Carta de Deus
O Senhor Fornecerá
Meu Deus suprirá todas as suas necessidades de acordo com Suas riquezas em glória em Cristo Jesus. - Filipenses 4:19
Uma viúva necessitada em Chicago vivia pelo lema: "O Senhor proverá". Mesmo quando severamente testada, a Sra. Hokanson nunca perdeu seu sorriso pronto e sua fé triunfante. Lançando seu cuidado em Deus (1 Pe 5: 7), ela descobriu que Ele sempre aceitou o fardo e forneceu a bênção necessária.
A Sra. Hokanson era o único suporte para o seu filho mentalmente retardado. Eventualmente, a artrite crônica a confinou na cama. Quando um grupo de jovens da igreja foi até a casa da Sra. Hokanson para animá-la, ficaram surpresos ao descobrir que ela não estava deprimida. Eles perguntaram: "Agora, o que você e Arthur farão?" Ela deu sua resposta silenciosa e confiante: "O Senhor providenciará".
Quando a Sra. Hokanson morreu, muitas pessoas se perguntaram o que aconteceria com seu filho. Mas quando amigos e vizinhos foram para casa com Arthur após o funeral, ele orgulhosamente mostrou-lhes sua coleção de selos. Em vez de tirar os selos dos envelopes, ele interceptara e guardara várias cartas destinadas a sua mãe e as deixara sem abrir. Muitos continham presentes substanciais - o suficiente para cuidar do menino pelo resto de sua vida.
Quando lançarmos todas as nossas preocupações no Senhor, ficaremos maravilhados com a forma maravilhosa que Ele provê!
Quando a dúvida e o desespero envolverem você,
E a esperança pelo alívio se tornar fraca,
Lembre-se que Alguém lhe disse
Para lançar todo o seu cuidado sobre ele. —Anon.
Nossas necessidades nunca podem esgotar o suprimento de Deus. Henry G. Bosch
Vivendo perto de Deus
Senhor, quem pode habitar em teu tabernáculo? . . . Aquele que anda retamente e pratica a justiça. - Salmo 15: 1-2
Ao longo dos anos, conheci pessoas cujas vidas manifestavam um sentido singular da presença e do poder de Deus. Alguns estão agora no céu. Alguns ainda estão servindo ao Senhor.
O Salmo 15 cita as características de uma pessoa que pode “permanecer” no tabernáculo de Deus e habitar em Seu “monte santo”. Esse era o modo do salmista de descrever a experiência de conhecer a proximidade e o poder de Deus. Tal pessoa, disse ele, é correta e verdadeira (v.2) e sem malícia (v.3). Ele despreza o vil, honra o piedoso, guarda votos de qualquer maneira, empresta dinheiro sem egoísmo e se recusa a aceitar subornos (vv.4-5).
Como cristãos, somos gratos que Jesus morreu para que pudéssemos ser perdoados e ter paz com Deus. Mas tendemos a esquecer que Jesus também morreu para nos fazer bem. Nós devemos desejar tanto isso que estamos dispostos a nos afastar de qualquer coisa que não seja semelhante a Cristo. Paulo disse: “Todo aquele que citar o nome de Cristo se aparte da iniqüidade” (2 Timóteo 2:19).
Claro, não podemos fazer isso sozinhos. Precisamos orar continuamente pela ajuda de Deus, encher nossa mente com Sua Palavra e nos submeter ao Espírito Santo. Assim como nós, Deus se tornará uma realidade viva em nossas vidas e seremos como a pessoa no Salmo 15 que viveu perto de Deus.
Agite-me agora, desejo conhecê-lo,
conheça a plenitude do seu poder;
Ajude-me, Senhor, a ceder completamente,
dia a dia e hora a hora. —Hallan
Uma vida cheia de Deus é uma vida cheia de bem. Herbert Vander Lugt
E eu já perdi a conta de todas as vezes em que eu,
em minhas aflições, falei com Deus e ele me ouviu.
De todas as vezes que o desânimo tomou conta de mim,
e ele me fortaleceu.
Que ele continue a me
sustentar com fé, com força, com ânimo
e com perseverança,
em todos os dias de
toda a minha vida.
Amém!
29/06/2019
Bom dia meu Deus! Bom dia meus amigos e amigas... Boa semana pra perolas que Deus enviou em minha vida.
Aprendi que na vida a gente agradece antes mesmo que aconteça. E também agradece a tudo que se viveu, na vida. Se foi bom foi benção, se foi ruim foi aprendizado. As coisas acontecem a todo momento na vida. Seja grato, então neste momento já agradeço a Deus pela semana de vitórias e conquistas e agradeço a Deus pela vida, pela família abençoada e pela sua amizade que tem sempre arrumando um tempo pra me dar um bom dia. Que Deus nos abençoe esta nova jornada. A paz esteja com todos nós. Obrigada meu Deus por absolutamente tudo em minha vida!
Shirlei Miriam de Souza
Para o próximo mês,
que Deus nos dê toda força que precisamos para enfrentarmos as lutas de todos os dias.
Perseverança para não cairmos no desânimo, e fé, para continuarmos na certeza que vale a pena o bem. Que a vida, a pesar de dura, Deus não desampara ninguém.
Quando o período de carência termina
Porque a graça de Deus que traz a salvação apareceu a todos os homens. - Tito 2:11
Ainda bem que nossa biblioteca local dá um período de carência antes de começar a cobrar pelos livros atrasados. Minha família dá uma olhada nos livros às dúzias e às vezes nos esquecemos de devolvê-los a tempo.
Recentemente, uma das minhas filhas passou o período de carência - por mais de três semanas. Quando fui pagar a multa, perguntei se poderíamos obter crédito pelo período de carência e pagar apenas pelos dias seguintes. Foi-me dito, no entanto, que uma vez que o período de carência termina, a penalidade total é devida.
Segundo a Bíblia, nós vivemos na era da graça. Deus está retendo o Seu julgamento porque Ele não quer que ninguém pereça. Mas algum dia o período de graça terminará de repente e será hora de “pagar a multa” pelo salário do pecado.
Durante essa era de graça, temos que reconhecer nossa pecaminosidade a Deus e depositar nossa fé em Jesus Cristo, que já assumiu a penalidade completa sobre Si mesmo. Mas se morrermos sem receber a Cristo como Salvador, ou se Ele voltar e nós O rejeitarmos, o “período de graça” terminará e seremos julgados por nossos pecados.
Você já pediu a Jesus Cristo para perdoar seus pecados e ser seu Salvador? Se não, não espere. Ninguém sabe quando o período de carência terminará.
Não espere ter amanhã
O que lhe é oferecido hoje;
Jesus lhe pede agora para seguir -
Confie Nele e não demore. —Sesper
A oferta de graça salvadora de Deus está disponível por um tempo limitado. Dave Branon
Puxando poder
Pastor o rebanho de Deus. . . não por ganho desonesto, mas ansiosamente; nem como sendo senhores sobre aqueles confiados a você. - 1 Pedro 5: 2-3
Dwight D. Eisenhower costumava demonstrar a arte da liderança de maneira simples, mas contundente. Ele colocava um único pedaço de corda em uma mesa e dizia: “Puxe-o, e ele segue para onde você quiser ir. Mas empurre, e não vai a lugar algum.
Este princípio de liderança aplica-se tanto na igreja quanto nas forças armadas. Pastores autocráticos e exigentes mais cedo ou mais tarde afastarão as pessoas com suas táticas de ferro. Indivíduos merecem ser ouvidos com cuidado e tratados com dignidade.
Pedro reconheceu isso quando escreveu a alguns dos líderes da igreja primitiva: “Pastor, o rebanho de Deus que está no meio de vós. . . não por compulsão, mas voluntariamente, não por ganho desonesto, mas avidamente; nem como senhores sobre os que vos foram confiados, mas como exemplos para o rebanho ”(1Pe 5: 2-3). Pedro viveu com Jesus e observou Seu método de liderança. Era forte, gentil, respeitoso e carregava a autoridade de um exemplo consistente.
Independentemente da nossa posição de liderança, "puxar o poder" tem uma chance maior de sucesso do que o impulso de demandas autoritárias. Empurrar pode trazer obediência externa, mas a boa liderança cria uma disposição interna a seguir por causa do que é visto na vida do líder.
Os caminhos da liderança são pisados
por aqueles que caminham humildemente com Deus;
Seu espírito gracioso mantém uma influência
Que nos faz querer seguir o seu caminho. —DJD
Um bom líder não apenas conhece o caminho, mas mostra o caminho. Dennis J. DeHaan
Meu Deus!
Olhai do alto os montes
a terra infértil e os desertos áridos
Semeai dálias, gerânios, e cravos brancos
Soprai a brisa do teu hálito fresco
Refrescai o ermo
Enxugai as frontes
Oh Deus!
Cultivai dálias
gerânios
e cravos brancos
Perfumai os vales
as pradeiras secas
e o deserto hostil do coração dos homens.
Saber amar com amor, saber amar a
Deus e a Natureza, a melhor receita para a Felicidade...
RECEITA PARA FELICIDADE
Marcial Salaverry
O que une os corações,
alem de muito amor,
que sempre à vida dá mais calor,
é muita compreensão,
respeito, consideração...
Uma boa dose de carinho,
prá não deixar ninguém falando sozinho...
E, pra terminar,
tem que saber muito bem amar...
mas saber amar, sem sufocar,
sem muito exigir, cobrar,
deixar pensar, realizar...
Amar com amor,
Isso tem que saber...
Enfim, saber viver,
E saber deixar viver...
Vale para amor, para amizade...
E também conta a sinceridade...
Assim, é um passo para a felicidade...
E para a vida ter mais beleza,
vamos bem amar a Deus, e a Natureza.
Marcial Salaverry
Deus me ama?
Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro. - 1 João 4:19
Não é fácil entender a profundidade do amor de Deus por nós. Por causa de nosso orgulho e medo, nós falhamos em entender quão indignos nós somos e quão livre é Seu amor.
Às vezes luto com orgulho, por isso tenho a tendência de acreditar que ganhei qualquer amor que recebi. O orgulho me diz que sou amada apenas quando sou amável, respeitável e digna.
Outras vezes sinto o puxão do medo. No fundo, eu sei que não mereço o amor que recebo. Meus motivos nunca são puros e temo ser rejeitado se eles forem expostos. Então, mesmo enquanto estou me aquecendo na aceitação, eu vivo com o medo de ser desmascarado, revelando que sou muito menos do que os outros pensam que eu seja.
Quando considero meu relacionamento com Deus, portanto, sinto que seu afeto por mim é baseado no meu desempenho. Quando eu faço bem, Ele me ama; mas se eu me arrependo, então espero apenas o seu desprezo.
No entanto, Deus não nos ama porque merecemos. Ele nos ama apesar do que somos. Primeiro João 4:10 declara: “Nisto consiste o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou Seu Filho.” Por causa do que Jesus Cristo fez por nós, sabemos que somos sempre amados por Deus. Essa simples verdade quebra nosso orgulho e dissipa nosso medo.
Oh, tal amor, minha alma, ainda reflete ...
Amor tão grande, tão rico, tão livre!
Diga, enquanto perdido em santa maravilha,
"Por que, ó Senhor, tal amor para mim?"
Procurando pelo amor de Deus? Olhe para Jesus Cristo. Haddon W. Robinson
O poder da bondade
Seja gentil com o outro, ternura, perdoando um ao outro, assim como Deus em Cristo perdoou você. - Efésios 4:32
Um jovem operário da fábrica percebeu um dia que faltava uma ferramenta valiosa em sua caixa de ferramentas. Mais tarde, ele reconheceu na caixa de ferramentas de um colega de trabalho.
O jovem era o único cristão na loja e queria ter um bom testemunho de Cristo. Então ele foi até o homem e disse: "Eu vejo que você tem uma das minhas ferramentas, mas você pode mantê-lo se você precisar." Então ele continuou com seu trabalho e colocou o incidente fora de sua mente.
Durante as próximas duas semanas, a pessoa que havia tomado a ferramenta tentou acalmar sua consciência. Primeiro ele ofereceu ao jovem algo de igual valor, depois ofereceu-se para ajudá-lo em alguns projetos de casa e, finalmente, colocou um pouco de dinheiro no bolso do casaco. Eventualmente, os colegas de trabalho tornaram-se bons amigos, e o ladrão de ferramenta de uma só vez admitiu que não podia resistir à gentileza do homem.
A bondade é provavelmente a ferramenta mais eficaz que os cristãos têm em seu kit de virtudes. Mas mesmo quando isso não traz uma reconciliação, como aconteceu com esses dois trabalhadores, ainda é a resposta correta. Não importa como somos tratados, devemos seguir o exemplo de Cristo (Efésios 4:32).
Oh, pela graça de estender o amor aos outros, assim como Deus, por amor de Cristo, nos amou!
Senhor, ajude-me a ser gentil e perdoador
Seu amoroso perdão Você me mostrou
pelos pecados que cometi;
Senhor, conceda-me um amor como o seu. —Anon.
Precisa reparar um relacionamento? Tente gentileza. Henry G. Bosch
Viver livre de dívidas
O salário do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna. - Romanos 6:23
Imagine uma vida livre de dívidas - uma existência sem a irritação daqueles pagamentos incômodos que pairam sobre sua cabeça todos os meses.
É uma perspectiva que levou os conselheiros financeiros a criar vários planos para sair da dívida que oferecem alívio da preocupação financeira. Estas são algumas das sugestões que eles fazem:
• Pare todas as compras a crédito.
• Reduza sua conta de supermercado.
• Faça as coisas sozinho em vez de pagar para tê-las feito.
• Deixar de ser um comprador por impulso.
Embora eu não possa dizer que sou livre de dívidas (estou pagando minha casa e tendo outras contas a pagar a cada mês), posso atestar que, em um sentido diferente e muito mais importante, não tenho dívidas. Quando se trata da preocupação onerosa de como sair do peso do meu pecado, não me importo com o mundo.
Uma vez, eu estava sob a sentença de morte por causa do meu pecado, mas quando eu coloquei minha fé em Jesus Cristo, minha dívida foi paga (Romanos 4: 7). A penalidade desses pecados foi eliminada e eu estou livre de dívidas. É uma ótima sensação!
Você deixou Deus creditar sua conta com a justiça de Cristo onde a penalidade do pecado costumava ser? Aceite o pagamento de Jesus pelos seus pecados e saia da dívida!
O momento em que confiamos em Cristo
Somos perdoados e purificados por dentro,
Pois todo o seu sangue é suficiente
Para pagar a dívida de todo pecado. —DJD
Cristo pagou uma dívida Ele não devia satisfazer uma dívida que não poderíamos pagar. Dave Branon
De chocolates e Bíblias
Tendo nascido de novo. . . através da Palavra de Deus. - 1 Pedro 1:23
Os amantes do chocolate em todo o mundo conhecem o nome Cadbury, cujos itens deliciosos foram produzidos perto de Birmingham, na Inglaterra, por mais de 100 anos. Milhões de pessoas gostaram deles, mas poucos conhecem a história incomum de Helen Cadbury, filha do fundador.
Aos 12 anos, Helen Cadbury recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal. Ela imediatamente se interessou em testemunhar e crescer espiritualmente, então ela começou a levar sua enorme Bíblia vitoriana para a escola. Por ser tão pesado, o pai lhe deu um pequeno Novo Testamento que ela poderia colocar no bolso. Os amigos cristãos de Helen admiravam e adquiriam um dos seus, para que pudessem levá-lo consigo e lê-lo todos os dias. Logo eles estavam chamando a si mesmos de Liga do Testamento de Bolso e começaram a dar Novos Testamentos às pessoas que prometeram lê-los. Um policial foi o primeiro a receber Cristo depois de receber uma cópia gratuita de um dos amigos de Helen.
A Liga de Testes de Bolso tornou-se um ministério mundial com milhões de membros. E a idéia básica de compartilhar a Palavra de Deus com os outros é boa para todos nós. Leve uma Bíblia ou Novo Testamento com você, leia-a e seja uma testemunha de seu poder.
Leve a Palavra de Deus no seu bolso,
carregue-a também no seu coração -
Pronto para compartilhar com os outros,
verdades da graça de Deus para transmitir. - Hess
Uma medida do seu amor por Deus é o seu desejo de compartilhar a Sua Palavra com os outros. David C. Egner
Vivendo como um ateu?
O tolo disse em seu coração: “Não há Deus.” - Salmo 14: 1
Uma pesquisa do Instituto Gallup, realizada em 1993, indica que apenas 4% da população mundial são ateus. Parece que Deus é bastante popular!
Mas, na realidade, muito mais do que 4% das pessoas no mundo se comportam como se não houvesse Deus. Eles não negam Sua existência com seus lábios, mas fazem em seus corações e vidas. Eles são como os tolos descritos no Salmo 14, que deliberadamente ignoram a Deus porque não querem se desviar de seus modos egoístas de viver e obedecer a Ele.
Essa negação de Deus ocorre hoje mesmo entre aqueles que reconhecem a sobrevivência milagrosa e o crescimento da igreja em países onde tem havido terrível perseguição. Mas em vez de reconhecer isso como uma forte razão para levar a sério a Deus, eles rejeitam o evangelho e vivem pelos valores do mundo.
A melhor maneira de evitar agir como um ateu é praticar a piedade. Nós, que conhecemos a Cristo, devemos cultivar uma profunda gratidão ao Senhor por Sua salvação e exemplificar a pureza, a honestidade e a confiança em Sua bondade. Como cristãos praticantes, devemos ser sal e luz em nosso mundo (Mt 5: 13-16). Quando estamos, Jesus disse que vamos levar os outros a "glorificar [nosso] Pai no céu" (v.16).
Senhor, que nossos lábios e vidas expressem
o bendito evangelho que professamos;
Então deixe nossas obras e virtudes brilhar
E fale daquele que é divino. —Anon.
Como o sal da terra, os cristãos devem fazer com que os outros tenham sede da água da vida. Herbert Vander Lugt
O que você está correndo para?
É bom que eu me aproxime de Deus; Eu coloquei minha confiança no Senhor Deus. - Salmo 73:28
Autor e cartunista James Thurber fez esta observação provocante sobre a vida: "Todas as pessoas devem aprender antes de morrer o que estão correndo e para o que estão correndo e por quê."
Nossos pensamentos e ações no presente são moldados por algo em nosso passado: um pai que estabelece padrões que nunca podemos alcançar; abuso sexual; um grande potencial no ensino médio que fracassou quando saímos para a vida; insegurança; crescendo em uma área remota ou crescendo no centro da cidade.
Também precisamos descobrir para onde estamos indo. Algumas pessoas, competindo por fama temporária e fortuna, são como passageiros que estão lutando pelos melhores assentos em um ônibus para o esquecimento. Outros planejam sua aposentadoria - mas não para a velhice ou para além da morte.
O salmista Asafe sabia do que estava fugindo. Ele viveu em dúvida perto do bairro do desespero. Ele também sabia o que estava correndo e por quê. Ele cantou: “É bom que eu me aproxime de Deus; . . . para que eu possa declarar todas as tuas obras ”(Sl 73:28). Ele também disse: “Tu me guias com o teu conselho e depois me receberás para a glória” (v.24).
Você já descobriu o que você está correndo? Mais importante, você sabe para o que está correndo?
Aqueles que buscam conhecer o verdadeiro significado da vida
podem encontrá-lo de uma só maneira:
conhecendo o Senhor como seu Salvador
e vivendo para Ele dia a dia. JDB
Mantenha seus olhos no Senhor e você não perderá de vista o propósito da vida. Haddon W. Robinson
Equipado para a tarefa
Seja forte e de boa coragem; . . . porque o Senhor teu Deus está contigo onde quer que você vá. - Josué 1: 9
Eu estava na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhando como técnico em cirurgia em um hospital do exército, quando ouvi o chocante anúncio no rádio: “Franklin Delano Roosevelt está morto!” Fiquei triste e preocupado. O vice-presidente Harry Truman estava qualificado para ser presidente?
Fiquei aliviado quando o ouvi dizer que ele sentia como se um enorme peso tivesse caído sobre seus ombros e que desejava que as pessoas em todos os lugares rezassem por ele. Isso me tranquilizou que ele reconheceu humildemente suas inadequações e sua necessidade pela ajuda de Deus.
Poucos de nós jamais serão empurrados para uma posição de liderança com deveres dessa magnitude, mas a maioria de nós conhece o sentimento de inadequação em face de uma grande responsabilidade que estamos prestes a assumir. Pode ser o de assumir um novo emprego, conseguir uma promoção no trabalho, escolher um cônjuge, tornar-se pai ou aceitar um novo ministério na escola dominical ou na igreja.
Quando enfrentamos um novo desafio, podemos tomar coragem das palavras do Senhor para Josué (1: 9). Podemos aceitar nossa oportunidade como Dele e crer que Ele nos dará tudo o que precisamos para fazer bem. Se meditarmos em Sua Palavra, obedeçá-la, em oração, confiar Nele e trabalhar diligentemente, Ele fará o resto. Ele nos equipará para a tarefa.
O Senhor lhe dará ajuda e força
Para o trabalho que Ele pede Você faz:
Para servi-lo de um coração de amor
É tudo o que ele pede de você. —Fasick
O chamado de Deus para uma tarefa inclui Sua força para completá-lo. Herbert Vander Lugt
Por que eu?
Um deles, quando viu que estava curado, voltou e com grande voz glorificou a Deus. - Lucas 17:15
Alguns anos atrás, um jovem desleixado e mal ajustado chamado Tim (não seu nome verdadeiro) foi convertido a Cristo em uma cruzada evangelística. Alguns dias depois, ainda desleixado, mas banhado no amor de Cristo, ele foi enviado para minha casa para que eu pudesse ajudá-lo a encontrar uma boa igreja. E foi assim que ele começou a frequentar a minha.
Embora Tim precisasse e recebesse muita ajuda amorosa em preparações pessoais e graças sociais básicas, uma característica permaneceu inalterada - seu amor indomável por seu Salvador.
Um domingo depois da igreja, Tim correu para o meu lado, parecendo um pouco perplexo. Ele lamentou: “Por que eu? Eu continuo me perguntando, por que eu? ”Oh, não, eu pensei, ele se tornou outro cristão queixoso. Então, com os braços estendidos, ele continuou dizendo: “De todas as pessoas no mundo que são maiores e mais inteligentes do que eu, por que Deus me escolheu?” Com isso, ele bateu palmas alegremente.
Ao longo dos anos, ouvi muitos cristãos, inclusive eu, perguntar “Por que eu?” Durante tempos difíceis. Mas Tim é o primeiro que ouvi essa pergunta ao falar sobre as bênçãos de Deus. Muitos foram convertidos na mesma noite que Tim, mas eu me pergunto quantos deles humildemente perguntaram: “Por que eu?” Podemos perguntar isso com frequência.
Eu não sei porque a maravilhosa graça de Deus
para mim Ele fez conhecido;
Nem por que, indigno, Cristo em amor
me redimiu por si mesmo. - pouco
A gratidão deve ser uma atitude contínua, não um incidente ocasional. Joanie Yoder
Mandamento 1 - Adorar somente a Deus
Não terás outros deuses diante de mim. - Êxodo 20: 3
O estadista britânico WE Gladstone (1809-98) visitou o Christ Church College e falou com otimismo sobre a melhoria da sociedade inglesa durante sua vida. Sua visão era tão positiva que um estudante o desafiou: “Senhor, não há sinais adversos?” Gladstone refletiu: “Sim, há uma coisa que me assusta - o medo de que Deus parece estar morrendo das mentes dos homens. "
Obedecer ao primeiro mandamento impediria que isso acontecesse. No entanto, o homem tenta fazer deuses sem dinheiro, posses materiais, prazer, conhecimento, pessoas e, ao fazê-lo, esquece o verdadeiro Deus. Mas nenhuma coisa criada pode preencher o lugar em nosso coração que Deus pretende para Si mesmo.
Perguntaram a uma criança: “Quantos deuses existem?” “Apenas um”, ele respondeu. “Como você sabe?” “Porque,” ele disse, “Deus preenche o céu e a terra, então há espaço para apenas um.”
Nossa adoração a Deus se concentra quando recebemos Jesus como nosso Salvador pessoal, pois Ele é Deus na carne (João 1:14). Mas por que Deus nos manda amar e adorar somente a Ele? Porque n'Ele vivemos e nos movemos e temos o nosso ser (Atos 17:28), e dEle recebemos a vida eterna (Col. 1: 13-18). Ele tem todo o direito de dizer: "Nenhum outro deus!", Porque só Ele é o Deus vivo e verdadeiro, que nos criou e nos redimiu.
Para Estudo Adicional e Reflexão
Mateus 10: 34-39; Mateus 22: 34-40;
Marcos 12: 28-34; Lucas 10: 25-28
Somente Deus que preenche o universo pode preencher o coração humano. Dennis J. DeHaan
Mandamento 3 - Respeite o nome de Deus
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão. - Êxodo 20: 7
O terceiro mandamento foi levado tão a sério por Israel que, certa vez, os escribas nem mesmo escreveram o nome Yahweh (Jeová) até que primeiro tomassem banho e trocassem de roupa. Então, depois de escreverem, tomariam outro banho e trocariam de roupa novamente.
Seu foco na palavra em si, no entanto, muitas vezes negligenciava as implicações mais amplas do mandamento. JI Packer diz: “O que é proibido é qualquer uso ou envolvimento do nome de Deus que seja vazio, frívolo ou insincero”. Isso inclui qualquer tipo de irreverência, porque não leva a sério o caráter e a reputação de Deus que é representado por Seu nome. Nem devemos usar o nome de Deus ou de Jesus Cristo como profanação, porque isso não expressa louvor, adoração nem fé.
O mandamento também se refere a quebrar uma promessa quando o nome de Deus é usado para apoiar a palavra. Mas mesmo quando nenhuma referência é feita a Deus, toda promessa que fazemos a outra é feita na presença de Deus e, portanto, é tão obrigatória quanto se tivéssemos invocado o nome Dele.
Como o terceiro mandamento nos condena a todos! Mas agradeça a Deus pelo nome de Jesus, que significa Salvador. Ele fornece o perdão e ajuda que precisamos para manter o terceiro mandamento e tornar-se homens e mulheres conhecidos por serem fiéis à sua palavra.
• De que maneiras eu ouço as pessoas usando mal o nome de Deus?
• Como eu sou culpado de quebrar este comando?
Se você se importa com Deus, lide com o nome dele com cuidado. Dennis J. DeHaan
Um sacrifício
Há um Deus e um Mediador entre Deus e os homens, o Homem Jesus Cristo. - 1 Timóteo 2: 5
A jornalista Jill Neimark escreveu um artigo intitulado “Shaman in Chicago” sobre seu tio pouco convencional.
Um comerciante de commodities bem-educado e próspero, ele se tornou um sumo sacerdote na religião de Ifá, que pratica o sacrifício de animais como seu mais alto ato de adoração. Anteriormente um ateu, ele agora é um crente convicto de uma energia divina que ele insiste que não pode ser experimentado na religião tradicional.
Neimark acha que seu tio é um exemplo extremo daqueles milhões de americanos que desejam uma experiência em primeira mão com o sobrenaturalismo dinâmico. Como disse um dos amigos de Neimark: “Queremos ligar direto para Deus; não queremos passar pelo operador ”. Ou, como diz Neimark, estamos“ batendo nosso próprio caminho para Deus ”.
Nós, que conhecemos a verdade, o poder e a alegria do evangelho de Jesus Cristo, podemos ser gratos por essas verdades: (1) Não há necessidade de mais sacrifícios, porque Jesus se ofereceu como o sacrifício perfeito, todo-suficiente pelo nosso pecado. (Hebreus 10:10) (2) Não há necessidade de qualquer outro mediador entre Deus e nós, porque Jesus, que é nosso mediador (1 Tm 2: 5), garante acesso direto a Deus. (3) Não há necessidade de vencer nosso próprio caminho para Deus, porque Jesus é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14: 6).
A cruz de Cristo é tudo de que precisamos
para tirar nossos pecados;
Ele é nosso sacrifício perfeito -
A vida, a verdade, o caminho. —Sesper
A salvação é alcançada pela expiação de Cristo, não por nossa realização. Vernon Grounds