Carta de São Paulo a Coríntios
Você sabe quanto ganha um escritor em média no Brasil? R$191,00 por mês. Deu na Folha de São Paulo. Isso sem contar que pra se conseguir uma publicação o escritor tem que ter pistolões e a maioria dos pobres autores brasileiros publicam de graça em sites onde só quem ganha são os donos com anúncios. Se eu soubesse disso quando eu era adolescente eu nunca teria tido a maldita ideia de me tornar de escritor, realmente a atividade mais desvalorizada no Brasil.
Guardei apenas uma foto. Da penúltima viagem para o interior de São Paulo, naquele dia ficamos olhando para o céu e fazendo planos. E sabe por quê eu guardei? Porque quero lembrar todos os dias de não fazer planos nos quais eu não esteja incluída. Percebi que aqueles planos eram os seus, percebi que aquela era a sua vida e que eu estava perdida nela. Percebi que quero estar comigo antes de estar com alguém. Não corro mais riscos por confiar. Eu não confio mais. Em ninguém.
Há algo a dizer sobe o céu noturno de São Paulo: é dos mais escuros possíveis. O brilho artificial da cidade oculta todas as estrelas do céu, enquanto a iluminação precária dos postes, suas luzes amareladas e caídas, dão a impressão de que, ao andar pelas ruas, você está procurando seu caminho por um mundo de sombras.
“São Paulo o explica muito bem: ‘nós não morremos, nos transformamos’. Então, à medida que vamos morrendo, vamos ressuscitando. Vamos deixando um corpo corruptível e vamos ressuscitando num corpo incorruptível. Metaforicamente dizendo, vamos deixando um corpo de trevas e ressuscitando num corpo de luz.”
“À medida que vamos morrendo, vamos ressuscitando. São Paulo já dizia que não morremos, mas nos transformamos! À medida que vamos deixando o corpo físico, ressuscitamos num corpo espiritualizado. Durante a vida, vamos continuamente trocando nosso corpo. Os ossos demoram uns 6 anos pra se trocarem totalmente, o resto do corpo em seis meses se troca por completo. A alma é a mesma, mas com estruturas diferentes. O processo da morte demora 21 dias, mais ou menos. Quando se termina a morte, aí começa a eternidade, mas em nenhuma fração de segundo há um corpo sem alma ou alma sem corpo! Ressurreição sim, reencarnação não!”
São Paulo diz em suas cartas, que o Misticismo judaico são práticas, apenas para satisfação da carne. Exemplos disso temos assim: "Não proves, não toques, não manuseis". São realidades que em nada contribuem para a salvação da alma do homem. As mesmas podem ter alguma ação na disciplina do corpo. O Misticismo judaico era precisamente a lei, sendo mal usada pelo homem. Exemplos disso temos: Os sábados, os dias de festa, as luas novas e o culto aos anjos.
"O São Paulo Futebol Clube, com sua história rica e tradição, é um exemplo de que no mundo do esporte, as cores do time unem corações, independente de classe social, raça ou gênero. No Morumbi, todos são parte de uma só família, onde a paixão pelo clube transcende todas as diferenças."
Hoje, 10/02/2020, a cidade de São Paulo está parada de novo por causa das enchentes, não por causa das chuvas. Os jornalistas sempre culpam as chuvas disso, mas a culpa é do descaso governamental e do desreipeito à natureza. É fácil ver isso quando analisamos essas coisas do ponto de vista político, e não climático.
A definição mais linda sobre o Amor está na Bíblia, no livro de 1 Coríntios capítulo 13, onde diz que o amor é paciente, bondoso, não maltrata, não busca seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor etc.
Se o amor é paciente, podemos entender que é preciso tempo para conhecer a outra pessoa, o seu caráter, seus pontos fortes e fracos. Se você está gostando de alguém, saiba que o tempo é muito importante, pois você não conseguirá descobrir tudo sobre uma pessoa em poucos dias de convivência.
Você precisará de tempo para saber se ele(a) é uma pessoa paciente, carinhosa, se respeita os pais, se fala mal da sua família, se é trabalhador(a), se tem ambição na vida, como ele(a) reage diante das situações e fraquezas, e o principal: o que ele(a) pensa à respeito de Deus, Cristo e a vida cristã.
Muitas pessoas não conversam sobre estes assuntos e depois de casados, descobrem que há grandes conflitos na maneira de lidar com a vida. Como nós lemos na Bíblia, o amor é um processo de crescimento que vem somente com o tempo, por isso eu recomendo que você converse bastante com a pessoa que você gosta antes de iniciar um relacionamento sério. Isso fará com que você evite decepções e caso você perceba que o relacionamento não é da vontade de Deus, o sofrimento é bem menor. E não se preocupe em pensar que o amor poderá se esfriar caso vocês demorem a assumir o namoro, pois se for amor verdadeiro, ele só irá crescer à medida em que vocês se conhecerem.
A paixão sempre tem a pressa de querer se envolver logo, mas o perigo da pressa é que você poderá dizer ou fazer coisas com medo de perder o outro(a). Você ignorará as características negativas da pessoa e depois será mais difícil pedir que ela mude. A mudança do seu parceiro só vem através de um amor profundo, de muito diálogo, da paciência e do quanto vocês deixarem o Espírito Santo trabalhar em seus corações.
Conheça pessoas que buscam um relacionamento cristão no Divino Amor
"Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.”
-Coríntios. 1 -15-33
CRIAÇÃO E COMPANHIA.
..Autor: Márcio Souza.
Estive pensando muito,
No assunto COMPANHIA.
Seja em laços conjugais,
Amizades ou em família,
Convivências naturais,
Nas relações dia a dia.
São nesses relacionamentos,
Desde a pura e tenra idade,
Que se dão ensinamentos,
Caráter e personalidade.
Um provérbio tradicional se fosse levado a sério,
Evitaria esse mal, em nosso mundo moderno.
Conhecido em todas as bandas,
Não metas as mãos pelos pés,
"Diga-me com quem andas e te direi quem és"
Procure então escolher,
O que o provérbio diz,
Isso só nos faz crescer
E nos tornar mais felizes.
Na vida e no seu caminho,
Não se faça de rogado,
Prefira andar sozinho
Do que mal acompanhado.
Não basta dar bons exemplos
De criação e família
E andar com maus elementos
E quebrar a sinergia.
Depois dos filhos criados,
Com toda dedicação,
Eles nos foram emprestados,
Para darmos educação.
O nosso comportamento,
É super fundamental
Somos espelhos dos filhos
Em todo e qualquer momento,
Em tempo certo e real.
Nem tudo é tudo perfeito,
No mundo da criação,
Ser der errado ou defeito,
A culpa não será minha,
Lutei com dedicação,
Dei de mim tudo que eu tinha
A culpa são das companhias.
Pois cumpri minha MISSÃO!!!
1 Coríntios 13
1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.
2 Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada.
3 Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!
4 A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante.
5 Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.
6 Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.
7 Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará.
9 A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita.
10 Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá.
11 Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.
12 Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.
13 Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade.
No Dia do Professor e da Professora, uma paráfrase de 1 Coríntios 13 (*)
Ainda que eu falasse a língua de meus alunos e não tivesse amor, seria como o giz que range ou um professor que grita.
E ainda que eu tivesse o dom de ensinar muito bem a minha matéria, e ainda que eu tivesse o dom de administrar com maestria a minha Escola, e ainda que eu dominasse todos os métodos criativos, e ainda que eu fosse capaz de falar das Escrituras todos os dias para os meus alunos, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que eu planejasse reuniões sociais e visitasse a casa de cada aluno, e mesmo que eu fosse a simpatia em pessoa, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é paciente com os alunos que são lentos, o amor é gentil com os alunos que irritam; o amor não tem inveja de Escolas que vão melhor; o amor não tem orgulho das boas ideias.
O amor não grita com os alunos indisciplinados, não é egoísta com classes ou equipamentos, não se irrita com longas reuniões. O educador que ama tem uma vida pura e exemplar. Não exulta com o erro na vida de outros professores e alunos, mas fica feliz quando eles e os alunos agem corretamente.
O amor permanece quando ensinar se torna difícil, pois acredita que Deus opera através dos professores; o amor tem confiança na capacidade de seus alunos.
Existem recursos fantásticos, como o power point e telões; mas o impacto deles dura pouco. Há enciclopédias, dicionários e comentários, mas o conhecimento também acabará.
Porque em parte conheço meus alunos e em parte conheço didáticas, métodos e jeitos diferentes de ensinar. Em parte conheço maneiras de administrar. Mas, quando vier O que é Perfeito, então o meu ensino em parte será aniquilado.
Quando eu era professor sem amor, repreendia constantemente, desconhecia o processo de aprendizagem, desconhecia meus alunos. Mas, logo que me tornei um educador cristão adventista, mais experiente, e aprendi aos pés de Cristo, acabei com os métodos ineficazes.
Porque, agora, vejo meus alunos por espelho em enigmas; mas, então, os verei como realmente são; agora, os conheço em parte, mas, então, os conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé de que Deus trabalha na minha vida e na vida dos meus alunos, a esperança de que cresçam como cristãos maduros, e o amor que eu sinto por eles, assim como Cristo. No entanto, o maior destes três é o amor que eu sinto por eles. E por isso, quero a cada dia ser um professor e uma professora segundo o coração de Deus.
Colegas professores e professoras: Parabéns em nosso dia!
Já mais direi "ADEUS AO AMOR"
De acordo com a Bíblia, Coríntios 13:v.2 e 7
Ainda que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que eu tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
E é assim que eu sou feliz.
Quero começar esse texto com uma frase de um cara bíblico: Paulo.
Ele diz em I Coríntios 13:11: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”. Paulo entendia que é perfeitamente normal agir como criança quando se é uma criança, mas ele termina dizendo: “MAS quando me tornei homem ACABEI com as coisas de menino”.
Como é dificil crescer,
Como é dificil se libertar dos cordões umbilicais que temos.
Quando somos bebês e começamos a caminhar, levamos uma porção de tombos...E por toda a vida somos esses bebês.
Caminhar sobre nossas próprias pernas, nos leva a cometer alguns grandes tombos.
Mas, nunca sozinhos.
Por que tem sempre alguem que está por ali, que Deus enviou para nos orientar.
Nos levantar,
Quando bebês nossos pais,
Nossos irmãos...
Quando na Escola nossos amigos
Quando na Empresa nossos conselheiros(Jorge Piton)
Na Faculdade( Rafela Leal)
Na Vida ( Todos os anjos que nos cercam)
Bom mesmo é crescer, com a luz do amor de todos que nos rodeiam.
Porque depois que EU cresci, abandonei as coisas infantis.
E me permití, olhar para o alto e seguir no amor que Deus colocou na minha essência: VIDA.
Algumas vezes vamos cair sim...
Mas, sempre nos levantaremos!
Por que a essência não muda, nunca!
E lá dentro de nós está a luz, LUZ do amor de DEUS.
O AMOR É O DOM SUPREMO.
* I Coríntios 13:10.
# Quando, porém, vier o que é Perfeito, então, o que é em parte será Aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser Homem,...desistir das coisas Próprias de Menino.
# Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheçoem parte; então, conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o AMOR, estes três; porém o Maior destes é o Amor.
# "Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito."
(Colossenses 3:14).
Empreste uma orelha
Os membros devem ter o mesmo cuidado um pelo outro. - 1 Coríntios 12:25
Escritura de hoje : 1 Coríntios 12: 12-27
Alguém precisa falar com você hoje. Você está disposto a ouvir? Pode ser uma profunda confissão de fracasso, uma expressão de fé, uma piada antiga ou um comentário sobre o clima, mas precisa ser dito. A pessoa pode ser uma criança ou um idoso. Você está pronto para prestar atenção?
Por 10 anos, Mary Ridgway, uma ocupada administradora e educadora de faculdade, visita regularmente Mary Jacobs em um centro de vida assistida. Ridgway começou recebendo 50 horas de treinamento para ser cuidador. Ela se perguntou se poderia aprender a se afastar de suas tendências para resolver problemas e preencher momentos silenciosos com palavras. Hoje, Mary Ridgway considera ouvir uma expressão de seu serviço a Cristo. Mary Jacobs agradece a Deus todas as noites por sua fiel amiga que se importa o suficiente para ouvir o que ela tem a dizer.
A Bíblia nos chama como cristãos a "cuidar uns dos outros" ( 1 Coríntios 12:25 ), usando os dons que Deus deu a cada um de nós por Sua graça. Uma das maneiras pelas quais podemos cuidar e servir um ao outro é ouvir.
Ouvir não é o trabalho de poucos talentos, mas o privilégio e a responsabilidade de todos nós. Alguém precisa lhe contar uma coisa hoje. Você está pronto e disposto, pelo amor de Jesus, a dar ouvidos?
Refletir e orar
Um coração atencioso, um ouvido atento,
uma palavra pensativa, uma lágrima suave
Ajudará a levantar a carga pesada
De almas cansadas ao longo da estrada da vida. -D. De Haan
Uma grande parte do amor é ouvir. David C. McCasland
A intriga da arca
[Deus] nos selou e nos deu o Espírito em nossos corações. - 2 Coríntios 1:22
Sempre houve um elemento de mistério e intriga em torno da arca da aliança. Esta caixa cuidadosamente trabalhada foi construída pelos israelitas para serem colocados no tabernáculo durante seus anos errantes no deserto. Dentro dela estavam as tábuas de pedra dos Dez Mandamentos, o bastão de Arão que brotara e um frasco de ouro de maná (Hb 9: 4). No alto da arca, no que se chamava o propiciatório, havia dois querubins de ouro. A arca estava situada dentro do Santo dos Santos, onde uma vez por ano o sumo sacerdote ficava na presença de Deus.
Não sabemos o que aconteceu com a arca e seu conteúdo, mas é intrigante ouvir vários relatos afirmando que ela ainda pode existir.
Por mais interessantes que esses relatórios não comprovados sejam, a verdadeira intriga da arca é seu simbolismo da presença de Deus. O povo de Israel podia experimentar a presença de Deus através do sumo sacerdote. Isso deve ter sido um encontro de tirar o fôlego! Ainda temos melhor. Quando aceitamos a Jesus Cristo como Salvador, temos a própria presença de Deus em nosso coração - através do Espírito Santo (2 Coríntios 1: 21-22).
Sim, a arca é cercada por intrigas, mas não se compara com a presença de Deus em nossas vidas.
Todo-poderoso, incomparável, glorioso Deus,
Habitando a eternidade,
eu me curvo a ti e te dou louvor,
no temor de que você pode viver em mim. —Sesper
Conhecer a presença de Deus é conhecer o poder de Deus. Dave Branon
Escolhendo um bom líder
Me imite, assim como eu também imito a Cristo. - 1 Coríntios 11: 1
Eu estava tomando café no McDonald's quando notei um homem entrando segurando uma bengala branca. Ele estava com a mão no ombro de um garoto e parecia ter total confiança em sua capacidade de guiá-lo.
Jesus falou sobre líderes em quem não se podia confiar. Ele chamou os líderes religiosos de Seus dias de "hipócritas" e "líderes cegos dos cegos" (Mt 15: 7-14). Os escribas e fariseus estavam ensinando tradições feitas pelo homem, não os mandamentos de Deus (vv.3-9).
Hoje, muitas vozes clamam do rádio, da TV e do púlpito: “Siga-me! Eu tenho a verdade. ”É uma cacofonia de confusão que muitas vezes leva as pessoas a se desviarem. O apóstolo João antecipou um momento em que escreveu: "Não acredite em todo espírito, mas teste os espíritos, sejam eles de Deus" (1 João 4: 1).
Como "testamos os espíritos"? Ao fazer estas perguntas: A vida do professor reflete a vida de Cristo? O professor proclama a salvação pela graça através da fé - não pelas obras? Professores e líderes confiáveis sempre nos apontam para Jesus, o caminho, a verdade e a vida (João 14: 6), e não para si mesmos. Caso contrário, eles são apenas líderes cegos dos cegos.
Vamos escolher com muito cuidado os líderes que seguimos.
Para Estudo Adicional
Leia 1 João 2: 4; 3: 18-19; 4: 2-3.
Como podemos ter certeza de conhecer a verdade do erro?
Como Deus nos ajuda? (4: 4).
Um bom líder conhece o caminho, mostra o caminho e segue o caminho. Dennis J. DeHaan
As Escrituras nos dizem que somos um só corpo em Cristo (1 Coríntios 12). E se somos um corpo, todos nós somos importantes, porque todos os membros são importantes. Entretanto, existem pessoas que não prezam pela comunhão.
Jesus está voltando e, nessa volta, Ele virá buscar a noiva dEle. Noiva essa que, renúncia todos os dias, ama o seu irmão, serve o seu irmão e não mede esforços para agradar a Deus, amando o seu próximo.
Se você e seu irmão não estão bem, conversem e resolvam-se. Não dê brechas ao diabo, pelo contrário, dê espaço a Deus e ao Seu amor.
A essência da comunhão é o amor e a empatia. Portanto, ame mais, sempre mais.
Como disse Apóstolo Paulo em I Coríntios, x, v:23:
“Sim, tudo é permitido, mas nem tudo me convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.”
Devemos vigiar nossas atitudes para que não caiamos em erros, que nos criem problemas de consciência depois.
Esse é um dos venenos para saúde, seja física ou mental.
E vivamos com a certeza de fazermos aquilo que nos é agradável sem nos preocuparmos com a opinião alheia.