. Invista alguns minutos hoje falando de Jesus para alguém. - K. T. Sim
REPRESENTANDO
Leia: 2 Coríntios 5:11-21
...estamos aqui falando em nome de Cristo, como se o próprio Deus estivesse pedindo por meio de nós. Em nome de Cristo nós pedimos a vocês que deixem que Deus os transforme de inimigos em amigos... ( v.20 ).
Examine: - Efésios 6:19-20
- Colossenses 4:3-6
- 1 Pedro 3:15-16
Considere: Como será a sua atuação como embaixador de Cristo aos seus amigos e colegas esta semana ? O que significa representar Jesus ?
Os embaixadores são diplomas do mais alto escalão indicados para representar um país. Geralmente são indicados por um presidente ou organização para ser o representante oficial e porta-voz de seu país. Às vezes um país pode indicar indivíduos de alta respeitarios. Tais pessoas recebem tarefas temporárias para cumprir. Historicamente, o embaixador é cidadão vitalício em seu próprio país, mas também o representante de seu país de origem e, residente no local onde o trabalho está sendo realizado.
No Novo Testamento, Paulo escreveu aos coríntios e lembrou-lhes que eram os embaixadores por indicação, não por mérito ou por capacidade. A graça do soberano Deus os trouxe para si através da obra de Jesus na cruz. O resultado foi uma nova vida e uma mensagem de reconciliação para compartilhar com os outros.
Isso significa que eles deveriam falar apenas aquilo que Deus lhes direciona para falar. Não era desígnio deles. A mensagem era clara: " A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que eles sejam seus amigos... " ( v.19 ). Deus proveu uma maneira de as pessoas serem restauradas para Ele. Deus permitiu a Cristo ser a oferta pelos nossos pecados para que pudéssemos acertar as contas com o Pai.
Paulo queria que os coríntios percebessem que como embaixadores, eles eram cidadãos de outro lugar - do céu. Eram os representantes residentes na terra, refletindo o Rei da glíria com suas palavras e suas vidas. Como seguidores de Jesus, recebemos a incrível responsabilidade de sermos embaixadores de Jesus para o nosso mundo. Vamos representá-lo bem enquanto passamos a Sua mensagem adiante. - Marvin Williams
PORQUE VOCÊ ESTÁ AQUI
Leia: 2 Coríntios 8:11-15
...Já que agora vocês têm bastante, é justo que ajudem os que estão necessitados. Em alguma outra ocasião, se vocês precisarem, e eles tiverem bastante, aí eles poderão ajudá-los... ( v.14 ).
Examine: - Deuteronômio 15:7-8
- Eclesiastes 5:13
- Lucas 6:34
Considere: Você conhece alguém que poderia ser beneficiado através de uma oferta ? O que o impede de ofertar ? Você acha mais difícil dar uma oferta voluntária ou proporcional ?
Você ja ficou sem dinheiro quando mais precisava ? Keith Taylor era estudante de pós-graduação e trabalhava em três empregos. Quando o carro quebrou, ele teve que decidir: pagar o aluguel ou consertar o carro ? Consertou o carro e seria despejado, não fosse por bondade de seu chefe que lhe concedeu um bônus de 525 reais para pagar o aluguel.
Hoje, Keith dirige um site que ajuda as pessoas a solucionar pequenos problemas financeiros. Surpreendentemente, cerda de 70% dos que recebem ajuda voltam ao site para fazer doações.
O programa de Taylor exemplifica as palavras de Paulo aos coríntios: " Já que agora vocês têm bastante, é justo que ajudem os que estão necessitados. Em alguma outra ocasião, se vocês precisarem, e eles tiverem bastante, aí eles poderão ajudá-los... " ( v.14 ).
Sabemos que devemos usar " ...as riquezas deste mundo para conseguir amigos... " ( Lucas 16:9 ), mas acho que Deus está mais interessado em nossa disposição do que na quantia em dinheiro que entregamos. " ...Deus ama quem dá com alegria " ( 2 Coríntios 9:7 ), e Ele pode usar qualquer quantia para sustentar os outros. Paulo declarou: " Porque, se alguém quer dar, Deus aceita a oferta conforme o que a pessoa tem... " ( 2 Coríntios 8:12 ).
Dar com zelo nem sempre significa doar até nossas contas bancárias zerarem. Paulo lembrou aos cristãos: " Não estou querendo aliviar os outros e pôr um peso em vocês " ( 2 Coríntios 8:13 ). Preferencialmente, " ...dando de acordo com o que [ temos ] " ( v.11 ).
Deus se alegra quando somos generosos com as pessoas. Portanto, aqui está um desafio: Dê uma olhada naquilo que Deus lhe concedeu. Quando você está disposto a oferta com tranquilidade para ajudar a suprir as necessidades das pessoas ao seu redor - uma quantia modesta ou generosa ? - Jennifer Benson Schuldt
"Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas sim o dos outros. 1 Coríntios 10:24"
Por este princípio, por mais injusta que a pessoa seja comigo devo controlar meus anseios e meus instintos irracionais. A partir do momento que sujeitamos a alimentar os desejos de vingança já estamos condenados.
1 coríntios 1:27
"Pois Deus escolheu justamente o que para o mundo é insensatez para envergonhar os sábios, e escolheu precisamente o que mundo julga fraco para ridicularizar o que é forte" (King James)
"E ainda Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios". (João F. Almeida)
Após ler um Doc chamado Fortaleza do inconsciente, me chamou atenção a relação de um texto bíblico com boa parte das informações contidas no jornal Diário do Nordeste.
O mundo julga aqueles que tem uma doença mental, por se acharem mais sensatos. Pois estes são como crianças capazes de nos ensinar muitas coisas.
Eles não são fracos como julga boa parte da população, são verdadeiros artistas, poetas, comunicadores, amantes da arte.
Apesar do baixo índice de falta de cuidados com estes, eles continuam sempre felizes, espalhando a loucura da arte, e do amor ao próximo.
O que vemos é que inúmeros formantes da psicanálise preferem abrir um consultório particular, do que prestar concurso para o governo para trabalhar na saúde pública.
Hoje muitos prédios de psiquiatria estão sendo demolidos, fechados, para construírem prédios domiciliares, ou mesmo clínicas particulares, o que é um verdadeiro desrespeito ao cidadão que necessita de uma série de cuidados, e muitos não tem condições financeiras, nem apoio familiar para se tratar em clínicas particulares.
É um direito do cidadão uma saúde pública, é um dever do governo reabrir as clínicas, colocar mais profissionais competentes para trabalhar com essas pessoas, e que por parte da mídia seja mostrada essas pessoas, que não são de forma alguma uma parte insignificante da sociedade, eles não são minoria, eles fazem parte, e tem esse direito de serem lembrados, não por sua doença, mas por sua arte, por sua coragem de enfrentar uma sociedade ainda tão preconceituosa.
Muitas pessoas preferem nem chegar perto de quem tem uma doença mental, muitas vezes por medo. Mas eles sabem quando alguém sente medo deles, e eles se sentem mal por isso, se acham incapazes de viver como todos vivem, em sociedade.
O uso abusivo de calmantes pode fazer com que o paciente uma hora ou outra fique agressivo, apesar de serem controlados por pequenas cápsulas de remédios continuamente, eles sentem toda a pressão da situação, no fundo eles só querem ser lembrados, e querem que todos os vejam como pessoas normais, pois é o que eles são.
Não devemos encarar a doença mental, como algo contagioso, ou surreal, o subconsciente de fato é surreal, talvez eles sejam mais prestigiados do que nós seres "normais".
Talvez eles contemplem uma natureza diferenciada, eles vêem tudo de um outro ângulo, eles tem um poder de percepção diante dos olhos, diante dos sentidos.
Procure visitar, conversar, fazer parte da vida dessas pessoas, que já se sentem tão afastadas por familiares, tão rejeitadas pelo sistema, até por parte da nossa governança, faça alguém sorrir, nem que seja por apenas 5 minutos, mas esta sempre irá lembrar que um dia você fez parte de um momento que foi unicamente seu e dela.
O QUE É PÁSCOA?
1ª Coríntios 11
23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
24 e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
25 Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
26 Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.
O QUE QUER DIZER PÁSCOA?
PASSAGEM
OU
PASSAR POR CIMA.
ORIGEM:
RITUAL MANDADO POR DEUS PARA POUPAR O POVO HEBREU DA MORTE DOS SEUS PRIMOGÊNITOS.
PROCEDIMENTO:
CADA FAMÍLIA OFERECERIA UM CORDEIRO OU BODE DE UM ANO, SEM DEFEITO, SEM MANCHA EM SACRIFÍCIO. COM O SANGUE PINTARIA OS UMBRAIS DA PORTA DA SUA CASA PARA QUANDO O ANJO DA MORTE PASSAR, NÃO ENTRAR NAQUELA CASA. A CARNE SERIA ASSADA, NÃO PODENDO SER COSIDA. SE A FAMÍLIA FOSSE PEQUENA DIVIDIRIA O SACRIFÍCIO COM O VISINHO MAIS PRÓXIMO. O QUE SOBRASSE SERIA ICINERADO, NÃO PODENDO SER JOGADO FORA.
SIGNIFICADO:
Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; (Romanos 5:1)
MESMO SENDO NO VELHO TESTAMENTO, O FUNDAMENTO É: CRÊR E OBEDECER.
NÃO HAVIA PORQUE NÃO CRÊR, POIS AS NOVE PRAGAS ANTERIORES CONFIRMAVAM QUE A PRESENÇA DE DEUS ESTAVA NO QUE MOISÉS FALAVA. O CORDEIRO SIGNIFICAVA JESUS CRISTO, O CODEIRO DE DEUS, QUE SERIA, E FOI, MALTRATADO E MORTO.
O SEU SANGUE, DERRAMADO NA TERRA: TENDO A TERRA O SIGNIFICADO DE UM PORTAL, A VOLTA DO SER VIVENTE A SUA ORÍGEM; O PÓ. E A VOLTA DO ESPÍRITO PARA A ETERNIDADE;
O ENTENDIMENTO:
Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, (Hebreus 10:16)
PINTAR OS UMBRAIS DAS PORTAS SIGNIFICAVA ACREDITAR, CONFIAR. DEPENDÊNCIA ABSOLUTA DE DEUS. UM ATO DE FÉ.
A NOSSA PÁSCOA:
Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. (Gálatas 4:4,5)
JESUS CRISTO É A NOSSA PÁSCOA.
Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. (João 6:55)
JESUS, COMO O CORDEIRO DE DEUS OFERECIDO EM SACRIFÍCIO PELA REMISSÃO DOS NOSSOS PECADOS, NOS RESGATANDO DA SITUAÇÃO DE ESCRAVOS DO PECADO.
Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. (Colossense 1:13,14)
Lucas 22
14 Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos.
15 E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento.
16 Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus.
17 E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós;
18 pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.
19 E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
20 Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.
FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM, EM UMA VIDA DE COMUNHÃO. REUNIDOS EM NOME DE JESUS O CRISTO, RELEMBRAMOS A SUA MORTE, COMEMORAMOS A SUA RESSURREIÇÃO E AGUARDAMOS A SUA VOLTA, QUANDO RESGATARÁ A SUA IGREJA, QUE COM ELE SUBIRÁ GLORIOSA.
Edson Miranda dos Santos
Recife, quarta feira 12 de abril de 2017
2CORINTIOS 13:1,14
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia:
2 Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação,
4 que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.
5 Porque, como as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também por meio de Cristo transborda a nossa consolação.
6 Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos;
7 e a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação.
8 Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira oprimidos acima das nossas forças, de modo tal que até da vida desesperamos;
9 portanto já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos;
10 o qual nos livrou de tão horrível morte, e livrará; em quem esperamos que também ainda nos livrará,
11 ajudando-nos também vós com orações por nós, para que, pela mercê que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito.
12 Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que em santidade e sinceridade de Deus, não em sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e mormente em relação a vós.
13 Pois outra coisa não vos escrevemos, senão as que ledes, ou mesmo reconheceis; e espero que também até o fim as reconhecereis;
14 como também já em parte nos reconhecestes, que somos a vossa glória, assim vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus.
O amor nunca falha.
(1° Coríntios 13.8)
O problema é que as pessoas estão confundindo paixão com amor.
Paixão é egoísta, amor é perfeito.
Paixão almeja seus próprios interesses. Incluindo satisfação pessoal, sem ao menos preocupar-se com o bem estar do outro.
Amor não busca seus próprios interesses, mas o de outrem...
O amor não é um sentimento onde a pessoa pensa única e exclusivamente na sua auto realização, em todos os sentidos.
Não! O amor é um ato racional, onde o objetivo principal é: "os dois serão uma só carne". Ou seja, não é simplesmente pensar em ser feliz, mas fazer o companheiro (a) feliz...
Onde há paixão, não há compreensão, tolerância, ou perdão.
Onde existe esse "tal" de amor, cumpre o que o Senhor falou, através do apóstolo Paulo: O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha. Outras traduções diz: o amor nunca acaba.
(1° Coríntios 13.8)
1 CORÍNTIOS 10/11
CAPÍTULO 11/ve 34
Sede meus imitadores,como também eu de cristo.
2 E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais
de mim, e retendes os preceitos como vos-lo entrguei.
3 Mas quero que saibais que cristo e a cabeça de todo o homem e o homem a cebaça da mulher; e Deus a cabeça de cristo...
continui lendo ate vesc 34