Carta ao Meu Pai

Cerca de 555 carta ao Meu Pai

⁠queria ter te amado
ter ganho um abraço
sentir orgulho de ser seu
mas você não me ensinou
seus olhos não me buscavam,
mas sua indiferença, sim
queria ter te beijado,
ter te abraçado, mas você nunca estava
queria ter te amado sem ser imitação
amar com o coração
mas você não me ensinou
nem sabia o que de fato eu era seu.
tudo teria sido diferente
não teria que ir me desfazendo de você
pelos caminhos.
não teria tido tantos pesadelos e tantos medos.
tantas perguntas e tantas angustias.
você poderia ter sido meu amigo de fato. /i Ivo Terra Mattos

Inserida por IvoMattos

⁠A VOCÊ, MEU PAI

A ti que colaborou para que eu viesse à materialidade; que com coragem, determinação, integridade, hombridade e decência trabalhou demasiadamente para que nada me faltasse a nível material ou espiritual; a ti que clareou a minha mente com teus feixes luminosos da espiritualidade e me ensinou a viver com dignidade... Destinar-te meu muito obrigado não basta. Tenho que fazer algo extraordinárioterio para te agradecer e te demonstrar o quanto te sou grato. Saiba que fostes e continua sendo a mim um espelho de virtude e honradez.
Abaixo do Eterno, os caminhos obscuros pelos quais passei, foram elucidados a mim por ti que o fizestes em observância aos princípios da moralidade e da razão para que eu os percorresse sem perigo.
Bastaria um muito obrigado a ti que te entregastes de corpo e alma, às vezes sem observar os teus sonhos, só para que eu pudesse realizar os meus.
Sou grato a ti pela paciência e compreensão demonstradas a mim durante o meu aprendizado.
Procuro as palavras de agradecimento pelos teus feitos benéficos destinados a mim, mas de forma verbal está difícil expressá-las. Portanto, deixo-as grafadas e sintetizadas neste espaço com a seguinte frase:
"Te amo!!!"

FELIZ DIA DOS PAIS.

Inserida por SIMOESPENSADOR






Eu tenho um Deus que me honra cada instante do passar dos meus dias, que me surpreendi sempre com pequenos detalhes, que na visão do homem não é nada! Porém esse nada para mim é muito, o bastante suficiente para preencher meu espírito de felicidades, e de alegria, e de paz.
Todo o vazio e tristeza que me consumia por dentro, sem saber o porquê. Logo descobri que para me preencher do vazio eu precisava conhecer o SENHOR numa intimidade mais profunda! Conforme eu buscava, e busco até hoje, aprendi andar no caminho mais justo, e continuar nesse caminho para me aprofundar mais. Cada dia que passa sinto mais perto dele! Andando de mãos dada, me contemplano e sentindo seu toque e sua presença. Isso é bom !!! Isso é maravilhoso !!! Me sinto forte e Seguro com meu pai, o pai que me guia, que me ensina, que me Guarda me protegendo, me acolhendo, um pai que o sinto puxar para o lado certo, sempre que ele quer, e nunca para o lado que eu quero. Até puxão de orelha eu sinto para que eu acorde e Abra os Meus Olhos. Sinto ele dizendo: Não é isso que te ensinei meu filho, faz o certo por FAVOR. Um pai tão poderoso e tão misericordioso que às vezes sinto medo dele se afastar e não sentir sua presença. Chego até gritar: Ó meu pai, não me abandona por que sem ti não sou ninguém. Necessito do SENHOR hoje agora e para todo sempre. Te Amo.

Salmo de minha semente

Inserida por Djdavidaraujo9616

⁠PAPAI.

Até hoje trago comigo os singelos momentos que juntos compartilhamos, as tuas fotos ainda carrego na bolsa, na memória, no meu coração.
O tempo passa ligeiro e a saudade das história contadas por ti ainda permanecem em mim, sou capaz de recitar tim-tim por tim-tim. Saudade sim, saudade de ti.

Inserida por Mariapatriolino1

⁠"Meu pai é o agricultor".

Aquele que o pai oferta.
De maneira nenhuma jogado fora será.
A misericórdia, o amor que desperta.
O Altíssimo sempre flerta.
De das minhas asas descansará.

Meu pai, o maioral agricultor.
Sou a verdadeira santa videira.
Vós sois meus ramos a despertar.
Se estais em mim, vós frutificar.
Eterna graça de sobremaneira.

Debaixo das minhas asas.
O esconderijo mais nobre.
Meu coração é o Altíssimo.
Sou humilde Jesus, na cruz um coitado pobre.
Fui dor, o sangue que pecado encobre.
Filhos amados, sois excelentíssimos.

Vos comprei pelo prazer amoroso do pai.
O amor do agricultor.
Fez me viva chaga.
Tua conta toda paga.
Pertence agora a alma ao Senhor.
Não perca, não se perca, não seja vencido.
É o pertence de Deus mais querido.
És a prova do amor.

Deus abençoe a todos.
16/07/2022 .. 21:13hs.

Rei: Giovane Silva Santos.

Inserida por giovanesilvasantos1

Meu pai meu amor
⁠Amava muito e respeitava profundamente o meu pai. Quando ele partiu, senti-me perdido nas sombras, parado no tempo, imerso nas trevas, no limbo da dor. Ele se foi nos meus braços, e ali quase sucumbi. A noite e a escuridão tornaram-se meu cárcere. A vida arrastou-me em duas direções opostas: minha mãe, minha fortaleza, minha lucidez, minha paz, e, do outro lado, a depressão, o pânico e a ansiedade, meus sombrios companheiros. Havia também os amigos noturnos, Mirta e Garde, que pouco conforto me ofereciam, só conseguiam ficar comigo umas duas horas por noite. Por outro lado, os amigos sobrenaturais, os amigos de luz, os verdadeiros. Pode parecer absurdo, mas todos os dias eram uma jornada na escuridão, uma lâmina cortante no peito, com minha alma sangrando. Sentia-me no fundo do poço, próximo ao meu fim. No entanto, há momentos na vida marcados pela angústia, pelo pânico, pelo medo, pela dor, pelo choro, pela escuridão e pelo luto, difíceis de suportar. Mas com paciência, dedicação, força, fé e a luz divina do supremo, surgem instantes, ainda que breves, de suavidade e felicidade. Aprendi ao longo da vida que a felicidade são esses momentos fugazes.

Inserida por yonnemoreno

Sr. meu Pai peço sua benção,
À todos os meus amigos (as),
Até mesmo aqueles (as),
Que não me tem apreço,
Fazeis com que todos os seus filhos,
Meus queridos irmãos (as),
Tenham saúde e felicidade,
Tendo um dia abençoado pelo Sr.,
Trazeis à todos aqueles,
Que estão acometidos,
De doenças, conflitos, males,
A esperança da cura,
E viver junto a nós,
E de seus familiares,
E com muita fé,
No Sr. que tudo é possível,
Obrigado meu Pai,
Sua Benção,
AMÉM...

Auto-Retrato Falado

Venho de um Cuiabá de garimpos e de ruelas entortadas.
Meu pai teve uma venda no Beco da Marinha, onde nasci.
Me criei no Pantanal de Corumbá entre bichos do chão,
aves, pessoas humildes, árvores e rios.
Aprecio viver em lugares decadentes por gosto de estar
entre pedras e lagartos.
Já publiquei 10 livros de poesia: ao publicá-los me sinto
meio desonrado e fujo para o Pantanal onde sou
abençoado a garças.
Me procurei a vida inteira e não me achei — pelo que fui salvo.
Não estou na sarjeta porque herdei uma fazenda de gado.
Os bois me recriam.
Agora eu sou tão ocaso!
Estou na categoria de sofrer do moral porque só faço
coisas inúteis.
No meu morrer tem uma dor de árvore.

Manoel de Barros
BARROS, M. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2011.

Pai...
Sobre meu pai...Não tenho muita coisa a dizer... Só agradecer a Deus por ele ser meu genitor e por eu ter recebido a dádiva da vida! Então, muita luz para o meu pai e saúde! Deixa pra lá! Vamos ao que interessa. Na sociedade, um pai tem a função de "amar" e "educar" uma criança, dando resposta às suas necessidade mais básicas, para que ocorra o seu saudável desenvolvimento quanto ao aspecto físico emocional, psicológico e espiritual. Veja esse pensamento! "Nem sempre é o pai rico que deixa a maior herança". Forte, não?! Vou frisar uma frase de Marshall Bruce Mathers III, nome artístico, Eminem! Veja o que ele declara! Meu pai? "Nunca o conheci. Nunca vi uma foto dele". Nossa, forte! Olha a história dele! Seu pai abandonou a família quando ele tinha um ano e meio, e Marshall, ou melhor Eminem, foi criado apenas pela mãe em condições de pobreza. Aos doze anos, ele e sua mãe já haviam se mudado várias vezes vivido em diversas cidades. E nessas idas e vindas! Após ter obtido uma cópia do álbum Beastie Boy quando era adolescente se interessou pelo Hip Hop fazendo raps amadores, e com isso foi buscando... E o mesmo se tornou em um compositor, produtor e ator estadunidense. Linda a história dele, não é?! O pai biológico o abandonou! Mas existia um Pai lá no alto, ornamentando o seu caminho. Pois bem! Você aí, já assistiu o filme, "A Procura da Felicidade", onde o ator Will Smith é o protagonista! Não?! Olha só, gosto muito dessa fala: "Nunca deixe que alguém te diga que não pode fazer algo". Nem mesmo eu. As pessoas que não podem fazer por si mesmas, dirão que você não consegue. Você já percebeu, que em algumas família existe esse tipo de pai, que em vez de construir "sonhos" na cabeça dos filhos, com palavras de luz, os destrói?! E tem poucos que diz: Se quer alguma coisa, vá e lute por ela. Eu estou aqui lhe dando força?! E ainda existe aqueles que chegam embriagados em casa, causando uma tensão psicológica! Jesus! Que luz essas palavras do filme, são para aqueles que foram abandonados por aqueles que tinha a responsabilidade de cuidar e proteger! Portanto, você aí que é pai e mãe de seus filhos... Felicidade! E lhes digo: Nem todos aqueles que dizem ser pai, é pai de fato! É Pai por completo! A propaganda é muita, mais quem ganha é o comércio! Chega de hipocrisia! Quantas criança foram abandonas, e outras vivem em orfanatos. E tantas dormindo ao léu! E quantas delas foram para o lixo, em forma de aborto, quando, aqueles que dizem ser homem, pede para as sua companheiras; fazer um aborto! Pois não gosta de criança, ou foge de tal responsabilidade! Macho se encontra em qualquer esquina! Pai é pai! Quantas bocas existe desse mundo frio, dizendo: "Eu sou pai". De certo! Existe pai.. E pai! O conceito de pai é bastante amplo, e não se restringe... Pai é aquele que cuida, e sempre está presente. Dando força e iluminando o caminho de de seus filhos de esperança. Felicidade para eles.

Deus, Hoje eu só quero agradecer...
Sei que tenho falhas e sei que o Senhor, meu Pai, sabe disso também!!!
Mas sei que queres o meu bem e vê as minhas virtudes, lutas e batalhas...
Por isso, Hoje só quero agradecer por mais essa conquista, e sei que tenho muitas ainda por trilhar, tão e mais importantes que essa, e que serão difíceis, mas não impossíveis, e eu sei que tenho você ao meu lado!!!
Obrigada por me achar merecedora, é que na verdade o meu sentimento é bom para mim e para todos, e eu sei que tudo isso acaba voltando!!!

Muito obrigada senhor, pelo o dia que se inicia.
Obrigada meu pai, por todas as portas abertas, que nos fez chegar até aqui, pela saúde e alimento e por todos os seus cuidados diários nas nossas vidas!
Nos dê sabedoria e entendimento, para entendermos a sua vontade, e que o senhor nos direcione para aquilo que vá gerar vida em nós e não sofrimentos! Obrigada pelo dia, família e amigos, que esse Domingo seja abençoado, e acima de tudo que a sua presença esteja sobre as nossas vidas, trazendo paz em nossos corações, nos fazendo descansar na sua presença, e confiando que o senhor está no controle de tudo!
Bom dia amigos❤Dessa Alyne

ONTEM E HOJE

Olhava para meu pai comendo tutano e me perguntava: Como alguém tem a coragem de comer aquilo!

Via nas revistas as mulheres do Oriente Médio usarem burcas e me perguntava: Como aceitam tamanha humilhação!

Questionava como pessoas poderiam escrever durante tanto tempo sem lhes faltar assunto!

Onde minha vó, uma senhora idosa, encontrava tanta disposição para ajudar ao próximo, chegando a esquecer de si!

Por que nem todas as pessoas buscam riqueza material?

Hoje, ao questionar, mudo a pergunta para: Quando irei fazer aquilo?

Não há palavras suficientes que eu possa dizer para descrever a importância que meu pai teve e tem para mim.
Já são dezessete anos sem a presença física dele, mas o tive em minha infância e em minha mocidade, participando integralmente em minha formação como homem, cidadão e também como pai que sou. Guardo em minha lembrança o som de sua voz, não a frase mas a voz, dizendo “Claudenier, Claudenier!” e isso já seria suficiente para alertar dos perigos e para orientar o meu agir.
Hoje já não sou tão moço... Hoje sou tão mais pai que moço.
Hoje conto com minha experiência de moço, sob a orientação de um PAI e com minha experiência de pai que acredita nos moços. Reconhecendo o papel de meu pai compreendo meu papel na formação de meus filhos e tenho ganância de contribuir na formação de outros moços. E os pequenos? O mesmo amor... a mesma atenção e a mesma certeza de que eles são tão importantes para nós, quanto possamos entender que o somos pra eles.
Obrigado meu PAI e obrigado meus Filhos, pelo Pai que sou.
Nier Araújo

A árvore morta

Num inverno, quando eu ainda era criança, meu pai estava precisando de lenha. Procurou uma árvore morta e a cortou.

Mas, quando chegou a primavera, viu que no tronco daquela árvore que tinha cortado, nasciam novos brotos. Meu pai ficou desolado.

Então ele disse:

- Tinha certeza de que aquela árvore estava morta. Perdera todas as folhas no inverno e fazia tanto frio que os galhos quebraram e caíram no chão, como se o velho tronco tivesse ficado sem vida. Mas agora percebo que ainda existia vida naquele tronco.

Depois voltou-se para mim e aconselhou-me:

- Não esqueça esta lição. Nunca corte uma árvore no inverno. Não tome uma decisão negativa no tempo adverso. Nunca tome decisões importantes quando se sentir desanimado, deprimido e com o espírito abatido. Espere. Seja paciente. A tormenta passará. Lembre-se: a primavera voltará!

Se Deus me permitisse queria apenas um minuto com meu pai, só pra sentir o quanto fui feliz ao lado dele.

Bastava um olhar e sabia o quanto me amava e o quanto se orgulhava de mim.

Como eu queria um abraço, um beijo, um "eu te amo minha filha," "Hehehe você é muito inteligente."

Era assim... amor que não tem fim!

SOBREVIVENDO COM LOBOS

Tudo bem se chorar
Até meu pai chora às vezes
Não seque seus olhos
Lágrimas podem lembrar de que estou viva

Tudo bem fracassar
Se essa for a única coisa que eu ainda não consegui
Mas só por este dia, o fracasso causa dor
Mas carrega com ele a motivação para continuar tentando sem cometer os mesmos erros do passado.

Então vivo a vida na certeza de
Sempre estar aprendendo a aprender
Seguindo em frente, tropeçando
e apenas vivendo e persistindo

Tudo bem tremer
Até minha mão treme às vezes
Então por vezes fico enfurecida e impaciente
Contra a luz que aflige os olhos e
Ao mesmo tempo aguça as ideias

Tudo bem dizer
O máximo que posso ouvir é um não
Que essa foi a única coisa que já tentei
Ouvi muitos " nãos" inconformei
Ouvi alguns " sins" conformei
Mas só por esta vez
Aguentei firme

Então vivo a vida na certeza de
Sempre vivo aprendendo a aprender
Seguindo em frente, caindo ao fundo
Do poço, mas sempre na esperança
De apenas viver por mim,
Pela vida que só tenho uma
Agindo com sensatez e loucura
como se estivesse num mundo
Real, entre o Bem e o Mal
Entre o Amor e o Desamor
Entre a vida e a Morte
Entre o inicio e o fim
Entre o real e o irreal
Entre eu e você
Seguindo em frente...
Aguentando firme...
Sobrevivendo...

PRA VIDA INTEIRA

Meu pai... Nunca escreveu,
uma carta para minha mãe
analfabeto, não sabia escrever
também não era intérprete,
mas cantava linda canções de amor
todas direcionada p'ra mamãe.

Cantava meio fora de tom é claro
o forte dele não era cantar
mas cantava pelo amor cantava
pelo amar...
para minha mãe, ele sabia cantar.

Ele amava-a com fervor no coração
amava com amor e paixão,
eu me lembro, eu me lembro...
Meu pai interpretava, vários cantor,
entre eles, ele interpretava:
Vicente Celestino
Nelson Gonçalves,
Orlando Silva e outros.

Meu pai tinha pela minha mãe
aquele amor, bobo, abestalhado
aquele amor de uma vida inteira
aquele amor que, morrendo
morre... Amando, amando.

Antonio Montes

– Quem é você? – perguntei, embora o impulso inicial fosse berrar por meu pai.

O mané riu debochado. Vá lá, não era mané. Era um exagero de homem. Não pude evitar encará-lo de volta. Cabelos pretos jogados na testa, pele tostada, olhos cor de cerveja que não pareciam ser realmente daquele rosto. Jeans, camiseta justa, básico, no ponto. Jogou sua bituca no chão e apagou-a com o pé. E respondeu:

– Talvez a resposta às suas preces?

Lembrei-me do meu Pai:
Aqueles que me conhecem bem (confesso que são poucos! rsrsrs), sabem que não sou nada nostálgica, não me agrada acumular coisas antigas e nem me ligar em lembranças, achando como alguns que o tempo passado sempre é melhor do que agora. Dou maior valor no hoje e sempre acredito que o melhor da minha vida, ainda estar por vir... o hoje é o melhor pra mim!
Mas hoje, especialmente hoje, ao ler um capitulo do livro *Paris é uma festa* de Ernest.
Veio-me essa sensação de saudades do que já passou.Lembrei de meu pai.
Ele que sempre quis um filho homem e quis o destino ter 5 ou mais mulheres,digo mais,por que levando em conta os mistérios da família Miranda e as peripécias de meu pai,que sei,nunca foi santo,posso ainda descobrir mais maninhas por ai!!!kkkkkk
Sendo eu a filha mais velha numa casa de 5 mulheres,fui criada praticamente como um guri.
Eu o acompanhava em tudo. Vacinava gados, ajudava a apartar, Novilhas, garrotes, touros... Montei meu primeiro cavalos ao 4 ou 5 anos e a pelo.Podava arvores,limpava caixa d’água...Enfim,sempre fiz tudo com ele e na época isso era o que eu mais amava,ou era a única coisa que amava,no fato de ser a filha mais velha...
Pra encurtar conversa, lembrei-me de meu pai, pois neste capitulo do livro, ele o Ernest, descreve corridas de cavalos, suas apostas e o quanto era emocionante vê-los correndo... Inevitável, me remeteu ao tempo que em Jardim/MS ainda tínhamos um Jóquei e eu pequena ganhei de meu avo uma égua branca, esta participava de corridas e meu pai aos domingos me levava pra vê-la correr...
Amo ate hoje os cavalos, são os meus animais favoritos e se tiver outra vida, peço a Deus pra retornar um cavalo selvagem!
Bom, o tempo passou, a égua foi vendida quando meu avo teve que vender a fazenda, meu pai hoje ta longe de mim e o Jóquei da cidade de Jardim, este foi fechado ha tempos.
Existem sim coisas inesquecíveis e dignas de saudades. Eis ai uma delas!
Porem ainda assim, acredito que a melhor ainda esta por vir!
Pai saudades!!!

VAGALUME
(Fatima Merigue de Mendonça)
.
Nos meus tempos de menina
na rocinha do meu pai
eu via o sol se pondo
sentada dos cafezais.
.
Eu ficava sentadinha
esperando a noitinha
escutando em silêncio
o cantar dos passarinhos.
.
Eu queria entender
o que era aquele brilho
que chegava bem juntinho
com o meu entardecer.
.
Eles vinham de mansinho
brilhavam o meu mundinho,
e então, me perguntava:
- Que brilho seria este,
que brilhava tão verdinho?
.
Eu corria feito louca
em volta dos cafezais,
pois os brilhos se mexiam
e eu queria alcançar.
.
Acendiam e apagavam como
luzes de neon,
deixando-me feito boba
procurando-os na escuridão.
Mesmo assim eu insistia
pois mesmo pequenininha
eu sabia que um sonho
não se busca sem pressão.
.
Finalmente eu conseguia...
Segurava meu bichinho,
na palma da minha mão!
O brilho me ofuscava
e então eu percebia
que as luzes que brilhavam
eram luzes do meu dia!
Eu fazia das minhas noites
noites só de fantasias.
.
Hoje olho no meu céu
e procuro meu bichinho.
No meu mundo existe luzes
Mas é só de mentirinha.
Foram embora os vagalumes
e ficaram só estrelinhas.
.
As vezes fecho os olhos
e me sinto pequeninha,
sonho sonhos de crianças
e encontro meu bichinho!!!
.
Fátima Merigue de Mendonça