Carlos Drumond de Andrade Contagem do Tempo
é na voragem do tempo que me perco e me encontro, ora lírio desmaiado, ora estrela em céu dourado...
Pontualidade fatal
Ora, mais que vacilo
Não devia ter sido agora
Estava me preparando
Já já iria pôr tudo pra fora
Se você fosse menos apressada
Não tão preoculpada com a hora
Aguardaria mais uns instantes
Até pelo o menos virar senhora
De certa forma até te entendo pois
Quando a incapacidade é quem aflora
De muita coisa perco o controle
Sem conseguir que haja demora
Qual outra solução pra tudo isso?
Até tentei uma nova onda sonora
Para me livrar desse aperto
Mas em mim a gravidade mora
Irá perceber o bem que te fiz
Mas não será enquanto chora
Peço confiança quando digo:
Não vale a pena ir embora
E continuo seguindo
Na confiança da melhora
Não tenho o que fazer
A não ser voltar à ora
Aproveite o tempo
Autor: Francisco José Gregório de Andrade
Tenha pressa em viver bem. Não desperdice o seu tempo deixando de fazer o que é importante em sua vida. Não deixe nada pra depois, pois amanhã será tarde. O tempo não está a sua disposição. Não espere para pedir perdão, para ser generoso, para dizer que ama, para ser humilde, para ser solidário, para fazer alguém feliz, para mudar o seu interior, para orar, para dar carinho, para pedir desculpa. Saia da plateia e vá para o palco. Faça o que tem que ser feito , não se demore. Procure sempre ocupar o seu tempo, seja no trabalho ou em casa, pois o maior risco da vida é não fazer nada. Nunca é tarde para mudar o rumo da sua vida. Procure aproveitar o tempo para fazer o melhor que puder para viver cada vez melhor. Procure ter tempo para sua família, para seus amigos. Procure compartilhar seus problemas, alegrias e vitórias. Procure aproveitar o tempo valorizando sua vida, amando a você mesmo. Não deixe para depois colocar em prática uma ideia salutar. Não espere. Não perca tempo. Você pode perdê-la. O tempo é precioso e não tem volta. Não perca as oportunidades da vida, elas estão ao seu redor. Aproveite o tempo para acertar o que precisa e até mesmo para recomeçar uma nova vida. Não fique depois arrependido por ver o tempo passar. Lute para que cada dia valha a pena e faça o melhor que possa, na certeza de construir uma vida melhor. Aproveite um pedaço de seu tempo para ficar com as pessoas queridas, porque elas não estarão aqui para sempre. Aproveite seu tempo para ouvir mais o seu interior. Aproveite seu tempo para calar-se diante das ofensas. Saiba aproveitar cada momento da sua vida, o amanhã poderá ser incerto. Aproveite o tempo procurando acertar. Levante-se quando cair e recomece, mesmo sabendo que a estrada é longa. Não perca o seu tempo se lamentando da vida, pois os maus dias lhe dão experiência e os bons lhe dão felicidade. Todos são necessários para que você possa crescer. Procure aprender com as quedas e, se precisar comece tudo de novo. Aproveite seu tempo ajudando as pessoas que estão ao seu redor a se sentirem mais confiantes e seguras. Saiba aproveitar o tempo, pois ele não volta. Aprenda a utilizá-lo da melhor maneira possível, a fim de melhorar sua saúde física, mental e espiritual. Aproveite o tempo alimentando pensamentos que o ajudem a enfrentar as dificuldades do dia a dia. Finalmente, aproveite o tempo festejando os bons momentos que a vida lhe proporciona. Mantenha acesa a esperança de viver bem, praticando diariamente a humildade, a bondade, a renúncia, o amor, a paz e a caridade.
A quem não gosta de mim, dedico respeito e direciono minhas orações. Só não lhes dou meu tempo e atenção, pois estes são propriedade exclusiva dos que me amam!
Faz tanto frio, faz tanto tempo
que no meu mundo algo se perdeu.
Te mando beijos em outdoors pela avenida
e você sempre tão distraída
passa e não vê.
Da alma nobre somente o tempo altera o rosto. Porém é típico dos canalhas uma face para cada circunstância!
Dez vezes maior que a intensidade de uma paixão obsessiva é a indiferente frieza que pouco tempo depois lhe sucede!
Durante muito tempo escondi as minhas lágrimas. Hoje, mais maduro, percebo que de nenhuma delas devo me envergonhar!
A única certeza que eu tenho acerca de quem afirma amar duas pessoas ao mesmo tempo é que em verdade tal pessoa não ama nem a si!
Nós passamos muito tempo escondendo nossa identidade. Não permitimos que vejam a pessoa que queremos ser. É até difícil lembrar que houve uma época em que tínhamos o desejo de mostrar ao mundo quem somos de verdade.
NADA COMO O TEMPO
Com o tempo, você vai percebendo que, para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.
Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.
Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!
Nota: Trecho de um texto muitas vezes atribuído de forma errônea a Mário Quintana, a autoria do pensamento não está confirmada. Por vezes também é atribuído a Katia Cruz, com o título "Recomeçar". A frase: “O segredo não é correr atrás das borboletas...” é uma adaptação de uma outra frase de D. Elhers.
...MaisPros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.
Nota: Trecho do poema "Quase", muitas vezes atribuído erroneamente a Luis Fernando Veríssimo.
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
- Frases de Carlos Drummond de Andrade
- Textos de Carlos Drummond de Andrade