Capacidade
EDUCAÇÃO PARA HUMANIZAR
O homem se diferencia dos outros animais pela sua capacidade cognitiva de racionalizar, realizar e planejar seus atos. Entretanto, ninguém nasce sabendo de alguma coisa, tudo se forma através de um andamento construtivo decorrente do meio ao qual se vive. Então, como se tornar um ser humanizado? O processo de aprendizagem e as relações sociais estão intimamente ligados a propagação dessa humanização. Sendo assim, a educação se torna a grande oportunidade para que haja a evolução humana.
Primeiramente é preciso entender o significado da palavra humanizar, que se trata de conceder ou adquirir condição humana, isso tem a ver com o ato de promover o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo de maneira integral, considerando sua individualidade, aceitando-o como ele é, e compreendendo seus limites e suas condições para superá-los. Diante disso, como sendo parte da educação a responsabilidade de desempenhar esse papel, até que ponto pode-se considerar que a mesma seja a “solução” para a humanização? A realidade da nossa sociedade denuncia graves deficiências no paradigma de ensino, principalmente no que compete às instituições de ensino público. O maior problema de um sistema que visa “humanizar” é estabelecer um ideal fixo humano que propõe uma meta equitativa para todos, provocando um efeito reverso, onde em lugar de conservar a identidade do sujeito, o despersonaliza ao mesmo tempo que o desumaniza.
Vivemos numa sociedade que a liberdade para se pensar ainda se faz reprimida na educação, e o incentivo para a construção de visões críticas transformadoras é deixado de lado. A criança ainda muito nova quando entra na escola já traz consigo um emaranhado de “porquês”, até que a instituição a condiciona a rotina diária de apenas sentar na cadeira e prestar atenção ao que é dito, até que ela sai da fase dos porquês para ir à fase das respostas, isso reduz-lhe a capacidade de ir além e produzir novas ideias. Os professores parecem estar mais preocupados com que seus alunos “enfeitem palavras” do que conheçam de fato a realidade que ensinam, se conformam com um sistema de avaliação baseado em notas de provas e ignoram a veras do que os alunos pensam e o seu saber. Não existe uma educação holística, promovem a inteligência intelectual e se esquecem de orientar para a inteligência emocional, o que pode aumentar a probabilidade de estar se formando um cidadão e\ou profissional de risco para a humanidade.
A educação é capaz de humanizar verdadeiramente desde que haja um modelo alternativo de ensinar, visando compreender a realidade subjetiva e do ambiente ao qual cada aluno está inserido, desenvolvendo uma educação que não apenas esteja vinculada às técnicas, mas atrelada às coisas da vida, abrindo espaço para que se possa expressar sentimentos, criar novas formas de pensar e transmitir ideias que ofereçam ações para o bem da humanidade.
(18/08/16)
Ajudar não é fazer algo por alguém. É permitir que alguém tenha capacidade de fazer algo por si próprio.
ah, não se iludam porque no paraíso, todos nós perderemos a capacidade de sonhar, ter esperança, memoria e noção de tempo!......
Nunca perca a capacidade de sonhar. Ainda que os obstáculos sejam imensos e a força lhe faltar, olhe para o céu e creia que tem alguém que peleja por você e que te sustenta, fortalecendo sua fé a fim de que você alcance a vitória. Sonhe alto, sonhe Grande,mas aceite os planos de Deus na tua vida, pois de certo são infinitamente melhores e maiores que os nossos.
___Dani Andrade
Há de insurgir em todos nós a capacidade de levantarmos agora mesmo para lutarmos e deixar essa falsa zona de conforto, que tem nos levado a insegurança, e a uma vida que nada mais é que a sombra daquilo que realmente queremos, ou podemos ter...
~~Ah! O que é o amor senão a capacidade de multiplicar sonhos na aventura gostosa de amar infinitamente.~~
É preciso que alguém tenha a capacidade de reunificar a todos. Estou tomando a liberdade de fazer este pedido porque, caso contrário, podemos entrar numa crise desagradável para o país.
Até podes ser "pequeno" mas a tua capacidade de amar e ser amado desperta a inveja em todos os acomodados que te rodeiam. .
Sim, eles é que são "grandes" ao pé de ti, mas só aparentemente :)
Uma das coisas que observo há tempos. É a capacidade que a alguns tem de fazer sofrer quem tanto ama. Fazendo cobranças ou expectativas que nunca serão atingidas.
E isso por anos!
Transformando toda uma vida num suplicio interminável que só resulta em doenças crônicas ou psicossomáticas para a vida inteira.
Esse é para mim o suicídio mais lento que já ouvi falar.
O professor é um ourives,que tem a capacidade de pegar uma pedra bruta e transformá la em uma jóia de rara beleza.
Quando tentamos olhando através da nossa capacidade, somos levados a desistir facilmente. Mas, quando fechamos os nossos olhos e seguimos pela voz de Deus, conquistamos o impossível.
Se alguém te olha de baixo para cima é porque não tem a capacidade de simplesmente olhar nos seus olhos.
A natureza ainda mostrará sua majestade. Todos ficarão horrorizados com sua capacidade de dizer; Chega!
As Pessoas Mudam
Sempre acreditei na capacidade humana de ressignificar buracos paralelos à sua existência, aquelas falhas de percurso que se abre quando tudo que se conhecia é rompido por um vazio que destrói tudo o que satisfatoriamente era confortável de se viver. As pessoas são sucumbidas pelo pessimismo e por não apostarem em si, por não investirem no próprio existir e não acionar a tecla auto-limpante de sua morada interna, mesmo quanto tudo que se tinha desmoronou-se de forma gradual. Hoje o ser humano freneticamente busca desintoxicar o corpo, mas não a alma. Cada vez se ver pessoas imundas pela angústia e alagadas por uma lama de insegurança, culpa e vaidade. Pondo seu sujeito refém do que não se sabe, esperando que o mundo externo mude para abrir a porta do que humanamente se é. Infelizmente só o crime não tem vergonha de sua real face, enquanto o amor humano morre lentamente sem pressa pra sair de casa, porque as pessoas estão abandonadas de si mesmas. No entanto eu acredito que as pessoas possam mudar, mesmo que tudo que sabemos possa nos levar a pensar o contrário. Porém somos feito de emoção, de afeto e de relações. Se estas forem revistas e trabalhadas, reforçadas por um desejo singular de criar mais intimidade entre si e o sujeito que lhe habita, teremos mais razão para acreditar que as pessoas mudam.