Carioca
O destino malandro como é, carioca da gema, te jogou no meio do meu caminho me fez tropeçar em você , e agora ri da minha indecisão em não saber qual caminho tomar, esperando um golpe de loucura para construir um novo caminho.
DOCETERIA CARIOCA
Demétrio Sena, Magé – RJ.
O Rio de Janeiro
só tem bala perdida...
Ninguém perde bananada,
um doce de amendoim
nem jujuba, queijadinha,
pé-de-moleque ou cocada....
Ninguém perde nada mais:
uma broa, um bom-bocado,
doce de jambo ou de jaca,
queijadinha nem cavaca,
quebra-queixo, pirulito,
cuscuz nem língua-de-sogra...
uma sobra de paçoca...
No Rio de Janeiro
só se perde bala e vida,
não se perde nem se acha
um saquinho de Ki-suco,
goiabada nem mordida,
maria mole ou pamonha...
É tanta bala perdida,
que o Rio de Janeiro
já perdeu a vergonha...
Esse lamentável incêndio no Museu carioca nos mostra como é tratada a cultura, em nosso país pelos nossos governantes.
Um dos setores que recebe menos investimentos, menos atenção; onde há a maior incidência de desvio de finalidade, de politicas públicas, etc.
Daí se dar para ter uma ideia de como é difícil ser um artista neste país, remando contra a maré e tendo que vender (adiar) os sonhos para conseguir sobreviver (dentro daquilo que chamamos de realidade).
Qualquer dia desses, os torcedores para assistirem a um jogo de futebol do campeonato carioca terão de ser mantidos como reféns até o final da partida.
Ser carioca
Ser carioca é ter bom humor
Ser praiano e estar de bem com a vida
Curtir o maracá nos fins de semana
E passear com a família
Ser carioca é tomar aquele chopinho gelado
Após mais um dia de trabalho
E nas manhãs de sábado sempre ir à feira
Para ver os amigos num dia de bobeira
Ser carioca é ser extrovertido
Contar boas piadas e ler um bom livro
Gostar das coisas certas, nunca ser malandro
E na sua ginga sempre ser comedido
Ser carioca é conhecer o pão de açúcar
E os pontos turísticos de toda a cidade
Ver o Cristo e a floresta da tijuca
Os cinemas, os teatros e muitos bailes.
Ser carioca é acreditar em Deus
Ser amigo e educar os filhos seus
Amar todos os dias a mesma mulher
Ir à igreja e ajudar sempre que puder
Só falta você
Em pleno amanhecer do verão carioca
Quando o sol começa a dar as suas caras
O clima pede aquela praia maravilhosa
Eu vejo todos se preparando a minha volta
Tento participar daquela movimentação
De repente a realidade me aflora
Quando eu vou atrás dos utensílios de proteção
Eu paro e penso, só falta você.
Resolvo então ficar em casa dormindo
Vejo o dia passar assistindo tv
Quando chega o momento vespertino
Junto ao por do sol lindo de se ver
Percebo o céu ficando estrelado
A lua quando cheia trazendo inspiração
Eu ando em minha casa de lado a lado
Então eu paro e penso, só falta você.
Quando a noite passa, eu vejo tudo recomeçar,
O crepúsculo matutino começa a se apresentar
Busco entre os lençóis e não acho ninguém
Caio na real e percebo que só falta você.
Noite carioca
Noite de verão na lapa
Noite carioca que agrada
Agenda jovem pra lá de agitada
Pura emoção extravasada
Noites na lapa, noites de verão,
Propícias para ardente paixão
Essa paixão que nos leva a sentir
Um calor imenso no coração
É pura loucura! Acelera o coração
Leva-nos a perder o sentido da razão
Para vivermos uma intensa emoção
Perdemos constantemente a cabeça
E não sabemos mais o que pensar
Com toda intensidade só queremos amar
Entre ficar preso no trânsito das marginais e tomar um banho de mar antes do trabalho, o carioca prefere a segunda opção. E é isto que fundamentalmente o diferencia do paulista.
Em meio a esta produção sedutora carioca, tem gente insegura e inquieta mostrando alguma felicidade.
Carioca do Complexo Amarelinho
Na
Singularidade
Da sinestesia
A diversidade
Que
Encanta
Ser
Protagonista
Da
Atenção
Deles
Ainda
Que
Por breves
Momentos
Magia
Dádiva
Divina
Um
Privilégio
Sou carioca e reconheço que a muito da arte se faz aqui mas a cultura brasileira em todo seu esplendor, só mesmo em São Paulo. A arte e cultura de todo o Brasil levada a serio com toda a dignidade que merece.
Confesso tudo, o que fiz e o que não fiz. Não quero arder no fogo do inferno pois já o verão carioca, a cada ano do Rio de Janeiro, está muito quente. De certo Deus é brasileiro mas mandou o capeta e a serpente fazerem um estagio não remunerado prolongado, por aqui.
Na verdade o que a cultura carioca, amazonense e brasileira não sabe é que veio de Lisboa a ideia de todo o calçamento feito com pedras portuguesas, as mesmas que vemos no Brasil, equivocadamente e não originalmente na praia de Copacabana na zona sul do Rio de Janeiro e em Manaus. Mas para quem achou ate hoje que o desenho das ondas, foram feitas pelo contraste das pedras brancas e pretas que seriam exclusividade do calçadão de Copacabana, e que representam as ondas do mar da famosa praia e bairro carioca, ou mesmo na praça em frente ao Teatro Amazonas em Manaus, representando ponto alto turístico manauara que é o encontro das águas de duas cores ocorrido naturalmente entre do Rio Negro com o Rio Solimões, estão todos equivocados. O desenho original se encontra na Praça do Rossio, ao final da Rua Augusta, em Lisboa, Portugal, que é historicamente comprovadamente muito mais antiga que as localidades brasileiras. O que sei é que a calçada de Copacabana, foi realizada um pouco depois de 1922, pois o Hotel Copacabana Palace não ficou pronto a tempo para o aniversario do primeiro centenário da independência do Brasil, 1822 - 1922, como queriam os Guinle e tempos depois um engenheiro discípulo de Francisco Franco Pereira Passos que foi um engenheiro também e político brasileiro, prefeito do então Distrito Federal que era o RJ entre 1902 e 1906, que concebeu a ideia não original de fazer o mesmo desenho lisbonense em Copacabana já que tinha importado as pedras portuguesas. Diante disto fica registrado então para toda cultura brasileira que não conhece o Brasil, a minha humilde homenagem a quem teve a original criatividade da majestosa obra emblemática e por conseguinte ao original criador português, de fato e de direito. Falta me elementos fiáveis para pesquisa mas pelo que acho que sei o desenho original português é alusivo ao fato histórico do Grande Terremoto de Lisboa.
O melhor da arte e da cultura carioca está, é e acontece quase sempre na rica diversidade cultural da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. A Zona Sul é vitrine, assim como pontualmente alguns locais renovados e recriados do antigo centro histórico do Rio, mas as inovações são próprias das periferias, da vida comum, dos hábitos simples e verdadeiros de nosso povo alegre e sonhador carioca.
Sou carioca da gema,
aqui se fala mermo,
o resto é tema, Adoro o Rio de Janeiro
lugar de pessoas acolhedoras,
são amigos de verdade
e não bajuladoras,
Aqui no rio é assim,
puxamos o s,
falamos cantado,
Mas o que não pode faltar na gente,
é o nosso rebolado,
todo canto tem diversidade,
pra todo lado tem uma prosa,
Mas o povo debochado,
diz que nossa cidade é a mais perigosa,
perigo tem em lugares
onde tem gente ruim,
mas o debochado insiste,
em falar mal mesmo assim,
Pra toda diversidade cultural ,
com certeza tem um jeito,
Ja na pessoa debochada,
não falta cultura falta respeito.
Sou carioca repito
estou muito orgulhosa,
não é atoa que a minha cidade é dada como maravilhosa,
No Rio de Janeiro cresci,
o Rio me viu nascer,
quer saber se é verdade o que digo?
Vem a minha cidade conhecer!!
Não quero jantar com ele (Marcelinho Carioca), não quero ser amigo dele. Mas dentro de campo vou passar a bola para ele.