Caráter
Todo aquele que fica sempre julgando e falando mal de alguém, no fundo tem um caráter duvidoso e um pensamento maligno.
O homem quando tem um caráter tratado não trai seus ideais pois possui firmeza de espírito e sabem refletir quando convém agir; O mau-caráter, é escravo de seus sentimentos agem sempre por impulso e não é capaz de honrar as suas próprias palavras.
Não é a idade que se deve preocupar-se , e somente um papel escrito, mas sim o caráter, aquela sensação que a pessoa lhe faz bem, o viver do amanhã e pertencente a nos mesmo, então viva o dia, o amanhã ninguém o sabe, acordar , viver, momento que lhe foi destinado e ser feliz!!
Toda conquista deve ser fruto de honestidade e esforço. Quem não honra o próprio caráter, não honra nada.
Respeito, valor moral, transparência, responsabilidade, caráter, impessoalidade, legalidade. Sendo esta a base, pode ser que tenhamos uma sociedade desenvolvida economica e socialmente.
Se a personalidade e o caráter são genuínos de nossas atitudes, ao longo de nossas vidas seremos de tudo.
Personalidade x Caráter
Personalidade é derivada da palavra latina persona, usada para identificar as máscaras utilizadas pelos autores teatrais na antiga Grécia.
Com o tempo, ela passou a ser descrita como a máscara que usamos para o mundo ver.
Somos uma combinação de vários estilos de personalidades, variando de extrovertido a introvertido, sociável a tímido, do agressivo ao passivo, etc..., formando-se em nós na infância. Digamos que seja uma forma de nos mostrarmos ao mundo, da maneira que queremos.
A personalidade é um conceito mais elusivo, depende muito da situação: lembre-se que persona significa máscara, e usamos diversas máscaras ao longo de nossa vida.
Já o caráter é uma palavra originada de um verbo grego que significa gravar. A firmeza moral de uma pessoa, portanto, é o sinal visível de sua natureza interior. É o que somos por baixo de nossa personalidade (máscara).
O caráter continua a se desenvolver ao longo da vida, são estas definições sobre as escolhas que fazemos, ou nossos comportamentos, e pode ser denominado de nossa maturidade moral.
Caráter é nossa força moral e ética, aquilo que guia nosso comportamento de acordo com os valores e princípios adequados – o que explica por que a liderança pode ser definida como ‘caráter em ação’. Os líderes procuram fazer a coisa certa.
Podemos dizer, resumindo, que caráter seja a soma de nossos vícios, hábitos e virtudes. Com o discernimento, podemos optar por fazer o bem e amar o bem.
A primeira coisa a ser procurada em qualquer tipo de líder ou líder em potencial é a força de caráter. Qualidades como honestidade, integridade, autodisciplina, aprendizado, confiabilidade e ética são essenciais na liderança.
Aristóteles escreveu sobre o assunto: “A virtude moral é uma conseqüência do hábito. Nós nos tornamos o que fazemos repetidamente. Ou seja: nós nos tornamos justos ao praticarmos atos justos, controlados ao praticarmos atos de autocontrole, corajosos ao praticarmos atos de bravura”.
Portanto, o caráter é formado pelas nossas escolhas, no dia-a-dia.
Chico Xavier disse: “Não é possível fazer um novo começo, mas qualquer um pode recomeçar agora e fazer um novo fim.” Ou seja, hoje é o melhor dia para decidirmos escolher a coisa certa.
Mudar requer determinação e comprometimento. E compensa, já que buscamos a excelência da liderança.
E se for para mudar, que seja para o bem, para a coisa certa, para as escolhas certas.
Definitivamente o caráter é posto a prova quando se defronta com o mau-caratismo. Eis que se separa o joio do trigo.
E quando temos o caráter ruim, quando ainda somos maus por natureza, e no fundo nosso propósito é desagradar, prejudicar. E "ainda" não temos em nós o amor e compaixão pelo Outro não sendo isentos e sempre com algum interesse secreto e segundas intenções.Se agimos sendo malévolos, maléficos, malfazejos, perversos, e venosos demais com nosso próximo não querendo nunca o bem do Outro, E se em nós "ainda" impera essas Característica que nos fazem querer se impor a todo custo ou impor alguma coisa. Estamos sendo, ou somos ruins, somos TENDENCIOSOS. Tais características não fazem parte da minha personalidade e do caráter que trabalho pra moldar em mim.Que consigamos nos melhorar
''Nunca julgue uma pessoa pela sua aparência ou pela sua reputação mas sim pelo seu caráter e pelas suas atitudes''