Capitalismo
"Não há nada inerentemente explorador em qualquer acordo genuinamente voluntário, como concordar em trabalhar por um salário [...] no entanto, sob o capitalismo de estado (em oposição a um mercado verdadeiramente livre) há uma relação de exploração entre os interesses dos endinheirados e as pessoas comuns. "
Não é mais suficiente automatizar os fluxos de informações sobre nós; o objetivo agora é nos automatizar.
Enquanto continuarmos preocupados na formação de profissionais altamente capacitados ao competitivo mercado de trabalho, em detrimento de seres humanos, a busca pela harmonia social encontrar-se-á cada dia mais distante.
Amanheceu,
Sai dia, entra dia
As mesmas coisas se repetem
Isso tudo é tão ridículo
Pessoas com muita coisa
Outras com tão poucas
Pessoas correndo
Pessoas se divertindo
Outros sorrindo
E em algum lugar
Algumas estavam chorando
A mesma chuva que molha também inunda
O mesmo sol que aquece também queima
Algumas pessoas ainda buscam ver e compreender o mundo exterior
Eu não quero morrer com essas correntes
Que me escondem e prendem nessa triste realidade
Mesmo em momentos de profundo desespero
A paz jamais será conquistada com violência
Acho que ainda podemos encontrar esperança
As pessoas são loucas por acreditar que eles nos protegerão para sempre
Embora estejam presentes desde o século XV
Não existe garantia que esse sistema não será derrubado.
Mas do que adianta se aqueles que tem poder não lutam
A conclusão mais óbvia sobre o marxismo é que um sistema de crenças fundamentadas em luta jamais será capaz de promover a paz.
Meu ego está em queda livre enquanto meu superego não tem limites, reclamando que minha existência não é suficiente, nunca é suficiente, então me torno compulsiva em meus esforços para fazer melhor, ser melhor, seguindo cegamente o evangelho do interesse próprio deste país, provando meu valor individual ao expandir meu patrimônio, até que eu desapareça.
As pessoas não percebem o quanto pagam de imposto o tempo todo, alguns acham que nossa alta carga tributária só afeta os ricos. No entanto, se você der 5 reais para um mendigo e ele decidir comprar um lanche, este já estará pagando imposto. O mendigo compra uma coxinha e o Estado come o catupiry.
Quando o sistema capitalista entra em colapso, são iniciativas socialistas que surgem como salvação.
“A prova irrefutável da suprema necessidade de se conservar nossa sociedade ocidental é a proliferação, nos últimos tempos, de jovens ativistas e instituições progressistas que podem se ocupar primordialmente dos Direitos Humanos e combate às Injustiças sociais.
Não fossem os valores de Justiça e Caridade da Sociedade Ocidental Judáico-Cristã, capitalista, democrática e livre, a mera existência desses movimentos seria impossível”
Em pouco tempo a terra vai expurgar o seres humanos, ela não aguenta mais tanta exploração e maltrato. Quando tudo acabar o dinheiro será apenas papel, sem nenhum valor comercial, e os que aqui restarem se matarão pelo pedaço de papel.
Forrest Gump é uma pessoa que vê a vida de uma forma diferente do padrão comum imposto pelo amadurecimento e pelas exigências sociais. No filme ele é descrito como “retardado”, adjetivo que é contraposto por uma frase do próprio personagem: “idiota é quem faz idiotice”. A visão do personagem em relação a vida é a verdadeira matrix. Matrix que se trata absolutamente da percepção, a forma de ver o que está para ser visto, ou seja, “olhar para a matrix é olhar para a nossa mente.” A ilusão torna-se a realidade do personagem, ou a ilusão é tudo o que ele não vê?
Levando em conta que tudo o que vivemos, criamos e temos definidos como correto ou incorreto, é uma questão de percepção, pode-se dizer que tudo trata-se de uma ilusão. Tendo em vista a realidade cinematográfica, o personagem é o verdadeiro mundo. No filme tudo se torna mais fácil e decorrente para Forrest Gump, que ao longo de sua vida conquista por mérito, milhares de coisas e inspira muitas outras.
Na faculdade, Gump, acredita que conquistaria o mundo com os pés e é com essa fantasia que se torna um grande jogador de futebol e ao se formar entra para o exército americano, do qual participa da tão famosa Guerra do Vietnã. Em meio a tanta crueldade e discórdia, Gump permanece todo o tempo dentro da sua fantasia, o que desmascara todo o controle social existente na época, pois Gump vivencia toda a guerra, vendo somente de forma clara os objetivos, ou seja, ele nunca teve a necessidade de matar ou entender o motivo de sempre “procurarem por alguém chamado Charlie.” A que se remete o bem e o mal? Qual é a linha de separação dessas duas oposições e qual é a vantagem desse binarismo?
A riqueza tem muita consequência negativa para o ser humano devido a sua mente egoísta e egocêntrica natural, pois nunca nada é suficiente num mundo capitalista. Essa ilusão consumista não diz respeito a identidade ou classe social, diz respeito ao ego e ao superego da sociedade. No filme, quando a riqueza e a fama chegam á vida de Forrest Gump, ele não percebe essa ocorrência, fato que comprova que o intuito do filme é questionar verdadeira ilusão, pois a riqueza não mudou a vida do personagem e é perceptível na narrativa: "O Tenente Dan investiu em um negócio de frutas e disse que eu não precisaria mais me preocupar com dinheiro, e eu pensei: ‘- Ah, um problema a menos. ’”
Com o passar trama, Gump, depois de mais velho e feito, “maduro” no ponto de vista social, num entardecer de outubro, sentado em sua varanda, decide correr sem destino, e faz isso durante 3 anos, 2 meses, 14 dias e 16 horas. Sem nenhum motivo ou causa, Gump, corre por todo os Estados Unidos. A população com o decorrer da noticia, não entendia que o fato não tinha nenhuma causa e sim, ser só uma questão de liberdade. Diante disso, mil falsas causas tornaram-se para os estadunidenses o motivo para a corrida exaustiva e inspiradora de Forrest Gump. O que era real a partir disso? O fato de Gump usar do seu livre arbítrio e correr sem nenhum motivo, ou a ilusão rotineira da sociedade em acreditar que pra tudo existe uma explicação?
Algo sempre perturbou a mente de Forrest Gump, algo maior que tudo que ele havia conquistado e que ele não explicava, justamente por não viver com a ilusão de que pra tudo existe uma explicação. Era o amor, Jenny, que ele levou a vida inteira por onde andou. Algo que sempre buscou internamente mas que não precisava de libertação por não precisar de reciprocidade. Mas o que é a libertação? A morte de Jenny não afeta Forrest negativamente, justamente por acreditar no natural. A libertação é produto da ilusão. O natural não precisa de salvação, é súbito por ser de certa forma inconcebível.
O filme indaga a curiosidade sobre o real e o imaginário. A posição que a sociedade toma no âmbito da comunidade de todas as formas, como o preconceito, o costume, o imoral, a ética e a noção que passam a ser questionados quando o normal, padrão, se contrapõe ao ver do natural e do comum. A desilusão causa o afrontamento da realidade e o fortalecimento do ilusório.
Somos influenciados a viver sustentando uma cadeia de obrigações sem fim...
Eles te dizem
Estude
Arrume um bom emprego
Você só vai ser alguém se tiver um diploma
E você vai atrás disso cego
Sem pensar em nada
Eles te fazem acreditar que é o seu sonho!
Que sonhos são carreiras
E você perde a vida inteira sendo induzido a buscar isso, uma vida falsa, um final feliz que nunca chega.
E quando conquista tudo isso, chega no momento que era pra ser “a vida perfeita” e cadê ?
É aí que se dá conta, que na real você não tem nada, não tem ninguém. Que tudo que fez, foi acumular apenas bens.
Você passou a vida tentando ser alguém importante, mas importante pra quem ?
Mas você insiste, bate o pé e acredita que é o certo. Vai lá e cobra seus filhos a fazerem o mesmo.
Porque o importante é ser um profissional bem sucedido, não é mesmo ?
E depois quando você chega lá no leito de hospital, com aquela doença que descobriu tarde se questiona, cadê Deus? Pq Deus não te ajudou?
Mas e você ? Você se ajudou ?
Considerado “Normal”, enquanto disparate, nessas sociedades, é todo aquele que, a fim de levar vantagem em tudo, a fim de manter-se no poder, a fim de dominar o outro, a fim de se sair vencedor a qualquer preço, utiliza-se da emoção racionalmente, ou seja, da “hipocrisia e/ou da arte racional da dissimulação” para alcançar seus objetivos, sejam eles quais forem”.
Como o estado vive necessariamente do confisco compulsório de capital privado, e como sua expansão envolve necessariamente incursões cada vez maiores sobre indivíduos e empresas privadas, devemos afirmar que o estado é profunda e inerentemente anticapitalista.
No caso de tributação, a rendição de um homem sob à ameaça de coerção não demonstra nenhuma preferência voluntária por quaisquer supostos benefícios que ele recebe. […] Da mesma forma, o voto também não estabelece nenhum tipo de consentimento voluntário ao governo.
Se, então, a tributação é obrigatória e, portanto, indistinguível de roubo, segue-se que o Estado, que subsiste na taxação, é uma vasta organização criminosa… de acordo com a apreensão comum da humanidade, que sempre considera o roubo como crime.
O sistema agora utiliza um meio podre e execrável para atacar e manipular o povo. O sistema viu que fazer confusões e manipulações mentais é um meio muito mais eficiente do que o uso da violência, além de conseguir atingir as massas, a mesma é eficiente, pois uma guerra com uso de violência pode gerar revoltas. Mas uma guerra mental faz com que a pessoa se mate, ou seja o sistema não vai te matar diretamente, mas sim indiretamente. Fazendo você se matar, a manipulação mental é a arma de guerra mais poderosa que existe.